O intercâmbio é uma das experiências mais engrandecedoras que podem acontecer na vida pessoal ou carreira de alguém, estar inserido mesmo que por pouco tempo em uma outra cultura, língua e país podem fazer uma pessoa amadurecer em pouco tempo o que normalmente levaria muito tempo para ser feito.
O desafio de fazer um intercâmbio sem dúvidas alguma é muito grande, todo o processo de mudança, tirar documentação, ir para uma nova instituição de ensino, local onde vai morar será para qualquer pessoa uma grande disruptura com o padrão ao qual está inserido.
Isso claro deixando de lado a maior barreira de se mudar para outro país, que é o processo de aprender e dominar uma nova língua, que sem dúvidas fazem muitas pessoas pensarem muito a respeito se vão ou não.
Porém, esta é uma faca de dois gumes, pois, aprender um novo idioma principalmente o inglês é indispensável para a carreira profissional de qualquer um, sendo um enorme diferencial, possuir a fluência. Com isso, o que mais gera um frio na barriga é também o melhor benefício caso seja alcançado.
Antes de mais nada, o intercâmbio tem a capacidade de impactar positivamente a vida de todos, gerando um grande ganho na vida de qualquer pessoa, se cabe um conselho, vá, pois vale muito a pena, se você está em dúvida ou receoso por conta da língua inglesa, este artigo foi feito para você, pois, nele há todo o conteúdo necessário para que você aprenda a língua inglesa ainda no Brasil, para quando de fato estiver no intercâmbio você não passe nenhuma dificuldade e possa apenas aperfeiçoar o que já sabe.
A melhor forma de se aprender inglês
Poucos brasileiro sabem, mas nos dias de hoje é possível aprender inglês a partir do português, o nome disso é Transfer English, uma estratégia elaborada por dois dos maiores linguistas do mundo, que tem a capacidade de revolucionar o modo como se ensina outras línguas.
Todos estão cansados de saber que o ensino no Brasil é muito pouco efetivo, principalmente se levarmos em conta o matéria inglês, em que os alunos passam anos estudando sempre a mesma coisa, diga-se de passagem, o verbo to be e mesmo assim, se formam sem saber o básico da língua e muitos desconhecem o próprio to be.
O Transfer English é a proposta de mudar tudo isso, alterando a balança em que as pessoas são obrigadas a se desfazer do português, para falar inglês.
Isso é possível, pois todas as línguas ocidentais possuem uma relação de parentes, principalmente o português e inglês, que são línguas irmãs descendentes de um idioma ancestral já extinto o protoindo europeu.
Uma prova muito simples disso é a grande quantidade de cognatos que há no português inglês, onde das 500 palavras mais faladas nos USA mais de 100 são iguais ou muito parecidas com o seu equivalente em nossa língua.
Chegar no intercâmbio já falando o inglês de uma ótima forma e aprendendo tudo com o seu domínio em português vai ser um grande diferencial e em pouco tempo você já vai estar completamente adaptado à nova rotina e língua.
Se desfazer do português para aprender inglês é um dos erros mais comuns, e isso gera grande impacto, sendo um dos motivos de uma pequena parcela da população não saber falar outra língua.
O método de transferência linguística é novidade apenas no Brasil, pois ele é ensinado desde muito cedo para as pessoas em países como Alemanha, Canadá e outros da Europa, pois ele é mais efetivo e de forma mais rápida.
E não por coincidência estes são os países com maiores taxas de pessoas que falam mais de uma língua.
Aprenda inglês inserido na cultura
Todo país tem o seu modo de falar inglês, se você está indo para a Irlanda, a cultura será uma, nos Estados Unidos outra, assim como Canadá, Austrália e reino unidos.
Com isso, a melhor forma de se preparar para o que está por vir é já estabelecendo um grande intercâmbio antes mesmo de sair do país.
Consumindo a música de onde pretende ir, os filmes, entendendo realmente como funciona o país, para não chegar lá completamente despreparado.
Aprenda inglês específico para a sua área
Vamos supor que o seu intercâmbio é para ensino superior ou técnico, isso vai abrir novas oportunidades e desafios para você, primeiro que vai precisar saber falar mais do que o inglês básico, mas também o de sua área, toda profissão possui seus termos e expressões, marketing, vendas, direito, gerenciamento e assim por diante.
Com isso, vai ser necessário um pouco mais de dedicação para se adaptar às palavras específicas, uma ótima forma de fazer isso é já estudando e se adequando no Brasil, buscando por canais no YouTube de sua área de atuação que sejam em inglês.
E aí, Gostou?
Você entendeu como aprender inglês antes de fazer o seu intercâmbio? Agora é com você! Aproveite e deixe aqui abaixo nos comentários se esse artigo do Agora Viagem te ajudou! E, não se esqueça de votar em nossas estrelinhas! Dessa forma você ajuda o nosso time a sempre continuar a trazer novos e melhores conteúdos para você, leitor!
Perguntas Frequentes
Qual a melhor forma de aprender inglês?
A melhor forma de se aprender inglês é através da estratégia de Transfer English.
Preciso ser fluente em inglês para fazer intercâmbio?
Chegar no intercâmbio já falando o inglês de uma ótima forma e aprendendo tudo com o seu domínio em português vai ser um grande diferencial.
Como aprender inglês?
Uma boa estratégia inicial é se inserindo na cultura local, consumindo a música de onde pretende ir, os filmes, entendendo realmente como funciona o país, para não chegar lá completamente despreparado.