Pular para o conteúdo

Morar na Paraíba (PB) Conheça o estado e 5 cidades para você morar!

3.5/5 - (4 votos)

Está pensando em morar na Paraíba? Esse artigo é ideal para você, acompanhe detalhes sobre o estado, algumas vantagens e as melhores cidades para você morar na região!

Os municípios de Paraíba foram homenageados dentro do Baião de Luiz Gonzaga, é um estado com uma cultura apaixonante, repleto por festas, músicas e um povo muito animado! As festas juninas e religiosas são as mais famosas, atraem muitos turistas.

A região do estado é repleta de belas paisagens que encantam quem passa por lá, conta com piscinas naturais, belíssimas praias, cachoeiras e um clima tropical durante o ano todo! Além disso, possui importantes riquezas arqueológicas, como o Parque Estadual Pedra da Boca que abriga formações rochosas.

O estado possui aproximadamente 4 milhões de habitantes em seu território e cerca de 223 municípios, cada uma com suas vantagens e desvantagens, vamos te apresentar as melhores, segundo os índices a seguir no artigo!

Curiosidades da Paraíba

  1. Língua regional: Na Paraíba, é comum ouvir o “Paraibanês”, um dialeto local com características próprias, incluindo incluídos e sotaque únicos. É uma mistura de influências africanas, indígenas e portuguesas.
  2. João Pessoa, a cidade mais oriental das Américas: A capital da Paraíba, João Pessoa, é considerada a cidade mais oriental das Américas. O ponto onde o sol nasce primeiro no continente está localizado no município de Lucena, que faz parte da região metropolitana de João Pessoa.
  3. Festa de São João: A Paraíba é conhecida por suas festas de São João, que acontecem em junho. Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, realiza uma das maiores festas juninas do Brasil, com shows, comidas típicas, quadrilhas e competições de dança.
  4. Menor litoral do Brasil: A Paraíba tem o menor litoral entre todos os estados brasileiros, com aproximadamente 130 km de extensão. No entanto, apesar de ser pequeno, o litoral paraibano possui belas praias, como Tambaba, Coqueirinho, Baía da Traição e Cabedelo.
  5. Terra do Cariri: A região do Cariri Paraibano é conhecida por suas formações rochosas impressionantes, como o Lajedo de Pai Mateus. Além disso, é uma área rica em sítios arqueológicos com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos.
  6. Maior cajueiro do mundo: A cidade de Pirpirituba, na Paraíba, abriga o que é considerado o maior cajueiro do mundo. Ele ocupa uma área de cerca de 8.500 metros quadrados e produz uma quantidade impressionante de castanhas de caju.
  7. Expressão “Cabeça Chata”: Os paraibanos são conhecidos como “cabeças chatas”. O termo é usado como uma forma carinhosa de se referir aos nativos do estado e tem origem nas características geográficas da região, que é mais plana em comparação com outras partes do Brasil.
  8. Rota do Sol: A Paraíba possui uma estrada cênica conhecida como “Rota do Sol”, que liga a capital João Pessoa à cidade de Pitimbu, passando por praias paradisíacas e oferecendo belas paisagens ao longo do caminho.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre a Paraíba. O estado possui uma rica cultura, história e belezas naturais, proporcionando uma experiência única aos seus visitantes.

Como é o clima na Paraíba?

O clima da Paraíba é tropical semiárido, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. A temperatura média anual varia de 25°C a 28°C e a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30% em algumas áreas durante o período de seca.

O estado é afetado pela Zona de Convergência Intertropical, que traz chuvas na região costeira e leste do estado durante o verão, entre os meses de fevereiro a abril. Já no interior, as chuvas ocorrem de forma mais irregular e são mais escassas, concentrando-se entre os meses de março a maio.

Devido ao clima seco e quente, a Paraíba enfrenta problemas com a seca e a desertificação em algumas regiões do estado. Porém, a costa paraibana conta com praias de águas mornas e clima agradável durante o ano todo, o que atrai muitos turistas para a região.

Culinária Paraibana

Baião de dois
Baião de dois Foto: Pixabay

A culinária da Paraíba é muito diversificada e rica em sabores e influências, resultando em pratos únicos e deliciosos. A comida paraibana é uma mistura de ingredientes locais com a cozinha portuguesa e africana.

Alguns pratos típicos da Paraíba incluem:

  • Carne de Sol: um prato feito com carne de boi seca, geralmente acompanhado de feijão verde, macaxeira frita e arroz branco.
  • Buchada de Bode: um prato feito com as tripas do bode, recheadas com arroz, feijão, carne de bode e temperos.
  • Baião de Dois: um prato feito com arroz e feijão, misturados com carne seca, linguiça, queijo coalho e outros ingredientes.
  • Peixada Paraibana: um prato feito com peixe cozido em um molho de tomate com pimentões e outros temperos.
  • Cartola: uma sobremesa feita com banana frita, queijo coalho, açúcar e canela.

Além desses pratos, a culinária da Paraíba é conhecida por seus doces tradicionais, como o bolo de rolo, a cocada, a rapadura e o doce de cidra. A culinária da Paraíba é muito rica e diversificada, e certamente vale a pena experimentar quando se visita o estado.

Segurança na Paraíba

Em 2021, a Paraíba terminou o ano com a 2ª menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 12 anos e voltou a reduzir as ocorrências de assassinatos em números absolutos (1.161 contra 1.166 casos). No 1º quadrimestre de 2022, a diminuição das ocorrências continua acontecendo, com queda de 4% nos crimes contra a vida registrados em território paraibano.

A prevenção e repressão aos crimes patrimoniais reduziu as ocorrências de roubos no Estado, por isso em três anos, foram 39% de diminuição nos casos em geral e menos 7% nos roubos e furtos de carros e motos. Ao mesmo tempo, em 2021, 3.982 veículos roubados foram recuperados pelas Polícias do estado e devolvidos aos seus donos. Por isso pode-se dizer que é um estado bastante seguro em relação a criminalidade!

Melhores cidades para morar no estado

Agora confira um pouco da seleção que fizemos sobre as melhores cidades para morar na Paraíba, além de várias opções de lazer em cada região!

João Pessoa

Águas azuis turquesa de João Pessoa PB
Águas Azuis turquesa em João Pessoa (PB) Foto: Flickr

Atenção, você vai se apaixonar por essa cidade! João Pessoa é a capital da Paraíba, possui cerca de 858.796 habitantes em todo seu território, faz fronteira com Natal e Recife e abriga diversas reservas ecológicas, com 30 km de belas praias nos litorais norte e sul.

É a terceira capital mais antiga do Brasil, foi fundada em 1585 e já teve seu nome alterado diversas vezes, já foi “Filipeia Nossa Senhora das Neves” e “Cidade da Paraíba”, até receber o nome atual, que é homenagem ao João Pessoa paraibano.

O município tem como principais setores o comércio e o turismo, possui empresas de diversos segmentos e isso provocou o maior desenvolvimento local, tornando uma cidade com alta qualidade de vida, excelente infraestrutura e oferece muitas opções de lazer para todos os gostos! Acompanhe.

Lazer em João Pessoa

  • Centro Cultural São Francisco;
  • Estação Cabo Branco;
  • Farol de Cabo Branco;
  • Casa dos Azulejos;
  • Mercado de Artesanato;
  • Igreja Nossa Senhora do Carmo; Paróquia Santo Antônio de Lisboa; Igreja de São Frei Pedro Gonçalves;
  • Praia de Tambaú; Praia de Cabo Branco; Praia do Bessa; Ilha de Areia Vermelha; Costa do Conde; Praia do Jacaré; Piscinas naturais de Picãozinho; Piscinas naturais do Seixas; Praia de Carapibus; Intermares; Praia do Amor;
  • Parque Zoobotânico Arruda Câmara;
  • Aquário Paraíba;
  • Museu e Cripta de Epitácio Pessoa; Museu da cidade de João Pessoa; Museu de Esculturas;

Campina Grande

Morar na Paraíba, Rio em volta do Museu da Arte Popular em Campina Grande
Museu da Arte Popular em Campina Grande (PB) Foto: Flickr

Campina Grande é o segundo maior polo econômico de Paraíba, possui aproximadamente 413.830 habitantes e é caracterizado como distribuidor de diversas cidades do estado e do Nordeste.

A cidade já levou o título de uma das melhores cidades do brasil e do Nordeste, oferecendo ótima infraestrutura e qualidade de vida a seus moradores, além do custo de vida na cidade ser mais baixo do que na capital.

Campina grande também é muito conhecida pelas suas festas típicas, em especial a sua festa de São João que atrai muitas multidões a cidade, a festa recebeu o apelido de “O maior São João do Mundo”.

A região oferece boas opções de lazer para a família toda! Conheça agora as principais delas.

Lazer em Campina Grande

  • Parque do Povo;
  • Açude Velho;
  • Sítio São João;
  • Museu de Arte Popular;
  • Festa de São João;
  • Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga;
  • Parque da Criança;
  • Trem do Forro;
  • Parque Açude Novo;
  • Teatro Municipal Severino Cabral;
  • Museu do Algodão;
  • Museu Histórico Campina Grande;
  • Museu do Telégrafo;
  • Sesi Museu Digital;
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição;
  • Pedra do Touro;

Veja também: Viagens baratas para Paraíba.

Cabedelo

Parque Marinho da Areia Vermelha Cabedelo (PB)
Parque Marinho da Areia Vermelha Cabedelo (PB) Foto: Reprodução Youtube

Outro destino que abriga belas praias, a cidade fica bem próxima a capital, possui cerca de 69.773 habitantes em seu território, é uma cidade portuária, cercada por atrações maravilhosas e oferece muita qualidade de vida, ótimas opções de lazer e serviços gerais a sua população.

Cabedelo é um destino de extenso litoral, possui belíssimas atrações naturais, um exemplo disso são suas lindas praias e seus passeios em meio a natureza.

Além disso, em razão do seu porto, existem diversas construções e monumentos pela região, como a Fortaleza de Santa Catarina, que hoje é um centro cultural turístico. Acompanhe agora outras ótimas opções de lazer da cidade.

Lazer em Cabedelo

  • Praia do Jacaré;
  • Praia de Camboinha;
  • Praia da Ponta de Campina;
  • Praia de Intermares;
  • Fortaleza de SC;
  • Praia do Poço;
  • Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha;
  • Praia Areia Dourada;
  • Porto de Cabedelo;
  • Teatro de Santa Catarina;
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus;
  • Praia Formosa;
  • Praia de Miramar;

Patos

Patos é a capital do sertão, é uma cidade considerada tranquila, possui aproximadamente 108.766 habitantes e fica localizada a 301 quilômetros da capital. A religiosidade é muito forte na cidade, existem várias capelas e parques para orações que podem ser conhecidos.

O município ainda conta com uma vasta riqueza cultural, opções de lazer, restaurantes, bares e baladas superanimadas e ainda sim promove uma boa infraestrutura. Outra principal atração é a tradicional festa junina da cidade, no mês de junho, atraindo muitas pessoas!

Agora que você já sabe um pouco sobre a cidade, confira suas principais opções de lazer para curtir seus dias de folga!

Lazer em Patos

  • Cruz da Menina;
  • Patos Shopping;
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição;
  • Catedral Nossa Senhora da Guia;
  • Praça Getúlio Vargas;
  • Serra Picotes;
  • Guedes Shopping;
  • Campestre Clube;
  • Praça Edvaldo;
  • Praça do Jatobá;

Santa Rita

Santa Rita é o terceiro município com maior população do estado e possui aproximadamente 138.093 habitantes. É a cidade que mais produz cana de açúcar e abacaxi, detentora do patrimônio sacro do estado de maior volume.

É o município com maior quantidade de fontes de água mineral da Paraíba, existindo várias empresas embasadas nesse rico recurso, seu lado artístico é riquíssimo em detalhes, porém, ainda é pouco explorado.

As festas típicas na cidade também acontecem, dentre elas estão a Festa da Padroeira e a Festa de São João, são bastante repercutidas na cidade e atraem muitas pessoas. A infraestrutura do município é bem positiva e seus serviços agradam a população.

Lazer em Santa Rita

  • Teatro Oficina de Artes;
  • Recanto do Lazer;
  • Teatro Ivonaldo Rodrigues;
  • Brisas Park;
  • Praça Antenor Navarro;
  • Recanto do Lazer;
  • Ilha da Restinga;
  • Mirante do Atalaia;
  • Mata do Amém;
  • Ilha Tiriri;
  • Festa da Padroeira;
  • Festa de São João;
  • Forte Velho;
  • Capela do antigo Engenho Uma;
  • Igreja de Nossa Senhora das Batalhas;

Como é o custo de vida na Paraíba?

O custo de vida na Paraíba pode variar consideravelmente dependendo da cidade em que você escolher morar e do seu estilo de vida pessoal. No geral, a Paraíba tende a ser mais acessível em comparação com algumas regiões metropolitanas do Brasil, mas é importante levar em conta os seguintes fatores ao avaliar o custo de vida no estado:

  1. Habitação: O custo de moradia varia de acordo com a cidade. João Pessoa, a capital, tende a ter aluguéis e preços de imóveis mais elevados do que cidades menores. É importante pesquisar os preços de aluguel e compra de imóveis na área de interesse. Mas quando comparamos a São Paulo ou Rio de Janeiro, João Pessoa acaba sim saindo mais barato.
  2. Alimentação: A alimentação na Paraíba pode ser bastante acessível, especialmente se você optar por comprar alimentos em feiras livres e mercados locais. Restaurantes variam em preço, desde opções econômicas até restaurantes mais sofisticados.
  3. Transporte: O custo do transporte pode variar dependendo da cidade. João Pessoa possui um sistema de transporte público, e o custo das passagens é relativamente baixo. Considere também gastos com combustível e manutenção de veículo, se aplicável.
  4. Educação: Escolas públicas são gratuitas, mas escolas particulares têm mensalidades que variam. Universidades públicas também oferecem ensino gratuito de qualidade.
  5. Saúde: O acesso à saúde pública é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, muitas pessoas optam por serviços de saúde privados, como planos de saúde ou consultas particulares.
  6. Lazer: A Paraíba oferece diversas opções de lazer, como praias, parques e eventos culturais gratuitos ou a preços acessíveis.
  7. Serviços: Serviços como energia elétrica, água e internet têm preços competitivos em relação a outras regiões do Brasil.
  8. Impostos: Esteja ciente dos impostos locais, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que podem variar dependendo da cidade.
  9. Segurança: A segurança é geralmente boa em muitas áreas da Paraíba, mas é importante verificar a situação de segurança na cidade específica em que você planeja morar.
  10. Emprego: Oportunidades de emprego e salários também podem afetar o custo de vida. Considere as perspectivas de carreira na sua área de atuação na Paraíba.

Em resumo, o custo de vida na Paraíba pode ser considerado mais acessível do que em algumas regiões do Brasil, mas ainda assim é importante fazer um planejamento financeiro adequado e considerar todos os fatores relevantes ao decidir morar no estado. Pesquisar as condições específicas da cidade em que você pretende residir é fundamental para avaliar o custo de vida de forma mais precisa.

Agradecemos a sua leitura até aqui! Nossa Equipe espera ter ajudado você, deixe seu comentário nos contando o que achou e acompanhe o Agora Viagem!

Dúvidas frequentes sobre Morar na Paraíba

Qual é a capital da Paraíba (PB)? O que tem para conhecer por lá?

A cidade de João Pessoa é sua capital! Conheça por lá:
Centro Cultural São Francisco;
Estação Cabo Branco;
Farol de Cabo Branco;
Casa dos Azulejos;
Mercado de Artesanato;
Igreja Nossa Senhora do Carmo; Paróquia Santo Antônio de Lisboa; Igreja de São Frei Pedro Gonçalves;
Praia de Tambaú; Praia de Cabo Branco; Praia do Bessa; Ilha de Areia Vermelha; Costa do Conde; Praia do Jacaré; Piscinas naturais de Picãozinho; Piscinas naturais do Seixas; Praia de Carapibus; Intermares; Praia do Amor;
Parque Zoobotânico Arruda Câmara;
Aquário Paraíba;
Museu e Cripta de Epitácio Pessoa; Museu da cidade de João Pessoa; Museu de Esculturas;

Por que devo morar na Paraíba?

As cidades do estado oferecem opções para todos os gostos, possuem boa qualidade de vida, serviços gerais, segurança e claro, belas paisagens!

O que tem em Paraíba?

Paraíba é um estado é repleto de belas paisagens que encantam quem passa por lá, conta com piscinas naturais, belíssimas praias, cachoeiras e um clima tropical durante o ano todo! Além disso, possui importantes riquezas arqueológicas, como o Parque Estadual Pedra da Boca que abriga formações rochosas.

Como é a segurança na Paraíba?

Em 2021, a Paraíba terminou o ano com a 2ª menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 12 anos e voltou a reduzir as ocorrências de assassinatos em números absolutos (1.161 contra 1.166 casos). No 1º quadrimestre de 2022, a diminuição das ocorrências continua acontecendo, com queda de 4% nos crimes contra a vida registrados em território paraibano. Por isso é considerado um estado seguro.

Como é a Paraíba?

A Paraíba é um estado localizado na região Nordeste do Brasil. Sua capital é João Pessoa, que é também a cidade mais populosa do estado. A Paraíba tem um clima tropical, com temperaturas elevadas na maior parte do ano. A região costeira tende a ser mais úmida, enquanto o interior pode experimentar períodos de seca. A cultura paraibana é rica e diversificada, refletindo a influência de diferentes grupos étnicos e tradições. A música, dança e festivais são importantes expressões culturais na Paraíba. A culinária paraibana é conhecida por pratos tradicionais, como a carne de sol, macaxeira (aipim ou mandioca), feijão verde, e outras iguarias regionais. A comida reflete a influência da cultura indígena, africana e portuguesa. O estado possui diversas praias ao longo de sua costa, como as praias de Tambaú e Cabo Branco em João Pessoa. Além disso, a Paraíba abriga o Parque Nacional do Vale do Catimbau, que é uma área de preservação ambiental. A Paraíba tem uma história rica, tendo sido palco de eventos importantes durante o período colonial e o Brasil Império. A Revolta da Balaiada, por exemplo, ocorreu na Paraíba no século XIX. Além de tudo isso, o estado é conhecido por suas festas populares, como o Carnaval, São João e festivais culturais que celebram as tradições locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *