Pular para o conteúdo

Parque Tingui: Conheça este belo local em Curitiba!

Avalie

Está pensando em realizar uma viagem para Curitiba e deseja saber mais informações sobre o Parque Tingui? A equipe do Agora Viagem irá lhe prover tudo o que precisa saber sobre este belo destino!

Para assim prosseguir com o desenvolvimento do planejamento da viagem, é preciso buscar quais são os fazeres do local, buscar hotéis e montar o roteiro da melhor forma possível. Para isso, é de grande importância traçar alguns lugares de almejo, para tornar a viagem proveitosa!

Neste viés, o artigo de hoje é voltado para lhe informar acerca do Parque Tingui, que fica localizado em Curitiba. Acompanhe a seguir!

Parque Tingui

O Parque Tingui é um dos principais pontos turísticos de Curitiba, localizado no bairro São João. Com uma área de 380.000 metros quadrados, é um dos maiores parques da cidade. Ele foi inaugurado em 1994 e é muito visitado, recebendo cerca de 2 milhões de turistas por ano.

No geral, o local é conhecido por sua beleza natural e bela arquitetura, cercado pelo Rio Barigui, que proporciona uma paisagem encantadora com suas águas cristalinas, ainda vale destacar sua vasta área verde, na qual é possível encontrar espécies nativas da região, como a araucária e o pinheiro-do-paraná.

Para você que busca o que fazer, não se preocupe, o parque oferece diversas opções de lazer para os visitantes, o local contém uma extensa pista de caminhada e ciclismo, além de espaços para a prática de esportes como futebol, vôlei e basquete, proporcionando diversão até para as crianças, com um parquinho infantil, onde podem brincar e se divertir.

Parque Tingui.
Parque Tingui. Foto: Reprodução

Um dos destaques e principal motivo de visitas, é o Memorial Ucraniano, que foi construído em homenagem aos imigrantes que se estabeleceram na região, a estrutura é uma réplica da Igreja de São Miguel, localizada na Ucrânia, e abriga uma exposição permanente sobre a cultura de lá.

Para quem busca paz e tranquilidade, o Parque Tingui também não deixa a desejar, visto que o mesmo conta com diversas áreas com bancos e mesas, onde os visitantes podem relaxar e apreciar a natureza, vale informar que também há a presença de quiosques e churrasqueiras, que podem ser alugados para eventos e festas.

O que fazer no Parque Tingui

Após conhecer um pouco mais do parque, é notório dizer sobre suas atrações, que contemplam desde atividades físicas ao ar livre até pontos turísticos históricos e culturais.

A seguir, vamos trazer quais são as atrações do parque bem como informar a você leitor de como o local funciona, proporcionando todas as informações, confira abaixo!

1 – Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano é uma das principais atrações do Parque Tingui, condiz a um importante monumento que representa a cultura e a história do povo ucraniano no Brasil. A estrutura é composta por uma série de edificações que representam a arquitetura típica da Ucrânia, com uma bela iluminação que dá destaque ao local.

Memorial Ucraniano.
Memorial Ucraniano. Foto: Reprodução

Além de ser uma importante atração cultural, também abriga uma série de eventos culturais e da espaço para a exposição de artesanato.

2 – Brasil 500 Anos

Além do memorial Ucraniano, o parque reserva uma homenagem aos 500 anos de Brasil, por meio de um grande monumento central em formato de obelisco, que representa o marco do descobrimento do Brasil.

A base do obelisco é formada por uma grande praça circular com bancos, árvores e jardins, que convidam os visitantes a desfrutarem de um ambiente tranquilo e agradável.

Marco registrando os 500 anos de Brasil.
Marco registrando os 500 anos de Brasil. Foto: Reprodução

Ao redor da praça, há vários painéis que retratam a história e a cultura brasileira, como as regiões do país, a fauna e flora brasileiras, os povos indígenas, as festas populares, entre outros. Além disso, há também uma escultura de um índio que era cacique da tribo Tingui, na qual deu nome ao parque.

3 – Atividades físicas ao ar livre

Com o destaque de sua extensão territorial, o parque é um ótimo lugar para praticar atividade físicas ao ar livre, como a caminhada ou corrida. Para promover isto, o local contém uma pista com aproximadamente 5km de extensão.

Além disso, com o apoio da prefeitura da cidade, o local possui mais de 200 pontes que geram iluminação para que os visitantes possam realizar suas atividades físicas no período noturno.

Portanto, se você gosta de atividades enquanto desfruta de um ambiente agradável em meio a uma vasta área verde, o Parque Tingui é uma excelente opção!

4 – Piquenique

O Parque Tingui é um local muito procurado para a realização de piquenique, visto que suas amplas áreas verdes com mesas e bancos espalhados pelo parque, tornam um lugar perfeito para reunir amigos e familiares para um dia de lazer e diversão.

Vale mencionar ainda que há toda uma estrutura de apoio aos visitantes, quiosques com churrasqueiras e áreas para piqueniques, é importante dizer que os visitantes também podem optar por levar suas próprias comidas e bebidas para o piquenique, desde que respeitem as normas e regras do parque.

Durante os fins de semana e feriados, é comum ver famílias, grupos de amigos e turistas aproveitando o Parque Tingui para fazer piqueniques além de aproveitar de uma série de eventos e atividades ao longo do ano, como shows, exposições e feiras, que tornam o ambiente ainda mais agradável e propício para o lazer.

Quer ajuda para montar o seu roteiro em Curitiba? Confira este artigo!

Vai viajar para a cidade e está e dúvida sobre o que fazer? Não fique, o Agora Viagem já realizou um artigo no qual trouxe os principais afazeres na capital paranaense, vale a leitura!

E aí, gostou do artigo?

Este artigo foi útil? Você já conhecia ou tem o desejo de conhecer o Parque Tingui em Curitiba? De fato, o parque proporciona várias atrações culturais e atividades ao ar livre, é uma grande opção para incluir ao seu roteiro!

Acompanhe a página principal do Agora Viagem e veja todas as nossas dicas de viagem, deixe seu feedback!

Perguntas Frequentes

O que é o Memorial Ucraniano?

O Memorial Ucraniano é uma das principais atrações do Parque Tingui, condiz a um importante monumento que representa a cultura e a história do povo ucraniano no Brasil. A estrutura é composta por uma série de edificações que representam a arquitetura típica da Ucrânia, com uma bela iluminação que dá destaque ao local.

O parque possui estrutura para atividades físicas?

Sim, o parque é um ótimo lugar para praticar atividade físicas ao ar livre, como a caminhada ou corrida. Para promover isto, o local contém uma pista com aproximadamente 5km de extensão. Além disso, com o apoio da prefeitura da cidade, o local possui mais de 200 pontes que geram iluminação para que os visitantes possam realizar suas atividades físicas no período noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *