Pular para o conteúdo

Ribeirão da Ilha: Onde fica, passeios + dicas de viagem!

Avalie

No artigo de hoje, vamos conversar sobre um maravilhoso destino, localizado no sudeste da ilha catarinense, Ribeirão da Ilha, Florianópolis.

Neste texto, você encontrará tudo o que você pode ver e fazer no bairro Ribeirão da Ilha em Florianópolis, pontos turísticos, restaurantes, localização e dicas de viagem para deixar o seu passeio ainda mais especial. Vamos conhecer mais desse destino?

Onde fica Ribeirão da Ilha?

Este destino está a 22,7 km do centro de Florianópolis, entre os bairros Tapera, Campeche e Pântano do Sul.

Como chegar?

O bairro, está localizado ao sul do centro de Florianópolis. O bairro está localizado a aproximadamente 30 km do Mercado Publico e a 22 km do aeroporto de Floripa.

Caso você esteja vindo, do aeroporto ou do centro de Floripa, basta seguir as placas em direção ao sul da ilha: Campeche e Ribeirão da ilha. Porém vale ressaltar, que há a possibilidade de chegar de barco, incrível não?

Quando ir?

Na região, em geral a temperatura varia de 13 C a 29 C, raramente temperaturas inferiores ou superiores a essas.

Pelo índice de turismo, as melhores épocas do ano para conhecer Ribeirão da Ilha é no final de março ao meio de junho, início de agosto e início de dezembro.

Agora você não tem desculpa para não organizar essa viagem!

O que fazer no bairro?

O bairro encanta pela sua beleza, um local semelhante a uma pequena vila, muito colorida e organizada, sempre há um bom lugar para tirar lindas fotos!

Vamos conhecer mais!

Praia da árvore que fala

O nome do local já chama a atenção, além disso, o local tem um visual lindo perfeito para fotos ou apenas para se sentar e apreciar a vista.

A grande árvore, cobre boa parte da água da pequena praia, deixando um visual aconchegante para aproveitar no final do dia. Ideal para tirar aquela foto perfeita!

Caminhada pelo centro e casarios

Como dito, o bairro também encanta pela sua beleza na arquitetura. 

Então caminhar pelas ruas pode ser algo muito prazeroso e render muitas fotos lindas. Durante sua caminhada não esqueça de reservar um tempo para visitar os principais pontos turísticos da cidade, a igreja Nossa Senhora da Lapa e o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha.

Ecomuseu do Ribeirão da Ilha

Essa é uma propriedade rural simples, sem energia elétrica. O Ecomuseu possui uma variedade de peças em exposição, possuindo mais de mil peças, entre alfaias e objetos de vários tamanhos fins e utilidades da comunidade local, povo açoriano do sul da ilha catarinense.

É sempre importante conhecermos a cultura da região que estamos visitando, então vale a pena dar uma passadinha no museu, conhecer e tirar várias fotos lindas!

Pôr do sol

O lugar mais indicado para assistir ao pôr do sol em Floripa, é em Ribeirão da Ilha.

A junção do bairro no estilo vila, com suas casas coloridas e ruas de paralelepípedo, deixam tudo mais calmo e romântico. Apenas se sente em algum ponto a beira mar do bairro e aprecie a vista com o sol sumindo lentamente no mar. Um momento único e que você não pode perder!

Atelier de Azulejos Português

Este é um local que, não pode ficar fora do seu roteiro de viagem por Ribeirão da Ilha.

Esse é um ateliê local do artista da região: Jesus Fernandes.

Ele faz artes em azulejos, caixas e vasos, vale a pena prestigiar esse artista local!

Trilhas

Sabemos que Florianópolis, está repleta de trilhas para aqueles que adoram esporte e diversão, e é por isso que, vamos listar as melhores trilhas próximas do Ribeirão da Ilha:

  • Cume de Florianópolis
  • Travessia Ribeirão da Ilha
  • Alto ribeirão
  • Rendeiras

Conheça também: As 5 melhores trilhas em Floripa.

Gastronomia

Ribeirão da Ilha é muito conhecido pelas suas ostras e mariscos, final ela é a principal produtora do Brasil, então você não pode deixar de experimentar quando for visitar o bairro! Esses pratos típicos do bairro, são servidos em diversos restaurantes a beira mar, que tem vista da Baia Sul e do Morro do Cambirela.

Há dois restaurantes muito conhecidos, o Ostradamus com um ambiente mais refinado e o Muqueca, um local mais despojado, porém mesmo com a diferença de ambiente, os dois servem comidas deliciosas e imperdíveis!

Aqui vai uma lista dos melhores restaurantes:

  • Ostradamus
  • Muqueca da Ilha
  • Nacanoa Oyster Bar
  • Porto do Contrato
  • Rancho Açoriano

Doces e cafés

Além de ótimos restaurantes, para uma refeição completa. O bairro também conta com cafés deliciosos para um momento de lazer.

Vamos te mostrar, os melhores cafés em Ribeirão da Ilha:

  • Tens Tempo: Com um ambiente charmoso e com doces portugueses, o local está entre o Ostradamus e o Muqueca da Ilha, uma ótima opção se você estiver em um dos restaurantes e quiser um café ou sobremesa
  • Amoriko Brigaderia: Se você ama brigadeiro, não pode deixar esse local de fora do seu roteiro, o local é especializado em brigadeiros gourmets, maravilhosos.

Festa nacional da Ostra

Se você está conhecendo a região no mês de outubro, vale a pena passar na festa das Ostras, a atração possui mais de 100 pratos a base de frutos do mar, principalmente com ostras e mexilhões. Uma delícia, não é?

Hospedagem

Que ótimo que você está realmente interessado no destino! Vamos conhecer agora, alguns locais muito recomendados para você se hospedar em Ribeirão da Ilha.

Segue uma lista com os hotéis mais recomendados por turistas:

  • Pousada EcoMar
  • Valentina 24 horas
  • Pousada Prainha da Nina

Quer conhecer mais passeios em Florianópolis?

Veja também: Passeios em Florianópolis.

E aí? O que achou do artigo de hoje? Queremos a sua opinião aqui nos comentários, se você já conhece a região nos dê sua opinião e dicas!

Não se esqueça de acompanhar o Agora Viagem, para não perder nenhuma novidade.

Onde fica Ribeirão da Ilha?

Este destino está a 22,7 km do centro de Florianópolis, entre os bairros Tapera, Campeche e Pântano do Sul.

Quando visitar?

Pelo índice de turismo, as melhores épocas do ano para conhecer Ribeirão da Ilha é no final de março ao meio de junho, início de agosto e início de dezembro. Agora você não tem desculpa para não organizar essa viagem!

Por que o nome Ribeirão da Ilha?

O nome vem de um pequeno rio que nasce no Morro da Cabeça do Macaco e desemboca na praia do Saco, o morro é o mais alto da ilha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *