Pular para o conteúdo

Toulouse: Quando ir, clima e o que fazer nesta bela cidade no sul da França!

Avalie

Está querendo realizar uma viagem internacional e deseja conhecer o Toulouse na França? O artigo de hoje foi elaborado com todas as informações deste local!

Com uma grande variedade de monumentos históricos, Toulouse é um ótimo destino internacional, é a quarta maior cidade da França e apresenta uma ótima infraestrutura!

Neste viés, a matéria tem hoje tem o propósito de informar a você sobre todas as informações acerca de Toulouse. Continue a leitura e conheça esta cidade na França!

Conheça Toulouse!

Toulouse é uma cidade localizada no sul da França e é conhecida por ser um importante centro de tecnologia e indústria aeroespacial, além disso, vale mencionar que é a quarta maior cidade do país em termos de população, com cerca de 1,3 milhão de habitantes na área metropolitana.

Podemos dizer que a cidade carrega uma rica história, que remonta à época dos romanos e apresenta muitas igrejas, palácios e outros edifícios históricos, além de diversos museus e galerias de arte que são destaques em Toulouse.

Imagem aérea de Toulouse.
Imagem aérea de Toulouse. Foto: Reprodução

Clima

O clima em Toulouse apresenta verões quentes e invernos amenos. Durante o verão, que geralmente começa em junho e dura até setembro, as temperaturas médias diárias podem variar entre 25°C e 30°C.

Durante o inverno, que geralmente vai de dezembro a março, as temperaturas diárias médias podem variar entre 5°C e 10°C.  A primavera e o outono possuem temperaturas diárias médias entre 15°C e 20°C, e chuvas ocasionais.

Quando ir

A melhor época para visitar Toulouse é durante a primavera e o outono, de março a maio ou de setembro a novembro, quando as temperaturas são amenas e o clima é agradável para passeios turísticos, também vale mencionar que nessas épocas, as multidões são menores do que no verão, quando a cidade fica bastante movimentada.

Se você gosta de clima quente e ensolarado, o verão, de junho a agosto, pode ser uma boa opção, mas é o período em que a cidade recebe mais visitantes, ocasionando no aumento de preços e multidões pelas ruas.

O inverno, de dezembro a fevereiro, pode ser frio, mas a cidade ainda tem muito a oferecer, incluindo festas de Natal, e propícia a chance de passar esta data mágica no inverno da França!

O que fazer em Toulouse

Agora que você já conhece um pouco mais da cidade de Toulouse na França, neste tópico vamos elencar as principais atrações turísticas do local. Acompanhe a seguir!

1 – Museu George Labit

O Museu George Labit é um museu de arte e história que inclui uma grande variedade de objetos de arte, antiguidades e itens de diferentes culturas, incluindo artefatos do Egito Antigo, da Grécia Antiga, da Ásia e da América Latina.

Entre os destaques da coleção estão uma variedade de esculturas, cerâmicas, têxteis, pinturas, tapetes e joias, bem como itens de arte popular, como máscaras e marionetes.

Museu George Labit
Museu George Labit. Foto: Reprodução

O acervo também oferece exposições temporárias que abordam temas relacionados à arte, história e cultura, bem como eventos culturais, como palestras e musicais.

No geral, o museu é uma visita interessante para aqueles que se interessam por arte, história e cultura, e é uma ótima maneira de explorar a rica herança cultural de Toulouse.

2 – Capitólio

O Capitólio é um dos pontos turísticos mais famosos de Toulouse e um dos edifícios mais importantes da cidade, está localizado na Place du Capitole, no coração da cidade, e é onde está a sede do governo municipal de Toulouse.

O edifício do Capitólio foi construído originalmente no século XII como um centro de poder para a cidade, e ao longo dos anos foi reformado e ampliado várias vezes. A sua estrutura atual remonta o estilo neoclássico do século XVIII e é conhecida por sua beleza e grandiosidade.

Capitólio
Capitólio. Foto: Reprodução

A praça em frente ao Capitólio é também um destino popular para turistas, com muitos cafés, restaurantes e lojas, bem como mercados de produtos frescos que ocorrem regularmente.

Além de abrigar o governo municipal de Toulouse, o Capitólio também é um local para muitos eventos culturais e artísticos, incluindo concertos, exposições e espetáculos de teatro e dança.

3 – Cité de l’espace (Cidade do Espaço)

É um parque temático dedicado à exploração espacial e à astronomia, abriu em 1997 e tem atrações que agradam a todas as idades, desde crianças pequenas até adultos interessados em ciência e exploração espacial.

A atração principal do parque é o Planetário, que oferece várias sessões diárias, além disso traz a oportunidade de assistir a filmes educativos sobre astronomia e ciência espacial para aprender sobre as últimas descobertas da NASA e de outras agências espaciais.

 Cité de l'espace (Cidade do Espaço)
Cité de l’espace (Cidade do Espaço). Foto: Reprodução

Entre as atrações populares, inclui-se um modelo em tamanho real do foguete Ariane 5, um simulador de lançamento de foguete e uma réplica da Estação Espacial Internacional. Há também uma exposição interativa sobre o sistema solar e os planetas, bem como um espaço dedicado a experimentos científicos para crianças.

O parque tem muitas áreas verdes e espaços abertos, perfeitos para um piquenique ou para simplesmente relaxar e desfrutar da vista, vale mencionar que há também vários restaurantes e lanchonetes no local, que oferecem opções de refeições para todos os gostos.

4 – Pierre Baudis Japanese Garden

 O local é inspirado nos tradicionais jardins japoneses, com lagos, pontes, pedras, plantas e árvores que foram escolhidas cuidadosamente para se adequar ao clima e criar um ambiente autêntico de jardim japonês, criando um ambiente de paz e serenidade.

Pierre Baudis Japanese Garden.
Pierre Baudis Japanese Garden. Foto: Reprodução

Os visitantes podem caminhar pelos caminhos sinuosos do jardim, cruzar as pontes e desfrutar de vistas panorâmicas do lago e da cachoeira. Há também uma casa, onde os visitantes podem desfrutar de chá japonês e doces tradicionais.

No mais, é um destino popular e um ótimo lugar para aqueles que buscam um refúgio tranquilo no meio da cidade, recomenda-se a visita na primavera, quando as árvores florescem e as cores estão em plena exibição.

5 – Canal do Midi

O Canal do Midi é um dos locais históricos da região, onde liga a cidade de Toulouse ao Mar Mediterrâneo, passando por uma paisagem rural pitoresca e diversas cidades e vilas encantadoras.

Construído no século XVII, o canal foi projetado para permitir a navegação entre o oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo sem a necessidade de contornar a península ibérica.

Canal do Midi.
Canal do Midi. Foto: Reprodução

Hodiernamente, o Canal do Midi é uma popular rota turística, com muitos barcos de cruzeiro que oferecem viagens de vários dias ao longo do canal, onde os visitantes podem desfrutar de paisagens pitorescas, passear por vilarejos encantadores, visitar vinícolas e experimentar a gastronomia local em restaurantes à beira do canal.

Para cientista acerca de sua importância, o local é considerado uma obra-prima da engenharia hidráulica e é um Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1996.

6 – Rua Saint-Rome

A Rua Saint-Rome é uma rua localizada no centro da cidade e é conhecida por suas lojas, restaurantes e edifícios históricos. É datada do século XIII e era originalmente uma das principais ruas comerciais de Toulouse.

Durante a Idade Média, a rua era ocupada principalmente por artesãos e comerciantes, que vendiam uma variedade de produtos, como tecidos, couro e alimentos. Agora, é uma das principais ruas de comércio da cidade, com muitas lojas de moda, presentes, livros e artigos esportivos, além de vários cafés e restaurantes.

Rua Saint-Rome
Rua Saint-Rome. Foto: Reprodução

Vale destacar que a rua também é conhecida por seus edifícios históricos, como a Igreja de Saint-Rome, uma igreja românica do século XII, que fica no final da rua.

No mais, é um lugar imperdível, visto que é uma área agradável para caminhar e explorar a cidade, podemos dizer que definitivamente vale a pena passear pela rua para experimentar sua atmosfera única e ver suas atrações históricas.

7 – Grand Rond

O Grand Rond é um grande parque público localizado no centro da cidade e é considerado um dos locais mais pitorescos e populares da cidade. Foi criado no século XIX, como parte de um projeto de embelezamento da cidade.

O parque foi projetado em um estilo paisagístico, com uma série de caminhos sinuosos, pontes, lagos e uma grande variedade de árvores, arbustos e flores.

Grand Rond.
Grand Rond. Foto: Reprodução

É um destino popular para os habitantes de Toulouse e visitantes, que vêm para caminhar, relaxar, fazer piquenique, jogar bola, andar de bicicleta ou simplesmente desfrutar do ambiente tranquilo do parque.

Outra atração notável no Grand Rond é o Jardin des Plantes, um jardim botânico fundado em 1730, que abriga uma grande coleção de plantas, incluindo uma estufa com espécies tropicais.

E aí, gostou do artigo?

Após realizar a leitura do respectivo artigo, conseguiu montar o seu roteiro para conhecer esta bela cidade no sul da França? Nos conte!

Acesse a página principal do Agora Viagem para conferir mais conteúdos de viagem! Lembre-se de avaliar o post e deixar o seu feedback!

Perguntas Frequentes

Quando visitar?

A melhor época para visitar Toulouse é durante a primavera e o outono, quando o clima é ameno e agradável para passeios turísticos. Porém, se você gosta de calor, o verão também pode ser uma boa época para visitar a cidade.

O que é a Cité de l’espace (cidade do espaço)?

É um parque temático dedicado à exploração espacial e à astronomia, abriu em 1997 e tem atrações que agradam a todas as idades, desde crianças pequenas até adultos interessados em ciência e exploração espacial.

Por que visitar a Rua Saint-Rome?

É um lugar imperdível, visto que é uma área agradável para caminhar e explorar a cidade, podemos dizer que definitivamente vale a pena passear pela rua para experimentar sua atmosfera única e ver suas atrações históricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *