Pular para o conteúdo

O que fazer em Piracicaba? Principais pontos turísticos da cidade!

Avalie

Vai viajar para o interior de São Paulo e está em busca do que fazer em Piracicaba? Então acompanhe esse artigo do Agora Viagem e veja as melhores opções de passeios e pontos turísticos na cidade!

Pode ser que você pense que Piracicaba não passa de uma cidade do interior de São Paulo, porém é uma região com tantas atrações que vai te surpreender, já que essa é uma terra de encantos, com atrativos para todos os gostos e todas as idades!

Por isso, é um destino imperdível para você adicionar na sua lista de cidades para conhecer em São Paulo! E para te ajudar a selecionar os melhores passeios por lá, preparamos esse artigo com várias dicas!

Mais sobre Piracicaba

O que fazer em Piracicaba? Saiba tudo!
O que fazer em Piracicaba? Saiba tudo! Foto: Pinterest

Piracicaba é uma cidade ideal para viajar em família, com a esposa ou com a namorada, especialmente para aqueles que procuram por sossego e tranquilidade, já que a cidade mantém o clima interiorano, mesmo tendo uma das maiores populações de São Paulo!

Atualmente, Piracicaba oferece uma grande variedade de atrativos para os seus visitantes, sendo a maior parte deles voltados para história e cultura! No local, você poderá contar com um infraestrutura moderna e muito eficiente, proporcionando toda assistência turística necessária aos visitantes.

Se você busca viajar para um destino como esse que citamos acima, Piracicaba é o lugar certo! Por isso, para te ajudar a planejar uma viagem perfeita para lá, separamos várias informações, acompanhe!

Quando viajar para Piracicaba?

Para começar a planejar uma viagem, após escolher o destino, é super importante você pesquisar sobre o clima da região, para não passar por nenhum imprevisto desagradável na hora da sua viagem!

Piracicaba tem se tornado uma referência quando o assunto é atrações históricas, naturais e artísticas, com uma grande agenda de eventos que agrada todos os públicos! Já que é um local com tantas opções de lazer, você encontrará o que fazer na cidade em qualquer época do ano, trazendo maior flexibilidade no planejamento das suas férias!

Quanto tempo ficar em Piracicaba?

O período que você deve ficar na cidade irá depender de muitas coisas, como o seu orçamento e a escolha do itinerário que você deseja fazer na cidade, quais atrações turísticas você deseja conhecer entre outras coisas.

Para conhecer a maioria das atrações da cidade, é recomendado que o turista se planeje para ficar pelo menos três dias inteiros, assim poderá ver com calma cada cantinho! Mas Piracicaba é um ótimo destino para passeios rápidos, devido a sua proximidade com outras importantes regiões!

Veja também: Telefone e demais contatos da Rodoviária de Piracicaba!

Mas afinal, o que fazer em Piracicaba?

Agora que você já sabe algumas informações importantes para planejar a sua viagem, chegamos ao ponto mais divertido, separar os passeios que você mais tem interesse em fazer em Piracicaba, e para te ajudar, separamos uma lista com diversas opções, acompanhe!

Aquário Municipal

Aquário Municipal
Aquário Municipal Foto: Pixabay

Para começar, que tal um passeio pelo Aquário Municipal de Piracicaba? Ele fica à margem do Rio Piracicaba, contando com mais de 80 espécies de peixes, que são divididos em 3 lagos ornamentais, e em um deles é permitido que os visitantes toquem nas espécies, incrível né?

O aquário foi criado inicialmente com o intuito de recuperar o parque do mirante, mas ficou um trabalho de educação ambiental, inaugurado no ano de 2012. Essa é uma atração para todas as idades!

Museu da Água

Museu da Água
Museu da Água foto: Flickr

Bem no centro de Piracicaba, podemos encontrar o Museu da Água, localizado exatamente onde funcionava a primeira Estação de captação, tratamento e bombeamento de água de Piracicaba. O museu foi inaugurado em 2000 pela prefeitura da cidade.

Para quem gosta de um passeio histórico, vai amar o museu, lá é possível observar onde eram feitas cada processo da água até os maquinários utilizados, como a motobomba elétrica em funcionamento e até uma carrocinha onde era distribuída a água para os moradores.

Rua do Porto

Rua do Porto
Rua do Porto Foto: Flickr

A Rua do Porto é uma das principais atrações de Piracicaba, sendo o principal cartão postal do munícipio! A Rua do Porto é famosa pelas atrações que possui, como as noites de Seresta e a tradicional Festa do Divina, com muitas casinhas coloridas e moradores super atenciosos.

No local é possível encontrar ótimos restaurantes, bares, lanchonetes e muitas outras coisas! Se você está em busca do que fazer em Piracicaba, passe pela Rua do Porto e faça de tudo um pouco! Ah e não se esqueça de aproveitar também a deliciosa culinária local!

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas no estado de São Paulo!

Parque do Mirante

Parque do Mirante
Parque do Mirante foto: Flickr

O Parque do Mirante é um dos parques mais interessantes de Piracicaba, inaugurado no ano de 1962 e localizado bem próximo ao Rio Piracicaba! O local abriga o Aquário Municipal, uma ampla área verde, diversas árvores, plantas e uma bela visão para o rio e o centro da cidade.

Por lá você pode seguir pelo bosque, que é acompanhado por painéis, que contam a história da cidade, feitos pela artista plástica Clemência Pizzigati e pelos seus alunos. Esse é um passeio ideal para se fazer me família, especialmente com crianças, já que possui bons espaços para brincar!

Passeio de balão

Passeio de Balão
Passeio de Balão Foto: Pexels

Um passeio super imperdível em Piracicaba, é o famoso passeio e balão! Quem tem o sonho de andar de balão, poderá realizá-lo em Piracicaba, já que a cidade é muito conhecida pelas suas práticas de balonismo, atraindo diversos turistas!

A cidade inclusive já foi sede do Campeonato Brasileiro de Balonismo algumas vezes! O passeio dura em média 1 hora e percorre por diversos pontos super interessantes da cidade, passando por cachoeiras e florestas deixando a paisagem ainda mais linda!

Horto Florestal

Horto Florestal
Horto Florestal Foto: Flickr

Outro passeio incrível em Piracicaba, é conhecer o seu Horto Florestal, onde você e sua família poderão aprender muitas coisas interessantes, principalmente sobre as espécies da fauna e da flora do local.

O Horto Florestal conta com uma ótima infraestrutura para os seus visitantes, contendo banheiros, parque infantil e uma vista incrível para o Lago do Marcelo! No local também há atividades de educação ambiental e muitas outras coisas!

Engenho Central

Engenho Central
Engenho Central Foto: Flickr

O Engenho Central da cidade é localizado às margens do Rio Piracicaba, construído no ano de 1881, com o objetivo de substituir o trabalho escravo da época. Devido as grandes dificuldades em relação a manutenção das máquinas, o engenho foi vendido em 1899 à Societé de Sucreries Brésiliennes e atualmente é um dos maiores pontos turísticos da cidade!

O Engenho Central de Piracicaba conta com um dos cenários arquitetônicos mais belos de São Paulo, inspirando poetas, artistas, jornalistas, arquitetos, pesquisadores, amantes de história e principalmente de cultura! Esse é um passeio indispensável!

Veja também: Saiba tudo o que fazer em São Paulo agora mesmo!

E aí, gostou?

Caso tenha gostado de acompanhar um pouco sobre a cidade de Piracicaba e suas atrações turísticas, deixe um comentário abaixo contando para nossa equipe do Agora Viagem, que está sempre de olho por lá!

Deixe suas estrelinhas para nos ajudar a trazer novos conteúdos para você, compartilhe o artigo com outra pessoa que possa achar interessante até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Piracicaba

Por que ir à Piracicaba?

Piracicaba é uma cidade ideal para viajar em família, com a esposa ou com a namorada, especialmente para aqueles que procuram por sossego e tranquilidade, já que a cidade mantém o clima interiorano, mesmo tendo uma das maiores populações de São Paulo! Atualmente, Piracicaba oferece uma grande variedade de atrativos para os seus visitantes, sendo a maior parte deles voltados para história e cultura.

Quando viajar para Piracicaba?

Piracicaba tem se tornado uma referência quando o assunto é atrações históricas, naturais e artísticas, com uma grande agenda de eventos que agrada todos os públicos! Já que é um local com tantas opções de lazer, você encontrará o que fazer na cidade em qualquer época do ano, trazendo maior flexibilidade no planejamento das suas férias!

Quanto tempo é ideal ficar em Piracicaba?

Para conhecer a maioria das atrações da cidade, é recomendado que o turista se planeje para ficar pelo menos três dias inteiros, assim poderá ver com calma cada cantinho! Mas Piracicaba é um ótimo destino para passeios rápidos, devido a sua proximidade com outras importantes regiões!

O que fazer me Piracicaba?

Há muito o que fazer em Piracicaba, você poderá contar com um infraestrutura moderna e muito eficiente, proporcionando toda assistência turística necessária aos visitantes. Veja abaixo alguns pontos turísticos:
·         Aquário Municipal;
·         Museu da Água;
·         Rua do Porto;
·         Parque do Mirante;
·         Passeio de balão;
·         Horto Florestal;
·         Engenho Central;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *