Pular para o conteúdo

O que fazer em Garibaldi? 13 opções turísticas + dicas!

Avalie

Se você está examinando a possibilidade de conhecer Garibaldi e não sabe quais atividades pode colocar em seu roteiro para realizar na viagem, neste artigo, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer em Garibaldi e quais os pontos turísticos e demais atividades que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre Garibaldi

Localizado no interior do Rio Grande do sul, o município de Garibaldi conta com uma população de pouco mais de 35 mil pessoas e boa parte tem ascendência Italiana. A cidade recebe muitos turistas por conta da sua produção de vinho e espumantes.

Garibaldi é considerada a capital brasileira do espumante e isso se atribui pelo fato do primeiro espumante no Brasil surgir no ano de 1913 na cidade de Garibaldi, na qual, a partir dos anos, se aprimorou e deu início a sua produção de vinhos e espumantes. Até então, boa parte do turismo na região gira em torno de suas vinícolas, através da rota dos espumantes.

Muito do seu sucesso pelos vinhos e espumantes vieram através de sua cultura Italiana, na qual a cidade Garibaldi foi colonizada por imigrantes Italianos, nos dias de hoje em uma volta por meio da cidade é possível ver os casarões antigos e suas vinícolas. A cidade é repleta de cultura e história.

Nos dias atuais, a cidade é referência em vinhos e espumantes e é visitada por muitos turistas que podem conhecer além da sua história, mas também como funciona o processo nas vinícolas bem como degustar e adquirir seus produtos.

Melhor período do ano para visitar Garibaldi

Sem dúvidas, é necessário planejar sua visita para aproveitar as melhores coisas de uma melhor forma, disto isso, vamos falar abaixo sobre os períodos do ano em Garibaldi. Acompanhe!

Um forte motivo para conhecer Garibaldi e sua cultura e história, é entre os meses de setembro a outubro a cada 2 anos, sendo eles necessariamente ímpares. É neste período que acontece a Festa do Espumante ou como eles mesmo dizem, acontece a Fenachamp. A festa apresenta diversas atrações como shows nacionais e o principal que é a degustação de seus produtos.

Outro momento ótimo para viajar até Garibaldi é durante o inverno, quando as temperaturas na Serra Gaúcha tornam a viagem única, mas durante o ano todo é possível visitar as vinícolas e realizar a degustação de seus produtos.

O que fazer em Garibaldi?
O que fazer em Garibaldi? Foto: Reprodução

Hotéis e pousadas, onde se hospedar?

Se você chegou na parte do planejamento de onde ficar em seu roteiro, abaixo vamos disponibilizar alguns locais para se hospedar. Continue lendo!

Pousada dos Frades

Com um ótimo custo-benefício, a Pousada dos Frades fica localizada no centro de Garibaldi, no qual facilita muito seu deslocamento pela cidade além de dispor de ótimos quartos e um excelente café da manhã, que por sinal, é muito bem avaliado pelos seus hóspedes.

Hotel Pieta

Contando também com sua ótima localização no centro da cidade e seu ótimo custo-benefício, o Hotel Pieta oferece ótimas acomodações com um café da manhã variado e saboroso.

Dall’Onder Ski Hotel

Mais distante da cidade, o Dall’Onder Ski Hotel tem um preço um pouco mais elevado que os outros aqui citados, mas em compensação é um dos melhores hotéis em Garibaldi. O hotel conta com restaurante, academia, bar e diversas acomodações que dão vista para a cidade.

Afinal, o que fazer em Garibaldi?

Após conhecer um pouco da história bem como quando viajar e onde se hospedar, se você está buscando o que fazer em Garibaldi, vamos dispor algumas opções aqui embaixo. Acompanhe a seguir!

1 – Rota do Espumante

Umas das principais atrações e motivo para visitar a cidade é sua famosa Rota do Espumante, na qual não pode ficar de fora quando você pensa em o que fazer em Garibaldi.

Através deste passeio você será apresentado para 20 vinícolas e poderá ver de perto como é produzido os espumantes no Brasil, além de poder realizar a degustação de seus produtos.

Você irá passar por alguma vinícolas muito famosas pelo Brasil, como por exemplo a Cooperativa Vinícola Garibaldi, Chandon e PeterLongo. Confira:

  • Cooperativa Vinícola Garibaldi: Está vinícola possui um pouco mais de 80 anos e já teve diversas premiações por seus produtos em todo o mundo
  • Vinícola PeterLongo: Bem renomada na área, a Vinícola PeterLongo foi quem deu início a produção de espumantes no Brasil, na qual produziu o primeiro champanhe brasileiro no ano de 1913.
  • Vinícola Chandon: Com origem Francesa, a vinícola foi uma aposta por parte da França na cidade de Garibaldi e na ótima qualidade das uvas que eram produzidas na região da Serra Gaúcha.
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Processo de produção na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Foto: Reprodução

O passeio pela Rota dos Espumantes pode ser realizado por conta própria ou por alguma agência de turismo.

2 – Estrada do Sabor

Outra ótima experiencia para conhecer a gastronomia local e degustar de mais alguns vinhos produzidos na região é através da Estrada do Sabor.

Através deste roteiro será possível visualizar algumas plantações de uvas e acompanhar um pouco de como funciona as cozinhas Italianas na cidade.

3 – Maria Fumaça Serra Gaúcha

Com saída em Bento Gonçalves, a Maria Fumaça é um passeio imperdível para quem visita a Serra Gaúcha.

Maria Fumaça
Maria Fumaça na Serra Gaúcha. Foto: Reprodução

Com uma experiência única proporcionada pela degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva durante o trajeto, a viagem se torna ainda mais especial por conta das apresentações artísticas com artistas locais. Com certeza precisa estar na sua lista sobre o que fazer em Garibaldi.

4 – Estação Ferroviária de Garibaldi

Com um ambiente “instagramavel” que proporciona diversas fotos para você turbinar o seu Instagram, o local apresenta uma área próxima propicia a realizar um piquenique em família além de conter algumas lojas que fazem a comercialização de vinhos, espumantes e sucos de uva.

5 – Passeio de Tim-Tim

Com o histórico caminhão da Segunda Guerra, de 1944 que abrange 42 lugares em seu interior, é usado para realizar o transporte dos turistas pela cidade.

Com o auxílio de um guia bem como a explanação da história de Garibaldi por parte dele, você irá ser apresentado a diversos pontos turísticos na cidade além de conhecer um pouco mais da história e tradição da cidade.

Tim Tim
Passeio de Tim Tim. Foto: Reprodução

Com certeza, se você está buscando o que fazer em Garibaldi, está atração não pode ficar de fora do seu roteiro!

6 – Cervejaria Artesanal

Além da produção de vinhos, espumantes e sucos de uva, Garibaldi também é uma cidade muito reconhecida por sua cerveja artesanal.

Você pode incluir no seu roteiro a visita na cervejaria Leopoldina, que irá te apresentar como é o processo de produção da cerveja artesanal, bem como a possibilidade de degustar as diversas opções de cervejas que o estabelecimento produz.

Você pode conferir mais informações no site da Cervejaria Leopoldina como o valor de entrada, horários de funcionamento e outras informações.

7 – Visita a Madelustre

Outra parada obrigatória que precisa estar em seu roteiro quando se pensa o que fazer em Garibaldi, com certeza é a Madelustre.

Com aparição até no Guinnes Book, que é uma edição publicada que apresenta uma coleção de recordes reconhecidos internacionalmente. A empresa se trata de uma fábrica voltada para a fabricação de vidros artesanais que contêm a maior taça de espumante do mundo.

Com a visita, você pode visitar a maior taça de espumante do mundo que está registrada no Guinnes Book e conhecer um pouco mais da história da fábrica e como ela cresceu em Garibaldi, além de conhecer como funciona o processo de produção de seus produtos.

8 – Fenachamp

Como citado no início do artigo, a Fenachamp ou Festa do Espumante, acontece todos os anos no município de Garibaldi e presta a devida homenagem ao espumante que é a bebida mais produzida da região.

Na Festa do Espumante estão expostas mais de 25 Vinícolas nas quais oferecem a degustação de seus espumantes, vinhos e sucos de uva bem como a comercialização deles.

A Fenachamp registra outra aparição do município do interior do Rio Grande do Sul no Guinnes Book. O recorde em questão está relacionado a quantidade de expositores participantes em um evento, mais de 270 expositores apresentam seu produtos todos os anos.

O evento também reúne a apresentação de diversos shows nacionais e conta com muitas lojas de artesanatos locais.

9 – Taça e Trufa

Se você é apaixonado por chocolate, espumante e vinho, já imaginou provar uma mistura deles?

De forma inédita, a Cooperativa Vinícola de Garibaldi oferece aos seus clientes a degustação de chocolates harmonizados com vinhos e espumantes. Vale muito a pena a visita, a combinação de chocolate com espumante e vinho é muito saborosa!

10 – Bar do Joe

Com muita tradicionalidade entre os visitantes e residentes de Garibaldi, o bar do Joe conta com 3 ambientes que proporcionam os melhores drinks para seus clientes, no cardápio também estão disponíveis as opções de cerveja, espumante e vinhos.

11 – Garibaldi Vintage

Se você está buscando vivenciar um pouco da história e cultura do local, o Garibaldi Vintage é um dos eventos que remontam a história da cidade.

Garibaldi Vintage
Imagem da ilustre Garibaldi Vintage. Foto: Reprodução

Organizado pela secretária Municipal de Turismo e Cultural do Município, a festa acontece duas vezes no ano e atrai muitos turistas a fim de experimentar a gastronomia local, degustar seus vinhos e espumantes e admirar a exposição de carros antigos.

12 – Centro histórico de Garibaldi

Outra atração voltada para a história da cidade é em relação aos seus edifícios ainda presentes na cidade que datam o século 20, assim como a Mansão Mazzini, Igrejas dos Capuchinhos e o Museu Municipal no qual contêm outros diversos itens que contam a história da cidade.

13 – Mirante de Garibaldi

Outra opção “instagramavel” na cidade, é o seu mirante, no qual irá proporcionar uma visão panorâmica da cidade e que podem te render muitas fotos.

Gostou?

E aí, Curtiu as dicas sobre o que fazer em Garibaldi? Se você quiser atribuir alguma informação sobre algum local aqui mencionado ou sobre algum que ficou de fora, deixe seu comentário abaixo. Para mais dicas de viagens como essa, acesse a Página principal do Agora Viagem e acompanhe nosso conteúdo!

Perguntas Frequentes

Quais os recordes da cidade de Garibaldi registrados no Guinnes Book?

Estão registrados no Guiness Book o recorde de maior taça de espumante do mundo, fabricado pela Madelustre e o recorde de expositores participando em um único evento, a Fenachamp reúne mais de 270 expositores todos os anos.

Qual Vinícola fabricou o primeiro espumante no Brasil?

A Vinícola PeterLongo foi quem deu início a produção de espumantes no Brasil, na qual produziu o primeiro champanhe brasileiro no ano de 1913.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *