Pular para o conteúdo

Normandia: Conheça um dos palcos históricos da Segunda Guerra Mundial!

Avalie

Está pensando em realizar uma viagem internacional e não sabe o que fazer em Normandia? A equipe do Agora Viagem irá lhe prover os melhores destinos desta região. Confira!

Para assim prosseguir com o desenvolvimento do planejamento da viagem, é preciso buscar quais são os fazeres do local, buscar hotéis e montar o roteiro da melhor forma possível. Para isso, é de grande importância traçar alguns lugares de almejo, para tornar a viagem proveitosa!

Neste viés, o artigo de hoje é voltado para lhe informar acerca de alguns dos muitos lugares para conhecer na Normandia. Acompanhe a seguir!

Conheça Normandia

De primeiro modo, é preciso contextualizar a você que deseja conhecer este lugar histórico, propriamente antes de começar a dissertar sobre o que fazer. Confira!

É uma histórica região localizada no norte da França, ao longo da costa do Canal da Mancha, é conhecida por sua bela paisagem rural, suas praias pitorescas, seus impressionantes penhascos brancos e sua rica história.

Normandia, o palco do dia "D".
Normandia, o palco do dia “D”.

A Normandia foi fundada por vikings no século IX e, desde então, passou por várias mudanças políticas e culturais. Originalmente, a região foi conquistada pelos duques de Normandia no século XI, incluindo William, o Conquistador, que liderou a invasão da Inglaterra em 1066.

Ademais, a região foi um importante campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, no que remonta ao dia 6 de junho de 1944, quando as forças aliadas desembarcaram nas praias da Normandia, em um ataque que ficou conhecido como o “Dia D”. Isso marcou o início da libertação da França da ocupação nazista e foi um ponto de virada significativo na guerra.

Hodiernamente, a Normandia é um destino turístico popular, atraindo visitantes que desejam experimentar sua cultura única, provar sua deliciosa culinária e visitar seus muitos locais históricos e monumentos.

Por que viajar para Normandia

Como já evidenciado quando trouxemos um pouco mais sobre a região no tópico anterior, a região foi o palco principal de grandes eventos na história, o que desperta a curiosidade de qualquer uma a ir conhecê-la.

Além dos grandes eventos que marcaram a história, a Normandia também é famosa por sua gastronomia, pratos regionais e bebidas. A região tem uma paisagem variada, com falésias, praias, campos e vilas pitorescas.

A arquitetura é impressionante, com muitas catedrais, castelos e igrejas para visitar e também contêm uma rica tradição artística e literária, com muitos artistas e escritores famosos que viveram ou já escreveram e realizaram grandes obras por lá.

O que fazer em Normandia? Confira!

Assim como já contextualizado, a Normandia apresenta diversos pontos turísticos que remontam a época da Segunda Guerra Mundial, especialmente o Dia D.

Deste modo, irei trazer uma série de lugares que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem para esta região, acompanhe a seguir!

Praias do Dia D

Primariamente, não teria como começar com outro local, visto que as praias do Dia D remontam um dia memorável em toda a história da humanidade.

Este dia ocorreu em meio as praias de Omaha, Utah, Juno, Sword e Gold, que foram palco da invasão aliada na Normandia em 6 de junho de 1944.

O famoso Dia "D".
O famoso Dia “D”. Foto: Reprodução

As praias do Dia D, localizadas na costa norte, foram o cenário do desembarque dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial, foram cruciais para a libertação da França ocupada pelos nazistas. A praia de Omaha, em particular, foi o local mais difícil para os Aliados, pois enfrentaram forte resistência alemã.

Hoje, as praias são um local popular para visitantes que desejam aprender sobre a história com museus e monumentos espalhados pela região.

Cidade de Bayeux

É uma cidade histórica que abriga a famosa Tapeçaria de Bayeux, um bordado que narra a conquista normanda da Inglaterra em 1066. A cidade também possui uma bela catedral gótica e um encantador centro histórico.

A catedral de Bayeux, foi construída entre os séculos XI e XIII e é uma atração imperdível da cidade. No geral, com a sua visita a cidade, você irá perceber que há uma certa atmosfera charmosa e é repleta de edifícios antigos e ruas estreitas.

Monte Saint-Michel

O Monte Saint-Michel é uma ilha rochosa localizada no Canal da Mancha, a cerca de 1 km da costa da Normandia e com certeza merece um lugar no seu roteiro.

A ilha abriga um mosteiro construído no século VIII, que foi um importante centro de peregrinação durante a Idade Média. Hodiernamente, o Monte Saint-Michel é um destino turístico popular, com suas ruas estreitas de paralelepípedos, lojas e restaurantes.

Monte Saint-Michel.
O Monte Saint-Michel proporciona uma bela vista panorâmica. Foto: Reprodução

O local é considerado uma das maravilhas arquitetônicas da França e é um Patrimônio Mundial da UNESCO, além de apresentar uma bela vista panorâmica para quem o visita.

Cidade de Rouen

Outro lugar muito interessante para se conhecer na região é a cidade de Rouen, que condiz a uma cidade histórica com uma catedral gótica impressionante e uma grande variedade de museus e galerias de arte.

No mais, A catedral de Notre-Dame de Rouen é uma das mais incríveis da França, com suas torres altas e fachada decorada. A cidade contém muitos museus e galerias de arte, como já mencionado, no que inclui o Musée des Beaux-Arts de Rouen, que abriga uma coleção de arte europeia do século XVI ao século XX.

E aí, Gostou do artigo?

Teve tranquilidade em montar o seu roteiro de viagem após realizar a leitura do nosso artigo? De fato, a Normandia é repleta de atrações históricas, visto que a região serviu como palco para grandes eventos de muita relevância para a História.

Se assim desejar, pode deixar uma dúvida, sugestão ou complementar alguma informação que ficou de fora do conteúdo proposto, no campo abaixo disposto!

Para mais conteúdos sobre viagens, acesse a página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes

O que foi o dia “D”?

O dia “D” que foi muitas vezes mencionado neste artigo, foi uma operação militar realizada pelos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial em 6 de junho de 1944, que teve o objetivo de estabelecer a libertação da França ocupada pelos nazistas. A missão envolveu o desembarque de mais de 150.000 soldados das forças aliadas, que enfrentaram forte resistência das forças alemãs estacionadas na região. No geral, a operação foi considerada um sucesso e marcou um ponto de virada significativo na guerra.

Onde ocorreu o desembarque do dia “D” na Normandia?

As praias do Dia D remontam um dia memorável em toda a história da humanidade, este evento ocorreu em meio as praias de Omaha, Utah, Juno, Sword e Gold, localizadas na costa norte, foram o cenário do desembarque dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *