Pular para o conteúdo

O que fazer em Ilhabela? Conheça praias, cachoeiras, trilhas e mais!

Avalie

Está buscando pelo que fazer em Ilhabela? Então você vai gostar desse artigo onde iremos indicar as melhores opções de passeios na cidade, além de pontos turísticos e muito mais!

Para quem não conhece, Ilhabela é uma das únicas cidades arquipélagos marinhos do Brasil, localizada no litoral norte de São Paulo! Além disso, é um dos destinos mais famosos do Brasil, incluído na lista das melhores praias de São Paulo!

Ilhabela é aquele destino ideal para quem deseja uns dias de muito descanso e tranquilidade, existem dezenas de praias incríveis para conhecer, cachoeiras encantadoras e trilhas super divertidas.

Em Ilhabela você não vai se cansar de admirar as paisagens misturadas em tons azuis do mar com o verde da Mata Atlântica que rodeia a região, onde também se é possível fazer trilhas e aproveitar a natureza.

Por isso, se você quer saber as melhores opções de passeios para esse destino que citamos acima, acompanhe o artigo! Mas antes saiba mais sobre Ilhabela!

Mais sobre Ilhabela

O que fazer em Ilhabela?
O que fazer em Ilhabela, veja! Foto: Pinterest

Ilhabela está entre os melhores destinos do litoral norte de São Paulo, por isso quem busca um destino com praias lindas e tranquilas, o conjunto de ilhas da região oferece tudo isso e muito mais! As paisagens da cidade são o melhor, emolduradas por montanhas e imenso verde!

Mas Ilhabela não se resume apenas a praias, vale muito a pena conhecer a cultura e a culinária caiçara presentes por lá até hoje, seu centro é super animado, com diversos restaurantes e bares, noite animada e uma farta agenda cultural, com eventos e festivais que atraem muitos turistas!

A verdade é que Ilhabela oferece muitas possibilidades do que se fazer, conhecer e aproveitar por lá, por isso é um destino e tanto para as suas férias!

Como chegar a Ilhabela?

Ilhabela faz parte da microrregião de São Sebastião, no norte de São Paulo, oficialmente um munícipio arquipélago marinho! Ilhabela possui uma pequena parte bem estruturada, onde se localizam as praias urbanas do Sul, Norte e Centro, já o restante equivale a 80% do arquipélago, fazendo parte do Parque Estadual de Ilhabela, onde estão a Praia de Castelhanos, Praia do Bonete, Cachoeira do Gato e muito mais!

Ilhabela fica a 90 km de Ubatuba, 170 km de Paraty, 200 km da cidade de São Paulo e a 450 km da cidade do Rio de Janeiro! O acesso a cidade é feito por balsa, para quem não sabe, isso mesmo, ela sai da cidade de São Sebastião, já que não há pontes de ligação.

Também vale ressaltar, que não há aeroportos próximos a cidade de Ilhabela, os mais próximos para quem não mora em São Paulo são o Aeroporto de São José dos Campos, o Aeroporto de Guarulhos ou o Aeroporto de Campinas. Em todos eles, será necessário o deslocamento até São Sebastião para a travessia de balsa.

Balsa para Ilhabela

Balsa para Ilhabela
Balsa para Ilhabela Foto: G1

Como citamos anteriormente, a balsa que realiza a travessia para Ilhabela parte da cidade de São Sebastião, em São Paulo, transportando tanto veículos, quanto passageiros! O transporte ocorre 24 horas por dia todos os dias da semana!

Para a travessia basta passar pela cancela de cobrança e seguir na fila para a balsa, é bem simples! Quase nunca tem fila, já nos feriados e nas férias o local fica mais movimentado, nesses casos vale a pena comprar um bilhete com hora marcada, sendo bem mais rápido!

Veja também: O que fazer em Cunha!

Afinal, o que fazer em Ilhabela?

Como você já deve ter percebido, Ilhabela é um destino encantador, para os amantes de natureza e praia, o destino é ideal! Mas para quem não gosta, saiba que a ilha vai muito além disso, vale a pena curtir cada cantinho da cidade também!

Fazer passeios de lancha, praticar esportes, se deliciar com as comidas típicas e admirar as belas paisagens da região estão entre as principais opções de lazer na cidade, e aí, ficou interessado? Então continue acompanhando o artigo!

Praias de Ilhabela

Impossível falar de Ilhabela e não começar citando suas belíssimas praias, umas das melhores do litoral norte de São Paulo! São mais de 30 praias que você encontra na cidade, uma bem diferente da outra e com seus próprios diferenciais! Boa parte é ligada pela mesma estrada, facilitando bastante!

Vale a pena conhecer primeiro as praias do Sul, depois as praias do Centro e por fim conheça as praias do Norte da ilha também, já as praias localizadas ao Leste são mais selvagens e pouco visitadas, você pode acessar de barco ou por trilhas! Para facilitar, separamos as praias de acordo com suas regiões, confira as mais famosas de cada uma delas a seguir!

Praias do Sul

Praia Grande Sul
Praia Grande (Sul) Foto: TripAdvisor

Essas são as mais movimentadas de Ilhabela, por isso são as mais procuradas pelos turistas e pelos moradores, apenas 7 km separam a última praia da região e a primeira! Se você gosta de praias mais movimentadas, vai amar a Praia do Curral, uma das mais famosas!

Para desfrutar de uma boa infraestrutura, um mar lindo e um pôr do sol inesquecível, a Praia do Julião também é uma ótima opção! Já para quem não gosta de muito movimento e quiosques na beira da praia, vai preferir a Praia da Feiticeira!

Para os turistas que gostam de tudo um pouco, vão se identificar com a Praia Grande, que oferece uma estrutura bastante completa, além de quadras de esportes, restaurantes, equipamentos esportivos para aluguel, uma igrejinha e muito mais! Para fugir das multidões e desfrutar de tranquilidade, a Praia do Veloso é uma excelente opção, já para o mergulhadores a Praia da Ilha das Cabras vai ser a ideal!

Praias do Centro

Praia de Perequê
Praia de Perequê Foto: Guia de Viagens

As praias localizadas no centro de Ilhabela são as que possuem as melhores infraestruturas, a orla segue por todas as praias e oferece um passeio incrível para quem deseja percorrer o trajeto de 4 km! A primeira faixa de areia do Centro da cidade é da Praia de Perequê, uma das mais famosas e mais animadas!

Para quem prefere opções mais tranquilas podem optar pela Praia de Itaquanduba e pela Itaguaçu, não ótimas pedidas para um final de semana em família! Agora se você quer apreciar um pouco da arquitetura colonial, a Praia do Engenho é a melhor, conta um belo edifício colonial do engenho de açúcar de XVII. Para fechar o tour nas principais praias, de uma passeio pela Praia Da Vila, com muitos prédios coloniais e muita tranquilidade!

Veja também: 8 praias de nudismo no Brasil!

Praias do Norte

Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara (Norte) Foto: Guia de Destinos

O Norte de Ilhabela costuma ser bem tranquilo, por isso os turistas que preferem mais sossego preferem as praias dessa região, com asfalto em quase todas as praias, sendo as duas últimas as mais preservadas e de fácil acesso, a Praia da Pacuíba e a Praia do Jabaquara.

Seguindo ao Norte, a primeira faixa de areia é da Praia de Santa Tereza, que é cenário para fotos lindíssimas de muitos turistas, graças as canoas coloridas caiçaras da região! Uma praia pouco visitada é a Praia do Barreiros, enquanto a Praia do Viana e a Praia da Siriúba são bem estruturadas, com quiosques, mares calmos e tranquilidade! Vale a pena conhecê-las!

Praias do Leste

Praia da Fome
Praia da Fome Foto: Ilhabela

As praias do Leste são consideradas as praias mais selvagens de Ilhabela, consequentemente são as mais preservadas de toda a ilha! A maioria dessas praias tem o acesso mais complicado, muitas sendo pelo mar, o que torna a visita uma experiência super divertida!

As praias mais famosas dessa região são a Praia do Bonete, que é acessada pelo mar e a Praia de Castelhanos, acessada por trilha, carro ou barco, ambas com boas ondas e cercadas de montanhas e verdes! Outras que podem ser visitadas são a Praia da Fome, a Praia do Saco do Eustáquio, a Praia do Poço e muito mais!

Centro Histórico de Ilhabela

Centro Histórico de Ilhabela
Centro Histórico de Ilhabela Foto: Pixabay

Agora aproveitando um pouco da cultura da região, aproveite para um passeio super divertido pelo Centro histórico de Ilhabela, conhecido também como Vila! Por lá você encontra diversos edifícios mostrando o passado da cidade, com resquícios do período colonial!

Essa região é repleta de pousadas, excelentes restaurantes, lojinhas e muito mais, é o lugar ideal para os turistas conhecerem mais sobre a cidade e levarem lembrancinhas para a casa! caminhar pela Vila é uma verdadeira viagem no tempo e você ainda pode admirar a orla e aproveitar um belo pôr do sol!

Mirante do Piúva

Mirante do Piúva
Mirante do Piúva Foto: Pinterest

Esse mirante é um dos mais famosos da região e recentemente recebeu um letreiro de Ilhabela, com letras todas coloridas, é uma parada imperdível para os turistas garantirem aquela boa foto de recordação da viagem!

O lugar fica próximo a balsa, por isso é possível observar todas as travessias das barcas entre São Sebastião e Ilhabela! Outra vantagem, é que no local existe um bolsão de estacionamento, o que é bem raro por lá.

Cachoeiras e trilhas

Cachoeira da Laje
Cachoeira da Laje Foto: Ilhabela

Já que Ilhabela possui 94% de Mata Atlântica preservada, a região é considerada Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela Unesco! Por isso paisagens naturais e atrações me meio a natureza é o que não faltam em Ilhabela!

A cidade é considerada a ilha com o maior número de cachoeiras do Brasil, são cerca de 360 cachoeiras, com 30 abertas para o público! Além de cachoeiras, Ilhabela também possui muitas trilhas interessantes, separamos as principais cachoeiras e trilhas para você aproveitar, confira a seguir!

  • Trilha da Cachoeira dos Três Tombos;
  • Trilha da Cachoeira do Veloso;
  • Trilha da Cachoeira da Toca;
  • Trilha da Cachoeira do Gato;
  • Trilha da Cachoeira da Água Branca;
  • Trilha das Cachoeiras da Laje e do Areado;
  • Bônus: Mirante do Piúva; Mirante dos Barreiros; Mirante do Bonete; Mirante do Jabaquara; Mirante do Coração e Mirante do Gato;

E aí, gostou?

E aí, gostou das nossas indicações de praias e passeios na cidade? Ilhabela é um destino encantador! Comente o que achou, deixe possíveis dúvidas e sugestões! Acompanhe o Agora Viagem, deixe suas estrelinhas e até a próxima!

Veja também: Viagens baratas para São Paulo!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Ilhabela

Como chegar até Ilhabela?

O acesso a cidade de Ilhabela é feito através de balsa, isso mesmo, a balsa sai da cidade de São Sebastião, já que não há pontes de ligação para a região, a travessia é acontece tanto com pessoas, quanto com veículos.

A Balsa para a cidade de Ilhabela sai de onde?

A balsa que realiza a travessia para Ilhabela parte da cidade de São Sebastião, em São Paulo! O transporte ocorre 24 horas por dia todos os dias da semana, para a travessia basta passar pela cancela de cobrança e seguir na fila para a balsa, é bem simples!

Quais são as principais praias do Sul de Ilhabela?

As praias de Ilhabela são divididas pelas praias do Sul, Centro, Norte e Leste, no Sul as mais frequentadas são a Praia do Curral, a Praia do Julião, a Praia Grande, a Praia da Ilha das Cabras e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *