Pular para o conteúdo

O que fazer em Socorro? Conheça a Cidade da Aventura!

Avalie

Está buscando por opções do que fazer em Socorro, munícipio do estado de São Paulo? Então confira as opções de passeios que separamos para você por lá agora mesmo nesse artigo do Agora Viagem!

Para quem ainda não conhece, Socorro é um destino que reúne diversas possibilidades, combinando diversas formas de turismo, por isso é bastante conhecida como “Cidade da Aventura”, sendo um dos primeiros destinos do país a ter certificação internacional para explorar atividades esportivas!

Socorro está localizada próximo a Serra da Mantiqueira, por isso é o local perfeito para atividades ligadas a natureza! Mas além desse tipo de turismo, Socorro tem muito potencial de saúde e no turismo de compra!

Por isso, se Socorro está na sua lista de viagens, não vai querer ficar de fora de conhecer as principais atrações da cidade, não é mesmo? Mas antes de te apresentarmos conheça um pouco mais sobre o destino.

Conheça mais sobre Socorro

O que fazer em Socorro, saiba!
O que fazer em Socorro, veja! Foto: Prefeitura

Socorro é uma cidade localizada no interior de São Paulo, ficando a cerca de 138 km da capital! É um município extremamente procurado para o ecoturismo, graças as suas diversas opções de trilhas, cachoeiras, circuitos de arvorismo e muito mais!

Além disso, o artesanato também é muito forte na região de Socorro, é impossível visitar a cidade e não sair com uma lembrancinha feita por artesões! Desde sua fundação até os dias atuais, a cidade encanta a todos com suas belíssimas paisagens!

Vale ressaltar um ponto muito interessante aqui, que se você gosta de noites noturnas bem agitadas, vai amar Socorro, recentemente a cidade implantou o projeto Ilumina Socorro, que visa modernizar as vias e trazer mais segurança, por isso todos podem aproveitar a vida noturna na cidade!

Por que conhecer Socorro?

Se você gosta de ecoturismo e de estar ligado a natureza, conhecer a Cidade da Aventura é uma opção incrível, pois por lá você encontra o melhor do turismo na natureza, com diversas opções de trilhas diferentes, cachoeiras de todos os tamanhos, passeios, como os de quadriciclo e muitas outras coisas.

Além disso, boa comida é o que não falta por lá, pois existem diversos restaurantes de comidas regionais para você aproveitar, além de muitos bares e estabelecimentos no geral, além dos produtos artesanais feitos na região e lojinhas de artesanato!

Você sabia que Socorro é referência em acessibilidade? Isso mesmo, a cidade já recebeu diversos prêmios em relação de ser acessível para pessoas com algum tipo de deficiência, até mesmo nos passeios de aventura!

Por todas essas razões, Socorro é um dos melhores destinos de São Paulo para tirar umas férias, se você quer fugir de multidões e do agito de cidade grande, aproveite o destino!

Onde fica Socorro?

Ainda não conhece a cidade e não sabe onde está localizada? Sem problemas, nós também te ajudamos nessa! Como já citamos, Socorro é uma cidade do estado de São Paulo, fica próxima ao sul de Minas Gerais, a cerca de 500 km do Rio de Janeiro e a 135 km de São Paulo!

Socorro está próxima a outras cidades também muito procuradas de São Paulo, como Campinas. Águas de Lindoia e Serra Negra! Para te ajudar melhor, confira a localização exata da cidade no mapa abaixo.

Veja: O que fazer em São Paulo? Melhores opções!

Afinal, o que fazer em Socorro?

Certamente você ainda está aqui porque não sabe o que a cidade tem a oferecer, não é mesmo? Mas fique tranquilo que nós te ajudamos, Socorro é um destino que não faltam possibilidades, principalmente em meio a natureza!

Há também diversos outros pontos turísticos e fazendas rurais para conhecer, além dos restaurantes e bares bem frequentados! Sem mais enrolações, agora sim podemos te apresentar as opções do que fazer na cidade, vamos lá!

Portal de Socorro

Os Praça da Matriz de Socorro
Praça da Matriz de Socorro Foto: Prefeitura/Canva

Para começar, nada mais justo do que conhecer o Portal da cidade de Socorro, a porta de entrada para a cidade! Existem dois portais de entrada para Socorro, o Lions e o Colonial, ambos são cenários de belas fotos de turistas!

É essencial que turistas deem um passadinha pelos portais, pois por lá você encontra cabines com mapas e folhetos com guias da cidade e das suas atrações, além de restaurantes e estabelecimentos!

Praça da Matriz de Socorro

Praça da Matriz de Socorro
Praça da Matriz de Socorro Foto: Mapa Mundi

A Praça da Matriz de Socorro fica localizada no marco central da cidade, é uma das principais paradas dos turistas na região, afinal o lugar é rodeado por cafés, sorveterias, restaurantes, bares, casarões centenários e muitas outras coisas!

A Praça da Matriz de Socorro é a porta de entrada para conhecer a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que iremos citar abaixo, confira!

Igreja Nossa senhora do Perpétuo Socorro

Igreja Nossa senhora do Perpétuo Socorro
Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Foto: Socorro Tur

Essa igreja fica localizada em frente a Praça Matriz de Socorro, é uma construção famosa por possuir obras do Mario Tomazzo em seu interior, no local onde foi erguida a primeira capelinha em 1829!

A construção da igreja foi terminada em 1924 e possui diversas pinturas e vitrais doados por famílias da região, deixando a sua decoração ainda mais bela, sem falar da arquitetura da construção!

Horto Municipal de Socorro

Horto Municipal de Socorro
Horto Municipal de Socorro Foto: TripAdvisor

Uma das atrações mais gostosas e relaxantes de Socorro, o Horto Municipal, localizado bem próximo aos principais centros de compras da cidade, é uma espaço maravilhoso, repleto por árvores, trilhas e playground adaptado! Porém, o maior destaque no local é o seu carteiro sensorial, um corredor composto de plantas e mudas de aroma!

Uma ideia bacana para fazer me família, é preparar uns lanchinhos da tarde e levar para o parque, é uma programação incrível para aproveitar o local!

Veja também: Saiba tudo sobre morar em São Paulo!

Maria Fumaça 208

Maria Fumaça 208
Maria Fumaça 208 Foto: Socorro Tur

Um passeio mais interessante para s amantes de história, é uma visita a Maria Fumaça 208, um patrimônio histórico importantíssimo de Socorro! A Maria Fumaça 208 pertence a antiga Companhia Mogiana, na qual fazia ligação entre as cidades da região até 1960.

Por lá você terá a possibilidade de conhecer muitas coisas sobre a história da Maria Fumaça, você pode subir na casa de máquinas e de passageiros e ver de perto toda a arquitetura da época, é uma verdadeira viagem no tempo, um passeio indispensável na cidade!

Esportes de Aventura

Rafting no Rio do Peixe
Rafting no Rio do Peixe Foto: Socorro Tur

Como citamos anteriormente, o ecoturismo e o turismo de aventura é muito explorado na cidade de Socorro, já que a natureza da região possui muitas cachoeiras, trilhas e espaços bem preservados!

O ecoturismo é muito praticado graças a vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira, pois Socorro é cortada pelo rio do Peixe, por isso na região você encontra muitos parques, centros de lazer e agências baseadas no Caminho Turístico Rio do Peixe!

A seguir iremos citar algumas opções de esportes de aventura que você pode praticar na região, confira e fique por dentro de tudo!

Rafting no Rio do Peixe

  • Uma das atividades mais famosas da região, dura entre 2h30 e 3h30, o trajeto ´possui de 4 a 7 km de extensão e passa por mais de 20 corredeira, dentre os trechos, alguns são mais tranquilos, outros muito radicais, o trajeto ocorre em botes e é sempre guiado de um profissional!

Passeios de quadriciclo

  1. Bem ao lado do Rafting que citamos acima, ocorrem os passeios de quadriciclo, sendo um dos passeios mais procurados pelos turistas em Socorro! A região possui diversas estradas ocupadas para essa prática, todos cortando o Caminho Turístico do Peixe! Dura em média 1h a 1h20 e também existem diversas empresas e agências que fazem o passeio!

Kango Jango Parque de Aventuras

  • Além das opções de esportes de aventura, podemos indicar aqui esse parque que inclui todo tipo de esporte de aventura e muito mais, com espaços para crianças e até mesmo restaurantes, bares e chalés! A infraestrutura do local é completíssima e oferece diversas opções de lazer!

Parque dos Sonhos

Parque dos Sonhos
Parque dos Sonhos Foto: socorro Tur

Outra opção de passeio indispensável na cidade, é conhecer o Parque dos Sonhos, um parque que divide a área com um hotel fazenda completo, perfeito para relaxar e aproveitar uns dias de muita diversão!

Esse parque foi a primeira empresa do mundo todo a ter certificado para a prática de turismo de aventura segura! O espaço oferece atividades de pura adrenalina, como tirolesa, rapel, quadriciclo, arvorismo, cavalgada e muito mais! Além de oferecer atrações culturais, educacionais e ecológicas.

O parque é completo e por isso também possui boas opções para alimentação, com restaurante, lojinhas e muito mais! Vale super a pena conhecê-lo!

Veja também: Tudo o que você precisa saber para viajar para São Paulo Capital!

Mirantes em Socorro

Mirante da Pedra Bela Vista
Mirante da Pedra Bela Vista Foto: Socorro Tur

Como as belezas da região não são poucas, a cidade possui diversos mirantes para contemplar as vistas, alguns mais simples e outros mais completos, com infraestrutura e muito mais! abaixo iremos citar alguns dos principais mirantes de Socorro para você adicionar em sua lista de passeios!

  • Mirante da Pedra Bela Vista;
  • Mirante do Cristo Redentor;
  • Pico da Cascavel;
  • Mirante São Francisco;

E aí, gostou?

E aí, o que achou das opções de passeios que separamos para você leitor na cidade de Socorro? Deixe um comentário nos contando qual desses passeios mais lhe interessou e se você já conhece algum deles!

Acompanhe o Agora Viagem para ficar por dentro de todas as nossas dicas de viagens, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Socorro

Por que conhecer Socorro?

Se você gosta de ecoturismo e de estar ligado a natureza, conhecer a Cidade da Aventura é uma opção incrível, com diversas opções de trilhas diferentes, cachoeiras de todos os tamanhos, passeios, como os de quadriciclo e muitas outras coisas.

Onde fica localizada a cidade de Socorro?

Socorro é uma cidade do estado de São Paulo, fica próxima ao sul de Minas Gerais, a cerca de 500 km do Rio de Janeiro e a 135 km de São Paulo!

Qual é a principal atração turística de Socorro?

As principais atrações turísticas de Socorro são baseadas em ecoturismo e turismo rural, como parques, mirantes, esportes de aventura, cachoeiras, trilhas e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *