Pular para o conteúdo

Parque Barigui: Confira este local super emblemático em Curitiba!

Avalie

Com certeza, um dos lugares mais conhecidos e emblemáticos em Curitiba é o Parque Barigui, que é tradicionalmente conhecido por ser a “casa das capivaras”. Este local apresenta diversos afazeres e é indispensável no seu roteiro. Confira com a gente!

Sobre o Parque Barigui

O Parque Barigui é um dos parques mais populares e queridos de Curitiba, no estado do Paraná, Brasil. Localizado no bairro de mesmo nome, é uma das maiores áreas verdes da cidade, com cerca de 1,4 milhões de metros quadrados.

Inaugurado em 1972, o Parque Barigui oferece uma grande variedade de atividades e áreas para os visitantes aproveitarem. Há uma pista de corrida e caminhada, ciclovias, um lago onde é possível andar de pedalinho, quadras poliesportivas, parquinhos para crianças, churrasqueiras e áreas para piqueniques.

Também é o lar de várias espécies de animais, como capivaras, quatis, garças e tucanos, é possível observar esses animais enquanto caminha ou faz um passeio de bicicleta pelo parque.

Parque Barigui.
Parque Barigui. Foto: Prefeitura de Curitiba

No geral, podemos dizer que é um local muito popular entre os moradores de Curitiba, especialmente nos finais de semana e feriados, quando muitas famílias vão para lá para relaxar e se divertir. O seu ambiente é muito propicio a realizar um piquenique, correr ou simplesmente relaxar ao ar livre.

Além disso, o parque também abriga o Museu do Automóvel de Curitiba, que possui uma coleção de carros antigos e raros. Há também uma unidade do Espaço Cultural Capela Santa Maria, que abriga exposições de arte contemporânea.

Por que visitar o Parque

Está se perguntando o porquê de visitar este parque para então incluir em seu roteiro? Se sim, podemos lhe atribuir alguns motivos, no que primariamente, pode ser dito pela sua beleza natural, que se remete a sua área verde ampla e exuberante, com muitas espécies de plantas e animais nativos da região.

O parque oferece muitas opções para quem quer praticar esportes ou atividades ao ar livre. As ciclovias, trilhas para caminhadas, quadras poliesportivas e áreas de ginástica são excelentes opções para quem quer se exercitar.

Além das atividades esportivas, possui muitas áreas de lazer, como playgrounds infantis, áreas para piquenique e espaços culturais com exposições e eventos.

Com uma visita no parque, você irá visualizar diversos animais, como capivaras, quatis, aves e peixes, que podem ser observados durante um passeio pelas trilhas ou ao redor do lago.

O que fazer no Parque Barigui

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o parque bem como alguns motivos para visitá-lo, a seguir, vamos apresentar algumas atrações que esperam por você. Confira!

1 – Museu do automóvel

O Museu do Automóvel de Curitiba é um dos destaques do Parque Barigui e uma atração imperdível para os amantes de carros antigos e da história automotiva.

O local possui uma coleção impressionante de mais de 150 carros, que inclui modelos raros e históricos, além de veículos que marcaram época no mundo automotivo. Entre os modelos expostos, estão marcas como Chevrolet, Ford, Mercedes-Benz, Volkswagen, entre outras.

Museu do Automóvel.
Museu do Automóvel. Foto: Reprodução

Além dos carros, o museu também conta com uma ampla coleção de acessórios e peças de automóveis, que ajudam a contar a história dos veículos e da evolução tecnológica ao longo dos anos.

O acervo é distribuído em um espaço amplo, com uma estrutura moderna e bem organizada. As peças são expostas de forma temática, com muitas informações sobre a história e as características dos modelos.

2 – Pista de corrida ou de caminhada

Para quem gosta de realizar atividades ao ar livre, o Parque conta com um ampla pista de corrida ou caminhada em meio a uma área verde exuberante, com muitas árvores, flores e animais, o que torna a experiência ainda mais agradável.

A pista é plana e tem uma superfície pavimentada, o que facilita o percurso para os corredores e caminhantes e também conta com diversas opções de equipamentos de ginástica ao ar livre, que podem ser usados para complementar o treino.

Capivaras no Parque Barigui.
Capivaras no Parque Barigui. Foto: Reprodução

Um dos pontos positivos da pista é que o seu percurso é circular, sendo assim, torna possível escolher o ritmo e a distância que melhor se adaptam às necessidades e ao condicionamento físico de cada um.

Para quem busca um desafio maior, a pista também pode ser usada para treinamentos intervalados de alta intensidade, ou para corridas de longa distância, já para quem busca uma atividade mais tranquila, a caminhada pela pista é uma opção excelente para relaxar e desfrutar da beleza natural do parque.

3 – Andar de Bicicleta no Parque

Outra opção ao ar livre que é bastante buscada pelos moradores e visitantes de Curitiba, é em relação ao andar de Bicicleta no Parque, visto que o local propicia um ambiente próprio para tal atividade.

Andar de bicicleta no Parque Barigui é uma das atividades mais populares entre os visitantes do parque. O local é muito bem estruturado para quem quer andar de bicicleta, com diversas trilhas e ciclovias que cortam o parque.

O parque conta com uma ciclovia asfaltada e sinalizada que se estende por toda a sua extensão, proporcionando aos ciclistas um ambiente natural e muito agradável.

Para quem não tem bicicleta, há um serviço de aluguel de bicicletas no local, disponível diariamente, das 7h às 18h. As bicicletas podem ser alugadas por hora, com preços bastante acessíveis, e estão disponíveis para adultos e crianças.

Gostou do artigo?

E aí, após conhecer mais sobre este local emblemático em Curitiba, já está pensando em colocar o mesmo no seu roteiro de viagem durante a sua passagem pela cidade? Nos conte abaixo se você já conhecia o Parque Barigui!

Se assim desejar, pode deixar uma dúvida, sugestão ou complementar alguma informação que ficou de fora do conteúdo proposto, no campo abaixo disposto.

Para mais conteúdos sobre viagens, acesse a página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes

O que é e como funciona o Museu do automóvel?

É um dos destaques do Parque Barigui e uma atração imperdível para os amantes de carros antigos e da história automotiva. O local possui uma coleção impressionante de mais de 150 carros, que inclui modelos raros e históricos, além de veículos que marcaram época no mundo automotivo. Entre os modelos expostos, estão marcas como Chevrolet, Ford, Mercedes-Benz, Volkswagen, entre outras.

Por que visitar o Parque Barigui?

O Parque é um ótimo local para passar um tempo em família e deslumbrar a sua beleza natural, que se remete a sua área verde ampla e exuberante, com muitas espécies de plantas e animais nativos da região. Além disso, oferece muitas opções para quem quer praticar esportes ou atividades ao ar livre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *