Pular para o conteúdo

O que fazer em Capitólio? Melhores opções de passeios e pontos turísticos!

2/5 - (1 voto)

Está em busca do que fazer em Capitólio? Então não deixe de acompanhar esse artigo com todas as dicas sobre o destino que você precisa saber, além de melhores opções de passeios e pontos turísticos para conhecer por lá!

A cidade de Capitólio é conhecida como o Mar de Minas Gerais, e por isso já virou um dos destinos mais procurados do país, indo muito além dos mineiros! Os Cânions e a água de cor verde esmeralda por lá conquistaram todos os turistas!

Por isso, Capitólio é um destino que não pode faltar em sua lista de cidades para conhecer no Brasil! A seguir no artigo conheça mais sobre o destino e logo após as melhores opções de passeios e atrações por lá!

Mais sobre Capitólio

O que fazer em Capitólio? Veja!
O que fazer em Capitólio? Saiba tudo! Foto: Pinterest

Capitólio está entre os melhores destinos para se visitar em Minas Gerais, é o lugar perfeito para uns bons dias de descanso em meio a uma bela natureza que a cidade possui! A região possui as mais belas cachoeiras do estado, cercada pelo Lago da Represa de Furnas.

A região toda de Capitólio é cercada por uma boa infraestrutura turística, por isso pode ser facilmente encontradas boas opções de hospedagens, excelente culinária, noites super animadas e tudo que você precisa para uma boa viagem, seja de férias, ou apenas um feriado prolongado!

Se você está pensando em viajar para Capitólio, mas está em dúvida se é realmente uma boa opção, fique até o fim desse artigo, que com certeza você fará as suas malas amanhã mesmo rumo a cidade!

Onde fica Capitólio? Como chegar?

Capitólio é uma cidade turística do estado de Minas Gerais e não é muito difícil de chegar até lá! A cidade está a cerca de 282 quilômetros de Belo Horizonte, a cerca de 440 quilômetros de São Paulo e a 635 quilômetros do Rio de Janeiro.

O primeiro passo para definir a sua viagem, é pensar na locomoção, por isso a melhor maneira de chegar ao destino irá depender apenas de você e da cidade em que você está! Para quem vem de longe, saiba que os aeroportos me os distantes são o de Confins em Belo Horizonte e o Viracopos em Campinas, por isso é necessário alugar um carro ou pegar um ônibus até Capitólio!

A melhor escolha é viajar de carro até a cidade, já que dessa forma você não irá depender de excursões para conhecer todas as atrações de Capitólio, tendo muito mais autonomia! Por isso que, não viaja de carro, pode optar por alugar um!

Viajando de ônibus:

  • Partindo de Belo Horizonte, a companhia que oferece o trajeto é a Expresso Gardênia, cerca de 4h de viagem;
  • Partindo de São Paulo, é possível viajar com a Expresso União em ônibus eito ou executivo, levando cerca de 8 horas de viagem;
  • Partindo de Campinas, a viagem irá durar cerca de 6 horas em ônibus executivo ou leito, com a Expresso União;
  • Para quem vem do Rio de Janeiro, não existe um ônibus direto para Capitólio, é preciso ir até Belo Horizonte e pegar um ônibus de lá!

Leia também: Os melhores destinos de viagens baratas no estado de Minas Gerais!

Mas afinal, o que fazer em Capitólio?

Agora que você já sabe alguns detalhes importantes sobre o destino e como chegar até ele, já pode conhecer algumas opções de passeios e pontoa turísticos que Capitólio oferece aos seus visitantes!

Capitólio tem ótimos destinos tanto para quem deseja aproveitar longas férias ou apenas um feriado prolongado, por isso uma viagem para essa encantadora região de Minas Gerais recarrega as energias de qualquer visitante! A seguir veja as opções de passeios que encontramos em Capitólio!

Mirante dos Cânions

Mirante dos Cânions
Mirante dos Cânions Foto: Facebook

Para começar, nada mais justo do que uma vista do alto do Mirante dos Cânions de Capitólio, um dos cartões postais da cidade e o grande responsável por tamanha fama que a cidade recebe, sendo o local ideal para fotos incríveis!

O mirante fica localizado na beira da MG-050, e com fácil acesso, pode ser visitado tranquilamente, com diversos ângulos incríveis! É lá onde pode-se observar o Lago de Furnas em meio ao cenário do Cânion de Capitólio, com cachoeiras e passeios de lancha, é um passeio imperdível!

Passeios de Lancha

Passeios de Lancha, 4 lanchas
Passeios de Lancha Foto: Facebook

Já que indicamos um passeio no Mirante dos Cânions, lá de cima é possível ter uma noção da imensidão do lado da Represa de Furnas, com 1440 km² de área, é o famoso Mar de Minas, uma das maiores atrações turísticas da região da cidade!

Apesar do mirante já ser lindo, que tal um passeio de lancha e um mergulho no Lago no Lago de Furnas? Isso mesmo, o passeio é incrível e tem direito a várias cachoeiras e bares flutuantes para um belo dia ensolarado! O passeio vai de acordo com sua preferência, pode ser mais rápido ou durar o dia inteiro.

Os passeios duram em média 3 a 7 horas, com diferentes tipos de embarcações, como lanchas e chalanas! As principais paradas são na Lagoa Azul, Vale dos Tucanos, a Cachoeira Cascatinha, os Cânions de Capitólio e Cachoeirinha da Ilha, são destinos imperdíveis, esse é um dos passeios que mais valem a pena por lá!

Cachoeiras

Cachoeira em Capitólio
Cachoeira em Capitólio Foto: Facebook

Como a região de Capitólio possui uma beleza natural exuberante, não poderia deixar de ter as melhores cachoeiras! Capitólio possui diversas cachoeiras que valem a pena serem conhecidas, se você quiser conhecer todas, 10 dias no máximo de viagem serão necessários!

As principais cachoeiras da cidade possuem acesso pela Rodovia MG-050 e facilita bastante a viagem, dessa forma você conseguirá visitar mais de uma no mesmo dia! Para quem procura passeios mais longos, boas pedidas são as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdidos, as Cachoeiras Pé da Serra, o complexo da Cachoeira da Capivara e as Cachoeiras do retro Viking!

Já para os que preferem cachoeiras com acesso mais fáceis para relaxar, vão preferir a Cachoeira d do Filó, Cachoeira Diquadinha, Cachoeira do poço Dourado e a Cachoeira do Lobo! E por fim, os que procuram grandes quedas d’água, vão amar visitar a Cachoiera Fecho da Serra e a Cachoeira Casca d’Anta!

Veja também: Saiba a melhor época do ano para conhecer o estado de Minas Gerais!

Trilha do Sol

Trilha do Sol
Trilha do Sol Foto: Trilha do Sol

Para quem procura opções de passeios que durem o dia inteiro, vai amar conhecer a Trilha do Sol! O circuito da Trilha do Sol conta com a Cachoeira do grito e a Cachoeira do Poço Dourado, sem contar um lindo mirante e prontos para banho!

O local possui uma excelente infraestrutura, com caminhos autoguiados, monitores, banheiros, restaurantes, redário e uma pequena piscina para aproveitar! Esse é o passeio ideal para quem viaja em família, o percurso tem apenas 3 km e sua trilha pode ser considerada nível médio para quem não é habituado! Vale super a pena fazer esse passeio!

Pedreira Lagoa Azul

Pedreira Lagoa Azul
Pedreira Lagoa Azul Foto: Wikipédia

Esse é um local muito visitado na região, já que ele atrai a curiosidade de milhares de turistas, devido ao intenso tom da cor da água, que é incrível! O local não é uma cachoeira e nem uma obra natural da natureza!

A pedreira é formada pelos restos de uma antiga área de extração mineral que por ali ficava, que devido as escavações e retiradas de pedras, a água do subsolo brotou, no momento ela se encontra desativada, mas quem deseja apreciar a bela paisagem pode aproveitar! Caso queira entrar na água, não se esqueça de conferir se isso é permitido!

Usina Hidrelétrica de Furnas

Usina Hidrelétrica de Furnas
Usina Hidrelétrica de Furnas Foto: Flickr

A Usina Hidrelétrica de Furnas é um dos grandes responsáveis pela fama da cidade, por isso vale muito a pena ser visitada! A represa é artificial, foi construída no Curso do Rio Grande para o funcionamento da usina e hoje é o grande Mar de Minas Gerais!

O local atrai muitos visitantes durante todos os anos, já que os cenários são incríveis em maios as cachoeiras, cânions e o grande lago formado pela represa! Vá ao local especialmente no fim da tarde, quando acontece o incrível pôr do sol!

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no estado de Minas Gerais!

E aí, gostou?

Caso tenha gostado de conhecer um pouquinho sobre a cidade de Capitólio, deixe um comentário abaixo nos contando, com certeza esse é um destino que você irá se encantar, aliás, qual dessas opções de passeios você mais se interessou?

Aproveite para acompanhar o Agora Viagem e ficar por dentro de todas as nossas dicas de viagens, deixar suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Capitólio

Por que conhecer Capitólio?

Capitólio está entre os melhores destinos para se visitar em Minas Gerais, é o lugar perfeito para uns bons dias de descanso em meio a uma bela natureza que a cidade possui! A região possui as mais belas cachoeiras do estado, cercada pelo Lago da Represa de Furnas. Capitólio é cercada por uma boa infraestrutura turística, por isso pode ser facilmente encontradas boas opções de hospedagens, excelente culinária, noites super animadas e tudo que você precisa.

Onde fica Capitólio?

Capitólio é uma cidade turística do estado de Minas Gerais e não é muito difícil de chegar até lá! A cidade está a cerca de 282 quilômetros de Belo Horizonte, a cerca de 440 quilômetros de São Paulo e a 635 quilômetros do Rio de Janeiro.

Como chegar em Capitólio?

Para quem vem de longe, saiba que os aeroportos me os distantes são o de Confins em Belo Horizonte e o Viracopos em Campinas, por isso é necessário alugar um carro ou pegar um ônibus até Capitólio! A melhor escolha é viajar de carro até a cidade, já que dessa forma você não irá depender de excursões para conhecer todas as atrações de Capitólio, tendo muito mais autonomia! Por isso que, não viaja de carro, pode optar por alugar um!

O que fazer em Capitólio?

Há muito o que fazer em Capitólio, para começar conheça o Mirante dos Cânions, faça um passeio de lancha, conheça as suas belíssimas cachoeiras, vá ao circuito da Trilha do Sol, aprecie o pôr do sol na Usina Hidrelétrica de Furnas e conheça a Pedreira Lagoa Azul!

Como chegar a Capitólio de ônibus?

·         Partindo de Belo Horizonte, a companhia que oferece o trajeto é a Expresso Gardênia, cerca de 4h de viagem;
·         Partindo de São Paulo, é possível viajar com a Expresso União em ônibus eito ou executivo, levando cerca de 8 horas de viagem;
·         Partindo de Campinas, a viagem irá durar cerca de 6 horas em ônibus executivo ou leito, com a Expresso União;
·         Para quem vem do Rio de Janeiro, não existe um ônibus direto para Capitólio, é preciso ir até Belo Horizonte e pegar um ônibus de lá!

1 comentário em “O que fazer em Capitólio? Melhores opções de passeios e pontos turísticos!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *