Pular para o conteúdo

O que fazer em Domingos Martins? 8 pontos turísticos e algumas dicas!

Se você está planejando uma viagem para conhecer Domingos Martins e não sabe o que incluir em seu roteiro, neste artigo, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer em Domingos Martins e quais os pontos turísticos que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre Domingos Martins

Localizado na região sudoeste serrana no estado do Espírito Santo, a cidade de Domingos Martins tem uma influência cultural muito grande deixada pelos imigrantes europeus, nos quais eram, Italianos, alemães e pomeranos.

A chegada dos imigrantes na região intensificou muito o crescimento populacional e econômico, suas culturas e hábitos ainda são muito expressivas na região pelos seus descendentes.

A economia na região gira em torno do cultivo do café atrelado a fruticultura, pecuária e do principal, que é o turismo. Por conter uma série de bens naturais, a cidade é muito alvejada por turistas, suas cachoeiras, trilhas e montanhas são ótimos atrativos para movimentar a economia na região através do turismo.

Por que viajar para Domingos Martins?

A cidade de Domingos Martins localizada na região Serrana do Espírito Santo é um destino que atrai muitos turistas pelo fato de apresentar um ótimo clima de montanha além de oferecer a possibilidade de realizar muitas atividades ao ar livre, como trilhas ecológicas, escalada a rapel, rafting, cachoeiras e piscinas naturais.

Com certeza, Domingos Martins é o destino mais procurado por turistas região serrana do Espírito Santo, isso se atribui pelos diversos cenários exuberantes que a região proporciona.

O que fazer em Domingos Martins?
O que fazer em Domingos Martins? Foto: Reprodução

Você irá perceber que tanto a gastronomia quanto a arquitetura da região têm uma presença forte da cultura alemã e Italiana.

O seu turismo próspera no alto de suas várias montanhas, nas quais suas regiões montanhosas chegam a uma altitude de 500 metros e oferecem uma ótima aventura para seus turistas.

Onde fica localizado a cidade de Domingos Martins

O município fica localizado em meio a região serrana do Espírito Santo, somente a 50 km de distância da capital do estado, Vitória.

Através da ótima localização que a cidade possui, é possível conhecer o alto de suas montanhas bem como as belas praias capixabas na mesma viagem.

Diferente das outras cidades, o clima em Domingos Martins é bem agradável, este fato se atribui a sua localização em meio as montanhas, apesar de ser próxima ao litoral.

Qual o melhor período do ano para visitar Domingos Martins?

Se você busca viajar para Domingos Martins no inverno, vale ressaltar que é nesse período que o turismo na região chega ao seu ápice e você poderá visualizar o alto de suas montanhas com uma visão ainda mais exuberante por conta do clima na região.

Porém, com o turismo em seu auge, a cidade acaba se encontrando lotada, os preços ficam altos e a disponibilidade em hotéis e pousadas acaba diminuindo.

Portal da cidade de Domingos Martins
Portal da cidade de Domingos Martins. Foto: Reprodução

Uma forma de evitar tudo isso é viajar ainda no outono, quando as temperaturas começam a cair e o turismo não se encontra em seu ápice ainda.

Não é indicado viajar durante o verão, apesar dos preços caírem muito, as principais atrações irão se encontrar fechadas.

Afinal, o que fazer em Domingos Martins?

Com muitas atrações, a questão não é nem o que fazer em Domingos Martins, mas a pergunta certa é: O que fazer primeiro? A cidade propõe muitos eventos e o famoso turismo ecológico que é buscado por muitos.

Abaixo vamos disponibilizar alguns lugares que você precisa pôr no seu roteiro quando viajar para a cidade, acompanhe a seguir!

1 – Festival Internacional de Inverno

Mesmo com as temperaturas muito baixas, há muito o que se fazer em Domingos Martins, é no mês de julho que a cidade promove o Festival Internacional de Inverno.

O evento é bastante popular na região, é o maior evento musical do Espírito Santo e um dos mais renomados e importantes do Brasil. O festival se consolidou através das oportunidades de aprimoramento artístico-educacional que promovem para os participantes, além de atuar como um grande agente indutor do turismo na região.

Com a grandeza do evento e seu potencial, ele acaba fortificando a economia na região, no qual gera muitas vendas para os comerciantes locais além de atribuir muitos empregos durante o período do festival.

2 – Casa de Cultura e Museu Histórico

Se você quer conhecer um pouco mais da cidade capixaba bem como sua história e cultura, os destinos corretos são a Casa da Cultura e o Museu Histórico, acerca disso, o seu deslocamento será muito prático, visto que os dois se situam no mesmo edifício, podendo assim, visitar dois em um.

A visita na Casa da Cultura e no Museu Histórico irão te proporcionar um acervo com algumas fotografias, documentos, objetos e móveis dos antigos imigrantes colonizadores do município.

O edifício é um patrimônio histórico da região, foi tombado no ano de 1980 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, no qual é uma autarquia federal do Governo do Brasil que visa a preservação e a divulgação do patrimônio material e imaterial do país.

3 – Praça Dr. Arthur Gerhardt

Muito procurado pelos turistas, a Praça Dr. Arthur Gerhardt é referência no turismo da região.

A praça oferece um espaço com uma bela paisagem, contendo alguns canteiros de flores e até mesmo um chafariz. É nesta praça que os turistas encontram o cartão postal da cidade, no que se refere a uma placa descrita por “Eu amo Domingos Martins”, a placa é objetivo de muitas fotos por quem visita o local.

Neste local há um monumento representando o Colono Imigrante, criado em 1954, o monumento presta uma homenagem para seus colonizadores.

4 – Marco da Colonização Alemã

Com a forte influência da cultura alemã no município, a cidade contém um Marco da Colonização Alemã na qual presta a devida homenagem para o primeiro grupo de imigrantes que chegou na cidade.

Além dos imigrantes alemães, ao longo dos anos muitos povos imigraram para cidade, povos esses em que sua maioria saia da Itália, Alemanha, e Prússia além de muitos outros países de origem europeia ao longo do século XIX.

Neste século, a população cresceu muito e a cidade desenvolveu diversas culturas através dessas “ondas” de imigrantes.

5 – Rua do Lazer

Localizada na Rua Batista Wersbach, ou de forma mais conhecida na região, “Rua do Lazer”, apresenta muitos afazeres e pontos atrativos para quem visita à cidade.

Sem passagem de carro, exclusiva para pedestres, a rua contém muitas opções em relação ao comércio de artesanato, além de lojas de roupas, chocolates entre muitas outras, mas os restaurantes e bares são dominantes na rua e sempre atraem muitos clientes.

6 – Parque Estadual da Pedra Azul

Para os amantes do ecoturismo, o principal destino quando se pensa sobre o que fazer em Domingos Martins é o Parque Estadual da Pedra Azul.

Parque Estadual da Pedra azul
Parque Estadual da Pedra azul. Foto: Reprodução

O Parque é repleto de paisagens exuberantes e muitas atividades envolvendo ecoturismo e aventura. Além disso, o local contém algumas cachoeiras que são bastante buscadas pelos turista na região.

Mas a principal atração no local se trata da formação de um granito que possui pouco mais de 1.820 de altitude e, conforma a posição do sol muda de cor. Motivo esse que foi suficiente para levar ao nome de Parque Estadual da Pedra Azul.

A média de visitas no parque beira a 150 pessoas por dia, que buscam o parque por conta de suas belas cachoeiras e rios para praticar o rafting, além de suas trilhas em meio a natureza ou até mesmo os paredões na montanha para a prática do rapel e escalada.

Existe trilhas para todos, sejam elas com nível fácil ou difícil, uma das mais buscadas é a de nível baixo, na qual muitos turistas inexperientes passam pelo parque e acabam seguindo por esta trilha. O percurso demora cerca de 1 hora para completá-lo e por meio dele é possível visualizar belos mirantes.

Para as trilhas de nível médio a difícil, o percurso irá exigir mais de quem deseja encará-lo, o desafio se dá pela trilha conter trechos com escaladas, o percurso total do seu trajeto demora cerca de 3 horas.

Placa Eu amo Pedra Azul
Placa Eu amo Pedra Azul. Foto: Reprodução

Vale ressaltar que a capacidade para as trilhas é de 150 pessoas no parque, após a entrada do último, as trilhas do parque são fechadas.

7 – Rota do Lagarto

Ainda por meio da montanha da pedra azul, a Rota do Lagarto é uma das principais rotas buscadas pelos turistas, a rota acaba se estendendo por 8 km e proporciona muita diversão e uma ótima visão para contemplar as belezas naturais presentes na região.

A rota é totalmente sinalizada, e por dentro dela existem alguns comércios de artesanatos locais, além de hotéis e pousadas, cafés e diversos restaurantes.

Vale ressaltar que logo no início da rota há um espaço com a seguinte placa descrita por “Eu amo Pedra Azul”, que é alvo de muitos turistas para tirar uma foto e guardar recordações do local e da viagem.

8 – Passeio de trem

Outra ótima opção para quem busca o que fazer em Domingos Martins, é realizar o passeio pela cidade através de um trem.

Beleza natural em Domingos Martins-
Beleza Natural em Domingos Martins.

A estação de trem que está na região percorre o percurso de 46 km através da Serra do Mar em aproximadamente 2h30, ele passa pelos municípios de Viana e Floriano Peixoto.

Através do trajeto é possível visualizar belas paisagens, como cachoeiras, túneis e pontes, o turista chega a ficar a 530 metros de altitude.

Gostou?

E aí, gostou do conteúdo sobre o que fazer em Domingos Martins? Se você quiser incluir alguma informação algo que não foi mencionado ou de algum local que ficou de fora, deixe seu comentário abaixo. Para mais dicas de viagens como essa, acesse a Página principal do Agora Viagem e acompanhe nosso conteúdo!

Perguntas frequentes

Por que o nome da montanha é referido como Pedra Azul?

Por conta da formação de um granito que conforme a posição do sol, muda de cor.

Vale a pena viajar no verão para Domingos Martins?

No verão a maioria das atrações em Domingo Martins estão fechadas, o melhor período para viajar é durante o outono, quando as temperaturas começam a cair e a cidade ainda não está lotada por causa do turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *