No artigo de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre essa simpática Igreja de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Já sabemos que a cidade de Saquarema no Rio de Janeiro é uma cidadezinha onde acontecem vários campeonatos de surf e grandes festas religiosas, ela é conhecida como capital do surf, já que tem as melhores ondas do país para isso. Por isso, o que você mais vai encontrar no turismo local são praias, lagoas, cachoeiras e cascatas, e claro, o tema do nosso artigo: a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Tem também um sítio arqueológico de 4500 anos, o templo do rock, o mirante morro da cruz, centro de treinamento de vôlei, rampa de voo livre, entre outros. Então se o problema for o que fazer na cidade, já sabemos que diversão é o que não vai faltar.
Um pouco da História de Saquarema
Em 1530, o rei de Portugal chamado D. João III resolveu fundar uma cidadezinha às margens do Rio da Prata. No ano de 1531 Martim Afonso de Souza contornou Cabo Frio e atracou em frente ao Morro de Saquarema, onde ali ainda moravam alguns indígenas. De acordo com a linguagem deles na época, foi como surgiu o nome da cidade, era “Socó-Rema”, que significa bandos de socós, uma ave abundante na região naquela época. Com o tempo, o nome foi sendo apropriado até chegar em Saquarema.
Veja Também: O que Fazer em Saquarema? 8 destinos!
Depois de mais um tempo, o Rei D. João III resolveu dividir o território em Capitanias hereditárias, por isso as terras da cidade de Saquarema passaram a pertencer a Martim Afonso de Souza, e em 1594 os carmelitas chegaram no lugar, o que incentivou a criação de várias fazendas nas terras por ali.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré
Localizada no meio da Praia de Itaúna e a antiga Praia Barra Nova, em Saquarema no Rio de Janeiro, quem fez a criação dela foi Manoel Aguiar Moreira e sua esposa, no ano de 1660. 15 anos se passaram e o prédio precisou ser substituído por outro de dimensões um pouco maiores. Em 1820 foi construída a própria igreja que é hoje, por cima da antiga.
Veja Também: 7 Destinos interessantes e baratos no Rio de Janeiro
Ela tem uma planta simples, não muito elaborada, tem nave única com a capela-mor no fundo e um corredor para a torre do sino. Atrás da igreja está o cemitério da cidade, antigamente, a invocação de Nossa Senhora de Nazaré era para os pescadores e navegantes ficarem protegidos. Essa provavelmente é a primeira do Brasil com a invocação de Nossa Senhora.
Não deixe de conhecer Saquarema nem a linda Igreja Matriz, que com certeza é um charme. Temos certeza de que você ficará encantado com cada detalhe do lugar!
E aí, o conteúdo foi útil? Nos conte aqui nos comentários o que achou e se visitaria esse lugarzinho simpático na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.
Não esqueça de acompanhar o Agora Viagem para não ficar por fora de nenhuma novidade!
Perguntas Frequentes
O que Fazer em Saquarema RJ?
Vários campeonatos de surf e grandes festas religiosas, ela é conhecida como capital do surf, já que tem as melhores ondas do país para isso. Por isso, o que você mais vai encontrar no turismo local são praias, lagoas, cachoeiras e cascatas, e claro, o tema do nosso artigo: a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
Como era o nome de Saquarema?
De acordo com a linguagem deles na época, foi como surgiu o nome da cidade, era “Socó-Rema”, que significa bandos de socós, uma ave abundante na região naquela época. Com o tempo, o nome foi sendo apropriado até chegar em Saquarema.
Como é a Igreja de Saquarema?
Ela tem uma planta simples, não muito elaborada, tem nave única com a capela-mor no fundo e um corredor para a torre do sino. Atrás da igreja está o cemitério da cidade, antigamente, a invocação de Nossa Senhora de Nazaré era para os pescadores e navegantes ficarem protegidos. Essa provavelmente é a primeira do Brasil com a invocação de Nossa Senhora.