Pular para o conteúdo

O que fazer em Ilha Comprida? Veja um guia completo!

Avalie

Você está interessado em viajar para a região, mas não sabe o que fazer em Ilha Comprida? Continue a acompanhar esse artigo de hoje do Agora Viagem e veja várias opções!

A Ilha Comprida está situada no sul de São Paulo e já na fronteira com Paraná. É conhecida por sua preservação, graças à sua localização na zona da Mata Atlântica, que a fez ser declarada uma “Reserva da Biosfera do Planeta” pela UNESCO. A Ilha faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape-Paranaguá, que é um dos maiores viveiros de peixes e crustáceos do Atlântico Sul, oferecendo a oportunidade de ver golfinhos bem de perto.

Embora tenha sido emancipada apenas em 1991, já era conhecida por outros nomes, mas o nome Ilha Comprida é o que se manteve, devido à sua extensão de 74 km, levando mais de uma hora de carro para percorrê-la de norte a sul. Apesar de ter apenas 4 km de largura, é a sétima maior ilha do Brasil.

O que fazer em Ilha Comprida?

A seguir veja várias opções de o que fazer em Ilha Comprida, desde praias, trilhas, dunas e mais. Confira!

Praias de Ilha Comprida

A Ilha Comprida possui praias amplas, areia branca e mar cristalino, mas infelizmente não oferece sombra natural. Portanto, é importante levar um guarda-sol para se proteger do sol. Além disso, o vento é bastante forte na praia.

A ilha possui uma longa faixa contínua de praias, o que pode fazer com que pareçam todas as partes de uma só. No entanto, há uma separação entre elas, já que existem 22 praias na ilha, muitas delas com entre 2 e 4 km de extensão. A Praia do Encanto, com 4,5 km, é uma das mais badaladas da ilha.

O que fazer em Ilha Comprida?
O que fazer em Ilha Comprida? Foto: Flickr

Praias do Norte e Boqueirão Norte

Esse é o ponto sempre mais procurado por quem vem para a região. As praias do norte em Ilha Comprida são mais visitadas, e frequentadas o ano todo. São as primeiras praias que você terá acesso quando chegar em Iguape.

Dessa forma, essa região tem uma boa infraestrutura, com muitos restaurantes, padarias, lojas etc. E na praia os quiosques oferecem as cadeiras de praia, guarda-sol, bebidas, comida e muito mais.

Praias do Sul e Boqueirão Sul

As praias do Sul são mais procuradas por visitantes vindo de Cananéia e costumam ter menos movimento. Na verdade, por ali você vai encontrar praias bem desertas, e que tem as melhores ondas para surfar.

Mas, para você se deslocar entre as praias é diferente. Nas praias do norte as ruas são asfaltadas e as praias são interligadas, mas no sul, o deslocamento entre as praias é feito diretamente pela areia.

O que fazer em São José dos Campos? Veja 10 atrações que você precisa conhecer!

Dunas

As dunas de Ilha Comprida oferecem um cenário único devido à sua localização afastada das atividades turísticas. Elas são Áreas de Proteção Permanente e patrimônios naturais da ilha e as últimas dunas intocadas do Estado de São Paulo. Com seus enormes conjuntos formando paisagens paradisíacas, a visitação torna-se uma experiência única, sem o excesso de turistas.

Dunas de Ilha comprida
O que fazer em Ilha Comprida, você pode ir até as dunas. Foto: Wikipédia

Duna do Araçá

Essa duna é localizada perto do centro (cerca de 7km), seguindo pela Av. Beira Mar. A dica aqui é, não vá a pé para essa duna, já que a pé é longe e você terá que passar por uma estrada de barro no caminho. Mas, se você quer uma aventura, vale a pena fazer!

A paisagem do local é extremamente bonito, que em certos pontos do caminho, mesmo no litoral, parece muito aos desertos dos EUA.

E ali, existem apenas um local para estacionar, localizado a direta depois de percorrer alguns minutos na estrada. E se você for andar pelas dunas, use sapatos fechados, será bem melhor. E se você quer ficar um tempo maior por lá, leve se lanche, água e uma roupa extra.

Vilas Caiçaras e Pedrinhas

Um dos pontos turísticos do local que é bem simples, mas vale a pena tirar um tempo para conhecer são as vilas caiçaras, que se estende por toda orla da ilha do lado do Mar Pequeno.

De forma geral, são vários povoados e pescadores que se adaptaram ao turismo da região e hoje oferecem uma certa estrutura para qualquer visitante, mas sempre mantendo a cultura caiçara.

E o grande atrativo das vilas, além de conhecer uma cultura diferente, são as opções de comidas. Com várias receitas típicas locais e litorâneas, preparadas todas na hora, de forma totalmente caseira, com peixes e frutos do mar frescos.

Baía dos Golfinhos

O munícipio de Lagamar proporciona um ambiente ideal para fazer a criação e procriação de golfinhos, já que eles vão estar longe de predadores e abundância de alimentos.

Segundo os guias locais, a incidência de botos é grande ali na região e que com certeza você verá algum por lá se navegar pelo mar pequeno.

O que fazer em Ilha Comprida?

Trilhas

As trilhas da Ilha Comprida é algo que precisa ser mencionado. Veja a seguir as informações de algumas trilhas bem legais de serem feitas. Confira:

Trilha da trincheira

A trilha da trincheira fica ao extremo sul da Ilha e tem cerca de 2km. A trilha além de oferecer um dos mais belos passeios do destino, traz uma enorme possibilidade de avistamento de golfinhos.

Mesmo que isso vai depender muito da época e da sua sorte, a trilha é muito bela, com uma flora muito bela, várias dunas, e com as praias mais bonitas da região.

9 itens que você precisa levar com você quando for fazer uma trilha!

Trilha Vila Nova

Essa trilha tem perto dos 5km de extensão, local histórico, tem uma pequena capela que foi construída pelos portugueses no século XVII.

Tem maravilhosas paisagens são o ponto alto do passeio, que ainda conta como atrativo os Sambaquis de Vila nova, um sítio arqueológico datado de 3 mil anos.

E o destino final dessa trilha é uma aconchegante comunidade caiçara, famosa por conta dos papagaios de cara roxa, uma ave rara que foi escolhida para representar o compromisso da Ilha Comprida com a preservação.

Trilha Juruvaúva – Dunas

A trilha de Juruvaúva leva os visitantes a uma jornada de beleza e biodiversidade. Com cerca de 3,5 km de extensão, é a única rota que liga o bairro a uma praia deslumbrante. Durante o percurso, você passará por altas dunas que oferecem uma vista incrível do mar ao longe, além de contemplar a exuberante vegetação da região. A caminhada é considerada de nível leve a moderado, com duração estimada de 3 horas.

Trilha Juruvaúva — Pedrinhas

Essa tem cerca de 7,5km de extensão, e essa trilha vai te exigir um preparo melhor, já que são 3h de caminhada somente de ida. Mas, se você quiser no final da trilha você pode contratar um barco que te leva ao começo pelo Mar Pequeno.

Além da bonita paisagem local, você via estar na vegetação de restinga podendo ainda visitar o viveiro de mudas dessa mesma vegetação, na qual são feitas mais de 5 mil mudas todo mês.

O que fazer em Ilha Comprida?

E aí, Gostou?

E então, o que você achou da nossa lista de o que fazer em Ilha Comprida? Já visitou algum desses lugares? Conte aqui abaixo nos comentários para a nossa equipe como foi sua experiência nessa cidade linda!

E se você gostou do conteúdo, e se o artigo te ajudou de alguma forma, não deixe de votar em nossas estrelinhas, que dessa forma você ajudará a equipe do Agora Viagem a continuar a trazer mais e melhores conteúdo para você, leitor!

Perguntas Frequentes

Como se locomover por Ilha Comprida?

Em Ilha Comprida, as principais formas de locomoção são carro, moto, ônibus e táxi. Além disso, é possível se deslocar pela ilha de bicicleta ou a pé, mas é necessário ter em mente que a ilha é bastante extensa, com 74 km de comprimento, o que pode tornar essas opções de locomoção cansativas. É recomendável alugar um carro ou moto para desfrutar de todas as praias e atrações turísticas com mais liberdade e rapidez.

Quando é a época ideal para ir para Ilha Comprida?

A melhor época para visitar Ilha Comprida é durante o verão, que vai de dezembro a fevereiro, quando as temperaturas são mais altas e a chance de chuva é menor. Nesta época, a ilha fica bastante animada com muitos turistas e eventos na praia. Porém, é importante lembrar que neste período as praias ficam bastante lotadas e os preços de hospedagem e transporte podem ser mais elevados. Se você prefere evitar a multidão, é melhor visitar a Ilha Comprida em baixa temporada, que vai de março a novembro, quando o clima é agradável e a ilha está menos cheia.

Que horas os golfinhos aparecem na Ilha Comprida?

Não é possível determinar horários específicos para a aparição de golfinhos na Ilha Comprida. A presença de golfinhos é dependente de vários fatores, incluindo a época do ano, as condições climáticas e a disponibilidade de alimento. Alguns avistamentos podem ser realizados durante o passeio de barco que sai do porto da ilha, mas não há garantia de que eles serão vistos. É importante lembrar que é preciso respeitar o meio ambiente e a vida selvagem, evitando realizar atividades que possam prejudicar os animais.

O que fazer em Ilha Comprida?

Como mencionamos durante o texto, existem várias coisas de o que fazer em Ilha Comprida, desde praias, trilhas, locais turísticos, restaurantes e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *