Pular para o conteúdo

O que fazer em Uberaba? Conheça o turismo cultural e religioso da cidade!

Avalie

Pensando em o que fazer em Uberaba? Deseja realizar uma visita, mas não sabe quais as atrações da cidade? Neste artigo vamos te falar tudo!

Uberaba é uma cidade muito conhecida por seu turismo religioso e cultural, apresenta diversas Igrejas e Museus que remontam a história da cidade.

No artigo de hoje, vamos te apresentar aos principais pontos turísticos da cidade, bem como apresentar algumas dicas para tornar sua viagem muito melhor. Acompanhe a seguir!

Localização da cidade de Uberaba

Situada no interior do estado de Minas Gerais, a cidade de Uberaba se localiza em meio ao triangulo Mineiro e fica somente a 481 km da capital do estado, Belo Horizonte.

O que fazer em Uberaba? O turismo religioso e cultural é muito forte na cidade!
O que fazer em Uberaba? O turismo religioso e cultural é muito forte na cidade! Foto: Reprodução

Como chegar até a cidade de Uberaba

A cidade de Uberaba é muito conhecida por paulistas e goianos, visto que a cidade fica localizada bem próxima aos dois estados.

Avião

Para quem mora no sul ou em regiões mais distantes, o meio de locomoção mais rápido e eficiente para chegar até Uberaba é através de um avião.

Basta apenas se dirigir ao aeroporto mais próximo da sua casa e pegar um voo com direção ao aeroporto de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, após isso é só alugar um carro ou utilizar de transporte público para chegar até a cidade Mineira, outra alternativa é verificar se há voos disponíveis até Uberaba.

Carro

Para quem estiver em Minas Gerais, poderá seguir pela Rodovia principal no que corresponde a BR-262 e através dela, será possível seguir até a cidade de Uberaba.

Em quanto tempo é possível conhecer Uberaba?

Uma das coisas a levar em consideração quando pensamos o que fazer em Uberaba, é em quantos dias se deve separar das férias para conhecer a cidade, ou se até mesmo, será possível em um final de semana e assim, visitar a região durante qualquer momento do ano.

De fato, a cidade de Uberaba é grande, possui aproximadamente mais de 34ª mil habitantes, porém, o turismo é bem desenvolvido e suas atrações podem ser visitadas em poucos dias na região.

Portanto, para conhecer tudo que a cidade proporciona, o período de 2 a 3 dias já é suficiente.

Onde se hospedar em Uberaba?

Outro ponto primordial para já se organizar no início do planejamento da viagem, é em questão relacionado sobre onde se hospedar.

Para isso, irei dispor alguns locais abaixo bem localizados em Uberaba e que irão te economizar tempo para se locomover até as atrações.

Havana Palace Hotel II

O hotel mais próximo das atrações, localizado na região central de Uberaba, é o Havana Palace Hotel II, fica localizado a menos de 4 km de boa parte dos pontos turísticos. A atração mais distante do hotel é o Paleontológico Peiropolis que fica a 12 km, mas todas as outras ficam próximas não ultrapassando 4 km de distância.

O hotel contém uma estrutura moderna e apresenta ótimos quartos aconchegantes e sua parte externa traz belos jardins e uma bela piscina ao ar livre para aproveitar em dias de sol.

O local é munido de várias atrações que propiciam o conforto a seus hospedes, acerca disso, há um ótimo restaurante que abrange uma culinário internacional, bar, e um spa.

Hotel Ibis Uberaba

Outro local com ótima localidade na cidade é o Hotel Ibis Uberaba, no qual é de muito bom proveito para quem busca um lugar aconchegante e não quer gastar muito.

O Hotel possui uma estrutura moderna e oferece diversos serviços. Como rede de Wi-Fi Gratuita, estacionamento no local, recepção com atendimento 24 horas, além de possuir em sua infraestrutura um ótimo restaurante, bar e espaços para que seus hóspedes realizem festam e meio a piscina ao ar livre.

O Hotel não fica localizado ao centro da cidade como o anterior mencionado, mas ainda assim a distancia é de alguns poucos minutinhos no que o torna outra grande opção para você manter estadia durante a passagem pela cidade.

Opções de Shopping em Uberaba

Para quem deseja ir para Uberaba e realizar algumas compras, Uberaba possui dois Shoppings que com certeza merecem a sua visita. Abaixo irei falar um pouco sobre eles, acompanhe!

Shopping de Uberaba

O Shopping de Uberaba possui uma boa infraestrutura que irá te proporcionar um ótimo momento em família. Através dele você poderá realizar suas compras nas diversas lojas presentes no Shopping, além de aproveitar da ótima comida e até mesmo assistir um filme no cinema que o Shopping possui.

Vale ressaltar que os horários de funcionamento do Shopping, confira:

  • Restaurantes funcionam todos os dias das 11h às 23h;
  • A Praça de Alimentação de Domingo a quinta das 11h às 22h, na sexta e sábado das 11h às 23h;
  • As lojas estão abertas de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h;
  • O Coney Games está aberto de segunda a sexta das 10h às 22h, no domingo o horário de funcionamento é das 14h às 20h.

Você pode conferir a programação do cinema, bem como as opções de lojas e restaurantes em meio ao seu site.

Praça Uberaba Shopping

Com uma estrutura moderna e bela decoração, a Praça Uberaba oferece ótimas opções de lazer. Há opções pra crianças com um espaço totalmente dedicado a elas, além de uma grande rede de fast food com os principais nomes do mercado, como o Burger King e o MC Donalds.

Além disso, o Shopping também possui um cinema no qual sua programação pode ser conferida em meio a seu site.

O local possui diversos benefícios para quem deseja visitá-lo, abaixo irei citar alguns deles, confira:

  • Ambiente Climatizado;
  • Área para Kids;
  • Cadeira de Bebê;
  • Possibilidade de solicitar uma Cadeira de Rodas;
  • Cinema;
  • Estacionamento Gratuito;
  • Gastronomia;
  • Lotérica;
  • Praça Business;
  • Ambiente totalmente adaptado para atender a prevenção contra o Covid-19.

O Shopping está disponível para visita todos os dias, exceto feriados.

Afinal, Por que viajar para Uberaba?

Uberaba é muito visitada por quem possui fortes crenças religiosas que buscam vários objetivos.

O lugar mais buscado em Uberaba é o Museu do médium Chico Xavier, além de outros museus situados na cidade, como o da Arte Decorativa, Museu do Zebu, Museu de Arte Sacra, Museu dos Dinossauros e outras atrações.

A cidade também reúne muita cultura, na qual preserva ainda boa parte de coisas que remontam o seu passado e incentiva diversas festas tradicionais, além de muitos encontros todos os anos de corais, recitais de músicas eruditas, exposições de artes plásticas e oficinas artísticas.

O que fazer em Uberaba?

Após conhecer um pouco da história de Uberaba e algumas dicas, abaixo vamos dispor das principais atrações turísticas da cidade, continue a leitura e veja tudo que a cidade pode oferecer a você!

Igreja da Medalha Milagrosa

O Santuário da Medalha Milagrosa é um dos principais pontos turísticos religiosos da cidade e atrai muitos visitantes diariamente, porém, especialmente no dia de sua consagração, dia 27 de novembro, o local recebe visitas de todo o Brasil.

A Igreja da Medalha Milagrosa é muito buscada por fiéis.
A Igreja da Medalha Milagrosa é muito buscada por fiéis. Foto: Reprodução

O local já atribui mais de 50 anos de tradição e cultura religiosa para a cidade Uberaba.

Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia

A padroeira oficial da cidade é a Nossa Senhora D’Abadia, na qual também é referida como Padroeira da Arquidiocese de Uberaba. Ela é apreciada e muito venerada por muitos fiéis e devoto que frequentemente a visitam rogando graças e agradecendo favores.

O Santuário presta a homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora D’Abadia.
O Santuário presta a homenagem a padroeira da cidade, Nossa Senhora D’Abadia. Foto: Reprodução

Especialmente no dia 16 de agosto, o Santuário recebe um grande número de fiéis que se deslocam até o local para agradecer, rezar, fazer pedidos e manter seus compromissos como cristão.

O local é tão almejado nesta data que muitas pessoas já chegam muito cedo, para ter uma ideia, as 5 da manhã o local já reúne mais de 5 mil pessoas e durante o dia o local é movimentado por mais de 150 mil pessoas.

Memorial Chico Xavier

A principal atração de Uberaba é o Memorial Chico Xavier no qual retrata a trajetória da vida de Chico Xavier.

O acervo de Chico Xavier é o ponto turístico mais conhecido da cidade.
O acervo de Chico Xavier é o ponto turístico mais conhecido da cidade. Foto: Reprodução

Afinal, quem foi Chico Xavier?

Para quem deseja visitar o museu, mas não o conhece, vale mencionar que ele foi um dos mais importante expoentes do Espiritismo, no qual escreveu mais de 450 livros e seu legado ultrapassou diversas barreiras religiosas e atualmente é conhecido como o “maior líder espiritual” do Brasil, ele é muito referenciado como uma pessoa extremamente altruísta quando ainda estava vivo.

Acervo Chico Xavier

O museu traz diversos itens que trazem o legado de Chico Xavier, assim como remontam o espírito altruísta do mesmo, focando nos valores humanos universais e o seu importante papel social desempenhado em vida.

O local foi aberto ao público no ano de 2016 e atualmente ele se encontra fechado pelo fato de obras que visam a revitalização da estrutura do local, porém, a previsão para reabertura se condiz a este ano de 2023.

Portanto, antes de incluir o memorial em seu roteiro sobre o que fazer em Uberaba, verifique a situação do museu e se será possível visita-lo.

Igreja São Domingos

A Igreja foi construída com o intuito de homenagear São Domingos e seu estilo Neogótico remonta as famosas catedrais europeias. Em seu interior, a decoração é feita através de pedras tapiocanga, no que proporciona um belo visual e encantam muitas pessoas que visitam a Igreja.

A Igreja São Domingos possui uma bela arquitetura com pedras tapiocanga.
A Igreja São Domingos possui uma bela arquitetura com pedras tapiocanga. Foto: Reprodução

A Igreja está localizada no centro de Uberaba e atrai muitos visitantes todos os anos.

Igreja Santa Rita e Museu de Arte Sacra

O turismo religioso em Uberaba se deu início por meio desta Igreja, na qual foi a primeira a ser construída na cidade com o tradicional estilo mineiro através do barro e madeira.

Há histórias que contam que a Igreja foi construída por conta de uma promessa realizada a Santa Rica, na qual o homem constantemente pedia a cura da bebedeira.

Pioneira na cidade, a Igreja Santa Rita foi a primeira construída.
Pioneira na cidade, a Igreja Santa Rita foi a primeira construída. Foto: Reprodução

Nos dias de Hoje, a igreja abriga um acervo da arte sacra e contém diversas obras para exposição.

Mercado Municipal

Em frente a Igreja Santa Rita, está situado o Mercado Municipal da cidade, no qual pode ser colocado em seu roteiro logo após de realizar a visita a Igreja.

O Mercado Municipal abriga diversas bancas, lojas e comidas típicas da gastronomia local, além de diversos rótulos de cachaças artesanais para degustação e venda, assim como o artesanato para decoração.

Catedral Metropolitana de Uberaba

Outra atração que compõe o roteiro religioso da região é a Catedral metropolitana de Uberaba que é considerada umas das igrejas mais bonitas da região e oferece um ótimo ambiente de paz e tranquilidade.

A Catedral Metropolitana de Uberaba é possui uma das arquiteturas mais bonitas da cidade
A Catedral Metropolitana de Uberaba é possui uma das arquiteturas mais bonitas da cidade. Foto: Reprodução

A sua estrutura é simples mas muito charmosa, no que ainda a torna uma das principais obras da cidade e muito buscada por turistas que passam por ela todos os dias.

Parque das Acácias

Um lugar que transmite paz em meio a natureza, é um ótimo local para realizar suas atividades aeróbicas do dia, como a caminhada ou uma corrida, ou até mesmo passar um período em família.

O local possui estacionamento próprio além de diversos estabelecimentos próximos, como diversas opções de restaurantes e espaços específicos para a realização de esportes.

Acervo dos Dinossauros

Em Uberaba você irá encontrar um local direcionado para quem é apaixonado por história e quer ver de perto alguns fósseis de espécies que habitam o planeta a milhares de anos atrás.

Acerca disso, o Museu oferece diversos fósseis que foram encontrados em meio a região de Uberaba, além de trazer esculturas que remontam um dinossauro e o famoso Bicho Preguiça gigante da região.

O Museu dos Dinossauros traz muitos fósseis e esculturas de dinossauros.
O Museu dos Dinossauros traz muitos fósseis e esculturas de dinossauros. Foto: Reprodução

Através do Museus você irá conhecer toda a história desses fósseis, bem como informações sobre onde foi encontrada, idade estimada do fóssil e outras coisas.

De fato, é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro sobre o que fazer em Uberaba.

Museu do Zebu

Outro ponto turístico tradicionalíssimo em Uberaba é o Museu do Zebu, no qual remonta a história de Uberaba com a chegada do gado zebu ao Brasil, além de informações de como se tornou o principal gado no país.

O local oferece uma visita guiada, na qual o responsável irá contar de forma bem detalhada todas as histórias do zebu.

Gostou?

E aí, conseguiu montar o seu roteiro com as dicas aqui disponibilizadas sobre o que fazer em Uberaba? Já conhecia algum dos pontos turísticos? Nos conte abaixo!

Se surgir eventuais dúvidas sobre o artigo ou queira acrescentar mais informações sobre algum ponto turístico, deixe seu feedback.

Para mais dicas de viagem, acesse a página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes sobre o que fazer em Uberaba

Qual o ponto turístico mais visitado na cidade?

A principal atração buscada por turistas na cidade é o memorial do Chico Xavier, na qual remonta toda a história e trajetória da vida dele.

É possível conhecer tudo que Uberaba oferece em um final de semana?

Sim, em um final de semana você irá conseguir conhecer todas as trações de Uberaba bem como aproveitar de tudo que elas oferecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *