Pular para o conteúdo

O que fazer em Guarulhos? Dicas de viagem e principais pontos turísticos!

Avalie

Vai viajar e está procurando o que fazer em Guarulhos? Seja para uma viagem bate-volta ou um feriado prolongado, há muitas opções de lazer na cidade, e vamos te mostrar tudo isso ao decorrer do artigo, então acompanhe e não perca nenhum detalhe!

Guarulhos é uma cidade no estado de São Paulo, Brasil. É a segunda maior cidade da região metropolitana de São Paulo e é conhecida por ser o lar do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, o principal aeroporto do país.

A cidade conta com uma população diversificada e um rico patrimônio cultural, por isso é um destino que não pode ficar de fora da sua lista de cidades para conhecer em São Paulo! E para te ajudar, preparamos esse artigo com diversas dicas de viagem!

Um pouco sobre Guarulhos

O que fazer em Guarulhos?
O que fazer em Guarulhos? Foto: Pixabay

A cidade de Guarulhos também é um importante centro industrial e comercial, com fábricas e empresas de vários setores. A cidade tem uma população diversificada e um rico patrimônio cultural, com muitos museus e espaços culturais. Além disso, Guarulhos tem uma boa rede de transporte e uma variedade de opções de lazer e entretenimento, incluindo parques, teatros e shopping centers.

Fundada em 1560, a cidade tem um patrimônio cultural e histórico que inclui edifícios e monumentos antigos. A cidade também é conhecida por sua culinária, com muitos restaurantes e bares servindo uma variedade de pratos típicos.

O transporte é outra característica importante da cidade, com uma boa rede de ônibus, metrô e trens que conectam Guarulhos a outras áreas da região metropolitana de São Paulo. O Aeroporto Internacional de Guarulhos é também um importante ponto de conexão para viagens nacionais e internacionais.

Como é o clima da cidade? Qual é a melhor época para viajar?

Um dos pontos mais importantes para levar em consideração na hora de planejar uma viagem é o clima, conhecendo um pouco sobre o clima da região podemos identificar qual será a melhor época para visitá-la!

O clima de Guarulhos é tropical, com verões quentes e úmidos. A temperatura média anual é de cerca de 22°C e as temperaturas máximas podem chegar a cerca de 30°C durante o verão.

Enquanto as mínimas podem cair para cerca de 15° durante o inverno. A cidade também está sujeita a chuvas, tendo maior ocorrência entre outubro e março. A melhor época para visitar Guarulhos é entre abril e setembro, quando as temperaturas são mais amenas e as chuvas menos frequentes.

Nessa época, as atividades ao ar livre, como visitar parques, são mais agradáveis. No entanto, é importante levar em conta que Guarulhos é uma cidade grande e tem muitas coisas para oferecer, então, pode ser uma boa ideia visitar a cidade em qualquer época do ano.

Como iniciou a história da cidade?

A cidade de Guarulhos foi fundada no ano de 1560 por Manoel de Paiva, que era uma padre Jesuíta, o qual denominou o local como Nossa Senhora da Conceição. O nome surgiu de uma denominação dos indígenas que habitavam o local: Conceição dos Guarulhos e somente em 1906 que Guarulhos recebeu a denominação de munícipio.

O que muitas pessoas não sabem, é que por trás de uma imagem de cidade urbana e bastante movimentada, Guarulhos possui as suas belezas, sejam elas naturais ou construídas, podendo ser uma ótima opção parar fugir do agito da capital!

Mas afinal, o que fazer em Guarulhos?

Agora que você já conferiu algumas informações fundamentais sobre o destino para a sua viagem, chegou a hora de ficar por dentro de tudo que há para fazer em Guarulhos, então acompanhe e não perca nenhum detalhe!

Aeroporto Internacional de Guarulhos

Aeroporto de Guarulhos
Frente do Aeroporto de Guarulhos Foto: Pixabay

Não é um ponto turístico, mas com certeza ele vale a pena ser mencionado! Ele é o principal aeroporto do país e um dos maiores da América Latina. Ele oferece voos para destinos nacionais e internacionais e é um importante ponto de conexão para viagens ao Brasil e outros países da América Latina.

O aeroporto de Guarulhos possui um grande número de lojas, bares e restaurantes, além de um terminal de passageiros modernos e bem equipados. Ele também oferece serviços de check-in e embarque rápido, além de estacionamento e serviços de transporte para a cidade.

Museu Histórico e Cultural de Guarulhos

Museu Histórico e Cultural de Guarulhos
Museu Histórico e Cultural de Guarulhos Foto: Prefeitura

Para quem gosta de história, que tal um passeio pelo Museu Histórico e Cultural de Guarulhos? Este museu conta a história da cidade desde sua fundação e apresenta um acervo de objetos e documentos relacionados à história de Guarulhos. O museu é dividido em três andares, cada um com seu próprio tema e exibições.

No primeiro andar, há uma exposição sobre a história da cidade, incluindo a sua fundação e desenvolvimento. No segundo andar, há uma exposição sobre a cultura e tradições da cidade. E no terceiro andar, há uma exposição sobre a vida selvagem e ecossistemas da região que vale muito a pena ser visitada!

Outros espaços de cultura e história em Guarulhos:

  • Museu Natural da Ciência;
  • Museu Histórico Municipal de Guarulhos;
  • Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael;

Teatro Municipal de Guarulhos

Teatro Municipal de Guarulhos
Teatro Municipal de Guarulhos Foto: Prefeitura

Esse é um teatro histórico, construído em 1920, que oferece apresentações de música, teatro, dança e outras formas de arte para quem gosta. O teatro possui uma arquitetura imponente e decorada com elementos art déco, considerado um patrimônio cultural da cidade.

Ele é palco de apresentações de música clássica, ópera, dança, teatro e outros eventos culturais. O teatro também oferece visitas guiadas, onde os visitantes podem aprender sobre a história e a arquitetura do teatro, além de ver o palco e os bastidores, é muito interessante.

Parque Ecológico Professor José Lutzenberger

O Parque Ecológico Professor José Lutzenberger é um parque ecológico com trilhas, lago, playground, e espaço para piquenique, ideal para passar um dia em família. Além disso, é um ótimo lugar para aprender sobre a fauna e a flora da região.

O parque possui uma série de trilhas para caminhada, onde é possível ver animais selvagens e plantas nativas. O parque ainda conta com um lago artificial, onde é possível pescar e praticar canoagem, é muito divertido!

Parque das Águas

Parque das Águas
Parque das Águas Foto: Áreas Verdes das Cidades

O Parque das Águas é um grande parque urbano na cidade de Guarulhos, ele conta com lago, jardins, trilhas, playgrounds e áreas de lazer. Esse é um ótimo lugar para passear, relaxar e praticar atividades ao ar livre.

No lago artificial, possível alugar barcos e praticar pesca, por lá também há um playground, pista de skate, quadras esportivas e espaço para eventos, ideal para levar a criançada para brincar e ter um dia muito divertido!

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas no estado de São Paulo!

Parque Ecológico Chico Mendes

Parque Ecológico Chico Mendes
Parque Ecológico Chico Mendes Foto: Click Guarulhos

Outro famoso parque para você conhecer na cidade de Guarulhos é o Parque Ecológico Chico Mendes! É um parque ecológico com trilhas, lago, playground e espaço para piquenique, um ótimo lugar para aprender sobre a fauna e a flora da região.

O parque possui uma série de trilhas para caminhada, onde é possível ver animais selvagens e plantas nativas. Além disso, o parque tem um lago artificial, onde é possível pescar e praticar canoagem também.

Outros parques na cidade:

  • Balneário água Azul;
  • Lago dos Patos;
  • Bosque Maia;
  • Parque Júlio Fracalanza;
  • Parque Jardim City;
  • Praça 8 de Dezembro;
  • Parque Natural Municipal da Candinha;
  • Parque Estadual Alberto Löfgren;

Shopping Center Internacional de Guarulhos

Shopping Center Internacional de Guarulhos
Shopping Center Internacional de Guarulhos Foto: Facebook Shopping Center Internacional de Guarulhos

Esse é um dos maiores shoppings centers da cidade e oferece uma grande variedade de lojas, restaurantes e opções de entretenimento para os seus visitantes. Possui mais de 400 lojas, incluindo marcas nacionais e internacionais!

Além disso o shopping conta com um cinema, praça de alimentação, e um playground para as crianças. Também há uma variedade de opções de entretenimento, incluindo jogos eletrônicos, simuladores e brinquedos mecânicos, é uma ótima opção de lazer para quem procura o que fazer em Guarulhos!

Veja também: Saiba tudo o que fazer em São Paulo, melhores pontos turísticos e passeios!

Centro Educacional Adamastor

Centro Educacional Adamastor
Centro Educacional Adamastor Foto: Secretaria da Educação de Guarulhos

Outro espaço cultural que se destaca bastante em Guarulhos é o Centro Educacional Adamastor, que entre os anos de 1946 e 1980, deu lugar a fábrica de casimiras! O espaço chegou a passar por uma ampliação e hoje abriga o Arquivo Histórico Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura.

No lugar funciona também uma biblioteca e um centro de convenções, além de um dos espaços que recebe o maior número de atrações, o Teatro Adamastor, onde você pode conferir de perto diversos espetáculos e peças.

Opção de roteiro de passeios

Para facilitar a sua vida, criamos um roteiro de passeios de 2 dias na cidade para você conferir, veja a seguir!

Dia 1:

  • Comece o dia visitando o Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, que é o principal aeroporto do país e um dos maiores da América Latina. Dê uma volta pelo terminal, explore as lojas e restaurantes, e aprenda sobre a história e a importância do aeroporto.
  • Depois, vá para o Parque das Águas, um grande parque urbano com lago, jardins, trilhas, playgrounds e áreas de lazer. Passeie pelo parque, alugue um barco e dê uma volta no lago, e desfrute das vistas panorâmicas da cidade.
  • À tarde, visite o Museu Histórico e Cultural de Guarulhos, que conta a história da cidade desde sua fundação e apresenta um acervo de objetos e documentos relacionados à história de Guarulhos.
  • Finalize o dia com uma visita ao Shopping Center Internacional de Guarulhos, um dos maiores shoppings da cidade e oferece uma grande variedade de lojas, restaurantes e opções de entretenimento.

Dia 2:

  • Comece o dia visitando o Parque Ecológico Professor José Lutzenberger, um parque ecológico com trilhas, lago, playground e espaço para piquenique. Faça uma caminhada na trilha e aprenda sobre a fauna e a flora da região.
  • Depois, vá para o Teatro Municipal de Guarulhos, um teatro histórico construído em 1920, que oferece apresentações de música, teatro, dança e outras formas de arte. Visite o teatro e aprenda sobre a história e a arquitetura do teatro.
  • À tarde, visite o Parque das Nações, um parque urbano amplo com lago, playground, área de lazer e espaço para eventos. Passeie pelo parque, alugue um barco e dê uma volta no lago, e desfrute das vistas panorâmicas da cidade.
  • Finalize o dia com uma visita ao Parque Ecológico Chico Mendes, um parque ecológico.

Como planejar uma viagem para Guarulhos

Planejar uma viagem para Guarulhos, especialmente se você está se referindo à cidade de Guarulhos, localizada no estado de São Paulo, Brasil, envolve alguns passos importantes. Vamos seguir um roteiro básico para ajudar:

1. Defina as datas da viagem:

  • Escolha as datas em que pretende viajar. Verifique se há eventos especiais ou feriados que possam afetar a disponibilidade de hospedagem e os preços das passagens.

2. Reserve os voos:

  • Verifique as opções de voos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Compare preços e horários para encontrar a melhor opção para você.

3. Escolha acomodação:

  • Pesquise e reserve um hotel, pousada ou Airbnb em Guarulhos. Considere a proximidade com o aeroporto ou com os lugares que pretende visitar.

4. Transporte local:

  • Decida como você vai se locomover dentro da cidade e entre o aeroporto e seu local de hospedagem. Opções incluem táxi, aplicativos de transporte, ônibus ou aluguel de carro.

5. Documentação necessária:

  • Verifique se seus documentos (passaporte, visto se necessário, identidade) estão em ordem para a viagem. Brasileiros precisam apenas de um documento de identificação válido, mas estrangeiros devem verificar os requisitos específicos.

6. Seguro de viagem:

  • Considere adquirir um seguro de viagem que cubra assistência médica, cancelamento de viagem e outros imprevistos.

7. Roteiro de atividades:

  • Planeje as atividades que você pretende realizar em Guarulhos ou nos arredores. Isso pode incluir visitas a pontos turísticos, restaurantes locais, compras, etc.

8. Clima e preparação:

  • Verifique a previsão do tempo para Guarulhos durante o período da sua viagem e prepare-se adequadamente quanto às roupas e acessórios necessários.

9. Orçamento:

  • Estabeleça um orçamento para a viagem, considerando gastos com passagens, hospedagem, alimentação, transporte e atividades. Mantenha uma margem para imprevistos.

10. Saúde e segurança:

  • Informe-se sobre questões de saúde pública e segurança em Guarulhos. Tome precauções apropriadas durante a viagem.

11. Informações adicionais:

  • Considere pesquisar sobre a cultura local, costumes e dicas de etiqueta para uma experiência mais enriquecedora.

Dicas adicionais:

  • Guarulhos é uma cidade bastante próxima de São Paulo, então você pode aproveitar para visitar a capital paulista também, se desejar.
  • Esteja ciente dos horários de pico de tráfego em São Paulo ao planejar seus deslocamentos.
  • Verifique se há restrições ou recomendações especiais devido a pandemias ou condições de saúde pública.

Seguindo esses passos, você estará bem preparado para uma viagem tranquila e proveitosa para Guarulhos!

E aí, gostou?

Se gostou de acompanhar esse artigo do Agora Viagem, deixe um comentário abaixo nos contando, agora você já sabe tudo o que fazer em Guarulhos e já pode começar a planejar a sua viagem!

Acompanhe nosso site para ficar por dentro das nossas novidades, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Guarulhos

Como é a cidade de Guarulhos?

A cidade de Guarulhos é um importante centro industrial e comercial, com fábricas e empresas de vários setores. A cidade tem uma população diversificada e um rico patrimônio cultural, com muitos museus e espaços culturais. Além disso, Guarulhos tem uma boa rede de transporte e uma variedade de opções de lazer e entretenimento, incluindo parques, teatros e shopping centers. A cidade também é conhecida por sua culinária, com muitos restaurantes e bares servindo uma variedade de pratos típicos.

Como é o clima de Guarulhos? Em que época visitar?

O clima de Guarulhos é tropical, com verões quentes e úmidos. A temperatura média anual é de cerca de 22°C e as temperaturas máximas podem chegar a cerca de 30°C durante o verão. Enquanto as mínimas podem cair para cerca de 15° durante o inverno. A cidade também está sujeita a chuvas, tendo maior ocorrência entre outubro e março. A melhor época para visitar Guarulhos é entre abril e setembro, quando as temperaturas são mais amenas e as chuvas menos frequentes. Mas Guarulhos é uma cidade grande e tem muitas coisas para oferecer, então, pode ser uma boa ideia visitar a cidade em qualquer época do ano.

O que fazer em Guarulhos?

Há muitas opções do que fazer em Guarulhos, separamos algumas opções imperdíveis, veja:
·         Conheça o Aeroporto Internacional de Guarulhos;
·         Visite o Museu Histórico e Cultural de Guarulhos;
·         Parque Ecológico Professor José Lutzenberger;
·         Teatro Municipal de Guarulhos;
·         Parque das Águas;
·         Parque Ecológico Chico Mendes;
·         Shopping Center Internacional de Guarulhos;
·         Centro Educacional Adamastor;

Há algum aeroporto na cidade?

Com certeza! Temos o Aeroporto Internacional de Guarulhos, é o principal aeroporto do país e um dos maiores da América Latina. Ele oferece voos para destinos nacionais e internacionais e é um importante ponto de conexão para viagens ao Brasil e outros países da América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *