Dinheiro ou cartão? Qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens?

Confira agora mesmo em nosso conteúdo exclusivo do Agora Viagem!!

Com todas as opções de pagamento, que temos hoje em dia, acaba sendo confuso escolher a melhor forma para levar seu dinheiro na viagem, não é?

A melhor forma de levar dinheiro dependerá de qual o estilo de viagem que você fará, então atente-se a entender qual a melhor opção em relação ao passeio que você fará.

Independente do roteiro da sua viagem, se você pagará em real, peso, dólar ou euro, a opção de pagar em espécie é sempre a mais “barata”.

EM ESPÉCIE

Existe um imposto chamado de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que é aplicado a todas as operações, sendo o cambio de modas, uma delas.

Segundo dados do IOF em 2018, a taxa de imposto cobrada para câmbios em papel moeda é de 1,1%, valor que será adicionado a sua compra de moedas.

Uma opção mais segura e prática. Para quem não gosta de andar com muito dinheiro em mãos, é a opção mais viável.

CARTÃO DE CRÉDITO

Porém o cartão de crédito possui algumas desvantagens, sendo o valor do imposto, uma das piores. Enquanto em espécie o IOF fica em torno de 1,1%, no cartão fica em torno de 6,38%.

Outro problema é que algumas agências bancárias, não possuem um modo em que a cotação da moeda estrangeira trave no dia em que você efetuou as compras.

Sendo assim, se você realizar hoje uma compra e no dia que a fatura fechar a moeda estiver mais cara, você pagará o preço estabelecido no dia de fechamento da fatura, ou seja, mais caro.

O cartão de débito costuma apresentar problemas, e sendo assim muitos comércios possivelmente não aceitarão seu cartão. Sendo assim, tenha sempre outra forma em mãos.

CARTÃO DE DÉBITO

A taxa de juros no cartão de débito está em 6,38%, sendo mais desvantajoso que o dinheiro. Ainda que a cotação no débito feche no dia da compra, não é uma opção vantajosa.