Pular para o conteúdo

O que fazer em Sorocaba? Saiba tudo sobre as atrações da cidade!

Avalie

Está em busca do que fazer em Sorocaba? Fique tranquilo, pois nesse artigo do Agora Viagem, você encontrará as melhores dicas e opções de passeios para você organizar o seu roteiro na cidade! Acompanhe!

Sorocaba para quem ainda não conhece é uma cidade do interior de São Paulo, a cerca de 90 quilômetros da capital! É uma região riquíssima em opções de lazer, cultura, igrejas, museus e boa infraestrutura, por isso não pode ficar de fora da sua lista de cidades para viajar!

A seguir no artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre o destinos, o que ele oferece aos seus visitantes e quais as melhores opções de passeios e pontos turísticos por lá! Por isso continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

Mais sobre Sorocaba

O que fazer em Sorocaba? Saiba agora! Rodovia na cidade
O que fazer em Sorocaba? Saiba agora! Foto: Prefeitura

Quem viaja com frequência sabe que não são apenas as capitais do Brasil que são interessantes para se viajar, pois em um país tão diversificado igual o nosso, as cidades do interior dos estados também são excelentes para umas boas férias, assim como Sorocaba!

A cidade possui pouco mais de 659 mil habitantes, com pontos turísticos e opções de lazer que atraem visitantes não só da região, mas como de muitos outros lugares do Brasil! Sorocaba é um dos destinos mais procurados por quem deseja descanso e lazer.

Além dos locais turísticos para se conhecer, quem visita o munícipio de Sorocaba terá a oportunidade de se deliciar com as comidas típicas da região, já que a gastronomia de Sorocaba é muito bem explorada e apresentada!

Pratos típicos para você experimentar em Sorocaba

Pratos típicos Sorocaba
Pratos típicos Sorocaba Foto: Restaurante Bumbu

Além de ser uma região rica em cultura, lazer e pontos turísticos para se conhecer, outro motivo super interessante para você conhecer Sorocaba, se dá pela sua gastronomia, que é super deliciosa e diversificada!

Pratos como Bolinho de Quibebe, com fortes elementos da culinária caipira, são grandes diferenciais no turismo gastronômico por lá! Além disso o feijão tropeiro da cidade é super famoso, se tornou um símbolo da culinária brasileira, além do sanduíche de pernil, as compotas de doce, churros e muitos outros!

Veja também: Telefone da Rodoviária de Sorocaba!

Quando ir a Sorocaba?

Outro ponto super importante na hora de planejar a sua viagem, é pesquisar e se informar sobre a melhor época para visitar Sorocaba, se informar sobre os períodos de chuvas, temperaturas elevadas e muito mais!

Para te ajudar, podemos dizer que a melhor época para ir a Sorocaba vai depender muito do que você está procurando na cidade, bem como passeios que você quer fazer e atrações turísticas que deseja conhecer!

A temperatura em média de Sorocaba fica em média 25° C, no verão ocorrem mais incidências de chuvas, mais especificamente entre de dezembro a fevereiro, e os dias costumam ser mais quentes.

Mas afinal, o que fazer em Sorocaba?

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre a região e está se preparando para organizar a sua lista de passeios por lá, iremos te apresentar as melhores opções de passeios e pontos turísticos para conhecer em Sorocaba, por isso não perca nenhum detalhe!

Sorocaba passou por longos projetos de urbanização nos últimos anos e por isso, hoje é uma das cidades mais desenvolvidas e sustentáveis do Brasil, então, você não pode deixar de conhecê-la!

Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas

Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas
Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas Foto: Prefeitura

O Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas foi inaugurado no ano de 2014 e conta com uma espécie de palácio de cristal, contando com quatro diferentes biomas de vegetação, sem contar o lindíssimo jardim sensorial de plantas medicinais!

Além disso, o jardim possui orquidário, roseiral, apiário com abelhas nativas, mirantes espalhados e muita área verde para você se conectar com a natureza! É o passeio ideal em família, num belo dia de sol! No Jardim Botânico ainda acontecem exposições, concertos e oficinas ambientais!

Fazenda Ipanema

Fazenda Ipanema
Fazenda Ipanema Foto: Wikipédia

A Fazenda de Ipanema é uma opção de passeio imperdível em Sorocaba! Essa fazenda é basicamente um antigo sítio histórico-cultural contendo ruínas de mais de 200 anos do berço da metalurgia do Brasil!

Além de encontrar ruínas e prédios históricos, lá é possível encontrar maquinário da época, diversas trilhas, cactos que crescem nas árvores e muitas outras coisas, é uma verdadeira viagem no tempo, ideal para os amantes de história e muita cultura!

Parques e áreas verdes em Sorocaba

Parque das Águas
Parque das Águas Foto: Prefeitura

Para quem aprecia a natureza, com certeza vai amar visitar Sorocaba, já que a região possui muitos parques belíssimos e áreas verdes para você aproveitar, seja para um passeio em família, um piquenique ou uma caminhada!

Dentre os principais parques da cidade se destacam:

  • Parque das Águas: esse parque fica bem próximo ao Jardim Botânico da cidade, recebe diversos eventos durante o ano, conta com pista de caminhada, ciclovia, parquinho, lago e espaço para andar de skate;
  • Kasato Maru: o Kasato Maru é um parque temático super incrível, possui uma decoração sino-japonesa e fica bem próximo ao centro de Sorocaba, por lá também ocorrem festivais orientais;
  • Parque Natural Chico Mendes: esse é um importante reduto de preservação de mata ciliar e da educação ambiental do munícipio de Sorocaba;
  • Parque Carlos Alberto de Sousa: esse é o parque mais ideal para caminhadas, possui muitos bancos espalhados e árvores para passar um tempo na sombra, é imperdível!

Mercadão Campolim

Mercadão Campolim
Mercadão Campolim Foto: Mercadão Campolim

Seguindo na pista de caminhada do Campolim, você pode encontrar o famoso Mercadão Campolim, o lugar ideal para aquela pausa no meio de um dia cheio! Por lá você encontra várias opções de restaurantes e bares, sendo um ponto super agitado da vida noturna em Sorocaba! Por lá você não pode deixar de fazer um almoço no famoso Yakitori e provar os sorvetes da Amsterdã, leve a família e aproveite!

Veja também: Melhores lugares para tomar café da manha em São Paulo!

Zoológico Municipal Quinzinho de Barros

Zoológico Municipal Quinzinho de Barros
Zoológico Municipal Quinzinho de Barros Foto: Wikipédia

Quem gosta de estar perto da natureza e de animais, não vai deixar de conhecer o Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, nome que homenageia o antigo proprietário da área do Zoológico, o Joaquim Eugênio Monteiro de Barros!

É uma opção incrível para um dia de muito lazer, o local é extremamente importante para a cidade, já que é uma área de preservação de espécies de animais, onde você poderá ver de pertinho uma diversidade de animais, como elefantes, ursos, hipopótamos, leões e muito mais! Leve a criançada e aproveite o dia no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros!

Parque Maeda

Se você está em busca de um passeio para um dia repleto de aventuras, não pode deixar de conhecer o Parque Maeda, na cidade de Sorocaba! O parque teve início com a pesca esportiva e aos poucos incluiu em suas atividades diversas outras atrações para toda a família.

Hoje o parque conta com piscinas, toboáguas, carrinhos de bate-bate, teleférico, playground, cavalinho, arvorismo e até realiza voos de helicóptero para quem for mais aventureiro! Vale super a pena reservar um dia para conhecer o parque.

Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba

Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba
Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba Foto: Prefeitura

Agora pensando em um passeio mais histórico, você não pode deixar de incluir em sua lista um passeio pelo Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba! Sua sede fica em um casarão com estilo inglês e de frente para a antiga estação ferroviária da cidade.

No local se encontra também o Monumento a Luiz Matheus Maylasky, um engenheiro austríaco que participou da construção da primeira estrada de ferro na cidade. A estrada foi inaugurada em 1875, quando a cidade recebeu a sua primeira locomotiva, a Ipanema! Confira todos os documentos, as fotos, os móveis e os equipamentos da história da estrada no museu!

Palácio dos Tropeiros

Palácio dos Tropeiros
Palácio dos Tropeiros Foto: Prefeitura

O Palácio dos Tropeiros na cidade, é a sede do Poder Executivo de Sorocaba, fica bem no Alto da Boa Vista! O prédio foi inaugurado no ano de 1978, com a gestão do prefeito José Theodoro Mendes e o nome do palácio é uma homenagem ao tropeirismo!

No quinto andar do Palácio existe um mirante que vale muito a pena ser visitado e na frente do prédio, está um lindíssimo lago completando a paisagem, com várias espécies de peixes para apreciar.

Veja também: Os 7 melhores destinos de viagens baratas no estado de São Paulo!

Catedral Metropolitana de Sorocaba

Catedral Metropolitana de Sorocaba
Catedral Metropolitana de Sorocaba Foto: Prefeitura

Para quem gosta de turismo religioso e de uma bela arquitetura, não vai deixar de dar uma passadinha na Catedral Metropolitana se Sorocaba, na Praça Coronel Fernando Prestes, sendo sede da Arquidiocese da cidade!

A catedral foi construída há mais de 200 anos atras e é famosa pela imagem de Nossa Senhora da Ponte trazida de Portugal em 1771, a única do Brasil! Vale super a pena conhecê-la e tirar aquela bela foto de recordação!

E aí, gostou?

O que achou de conhecer um pouco sobre a cidade de Sorocaba, suas atrações turísticas e opções de passeios? Deu para perceber como a cidade oferece muitas opções de lazer, não é mesmo?

Agora que você já sabe alguns pontos turísticos para conhecer na cidade, deixe um comentário abaixo nos contando qual deles mais lhe interessou, acompanhe o Agora Viagem e deixe suas estrelinhas, até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Sorocaba

Por que conhecer Sorocaba?

A cidade possui pouco mais de 659 mil habitantes, com pontos turísticos e opções de lazer que atraem visitantes não só da região, mas como de muitos outros lugares do Brasil! Sorocaba é um dos destinos mais procurados por quem deseja descanso e lazer.

Por que experimentar a culinária de Sorocaba?

Além de ser uma região rica em cultura, lazer e pontos turísticos para se conhecer, outro motivo super interessante para você conhecer Sorocaba, se dá pela sua gastronomia, que é super deliciosa e diversificada! Pratos como Bolinho de Quibebe, com fortes elementos da culinária caipira, são grandes diferenciais no turismo gastronômico por lá.

Quando ir a Sorocaba?

Para te ajudar, podemos dizer que a melhor época para ir a Sorocaba vai depender muito do que você está procurando na cidade, bem como passeios que você quer fazer e atrações turísticas que deseja conhecer! A temperatura em média de Sorocaba fica em média 25° C.

O que fazer em Sorocaba?

·         Jardim Botânico Irmão Vilas Boas;
·         Fazenda Ipanema;
·         Parques e áreas verdes;
·         Mercadão Campolim;
·         Zoológico Municipal Quinzinho de Barros;
·         Parque Maeda;
·         Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba;
·         Palácio dos Tropeiros;
·         Cetedral Metropolitana de Sorocaba;

Quais são os pratos mais famosos em Sorocaba?

Pratos como Bolinho de Quibebe, com elementos da culinária caipira, são grandes diferenciais no turismo gastronômico por lá! Além disso o feijão tropeiro da cidade é super famoso, se tornou um símbolo da culinária brasileira, além do sanduíche de pernil, as compotas de doce, churros, coxinha e muitos outros!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *