Pular para o conteúdo

Pontos turísticos de Salvador: Veja 9 destinos da capital Baiana!

Avalie

Está pensando em realizar uma viagem e não sabe quais são os pontos turísticos de Salvador? A equipe do Agora Viagem irá lhe prover os melhores destinos da cidade. Confira!

Para assim prosseguir com o desenvolvimento do planejamento da viagem, é preciso buscar quais são os fazeres do local, buscar hotéis e montar o roteiro da melhor forma possível. Para isso, é de grande importância traçar alguns lugares de almejo, para tornar a viagem proveitosa!

Neste viés, o artigo de hoje é voltado para lhe informar acerca de alguns dos muitos pontos turísticos que Salvador reserva a você. Acompanhe a seguir!

Sobre Salvador

Antes de propriamente dissertar sobre os pontos turísticos de Salvador, vale uma menção honrosa a história da cidade, não é mesmo?!

Você já deve ter ouvido em falar sobre a “cidade da alegria” ou até mesmo “cidade do axé”, pois bem, é assim que a cidade de Salvador, capital da Bahia, é conhecida!

No mais, Salvador é uma cidade histórica e culturalmente rica, com uma mistura única de influências africanas, europeias e indígenas.

Pontos turísticos de Salvador
Salvador é repleta de cultura e belezas naturais. Foto: Reprodução

Falando em cultura, a cidade é conhecida por sua arquitetura colonial, com muitos edifícios históricos preservados, como o Pelourinho, que será abordado neste artigo e é um Patrimônio Mundial da UNESCO.

A culinária baiana é muito diversa e tem uma forte influência africana, em uma viagem para a cidade de Salvador, você irá encontrar pratos como o acarajé, moqueca de peixe, vatapá e caruru que são alguns dos pratos típicos da região. A música também é uma parte importante da cultura, com muitos gêneros musicais populares, como o axé que tem muita relevância, o samba-reggae e forró.

Além disso, Salvador é cercada por praias de águas cristalinas e belas paisagens naturais, como a Baía de Todos os Santos e a Chapada Diamantina, sendo um grande centro econômico e movimentando boa parte do turismo da região Nordeste do Brasil.

Como é o clima em Salvador

Outro fator importante na hora do desenvolvimento de viagem é acerca de tomar conhecimento sobre o clima da região na qual irá visitar, para assim tomar outras decisões, como o tipo de roupa que irá levar entre outras coisas.

Por conseguinte, podemos dizer que o clima em Salvador é tropical úmido, com temperaturas quentes e bastante chuva durante todo o ano.

A temperatura média anual é de cerca de 26ºC, com uma variação muito baixa entre o verão e o inverno, basicamente a cidade, assim como todo o estado contêm temperaturas altas durante todas as estações, ótimo para quem deseja conhecer as belas praias da região.

Durante o verão, que vai de dezembro a março, as temperaturas podem chegar a cerca de 32 ºC, com umidade elevada e chuvas intensas, especialmente no final da tarde. Já no inverno, que vai de junho a setembro, as temperaturas são um pouco mais amenas, com média de cerca de 24ºC, e a chuva é menos frequente.

Apesar de ser uma cidade quente e úmida, Salvador é refrescada por brisas do mar, o que torna o clima mais agradável, especialmente nas áreas próximas à costa.

Quando visitar Salvador

Assim como o clima, o período do ano no qual será alvo da sua viagem, deve ser avaliado também, dependendo claro, das atrações que você deseja visitar em Salvador.

Deste modo, de acordo com suas intenções em salvador, podemos dizer que se o seu alvo é conhecer as festas populares, como o Carnaval, o São João ou a Lavagem do Bonfim, a melhor época é durante o verão, de dezembro a fevereiro, quando as festividades estão em pleno vigor.

Agora, se você prefere um clima mais ameno com menos chuvas, os meses entre abril e agosto são uma boa opção, outro fator também que contribui com este período é que as temperaturas são mais agradáveis e a cidade fica mais vazia, o que pode ser uma vantagem para quem quer evitar as multidões e aproveitar melhor as atrações, bem como encontrar hotéis e pousadas com um valor menor.

Afinal, quais são os pontos turísticos de Salvador? Confira!

Após tomar conhecimento sobre a cidade, clima e quando visitar, chegou a hora de dar forma ao seu roteiro com os pontos turísticos de Salvador, que aliás, não são poucos!

Portanto, logo abaixo irei falar sobre alguns que devem estar em seu roteiro durante a sua passagem pela cidade. Acompanhe a seguir!

1 – Pelourinho

Para começar bem, o Pelourinho é uma das atrações de Salvador que não há possibilidade de ficar de fora do seu roteiro na sua passagem pela cidade, visto que é considerado um dos mais importantes patrimônios culturais do país, sendo tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985.

É conhecido pelas suas ruas de pedra, casarões coloridos, igrejas barrocas, museus e muitos restaurantes, bares e lojas de artesanato, é um dos lugares mais procurados pelos turistas que buscam conhecer a cultura baiana e sua rica história.

Estruturas no Pelourinho.
Com muita história, o Pelourinho encanta todos que o visitam. Foto: Reprodução

As ruas estreitas e coloridas são repletas de artistas de rua, músicos, dançarinos e capoeiristas que animam o ambiente com sua arte e cultura.

Entre os principais atrativos do Pelourinho, estão a Igreja de São Francisco, a Casa de Jorge Amado, o Museu Afro-Brasileiro, o Museu da Cidade de Salvador, o Largo do Pelourinho e o Terreiro de Jesus. É um lugar imperdível para quem visita Salvador e quer conhecer mais sobre a história e a cultura baiana.

2 – Farol da Barra

Assim como o Pelourinho, o Farol da Barra é um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador e é um símbolo importante da cidade e um dos cartões-postais mais fotografados da Bahia.

O local foi construído no século XVII pelos portugueses, com o objetivo de ajudar na navegação dos navios que chegavam ao porto de Salvador. Deste modo, a torre do farol tem 22 metros de altura e é pintada em listras vermelhas e brancas, sendo visível a muitos quilômetros de distância.

Imagem aérea do Farol da Barra.
O Farol da Barra proporciona uma Bela vista panorâmica. Foto: Reprodução

No mais, o Farol da Barra é um lugar muito procurado por turistas e moradores locais, que apreciam a vista panorâmica da cidade e do mar. Além disso, o local é bastante frequentado por jovens e praticantes de esportes náuticos, como surf, stand-up paddle e windsurf.

Ao redor do Farol, há uma grande área de lazer, com bancos, jardins, quiosques, lojas de souvenirs e vendedores ambulantes que vendem comidas típicas e bebidas e a noite, o farol é iluminado, no que condiz com a criação de um ambiente ainda mais bonito e romântico.

3 – Elevador Lacerda

Outro ponto turístico que é indispensável ao seu roteiro de pontos turísticos de Salvador, é o Elevador Lacerda, que condiz a um elevador vertical, com duas torres de ferro que sustentam quatro cabines.

Cada cabine pode transportar até 27 passageiros e faz um trajeto de 72 metros em 30 segundos, ligando a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa.

O elevador foi construído para facilitar o acesso dos moradores da Cidade Baixa aos serviços e comércio da Cidade Alta. Quando foi construído, era o elevador mais alto do mundo e o primeiro do tipo em funcionamento no Brasil.

Imagem aérea do Elevador Lacerda.
O Elevador Lacerda é uma das estruturas históricas da cidade. Foto: Reprodução

Da mesma forma que o Farol da Barras, o alto das torre do elevador traz uma vista panorâmica incrível da cidade, com destaque para alguns pontos turísticos de Salvador, que são visíveis do local.

4 – Praia do Farol da Barra

Se você deseja conhecer a beleza natural do litoral baiano, a Praia do Farol da Barra é um ótimo destino para você que busca um pouco de paz em meio a natureza.

Próximo ao Farol da Barra que foi mencionado aqui anteriormente, pode se encaixar facilmente como um destino posterior, visto que se localiza ao lado.

No mais, podemos dizer que o local contém uma extensão aproximada de 500 metros e é conhecida por sua beleza natural, águas cristalinas e areia branca. É uma das praias mais movimentadas de Salvador, atraindo moradores locais e turistas que buscam diversão, lazer e tranquilidade.

A Praia do Farol da Barra é um lugar ideal para praticar esportes náuticos, como surf, stand-up paddle e windsurf, além de ser uma ótima opção para quem gosta de nadar e tomar sol. O local possui a presença de uma boa infraestrutura para quem a visita, visto que há muitas barracas de praia ao longo da orla, que oferecem comida típica baiana e bebidas geladas.

É um dos grandes pontos de encontro para eventos culturais e esportivos, como shows, apresentações de capoeira e torneios de futebol de areia.

5 – Praia de Itapuã

Da mesma forma que na praia do Farol da Barra, a de Itapuã é um dos grandes alvos turísticos da cidade, visto que é uma das mais famosas praias de Salvador.

Com aproximados 5 km de extensão, a praia é conhecida por suas águas calmas e cristalinas, areia branca e fina, e por ser um dos lugares que inspirou o famoso poeta baiano Vinicius de Moraes a compor a música “Tarde em Itapuã”.

Orla da praia de Itapuã.
Com belezas naturais exuberantes, a Praia de Itapuã é muito famosa. Foto: Reprodução

A Praia é bastante procurada pelos turistas e moradores locais, que aproveitam o sol, o mar tranquilo e a beleza natural do local, além disso o local é ideal para banho, prática de esportes náuticos, como stand-up paddle e caiaque, e para caminhadas no calçadão, que oferece uma vista privilegiada da orla.

Ao longo da praia, há diversas barracas que oferecem comidas e bebidas típicas da região, além de várias opções de quiosques de artesanato, onde é possível comprar souvenirs e lembranças da Bahia.

6 – Forte de Santo Antônio da Barra

Para quem é um grande entusiasta de história, de fato, o Forte de Santo Antônio da Barra é um grande atrativo e deve estar entre os primeiros lugares no roteiro!

O local se trata de uma fortificação histórica que foi construído no século XVI pelos portugueses para proteger a entrada da Baía de Todos os Santos e o Porto de Salvador dos ataques de invasores.

Ao longo dos anos, o forte acabou passando por diversas reformas e ampliações ao longo dos séculos e hoje abriga o Museu Náutico da Bahia, que conta a história da navegação na região e exibe peças como instrumentos de navegação, maquetes de navios e mapas antigos.

O forte é um importante patrimônio histórico e cultural da Bahia e do Brasil, sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938.

7 – Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Ainda agradando aos amantes de história, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, assim como o forte mencionado anteriormente, é um dos grandes pontos turísticos históricos de Salvador.

A Igreja foi Construída ainda no século XVIII em estilo barroco e representa um dos principais símbolos da religiosidade e da cultura da Bahia.

O santuário em si, é dedicado a Nosso Senhor do Bonfim, um dos nomes dados a Jesus Cristo e é famosa pela sua imagem do santo, que é considerada milagrosa e atrai milhares de fiéis e devotos todos os anos.

Além da imagem do Senhor do Bonfim, a igreja possui belos altares, pinturas, azulejos e esculturas barrocas. Em seu interior, há também um museu que exibe objetos e artefatos relacionados à história da igreja e da devoção ao Senhor do Bonfim.

8 – Mercado Modelo

Para quem é apaixonado pelo artesanato da Bahia, com certeza uma visitinha no Mercado Modelo merece estar no roteiro, já que o local abriga uma grande variedade de lojas e barracas que vendem artesanato, souvenirs, roupas, acessórios, objetos de decoração, alimentos típicos e muito mais.

O Mercado Modelo é uma verdadeira atração para quem busca conhecer a cultura e as tradições da Bahia, visto que lá é possível de encontrar muitos itens produzidos por artesãos locais.

Além do comércio, o Mercado Modelo também oferece opções gastronômicas, com restaurantes e bares que servem pratos típicos da culinária baiana, contando com apresentações de músicos e dançarinos que animam o ambiente.

9 – Arena Fonte Nova

Outra ótima opção para incluir no roteiro de viagens para quem visita Salvador, é a a Arena Fonte Nova, visto que pode e proporcionar um belo espetáculo para quem deseja ver um jogo de futebol ou até mesmo fazer um tour pelo estádio.

Durante a visita é possível conhecer os bastidores da Arena, ver os vestiários, as áreas de treino dos jogadores, salas de imprensa, bem como tirar belas fotos no estádio, já que é um dos mais modernos em todo o Brasil.

Imagem aérea da Arena Fonte Nova
Idealizada para sediar jogos da Copa do Mundo, a Arena atrai muitos turistas por sua modernidade. Foto: Reprodução

O estádio substituiu a antiga Arena Fonte Nova, que foi demolido para dar lugar a um novo estádio visando sediar jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014.

A Arena Fonte Nova é um dos mais modernos estádios de futebol do Brasil, com capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas. Além de jogos de futebol, também é palco de shows e eventos esportivos, como lutas de boxe e MMA.

A estrutura da Arena é impressionante, visto que conta com uma bela arquitetura moderna, possuindo quatro níveis de arquibancadas, camarotes, salas de imprensa, vestiários, lojas e restaurantes.

Também vale mencionar, que é a casa dos principais clubes de futebol de Salvador e do Brasil, como Bahia e Vitória, e já recebeu importantes jogos de futebol, como a final da Copa do Nordeste, a final da Copa Sul-Americana, jogos da Copa do Mundo e da Seleção Brasileira.

Gostou do artigo?

Teve tranquilidade em montar o seu roteiro de viagem após realizar a leitura do nosso artigo? De fato, Salvador é repleto de pontos turísticos para todos os gostos, neste artigo citei 9 deles, mas há uma quantidade considerável que ficou de fora.

Se assim desejar, pode deixar uma dúvida, sugestão ou complementar alguma informação que ficou de fora do conteúdo proposto, no campo abaixo disposto!

Para mais conteúdos sobre viagens, acesse a página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes

Por que visitar Salvador?

Assim como já evidenciado ao longo deste artigo, a cidade de Salvador atribui uma vasta gama de praias com paisagens naturais deslumbrantes, atribui uma gastronomia local incrível, proporciona locais históricos e culturais, além de uma bela arquitetura colonial.

Quando viajar para Salvador?

Não há um período do ano que não tenha atrações em Salvador, mas se você desejar por uma viagem mais calma e tranquila, sem a movimentação toda que há durante a alta temporada, o recomendável é visitar a cidade durante os meses entre abril e agosto, visto que as temperaturas são mais agradáveis e a cidade fica mais vazia. Mas é importante mencionar que a capital baiana sempre atrai muitos turistas durante todo o ano, a expressão de “vazia” é muito relativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *