Pular para o conteúdo

O que fazer em Belém? 10 dicas e mais sobre o que fazer na capital paraense!

Avalie

Vai viajar, mas não sabe o que fazer em Belém? Fique tranquilo, pois nesse artigo do Agora Viagem iremos disponibilizar as melhores dicas sobre o destino e tudo que há para fazer por lá, por isso acompanhe e não perca nenhum detalhe!

Belém é uma cidade com muita história para contar, localizada no norte do país, com um grande centro comercial e cultural, região rica em arquitetura, gastronomia e fé, com diversos pontos turísticos para você montar um roteiro!

Por isso, é um destino que não pode ficar de fora quando o assunto é conhecer cidades históricas do Brasil, e para te ajudar a encontrar os melhores passeios por lá, preparamos esse artigo com várias dicas, acompanhe!

Mais sobre Belém

O que fazer em Belém? Saiba tudo!
O que fazer em Belém? Saiba tudo! Foto: Pixabay / Pinterest

Belém é uma das capitais mais interessantes da Amazônia para se conhecer, é uma cidade que foi moldada pela mistura das culturas dos negros escravizados, com indígenas e europeus, região conhecida por conter a festa do Círio de Nazaré, que é uma das maiores manifestações religiosas do mundo todo.

A capital ainda oferece sabores únicos, belezas amazônicas incríveis, muita história e muita cultura, além de diversos pontos turísticos e passeios maravilhosos, é claro! Belém é uma cidade rica em história, arquitetura e gastronomia, fundada em 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco, com o objetivo de povoar o interior do país e barrar a invasão de povos europeus.

Como é o clima? Como chegar?

Para planejar uma viagem adequada, também é bastante interessante que você saiba um pouco sobre o clima da região, dessa forma irá evitar possíveis imprevistos! Belém é uma região que possui um clima quente e muito úmido, típico das regiões que ficam próximas à linha do equador.

Pelas influências da floresta amazônica, também ocorrem por lá muitas chuvas, por isso prepare a sua mala com roupas frescas para o dia a dia, roupas de banho e alguns casaquinhos para a noite! E nos períodos de seca, as temperaturas chegam a ultrapassar os 35°C.

A principal porta de entrada para Belém é o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans, que recebe voos diretos das principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife entre outras.

Veja também: Telefone e demais contatos da Rodoviária de Belém!

Mas afinal, o que fazer em Belém?

Agora que você já conferiu algumas dicas importantes sobre o destino, chegou a hora de ficar por dentro das melhores atrações turísticas para se conhecer e os melhores passeios em Belém, por isso não deixe de acompanhar cada detalhe!

Centro Histórico de Belém

Centro Histórico de Belém
Centro Histórico de Belém Foto: Flickr

Para começar, nada mais justo do que um passeio pelo Centro Histórico de Belém, já que a região conta com as principais atrações turísticas da capital, como o famoso Forte do Presépio, além da Catedral Metropolitana de Belém, que foi erguida no século XVIII, partindo o tradicional Círio de Nazaré.

Na praça da catedral você encontra ainda o Museu da Arte Sacra de Belém e vários outros pontos turísticos interessantes! Além disso, o local chama bastante a atenção dos seus visitantes pela arquitetura diferenciada, que foi inspirada na Belle Époque!

Feira do Açaí

Feira do Açaí
Feira do Açaí Foto: Pinterest

Que tal viajar para Belém na época em que acontece a tradicional Feira do Açaí? Isso mesmo, a feira é um dos mercados mais tradicionais ao ar livre da capital, que demanda muita disposição, já que ela acontece em plena madrugada, próximo ao Mercado Ver-o-Peso.

No local acontece a descarga do açaí, que chega em Belém pelo rio e representa a grande importância do fruto por lá, responsável por movimentar a economia da região, assim como a gastronomia! O ideal para visitar a feira, é estar no local por volta das 5 horas da madrugada.

Mercado Ver-o-Peso

Mercado Ver-o-Peso
Mercado Ver-o-Peso Foto: Pinterest

Como citamos anteriormente o Mercado Ver-o-Peso, achamos interessante também o incluir em nosso roteiro de passeios, já que ele é o coração pulsante de Belém desde o ano de 1626. O mercado fica localizado no Boulevard Castilhos França, na Campina, na baía de Guajará.

Era ali que funcionava a Casa do Haver-o-Peso, um importantíssimo entreposto fiscal que servia para medir o peso das mercadorias e os impostos à Coroa Portuguesa. Com o passar do tempo, se tornou um dos maiores mercados a céu aberto de toda a América Latina, além de ponto turístico, vale super a pena visitar!

Estação das Docas

Estação das Docas
Estação das Docas Foto: Pinterest

A Estação das Docas é o antigo porto da cidade, construído no século XIX. O local foi totalmente restaurado e hoje funciona como um grande complexo turísticos e gastronômico da cidade de Belém, à beira da Baía do Guajará, erguida onde foi construído em 1665 o Forte de São Pedro Nolasco, e suas ruínas podem ser visitadas até hoje!

Além de toda a sua importância e história, na Estação das Docas é possível encontrar ótimas opções de lazer e gastronomia, com preços bem bons! O local ainda possui um grande destaque para o seu pôr do sol, que é sem dúvidas inesquecível!

Forte do Presépio

Forte do Presépio
Forte do Presépio Foto: Pinterest

Também chamado de Forte do Castelo de Belém, o Museu do Forte do Presépio é um dos pontos turísticos mais importantes e mais visitados da capital, com uma localização super privilegiada na cidade velha. O forte foi erguido em 1616, revitalizado e transformado em museu no ano de 2002, com o título de primeira construção de Belém, fundando a cidade.

O Forte do Presépio faz parte do complexo Feliz Lusitânia, uma região que concentra os principais pontos turísticos de Belém, sendo a parte mais antiga da cidade!

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no estado do Pará!

Mangal das Garças

Mangal das Garças
Mangal das Garças Foto: Flickr

Quer conhecer um pedacinho da floresta amazônica em Belém? Então você não pode deixar de fazer uma visita ao Mangal das Garças, um enorme parque ecológico localizado na cidade! O parque conta com:

  • Museu Amazônico da Navegação;
  • Viveiro de Pássaros;
  • Borboletário;
  • Orquidário;
  • Farol de Belém;

O local é ideal para um passeio em família super divertido, numa visita você pode aproveitar para passar um tempo caminhando pelo lugar, apreciando a vista do rio, ou ainda assistir as iguanas tomando sol. O parque conta com restaurante e lojas, com certeza não pode ficar de fora da sua lista de passeios!

Theatro da Paz

Theatro da Paz
Theatro da Paz Foto: Pinterest

O Theatro da Paz em Belém foi construído no auge da Era da Borracha, que marcou fortemente a história da cidade, assim como o Teatro Amazonas na cidade de Manaus. O local foi fundado em 1878, com estilo neoclássico e capacidade para abrigar 900 pessoas.

O Theatro da Paz recebeu esse nome pelo fim da Guerra do Paraguai na época, e atualmente é palco de peças, concerto e diversos shows populares, sendo em sua maioria gratuitos! Vale a pena visitar!

Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré Foto: Basílica de Nazaré

A Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré é considerada um patrimônio histórico do estado do Pará, sendo um dos templos católicos mais celebrados do Brasil. Para lá segue a procissão do Círio de Nazaré todos os anos, no segundo domingo do mês de outubro, sendo o maior evento religioso do país.

A Basílica foi construída no ano de 1909 e finalizada somente após a Segunda Guerra Mundial, no local onde foi encontrada pelo caboclo Plácido José de Souza a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Praça Batista Campos

Praça Batista Campos
Praça Batista Campos Foto: Pinterest

A Praça Batista Campos é um dos diversos oásis urbanos que existem em Belém, na capital do estado do Pará! A praça contém 3 mil metros quadrados e já foi até eleita uma das mais belas do Brasil.

A Praça Batista Campos foi construída no século XIX, mas passou por reformas e revitalização no ano de 2008. O seu nome é uma homenagem, a uma das maiores personalidades da Cabanagem, o Cônego Batista Campos. Se está em busca de passeios mais sossegados, vai amar o local!

Veja também: As melhores viagens baratas no Pará

Aproveite a culinária paraense

Culinária Paraense
Culinária Paraense Foto: Pixabay

É impossível viajar para Belém e não reservar um tempo para aproveitar a deliciosa gastronomia da região, a culinária paraense é uma verdadeira atração! Há uma variedade enorme de delícias do Pará para provar em Belém, se jogue nos diferentes sabores, dos sorvetes Cairu, aos pratos típicos do Pará, como o famoso tacacá!

Alguns lugares para comer bem em Belém são:

  • Lacitatá- tudo feito sem nenhum agrotóxico, pelos produtores paraenses, com pratos bem variados;
  • Remanso do Bosque- possui foco nas comidas típicas da região e releituras sofisticadas, valorizando os sabores regionais da Amazônica;
  • Tacacá do Renato- o tacacá é um famoso prato típico do Pará e você não pode deixar de provar o do Renato, com tucupi sem conservantes feitos pelos mesmos;
  • Amazon Beer- é a maior cervejaria artesanal da região, produzindo rótulos com produtos locais em sua composição, como o Bacuri;
  • Lá em Casa- fica na Estação das Docas, é um estabelecimento com comida regional deliciosa, com prestos típicos que você não pode perder!

Veja também: Melhores dicas sobre onde passar o verão!

E aí, gostou?

Se você gostou das nossas dicas sobre a cidade de Belém, aproveite para deixar um comentário abaixo nos contando, aliás qual desses passeios mais lhe interessou por lá? Comente abaixo!

Deixe suas estrelinhas para nos incentivar a trazer novos conteúdos para você, acompanhe o Agora Viagem para receber todas as nossas dicas de viagens e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Belém

Por que ir à Belém?

Belém é uma das capitais mais interessantes da Amazônia para se conhecer, é uma cidade que foi moldada pela mistura das culturas dos negros escravizados, com indígenas e europeus, região conhecida por conter a festa do Círio de Nazaré, que é uma das maiores manifestações religiosas do mundo todo. A capital ainda oferece sabores únicos, belezas amazônicas incríveis, muita história e muita cultura, além de diversos pontos turísticos e passeios maravilhosos!

Como é o clima em Belém?

Para planejar uma viagem adequada, também é bastante interessante que você saiba um pouco sobre o clima da região, dessa forma irá evitar possíveis imprevistos! Belém é uma região que possui um clima quente e muito úmido, típico das regiões que ficam próximas à linha do equador. Pelas influências da floresta amazônica, também ocorrem por lá muitas chuvas!

Como chegar até Belém?

A principal porta de entrada para Belém é o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans, que recebe voos diretos das principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife entre outras.

O que fazer em Belém?

Há muito o que fazer por lá, confira algumas opções imperdíveis:
·         Centro Histórico de Belém;
·         Feira do Açaí;
·         Mercado Ver-o-Peso;
·         Estação das Docas;
·         Forte do Presépio;
·         Mangal das Garças;
·         Theatro da Paz;
·         Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré;
·         Praça Batista Campos;
·         Culinária Paraense;

Por onde começar a conhecer Belém?

Para começar, nada mais justo do que um passeio pelo Centro Histórico de Belém, já que a região conta com as principais atrações turísticas da capital, como o famoso Forte do Presépio, além da Catedral Metropolitana de Belém, que foi erguida no século XVIII, partindo o tradicional Círio de Nazaré. Na praça da catedral você encontra ainda o Museu da Arte Sacra de Belém e vários outros pontos turísticos interessantes! Além disso, o local chama bastante a atenção dos seus visitantes pela arquitetura diferenciada, que foi inspirada na Belle Époque!

Além de atrações turísticas, o que fazer em Belém?

É impossível viajar para Belém e não reservar um tempo para aproveitar a deliciosa gastronomia da região, a culinária paraense é uma verdadeira atração! Há uma variedade enorme de delícias do Pará para provar em Belém, se jogue nos diferentes sabores, dos sorvetes Cairu, aos pratos típicos do Pará, como o famoso tacacá!

Onde comer em Belém?

Alguns lugares para comer bem em Belém são:
·         Lacitatá- tudo feito sem nenhum agrotóxico, pelos produtores paraenses, com pratos bem variados;
·         Remanso do Bosque- possui foco nas comidas típicas da região e releituras sofisticadas, valorizando os sabores regionais da Amazônica;
·         Tacacá do Renato- o tacacá é um famoso prato típico do Pará e você não pode deixar de provar o do Renato, com tucupi sem conservantes feitos pelos mesmos;
·         Amazon Beer- é a maior cervejaria artesanal da região, produzindo rótulos com produtos locais em sua composição, como o Bacuri;
·         Lá em Casa- fica na Estação das Docas, é um estabelecimento com comida regional deliciosa, com prestos típicos que você não pode perder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *