Pular para o conteúdo

Igreja de Saquarema: conheça a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré

Avalie

No artigo de hoje iremos conhecer um pouco mais sobre essa simpática Igreja de Saquarema, no Rio de Janeiro.

Já sabemos que a cidade de Saquarema no Rio de Janeiro é uma cidadezinha onde acontecem vários campeonatos de surf e grandes festas religiosas, ela é conhecida como capital do surf, já que tem as melhores ondas do país para isso. Por isso, o que você mais vai encontrar no turismo local são praias, lagoas, cachoeiras e cascatas, e claro, o tema do nosso artigo: a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Tem também um sítio arqueológico de 4500 anos, o templo do rock, o mirante morro da cruz, centro de treinamento de vôlei, rampa de voo livre, entre outros. Então se o problema for o que fazer na cidade, já sabemos que diversão é o que não vai faltar.

Um pouco da História de Saquarema

Imagem da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Saquarema
Conheça a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na cidade de Saquarema. Foto: Pinterest

Em 1530, o rei de Portugal chamado D. João III resolveu fundar uma cidadezinha às margens do Rio da Prata. No ano de 1531 Martim Afonso de Souza contornou Cabo Frio e atracou em frente ao Morro de Saquarema, onde ali ainda moravam alguns indígenas. De acordo com a linguagem deles na época, foi como surgiu o nome da cidade, era “Socó-Rema”, que significa bandos de socós, uma ave abundante na região naquela época. Com o tempo, o nome foi sendo apropriado até chegar em Saquarema.

Veja Também: O que Fazer em Saquarema? 8 destinos!

Depois de mais um tempo, o Rei D. João III resolveu dividir o território em Capitanias hereditárias, por isso as terras da cidade de Saquarema passaram a pertencer a Martim Afonso de Souza, e em 1594 os carmelitas  chegaram no lugar, o que incentivou a criação de várias fazendas nas terras por ali.

Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Visa de Longe da Igreja de Saquarema no Rio de Janeiro
Vista de Longe da Igreja de Saquarema, no Rio de Janeiro. Foto: Pinterest

Localizada no meio da Praia de Itaúna e a antiga Praia Barra Nova, em Saquarema no Rio de Janeiro, quem fez a criação dela foi Manoel Aguiar Moreira e sua esposa, no ano de 1660. 15 anos se passaram e o prédio precisou ser substituído por outro de dimensões um pouco maiores. Em 1820 foi construída a própria igreja que é hoje, por cima da antiga.

Veja Também: 7 Destinos interessantes e baratos no Rio de Janeiro

Ela tem uma planta simples, não muito elaborada, tem nave única com a capela-mor no fundo e um corredor para a torre do sino. Atrás da igreja está o cemitério da cidade, antigamente, a invocação de Nossa Senhora de Nazaré era para os pescadores e navegantes ficarem protegidos. Essa provavelmente é a primeira do Brasil com a invocação de Nossa Senhora.

Não deixe de conhecer Saquarema nem a linda Igreja Matriz, que com certeza é um charme. Temos certeza de que você ficará encantado com cada detalhe do lugar!

E aí, o conteúdo foi útil? Nos conte aqui nos comentários o que achou e se visitaria esse lugarzinho simpático na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro.

Não esqueça de acompanhar o Agora Viagem para não ficar por fora de nenhuma novidade!

Perguntas Frequentes

O que Fazer em Saquarema RJ?

Vários campeonatos de surf e grandes festas religiosas, ela é conhecida como capital do surf, já que tem as melhores ondas do país para isso. Por isso, o que você mais vai encontrar no turismo local são praias, lagoas, cachoeiras e cascatas, e claro, o tema do nosso artigo: a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

Como era o nome de Saquarema?

 De acordo com a linguagem deles na época, foi como surgiu o nome da cidade, era “Socó-Rema”, que significa bandos de socós, uma ave abundante na região naquela época. Com o tempo, o nome foi sendo apropriado até chegar em Saquarema.

Como é a Igreja de Saquarema?

Ela tem uma planta simples, não muito elaborada, tem nave única com a capela-mor no fundo e um corredor para a torre do sino. Atrás da igreja está o cemitério da cidade, antigamente, a invocação de Nossa Senhora de Nazaré era para os pescadores e navegantes ficarem protegidos. Essa provavelmente é a primeira do Brasil com a invocação de Nossa Senhora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *