Pular para o conteúdo

O que fazer em Cunha? Veja as principais atrações turísticas!

Avalie

Está em busca do que fazer em Cunha? Então acompanhe esse artigo do Agora Viagem até o fim, onde mostraremos as melhores opções de passeios na cidade do estado de São Paulo!

Para quem ainda não conhece o munícipio, ele fica localizado no leste do estado de São Paulo, no Brasil e sua população tem mais 10.639 mil habitantes, segundo o IBGE.

A cidade interiorana não é muito procurada pelos turistas quando se fala em viajar para São Paulo, mas na verdade Cunha tem muito a oferecer, principalmente em relação a sua estrutura turística, que é excelente!

A natureza do Vale do Paraíba é inconfundível e por isso você consegue avistá-la de diversos locais, até dos restaurantes, dos bistrôs, das pousadas, das trilhas, cachoeiras e de muitos outros locais, por isso é um excelente destino para os amantes da natureza!

Para te ajudar a planejar seu roteiro de passeios na cidade, desenvolvemos esse artigo com as melhores opções, mas antes de te apresentarmos quais são elas, conheça um pouco mais sobre o destino!

Mais sobre Cunha

O que fazer em Cunha, Veja
O que fazer em Cunha, veja! Foto: Reprodução

Cunha é uma cidade caracterizada pelo clima serrano, mesclado a calmaria e a tranquilidade de um munícipio do interior paulista! A cidade fica localizada no encontro das serras da Quebra-Cangalha, do Mar e da Bocaina.

Cunha foi fundada em 1785, antigamente conhecida como Facão na época colonial! A cidade funcionava como a última parada dos tropeiros que passavam pela estrada real até chegar ao porto de Paraty.

Atualmente Cunha é intitulada como Estância Climática pelo Governo Estadual, a sua área urbana é super charmosa, com um clima familiar e algumas curiosidades interessantes, é que a cidade conta com apenas um semáforo, é considerada a terra dos ceramistas, dos fuscas e concentra a maior produção de pinhão do país!

Onde fica Cunha?

É normal que quem ainda não conhece a cidade não saiba se localizar muito bem, por isso iremos te ajudar! Cunha fica localizada na divisa do Rio de Janeiro e São Paulo, no alto do Vale do Paraíba!

Cunha fica a apenas 230 km da capital paulista e a 300 km do Rio de Janeiro, além de ficar bem próxima a outras cidades bastante visitadas na região, como Paraty, Angra dos Reis e Ubatuba! Para te localizar melhor, confira a localização exata da cidade no mapa abaixo!

Quanto tempo ficar em Cunha?

Está planejando sua viagem, mas não sabe quantos dias ficar em Cunha? Podemos afirmar que um final de semana já basta para conhecer as principais atrações da cidade, focando mais na região central, é claro!

Caso queira aproveitar todas as opções que a cidade oferece, além de curtir as cachoeiras, os parques e as trilhas, uns 5 dias bastam! Geralmente os turistas fazem roteiros de dois a três dias, englobando feriados e finais de semana! Vai depender do seu orçamento e do que você deseja conhecer.

Afinal, o que fazer em Cunha?

Cunha é uma cidade que tem muito a oferecer, a natureza serrana é uma das principais coisas, pois está presente nos passeios mais realizados na cidade, seja nas trilhas, cachoeiras ou até mesmo nos restaurantes!

Isso é só um gostinho do que Cunha tem a oferecer, se você quer ficar por dentro das opções de passeios que selecionamos para você na cidade continue acompanhando esse artigo, você não irá se arrepender!

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas em São Paulo!

Estrada Cunha- Paraty

Estrada Cunha- Paraty
Estrada Cunha- Paraty Foto: Facebook Cunha

Esse é um dos trajetos que possui o cenário mais cenográfico do Brasil, é um dos maiores cartões postais e Cunha! A estrada possui mais de 49 km de extensão e 9,4 km fica dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

A estrada é continuação da SP-171, de Guaratinguetá até o Rio de Janeiro, ao longo do caminho é possível ver muitas belas paisagens, principalmente de áreas preservadas e de cachoeiras, além de poder avistar alguns animais silvestres!

O local concentra as principais atrações de Cunha, por isso se você deseja tutistar na cidade, nada mais justo do que passar pela Estrada Cunha- Paraty e conhecer atrações como o Lavandário, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Pedra da Macela.

Pedra da Macela

Pedra da Macela
Pedra da Macela Foto: Flickr

Como citamos anteriormente, essa á uma das atrações que você encontra no trajeto da Estrada Cunha- Paraty! Também chamada de Pico da Macela, esse é o lugar mais alto da cidade, onde se é possível avistar Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande!

A Pedra da Macela é um programa para levar toda a família, o trajeto pode ser feito sozinho ou de forma guiada, o que é bastante indicado! Ao longo da trilha diversas paisagens encantadoras irão te cercar, como as belas paisagens do Parque Estadual da Serra e do Mar!

Lavandário

Lavandário
Lavandário Foto: Maps

Outra atração localizada na Estrada Cunha- Paraty é o Lavandário, uma das atrações mais imperdíveis de Cunha! Ele foi inaugurado em 2013 e por lá você encontra mais de 40 mil pés de diversas espécies de lavanda, com uma ampla vista para o Vale do Paraíba!

As épocas mais indicadas para visitar o local são entre o outono e a primavera, quando as flores estão mais abertas! Mas pode ser visitado durante o ano todo. O Lavandário possui lanchonete e oferece diversos tipos de cafés e lanches, além das comidas artesanais feitas de lavanda!

Por lá ainda existe uma loja com diversos produtos, dentre eles óleos essenciais, sabonetes, cremes, shampoos, artesanatos e muito mais! Você ainda pode conhecer um pouco sobre o cultivo das flores e participar do Vivências entre Lavandas, um programa de cultivo.

Parque Estadual da Serra do Mar

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar Foto: Wikipédia

Esse parque foi criado em 1977, sendo a maior porção de Mata Atlântica preservada continuamente do Brasil, são cerca de 332 hectares, percorrendo 25 munícipio de São Paulo! O lugar é caracterizado por muita biodiversidade e natureza, com mais de 1300 espécies de animais e mais de 1200 espécies de plantas!

O Parque Estadual da Serra do Mar se divide em 8 núcleos principais, o Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Santa Virgínia, Curucutu, Itariru, Conhe e Itutinga-Pilões. O local é uma parada obrigatória na cidade, é ótimo para levar a família e aproveitar um banho de cachoeira, fazer trilhas, piqueniques e muito mais! Lembre-se de levar seu próprio lanche e bebida pois o local não possui estrutura!

Cachoeiras em Cunhas

Canto das Cachoeiras
Canto das Cachoeiras Foto: Canto das Cachoeiras

As cachoeiras são as principais atrações das belezas naturais de Cunha, além de oferecerem paisagens belíssimas, elas são ótimas para passar um dia relaxando e tomar um bom banho! Você pode encontrar diversas opções de cachoeiras em Cunha, mas existem algumas que possuem mais destaque, confira abaixo as mais famosas:

  • Cachoeira do Pimenta;
  • Cachoeira do Desterro;
  • Cachoeira do Mato Limpo;
  • Canto das Cachoeiras;

Veja também: O que conhecer em São Paulo?

Trilhas em Cunha

Trilha do Rio Paraibuna
Trilha do Rio Paraibuna Foto: Maps

Em Cunha você pode encontrar trilhas que atendem a todos os gostos dos turistas, desde os que preferem trajetos mais curtos e tranquilos, aos que preferem caminhos mais longos e radicais! Independente disso, todas elas proporcionam experiências incríveis! Confira abaixo as mais famosas da região!

  • Trilha para a Pedra da Marcela;
  • Trilha das cachoeiras;
  • Trilha do Rio Paraibuna;
  • Trilha do Rio Bonito;
  • Caminho das Vivências;
  • Trilha de Arapongas;

Capela de São José da Boa Vista

Capela de São José da Boa Vista
Capela de São José da Boa Vista Foto: TripAdvisor

Falando em atração histórica, a Capela de São João da Boa Vista é uma das mais bonitas e mais antigas de Cunha, fundada no ano de 1724, a mais de mil metros de altitude! O visual que a capela proporciona para a cidade é incrível, fazendo jus ao “Boa Vista” do nome.

A capela foi o local onde ocorria o pouso das tropas de exploradores que vinham da cidade de Paraty, por isso é uma construção histórica de muito valor para a cidade! Mesmo sendo modificada, a sua importância continua a mesma!

Fazenda Aracatu

Fazenda Aracatu
Fazenda Aracatu Foto: Fazenda Aracatu

A Fazenda Aracatu é uma das atrações mais completas da cidade, pois possui sorveteria, queijaria, empório, cafeteria e até um antiquário! A decoração do local imita o clima de uma fazenda, é o passeio ideal para curtir com a família!

O que não falta na Fazenda Aracatu é natureza, com uma área externa repleta de araucárias, taboas e hostências, além de espaços perfeitos para relaxar, com poltronas e cadeiras! Por lá você ainda pode fazer a degustação de queijos, pães, doces artesanais, café da manhã e muito mais, vale a pena visitar!

E aí, gostou?

E aí, gostou desse artigo? O que achou de conhecer um pouquinho sobre a cidade de Cunha e suas atrações? Aproveite para deixar um comentários nos contando, além de dúvidas e possíveis sugestões!

Acompanhe o Agora Viagem e fique por dentro de todos os nosso novos artigos, deixe suas estrelinhas e até a próxima!

Veja também: 7 opções de passeios em Paraty!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Cunha

Onda fica localizada a cidade de Cunha?

Cunha fica localizada na divisa do Rio de Janeiro e São Paulo, no alto do Vale do Paraíba, a apenas 230 km da capital paulista e a 300 km do Rio de Janeiro.

Quando tempo é suficiente para conhecer todas as principais atrações de Cunha?

Podemos afirmar que um final de semana já basta para conhecer as principais atrações da cidade, focando mais na região central, é claro! Caso queira aproveitar todas as opções, além de curtir as cachoeiras, os parques e as trilhas, uns 5 dias no máximo bastam.

Quais são as principais atrações de Cunha?

Existem muitas atrações em Cunha, mas as principais são a Estrada Cunha- Paraty, a Pedra da Macela, o Lavandário, o Parque Estadual da Serra do Mar e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *