Pular para o conteúdo

O que fazer em Visconde de Mauá? 4 cachoeiras incríveis + dicas de viagem!

Avalie

Pensando em viajar e deseja um local que apresente dias de paz em meio a natureza? Veja o que fazer em Visconde de Mauá!

A cidade é muito famosa pelo seu ecoturismo que atrai muitos visitantes de todo o território nacional, com certeza é uma boa opção para fugir do clichê e proporcionar uma boa viagem para a sua família.

Confira neste artigo, o que fazer em Visconde de Mauá e o que as vilas da região tem a oferecer para você. Continue a leitura e veja o te espera!

Sobre a região de Visconde de Mauá

Visconde de Mauá fica situado na cidade de Resende na região Sudeste do País, no Rio de Janeiro. Além de Resende, a região faz parte dos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas, que faz divisa com o estado de Minas Gerais.

A principal fonte de renda econômica vem através do turismo, Visconde de Mauá se localiza em meio a Serra da Mantiqueira e conta com pouco mais de 5 mil habitantes.

O que fazer em Visconde de Mauá? Não faltam opções!
O que fazer em Visconde de Mauá? Não faltam opções! Foto: Reprodução

Pelo fato da sua economia girar em torno do turismo, Visconde Mauá conta com uma grande rede hoteleira, são mais de 100 estabelecimentos propícios a hospedagens e diversos restaurantes que oferecem a gastronomia local.

O turismo é muito voltado para o ecoturismo, no que propicia a uma ótima opção para quem deseja esquecer do agito da cidade grande e tirar um final de semana de paz.

Como chegar

Abaixo irei apresentar uma forma de como chegar em Visconde de Mauá saindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Veja!

Avião

Para quem vem de regiões mais distantes, o meio de transporte mais rápido e eficiente para chegar até Visconde de Mauá é através de um avião.

Dito isso, o aeroporto mais próximo é o Santos Dumont no Rio de Janeiro, a uma distância de 154.9km.

Saindo de São Paulo

Carro: Se você estiver partindo de São Paulo, basta seguir pela Via Dutra sentido ao Rio de Janeiro, após passar pela cidade de Itatiaia, um pouco antes de chegar em Resende, nas proximidades há uma saída com direção a Visconde de Mauá.

Saindo do Rio de Janeiro

Carro: Para ir até Visconde de Mauá, basta seguir em direção a São Paulo, após passar a cidade de Resende, você irá adentrar a saída próxima que corresponde a (Saída-311). Em seguida, continue no trajeto que você chegará em Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá e suas três vilas

Visconde de Mauá é uma região na qual é composta por três vilas, entre elas se incluem: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.

A vila de Visconde de Mauá originalmente pertence ao município de Resende e é caracterizado por ter sido um dos polos da colonização alemã. Nos dias de hoje é bem perceptível a cultura alemã na vila.

Opções de hospedagem

Pelo fato de o turismo ser bem desenvolvido na região e ser a principal fonte de renda da economia, Visconde de Mauá conta com uma grande rede hoteleira.

Vale ressaltar que os melhores lugares para manter estadia não são em Vicente de Mauá, e sim em Maromba e Maringá.

Isso decorre pelo fato de estarem localizadas próximas as atrações turísticas da região e pela grande proporção de restaurante e estabelecimentos que propiciam a noite na região.

Onde se hospedar: Maringá

Com muitas opções na região, irei destacar algumas pousadas de Maringá, acompanhe abaixo:

Pousada Sabor da Terra

Uma das opções em Maringá é a Pousada Sabor da Serra, fica situada a apenas 300 metros do centro e é bem próxima a algumas cachoeiras da região.

A pousada é equipada com suítes com TV e frigobar e alguns chalés com lareira, TV, frigobar e um bom espaço para descanso em meio a rede na sacada.

Pousada Verde Novo

Situada no centro de Maringá, a Pousada Verde Novo traz uma opção de pousada que proporciona muita tranquilidade em meio a natureza, além de paz e aconchego.

Próxima da pousada há diversos estabelecimentos como restaurantes, bares e padarias.

Assim como a Pousada Sabor da Terra, a Pousada Verde novo oferece os mesmos benefícios e dispõe também de um ambiente para o descanso.

Onde se hospedar: Maromba

Além das opções em Maringá, irei falar de algumas na vida da Maromba

Pousada Águas Claras

Com um ambiente familiar e agradável, a Pousada Águas Claras fica situada em uma praça da vila da Maromba e oferece uma ótima acomodação, além da possibilidade de provar a gastronomia local em meio ao restaurante situado na pousada, no qual, seus hospedes tem direito todos os dias a um café da manhã.

Pousada Brilho da Natureza

Como seu próprio nome já sugere, a Pousada Brilho da Natureza é uma boa opção para quem deseja se hospedar em um ambiente em meio a natureza, a pousada fica próxima a muitas cachoeiras.

O local oferece duas piscinas naturais para seus hóspedes, além de chalés aconchegantes e um ótimo café da manhã.

Com diversas belezas naturais, é um bom local para tirar uns dias de paz.

Quando ir para Visconde de Mauá?

De antemão, já vamos falar que o local no inverno é muito interessante, visto que o clima da serra se torna um diferencial e a gastronomia local é uma atração à parte.

Mas de fato, para curtir as belas cachoeiras que a região oferece, o melhor período do ano é durante o verão, quando por sinal, faz muito calor na região, mas por outro lado, as chuvas aumentam.

Para quem busca um clima mais ameno e mesmo assim ainda curtir o que as cachoeiras oferecem, o clima ideal para visitar Visconde de Mauá é durante o Outono e Primavera.

A região é muito buscada quando acontecem seus eventos tradicionais, como o Concurso Gastronômico e a Festa do Pinhão.

Afinal, o que fazer em Visconde de Mauá?

Após conhecer um pouquinho da região e como se dividem as três vilas a compreendem, veja neste artigo, veja neste artigo a seguir algumas opções sobre o que fazer em Visconde de Mauá.

A região oferece uma vasta gama de opções de cachoeiras e passeios em meio ao ecoturismo. Confira!

Pedra Selada

Para os apaixonados por trilhas e aventuras, o primeira local a se pensar em o que fazer em Visconde de Mauá é a Pedra Selada.

Repleto de belezas naturais em sua volta, a Pedra Selada é muito visitada por turistas.
Repleto de belezas naturais em sua volta, a Pedra Selada é muito visitada por turistas. Foto: Reprodução

Com cerca de 1.755 metro de altura, a Pedra Selada se condiz a uma trilha de acesso mediano e corresponde a um dos locais mais altos de Visconde de Mauá. Através deste pico é possível visualizar toda a região além de proporcionar fotos incríveis ao por do sol.

Parque Nacional de Itatiaia

É uma unidade de conservação ambiental, no qual foi criado no ano de 1937 e neste parque se encontram alguns dos picos mais altos do país, próximos a 2.800 metros de altitude.

Pico das Agulhas Negras

Conhecido por ser o 5º pico mais alto do Brasil, o local oferece diversas maravilhas naturais acerca das suas belas formações rochosas em meio a altitude que proporcionam boa fotos para turbinar o seu Instagram!

No alto do Pico das Agulhas a vista é espetacular.
No alto do Pico das Agulhas a vista é espetacular. Foto: Reprodução

O pico beira os 2.800 metros de altitude e é o ponto mais alto do Rio de Janeiro.

Morro do Couto

Beirando os 2.700 metros, fato este que confere ao Morro do Couto a oitava posição de ponto culminante no Brasil e, segunda posição acerca de ser a montanha mais alta do Parque nacional de Itatiaia, atrás somente do Pico das Agulhas Negras.

O Morro do Couto faz parte da vasta gama de belezas naturais em Visconde de Mauá.
O Morro do Couto faz parte da vasta gama de belezas naturais em Visconde de Mauá. Foto: Reprodução

Cachoeiras em Visconde de Mauá

Como já mencionado algumas vezes durante o decorrer deste artigo, a região possui muitas cachoeiras e se tornam um dos principais atrativos para os turistas que buscam o que fazer em Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá possui belas cachoeiras.
Visconde de Mauá possui belas cachoeiras. Foto: Reprodução

Abaixo irei listar algumas cachoeiras que valem a sua visita, confira!

1 – Cachoeira do Escorrega

Por conta de uma grande enxurrada que teve na região durante o ano de 1966, surgiu um enorme rochedo, que se aludiu a um tobogã natural e por conta disso, é muito visitado e buscado por turistas.

2 – Poção da Maromba

Situado próximo a Cachoeira do Escorrega, o Poção do Maromba apresenta uma beleza natural exuberante, porém, há uma forte correnteza e não é interessante para banho, ainda mais no caso de crianças.

3 – Cachoeira das Cruzes

A cachoeira das Cruzes é uma ótima opção para quem busca o que fazer em Visconde de Mauá em família. Suas águas limpas e calmas proporcionam um ótimo dia para quem deseja paz.

4 – Toca da Raposa

Pouco movimentada, a cachoeira fica situada em um local no qual é protegida por uma pedra, no quase há a formação de uma caverna. Apesar de pouco movimentada, no local há um estabelecimento que faz a comercialização de bebidas e lanches.

Gostou?

E aí, está pensando em conhecer as altitudes do Parque Nacional de Itatiaia? Ou até mesmo tomar um banho nas mais variadas cachoeiras da região? De fato, não falta o que fazer em Visconde de Mauá!

Se deseja sanar alguma dúvida ou até mesmo acrescentar informações e experiências sobre algum ponto turístico aqui mencionado, deixe seu feedback.

Para mais dicas de viagens, acesse a página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes sobre o que fazer em Visconde de Mauá

Qual o pico mais alto do Parque Nacional de Itatiaia?

O ponto mais alto do Parque corresponde ao Pico das Agulhas Negras, no qual é constituído por aproximadamente 2.800 metros, no que o confere o 5º lugar mais alto no Brasil.

Qual local em Visconde de Mauá é conhecido por ser um Tobogã natural?

Através de uma grande enxurrada que teve na região durante o ano de 1966, surgiu um enorme rochedo, que ficou conhecido como Tobogã natural e é uma das cachoeiras mais visitadas da Região.

Qual o aeroporto mais próximo de Visconde de Mauá?

O aeroporto mais próximo da região fica localizado no Rio de Janeiro, em Santos Dumont. A uma distância aproximada de 155km de distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *