Pular para o conteúdo

O que fazer em Farroupilha? Principais pontos turísticos da cidade da Serra Gaúcha!

Avalie

Está em busca do que fazer em Farroupilha? Então acompanhe esse artigo onde te daremos as melhores dicas sobre o destino, incluindo melhores passeios e pontos turísticos para conhecer, por isso acompanhe!

Farroupilha para quem ainda não conhece fica localizada na Serra Gaúcha e é o berço da colonização italiana no estado, é um lugar com muitas atrações turísticas, muitas que remete, a história, tornando o destino ideal para os amantes de cultura e história, mas ainda há muitas outras coisas para fazer por lá!

Por isso, esse é um destino que não pode faltar quando o assunto é visitar a Serra Gaúcha! E para te ajudar, preparamos esse artigo com dicas imperdíveis sobre a cidade! Ficou interessado? Então continue a leitura!

Um pouco sobre Farroupilha

O que fazer em Farroupilha?
O que fazer em Farroupilha? Foto: Reprodução

Farroupilha é uma cidade do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É conhecida por sua colonização italiana e por sua tradição na produção de vinhos e outros produtos agrícolas. A cidade possui uma economia diversificada, com indústrias e comércio. Farroupilha também é famosa por sua arquitetura histórica e seus eventos culturais, como a tradicional Festa da Uva e o Festival de Inverno.

Além disso, Farroupilha também é conhecida por sua natureza exuberante, com diversas trilhas e parques naturais, como o Parque Estadual de Itapuã, que é uma ótima opção para quem gosta de caminhar e fazer trilhas.

Em resumo, Farroupilha é uma cidade que oferece uma mistura única de cultura, história e natureza, o que a torna uma excelente opção para quem busca uma viagem diferente e deseja conhecer a cultura gaúcha de perto.

Como começou a história de Farroupilha?

A história da cidade teve início com a vinda dos imigrantes italianos da Província de Milão, formando as famílias na região! O nome da cidade foi uma homenagem à Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, com o objetivo de separar politicamente Rio Grande do Sul do resto do Brasil.

Veja também: Saiba tudo sobre como é morra no Rio Grande do Sul agora mesmo!

Por que conhecer Farroupilha?

Está em dúvida do por que conhecer a cidade? Então confira abaixo alguns dos motivos que separamos!

  • Farroupilha é o berço da colonização e imigração italiana no Rio Grande do Sul e essa grande influência está presente em na arquitetura e na gastronomia da cidade, vai te surpreender!
  • A cidade também é muito conhecida pela Romaria de Caravaggio, um evento que reúne mais de 100 mil pessoas todos os anos de diversos lugares, no maior santuário do Brasil, o local é belíssimo!
  • Farroupilha também é chamada de capital das malhas por ter diversos centros de compras com lojas de diferentes tipos de malha por ótimos preços.
  • A região toda conta com paisagens incríveis para você conhecer e até já foi palco de produções cinematográficas famosas como a minissérie “O Quino dos Infernos” da Globo.
  • A cidade abriga também diversas vinícolas e um dos melhores passeios por lá é para degustar vinhos artesanais maravilhosos!

Qual é a melhor época para visitar?

Inverno na Serra Gaúcha
Inverno na Serra Gaúcha Foto: Canva

Para planejar sua viagem da melhor maneira possível é importante que você saiba um pouco sobre o clima da região e qual a melhor época para visitá-la! Para te ajudar, selecionamos algumas informações importantes!

Em Farroupilha todas as estações do ano são bem definidas, por isso a melhor época para viajar vai depender muito do estilo de cada viajante! Caso queira curtir o friozinho na serra, aproveite o inverno! E caso queira curtir um verão mais fresco, visite a cidade no verão!

Uma época muito boa para visitar a cidade também é quando  acontece a Fenakiwi, uma das festas mais famosas da cidade em referência a fruta, que é bastante comum por lá!

Mas afinal, o que fazer em Farroupilha?

Agora que você já conferiu as informações mais importantes do destino para planejar a sua viagem, chegou a hora de ficar por dentro de tudo que há para fazer em Farroupilha, então não perca nenhum detalhe!

Salto Ventoso e sua cachoeira

Salto Ventoso e sua cachoeira
Salto Ventoso e sua cachoeira Foto: Pinterest

Esse é conhecido como um dos principais pontos turísticos da cidade de Farroupilha! O Salto Ventoso é um famoso parque que abriga uma belíssima cascata à 12 km da cidade, no Distrito de Nova Sardenha!

A imensa cascata possui 55 metros de altura e 200 metros de comprimento, sendo um local que chama a atenção de muitos turistas pela sua beleza, e daqueles que desejam praticar rapel! Além disso, o parque conta também com trilhas, ruínas, mirantes e muitas áreas verdes!

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio

Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio
Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio Foto: Pinterest

Se você está na cidade de Farroupilha, não pode deixar de passar pelo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, o maior santuário da região sul do Brasil! O local conta com uma bela estrutura e recebe milhares de fiéis no dia 26 de maio, que é a data da Padroeira de Farroupilha!

Parque das Águas da Serra Gaúcha

Parque das Águas da Serra Gaúcha
Parque das Águas da Serra Gaúcha Foto: Facebook do Parque

O Parque das Águas da Serra Gaúcha é um dos passeios mais indicados em Farroupilha, principalmente para quem viaja em família e com crianças! O clube é considerado o parque aquático mais moderno da região.

Ele fica localizado em meio a natureza e conta com mais de 10 piscinas de água pura e cristalina, abastecidas por águas de poços artesianos, e algumas delas possuem até toboáguas! No local há também quiosques, restaurante, churrasqueira e queda esportiva, é imperdível!

Veja também: Melhores viagens baratas para Rio Grande do Sul!

Parque do Lago

Parque do Lago
Parque do Lago Foto: Flickr

É um parque público localizado no centro da cidade, com lago artificial, playgrounds, quadras esportivas e áreas de piquenique. É um ótimo lugar para passar um dia com a família. O parque conta com uma extensa área verde, onde é possível fazer caminhadas e passeios de bicicleta.

Além disso, existem muitas opções de lazer e esporte, como pesca, natação, patinação no gelo, entre outros, é uma opção incrível para passar um dia com as crianças de muita diversão!

Museu de História e Arte de Farroupilha

Museu de História e Arte de Farroupilha
Museu de História e Arte de Farroupilha Foto: Prefeitura

Se você gosta de história, não vai deixar de conhecer esse local! O museu abriga uma coleção de artefatos históricos e artísticos da região, incluindo objetos relacionados à Revolução Farroupilha, um movimento separatista ocorrido no estado no século XIX.

O museu é dividido em três andares, com exposições interativas e multimídia, que permitem aos visitantes conhecer mais sobre a história e a cultura de Farroupilha.

Catedral de São Pedro

Catedral de São Pedro
Catedral de São Pedro Foto: Catedral de São Pedro

A Catedral de São Pedro é uma igreja histórica construída no século XIX, com uma fachada imponente e belos vitrais. A catedral é um exemplo de arquitetura religiosa do período colonial e possui elementos decorativos, como esculturas, que a tornam ainda mais bela. Vale super a pena reservar um dia para fazer um visita!

Vila de São José

A Vila de São José é uma área histórica da cidade, com casas coloniais e ruas de paralelepípedo, que remontam ao período da Revolução Farroupilha. A vila é um verdadeiro tesouro histórico, com suas casas antigas, que ainda conservam muitas das características originais, como portas e janelas de madeira, pisos de pedra e tetos altos.

Parque Estadual do Caracol

Parque Estadual do Caracol
Parque Estadual do Caracol Foto: Parque Estadual do Caracol

O Parque Estadual do Caracol é uma área de preservação ambiental localizada nas montanhas próximas à cidade, com cachoeiras, trilhas para caminhada e vistas panorâmicas. O parque é uma verdadeira joia da natureza, com sua flora e fauna exuberantes e rios cristalinos. O parque é um destino popular para turistas que procuram se conectar com a natureza e desfrutar de atividades ao ar livre.

Veja também: Saiba tudo o que fazer em Gramado na Serra Gaúcha!

Vinícola Salton

Vinícola Salton
Vinícola Salton Foto: Salton

Visitar a cidade e não reservar um tempinho para conhecer as diversas vinícolas de lá é um verdadeiro pecado! Uma opção é a Vinícola Salton, uma vinícola localizada na região de Farroupilha, que oferece degustações de vinhos e visitas guiadas pelas instalações.

Essa vinícola uma ótima oportunidade para conhecer sobre a produção de vinho na região e experimentar alguns dos melhores vinhos da cidade, por isso não deixe de conhecer!

Parque do Imigrante

Parque do Imigrante
Parque do Imigrante Foto: Prefeitura

Esse é um parque histórico localizado na cidade de Farroupilha, que tem como objetivo celebrar a imigração italiana na região. O parque possui monumentos, estátuas e exposições que contêm informações sobre a história dos imigrantes. Também possui espaços verdes, parque infantil e áreas para churrasco, ideal para passar um dia todo em família!

Catedral Nossa Senhora da Paz

A Catedral Nossa Senhora da Paz é uma igreja católica construída no estilo neogótico, com uma arquitetura imponente e belos vitrais. É um ótimo lugar para admirar a arquitetura religiosa e visitar um dos principais templos religiosos da cidade de Farroupilha.

Fazenda São Francisco

A Fazenda de São Francisco é outra indicação de passeios na cidade! É uma fazenda histórica localizada na região de Farroupilha, que oferece visitas guiadas para conhecer sobre a história da agricultura e a vida no campo. A fazenda possui animais de fazenda, jardins e uma loja de artesanato para quem quiser garantir alguma lembrancinha!

Teatro Municipal

Teatro Municipal
Teatro Municipal Foto: Prefeitura

O Teatro Municipal é um teatro histórico localizado no centro da cidade, que oferece espetáculos de teatro, música e muita dança. O teatro possui uma arquitetura imponente e é um ótimo lugar para assistir a um espetáculo cultural caso você goste!

Mercado Público

Esse é um famoso mercado localizado no centro da cidade de Farroupilha, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos frescos, artesanato e souvenirs. É um ótimo lugar para comprar produtos locais e experimentar a culinária da região bem de pertinho, vale super a pena passar por lá!

Roteiro de passeios em Farroupilha de 3 dias

Para te ajudar, iremos dar ideia de um roteiro de passeios na cidade de 3 dias para você aproveitar, veja abaixo!

1º Dia:

  • Visita ao Parque das Águas, que conta com piscinas, cachoeiras e trilhas para caminhada;
  • Almoço no tradicional Restaurante e Churrascaria Casa do Gaúcho;
  • Visita à Vinícola Miolo, para degustação de vinhos e conhecimento sobre a produção local;
  • Jantar no Restaurante Típico Cozinha Colonial;

2º Dia:

  • Visita ao Parque Municipal Professor José Raimundo Kolberg, que conta com uma grande área verde e equipamentos para prática de esportes;
  • Almoço no Restaurante Picanha na Brasa;
  • Visita ao Museu Histórico de Farroupilha, para conhecer a história da cidade e sua cultura;
  • Jantar no Restaurante Bar do Cacique;

3º Dia:

  • Visita à Fazenda São José, para conhecer a produção de queijos e iogurtes artesanais;
  • Almoço no Restaurante Típico Casa do Porco;
  • Visita ao centro histórico de Farroupilha, incluindo a Igreja Matriz de São Pedro e a Casa da Cultura;
  • Jantar no Restaurante Churrascaria Amigos do Gaúcho;

Veja também: Saiba tudo o que fazer em Canela no Rio Grande do Sul!

E aí, gostou?

E aí viajante, o que achou desse artigo que o Agora Viagem preparou para você? Já conseguiu montar o seu roteiro de passeios pela cidade? Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado, deixe um comentário abaixo nos contando!

Acompanhe nosso site para receber mais dicas de viagens, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Farroupilha

Como é a cidade de Farroupilha?

Farroupilha é uma cidade do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É conhecida por sua colonização italiana e por sua tradição na produção de vinhos e outros produtos agrícolas. A cidade possui uma economia diversificada, com indústrias e comércio. Farroupilha também é famosa por sua arquitetura histórica e seus eventos culturais, como a tradicional Festa da Uva e o Festival de Inverno.

Como começou a história da cidade?

A história da cidade teve início com a vinda dos imigrantes italianos da Província de Milão, formando as famílias na região! O nome da cidade foi uma homenagem à Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, com o objetivo de separar politicamente Rio Grande do Sul do resto do Brasil.

Qual é a melhor época para conhecer Farroupilha?

Em Farroupilha todas as estações do ano são bem definidas, por isso a melhor época para viajar vai depender muito do estilo de cada viajante! Caso queira curtir o friozinho na serra, aproveite o inverno! E caso queira curtir um verão mais fresco, visite a cidade no verão!

O que fazer em Farroupilha?

Há muito o que fazer nessa cidade localizada na Serra Gaúcha, confira algumas opções imperdíveis:
·         Salto Ventoso e cachoeira;
·         Santuário de Nossa senhora do Caravaggio;
·         Parque das Águas da Serra Gaúcha;
·         Parque do Lago;
·         Catedral de São Pedro;
·         Vila de São José;
·         Parque Estadual do Caracol;
·         Vinícola Salton;
·         Parque do Imigrante;
·         Catedral Nossa Senhora da Paz;
·         Fazenda São Francisco;
·         Teatro Municipal;
·         Mercado Público;

Me dê um roteiro de passeios na cidade?

Claro, confira essa opção que preparamos:
·         1º Dia:
·         Visita ao Parque das Águas, que conta com piscinas, cachoeiras e trilhas para caminhada;
·         Almoço no tradicional Restaurante e Churrascaria Casa do Gaúcho;
·         Visita à Vinícola Miolo, para degustação de vinhos e conhecimento sobre a produção local;
·         Jantar no Restaurante Típico Cozinha Colonial;
·         2º Dia:
·         Visita ao Parque Municipal Professor José Raimundo Kolberg, que conta com uma grande área verde e equipamentos para prática de esportes;
·         Almoço no Restaurante Picanha na Brasa;
·         Visita ao Museu Histórico de Farroupilha, para conhecer a história da cidade e sua cultura;
·         Jantar no Restaurante Bar do Cacique;
·         3º Dia:
·         Visita à Fazenda São José, para conhecer a produção de queijos e iogurtes artesanais
·         Almoço no Restaurante Típico Casa do Porco;
·         Visita ao centro histórico de Farroupilha, incluindo a Igreja Matriz de São Pedro e a Casa da Cultura;
·         Jantar no Restaurante Churrascaria Amigos do Gaúcho;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *