Pular para o conteúdo

Fossa das Marianas: Onde está localizada, e curiosidades sobre esse lugar!

4.8/5 - (209 votos)

A Fossa das Marianas é considerado o lugar mais profundo dos oceanos, para ter noção, ela comportaria o Monte Everest inteiro e ainda sobraria mais de 2km.

A Fossa das Marianas está localizado no oceano Pacífico, e tem aproximadamente 11 km de profundidade, na média, é o lugar mais profundo de todos os oceanos.

Sabendo disso, talvez você consiga imaginar esse é o ponto mais próximo do centro da terra. Contudo, devido ao formato de nosso planeta, que não é uma esfera perfeita, isso não é verdade.

Desse modo, a parte mais profunda dos oceanos recebeu vários dos exploradores pela primeira vez em janeiro de 1960 quando Don Walsh e Jacques Piccard, utilizando-se de um veículo submersível se aventurando pela região.

E em 2012, o cineasta James Cameron, o mesmo diretor de Titanic, também explorou a Fossa das Marianas. O mergulho foi feito com o submergível chamado Deep Sea Challenger sob o comendo de um piloto humana, enquanto isso o diretor estava filmando o processo com o objetivo de promover várias descobertas cientificas.

Fossa das Marianas
Fossa das Marianas. Foto: Socientifica

Onde está localizada a Fossa das Marianas?      

A Fossa das Marianas se localiza nas Ilhas Marianas no Oceano Pacífico e tem 11.034 metros de profundidade.

Profundidade Fossa das Marianas
Profundidade Fossa das Marianas. Foto: Reprodução

Curiosidades sobre Fossa das Marianas

A seguir você verá algumas curiosidades sobre a fossa das Marianas. Confira a seguir!

Fossa das Marianas e as trincheiras da Segunda Guerra Mundial

Mas, o que o solo das Fossa tem a ver com as trincheiras da segunda guerra mundial? Ambas eram bem parecidas, lamacentas, úmidas, e cheia de restos mortais. Fora que, os animais que tentam chegar nas profundezas da fossa, tendem a não sobreviver por conta da pressão que é elevada lá na área.

E as criaturas que acabam morrendo tentando ir até as profundezas. Por conta do efeito da pressão e a ausência de microrganismos que promovem a decomposição dessas criaturas fazem com que o solo desse lugar seja um verdadeiro lamaçal e de restos de matéria orgânica.

Peixe Susto

E outro animal que vive lá é o peixe barreleye, ou o peixe susto. Mas a vida nas profundezas também nunca foi muito bonita. Na verdade, a maior parte deles são animais muito estranhos e diferentes do que estamos acostumados. Esse peixe, por exemplo, tem uma cabeça totalmente transparente. Ele foi descoberto em 1939, mas ninguém teve realmente uma boa ideia de como ele era.

A pressão da Fossa das Marianas

A água que está sob a fossa das Marianas produz uma pressão extremamente violenta. Imagine 50 aviões empilhados sobre o seu corpo, essa é a forma de mostrar o quão forte é a pressão do local, certa de 8 toneladas por centímetro quadrado. E mesmo assim, existem vidas na região.

É cheia de resíduos

Sabendo como o ser humano descarta seu lixo na superfície, seria uma certa surpresa saber que até na parte mais profunda do oceano tem lixo. Nos anos setenta, parte da Fossa das Marianas foi utilizado para descartar lixos farmacêuticos.

E mais ou menos, em apenas 5 anos, quase 390 mil toneladas de lixo foram depositadas nas trincheiras. Além disso, também foi encontrado um gerador termoelétrico de radioisótopos que foi descartado pelo foguete da missão Apollo 13.

Tubarão Goblin

E por último, o tubarão Goblin é uma das criaturas bem feias e tenebrosas que vivem nessa região. E de acordo com que o tubarão fique mais velho, mais profundo ele consegue nadar na fossa.

Porém, antes de atingir uma idade avançada, ele ainda pode crescer 5,5 metros. Para conseguir comparar, o maior dos tubarões, o tubarão branco, pode crescer até 6 metros.

https://www.youtube.com/watch?v=3HGzoshtHDM

E aí, Gostou?

E então, conseguiu entender melhor sobre a fossa das Marianas e algumas curiosidades? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de fazer um comentário logo aqui abaixo na área de comentários!

E se você gostou desse conteúdo e caso tenha ajudado, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajuda o time do Agora Viagem a sempre continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

O que é a Fossa das Marianas?

A Fossa das Marianas é uma grande depressão no fundo do Oceano Pacífico, localizada a cerca de 200 km a sudeste das ilhas Marianas. É a parte mais profunda do oceano, com uma profundidade média de 11 km. A fossa foi formada pelo choque entre as placas da Terra e é o local onde ocorre a maior parte das erupções vulcânicas submarinas. É também um lugar de grande atividade sismológica, devido à grande pressão sobre as placas.

Onde está localizada a Fossa das Marianas?

A Fossa das Marianas se localiza nas Ilhas Marianas no Oceano Pacífico e tem 11.034 metros de profundidade.

O que foi encontrado na Fossa das Marianas?

No entanto, além de dejetos humanos, ele e sua equipe também encontraram novas espécies de crustáceos semelhantes a camarões. Também puderam avistar peixes em profundidades consideradas desabitadas, a 8.000 metros.

Qual é uma das criaturas mais tenebrosas que vive nessa região?

O tubarão Goblin, é uma das criaturas bem feias e tenebrosas que vivem nessa região, e quanto mais velho ele fica, mais profundo ele consegue nadar na fossa. Ele ainda pode crescer 5,5 metros. Para conseguir comparar, o maior dos tubarões, o tubarão branco, pode crescer até 6 metros.

Por que a Fossa das Marianas pode ser comparada com as trincheiras da Segunda Guerra Mundial?

Ambos os solos são lamacentos, úmidos, e cheios de restos mortais. Fora que, os animais que tentam chegar nas profundezas da fossa, tendem a não sobreviver por conta da pressão que é elevada lá na área. E as criaturas que acabam morrendo tentando ir até as profundezas. Por conta do efeito da pressão e a ausência de microrganismos que promovem a decomposição dessas criaturas fazem com que o solo desse lugar seja um verdadeiro lamaçal e de restos de matéria orgânica.

Humanos já visitaram à Fossa das Marianas?

Sim, os humanos já alcançaram a Fossa das Marianas, que é a parte mais profunda do oceano conhecida. O ponto mais profundo da Fossa das Marianas é chamado de Challenger Deep. A primeira expedição bem-sucedida para atingir o Challenger Deep foi realizada em 1960 pelo submersível Trieste, pilotado por Jacques Piccard e Don Walsh. Desde então, houve várias outras expedições e submersíveis que visitaram a Fossa das Marianas para estudar a vida marinha e as características geológicas dessa região única.

1 comentário em “Fossa das Marianas: Onde está localizada, e curiosidades sobre esse lugar!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *