Pular para o conteúdo

Vila Madalena: conheça esse grande bairro da cidade de São Paulo!

Avalie

No artigo de hoje, iremos conhecer esse charmosíssimo bairro de São Paulo, a Vila Madalena.

O bairro de São Paulo super descolado é um point de jovens que vivem pela região, conta com galerias a céu aberto, feirinhas de artesanato e vários atrativos com música, além dos muitos barzinhos que tem por ali, o que faz o lugar ser uma das partes mais descontraídas da cidade. Por isso, nossa equipe separou uma lista com tudo o que dá para fazer por ali, você não vai se arrepender de conhecer a Vila Madalena!

Um pouco sobre o Bairro

Considerado o “bairro boêmio de São Paulo”, a Vila Madalena é uma das mais agitadas partes da cidade principalmente a noite. O nome inicial do lugar foi Vila dos Farrapos, e em XVI o lugar era habitado por índios que tinham fugido do centro por causa da instalação de Jesuítas. E em volta desse lugar, corre um rio chamado Rio Pinheiros, que incialmente se chamava Sitio do Rio Verde. Nesse lugar, conta-se que esse sítio era de um homem português que era muito bem-sucedido, e tinha três filhas chamadas Ida, Beatriz e Madalena, por isso os nomes das vilas em sua volta tem nome de Vila Ida, Vila Beatriz e Vila Madalena.

O que fazer em Vila Madalena

Como descobrimos agora mesmo, o bairro é bem movimentado, isso quer dizer que não vai faltar o que fazer por lá! E como também comentamos acima, nossa equipe separou uma lista com o que fazer no bairro. Vamos conhecê-la?

  1. Beco do Batman
  2. Praça Benedito Calixto
  3. Escadaria do Patápio
  4. Armazém da Cidade
  5. Mural Igreja do Calvário
  6. Cine Sala
  7. Fortes D’Aloia & Gabriel
  8. Choque Cultural
  9. Bares
  10. Baladas
  11. Restaurantes

Veja Também: Lugares para tomar café da manhã em São Paulo

Beco do Batman

Imagem do Beco do Batman, na Vila Madalena em São Paulo.
Conheça o Beco do Batman, na Vila Madalena em São Paulo. Foto: Pinterest

Quem mais acha os grafites a coisa mais linda? Bom, essa é uma travessia no bairro que é literalmente uma galeria de arte a céu aberto. Cheio de painéis lindos e muito bem decorados, o lugar chega a contar em finais de semana com feirinhas de artes, e ele enche bastante nesses dias, cheio de pessoas querendo tirar fotos pelos grandes desenhos.

Praça Benedito Calixto

Em todos os sábados nesse lugar acontece a feira de antiguidades, algo que é bem famoso por lá. Os 320 expositores oferecem artesanatos, discos, objetos, louças etc. No centro dela é onde se encontram algumas barracas de comida e apresentações de música. A entrada na praça é gratuita, e para quem não curte muito antiguidades pode ficar à vontade e conhecer as lojinhas em volta.

Escadaria do Patápio

Imagem da Escadaria do Patápio no bairro Vila Madalena
Conheça a Escadaria do Patápio no bairro Vila Madalena. Foto: Pinterest

Essa com certeza não é só mais uma escada que liga uma rua à outra, a Escadaria Patápio tem esse nome homenageando um musicista e compositor de valsa que era brasileiro, e é cheia de detalhes interessantes. Ela possui 94 degraus que tem vários azulejos que formam desenhos e mensagens. Além de um jardim vertical com materiais reciclados, por isso o lugar atrai muitos turistas e recebe vários eventos.

Armazém da Cidade

Pertinho da escadaria citada acima, o Armazém é um espaço de economia criativa, que oferecem várias atividades em um só lugar. Por exemplo, muita música, culinária, oficinas, brechós etc. não é cobrado nada pela entrada.

Veja Também: Onde morar em São Paulo

Mural Igreja do Calvário

Imagem do Mural Igreja do Calvário, em São Paulo
Conheça o Mural Igreja do Calvário, em São Paulo. Foto: Pinterest

Esse é um mural pintado por Eduardo Kobra, se localiza no muro da Igreja do Calvário, até a Rua Cardeal Arcoverde. Possui seus 39 metros, criada no ano de 2012, e tem o título “Viver, Reviver e Ousar”.

Cine Sala

Você já ouviu falar em cinema de rua? O Cine Sala é um caso desse, onde são exibidos filmes que não são encontrados em cinemas normais, e o maior diferencial é o conforto, já que podem ser escolhidos entre poltronas e sofás individuais/duplo, onde você pode assistir um filme se sentindo na sala de casa. Outra coisa que faz o bairro ser tão especial.

Imagem do Cine Sala, Cinema de rua na Vila Madalena
Conheça o Cina Sala, Cinema de rua na Vila Madalena. Foto: Pinterest

Caso queira saber os valores:

Segunda – feira:  Poltrona 20,00, sofá individual 32,00, duplo 62,00.

Terça e quarta – feira:  Poltrona 24,00, sofá individual 34,00, duplo 66,00.

Quinta a domingo: Poltrona 30,00, sofá individual 40,00, duplo 80,00.

Fortes D’Aloia & Gabriel

Imagem da galeria Fortes D’Aloia & Gabriel.
Não deixe de conhecer a galeria Fortes D’Aloia & Gabriel! Foto: Pinterest

Essa é uma galeria que expõe vários artistas tanto brasileiros quanto estrangeiros, como os grafiteiros Os Gêmeos, Ernesto Neto, Adriana Varejão etc. O acesso é gratuito, aberto de terça a sexta, das 10 da manhã até 19 da noite. Aos sábados, das 10 da manhã até 18 da tarde.

Choque Cultural

Imagem da galeria Choque Cultural em Vila Madalena
Conheça a galeria Choque Cultural em Vila Madalena. Foto: Pinterest

Para finalizar a visita na parte de cultura do bairro, vamos conferir outra galeria de arte, chamada Choque Cultural. Essa galeria é com certeza referência em questões de arte urbana e linguagens contemporâneas. O lugar expõe vários artistas novos e artistas já consagrados. Ali também acontecem intervenções urbanas, e o acesso é grátis.

Bares

Além de tantos lugares culturais maravilhosos, a Vila Madalena oferece muito mais coisas, e agora iremos falar dos bares do local, para garantir não só um dia, mas uma noite repleta de diversão. Veja a seguir:

Bar Astor

Esse é um clássico do bairro, com uma comida deliciosa, um ótimo atendimento e um ambiente aconchegante, é o lugar certo para visitar com a família, amigos ou até mesmo em casal. A especialidade da casa são os deliciosos coquetéis. Além disso um pouco abaixo existe o SubAstor, um bar que é praticamente secreto, premiado e outra referência em coquetéis.

Boteco São Bento

Esse é um ótimo lugar completamente animado, fica em uma das esquinas mais famosas do bairro. No menu estão várias comidas já muito conhecidas pelos moradores do bairro, já que o bar faz homenagem ao bairro nos anos de 40 e 50, além de contar com bebias maravilhosas.

O Pasquim Bar e Prosa

Aqui é perceptível o quanto uma boa roda de samba é e agrado dos paulistanos, já que é bem comum encontrar essas coisas pelas mesas do lado de fora do bar. Sendo uma homenagem ao jornal de 1970, é um local muito conhecido entre os moradores de Vila Madalena. Além de um cardápio maravilhoso, cheio de comidas típicas e o principal, boas bebidas.

Boteco Todos os Santos

Aqui o clima já está mais misturado, pois agrada a todos que gostam de samba, sertanejo e até de pagode. Muitos jovens frequentam o lugar, e como todos os bares do bairro te servirão bem com uma boa comida e bebida geladinha, esse não seria diferente.

O diferencial desse bar é que é dividido em 3 ambientes diferentes: salão que tem palco pista, bar e telão, mezanino, que pode servir de camarote,  e o jardim, lugar mais disputado do bar, já que é onde a banda se apresenta e está do ladinho do bar principal.

Vila Seu Justino

Esse é um lugar que tem clientes bem leais, além de uma decoração rústica e charmosa, tem uma linda área externa, que é perfeita principalmente para os dias de calor. Muita música ao vivo com vários estilos diferentes, um open chopp nas segundas feiras com uma deliciosa feijoada. Só não deixe de chegar cedo, o lugar geralmente fica lotado, e esteja preparado para gastar um pouquinho a mais, pois o preço é um pouco salgado e aos fins de semana, é cobrado taxa de entrada. Mas nada que vá impedi-lo de aproveitar o lugar incrível que é, não é mesmo?

Seu Domingos

O bar Seu Domingos é uma ótima ideia para quem precisa curtir um pouco com os amigos. Novamente, outro bar que oferece muita comida boa, cerveja gelada e música boa, e tem necessidade de chegar cedo, já que também fica bem cheio sempre. Outra boa ideia é visitar o lugar depois de um longo dia de trabalho, acompanhando aquela partida de futebol do seu time.

Mercearia São Pedro

Esse sim é um lugar com história na Vila Madalena! Está aberto desde 1964, é uma mistura “de tudo um pouco”. Tem bar, tem locadora de vídeo, tem livraria e tem armazém. Melhor não esperar encontrar luxo por lá, o lugar é o típico boteco paulistano, cheio de simpatia e alegria, oferece preços justíssimos e porções bem generosas.

Empanadas Bar

Como vimos, é fácil encontrar de tudo nesse bairro. E é claro que os argentinos não ficariam de fora dessa, né? Esse é um bar onde eles têm espaço para mostrar tudo de sua culinária, sendo sua especialidade as famosas empadas argentinas. Aberta desde a década de 80, tem pelas paredes vários pôsteres e desenhos de recordação. Recebe clientes de todas as idades, e realmente vai te impressionar com os sabores disponíveis.

Baladas

Para quem está precisando de mais diversão ainda, chegamos na parte do artigo onde isso é garantido! Veja abaixo todas as melhores opções:

Nola Bar

Esse é um lugar perfeito para quem procura fugir um pouco do tradicional samba dos bares, o Nola tem uma luz baixa e é cheio de grafites, não tem como não ficar animado, né? Sempre com algum Dj que irá tocar hip – hop, rap e black music.

Akbar Lounge e Disco

Está precisando fazer uma viagem na máquina do tempo? Aqui é o lugar certo. O que acontece muito por aqui são festas de cada década, 70, 80, 90…  dividido em três ambientes.

Como são festas para voltar no tempo, é importante que a decoração tenha o mesmo intuito, né? e é exatamente o que acontece. Principalmente para comemorações de aniversário, é uma ótima forma de festejar.

Bar Conexión Caribe

Esse é o lugar para fazer algo diferente, aproveitando a salsa, merengue e músicas latinas. Os donos que criaram o bar eram cubanos, e ele recebe várias visitas de pessoas estrangeiras que se sentem mais em casa por ali. Comidas e bebidas típicas, além de Djs latinos que vão com certeza animar o lugar.

Vila 567

Não poderia faltar um espaço para os amantes de sertanejo, não é? No térreo é onde fica o palco, que pode ser visto de qualquer lugar do estabelecimento. Mas, no andar de cima, já tem um bar só para ele e um terraço com uma vista bem bonita.

Nossa Casa Confraria das Ideias

Lugar com várias festas temáticas, tem apresentação de bandas e discotecagem que agradam qualquer tipo de pessoa, já que tocam todos os estilos de música. Por isso, tem como objetivo fazer com que você se sinta em casa com seus amigos.

Morrison Rock Bar

Adivinhem qual foi a inspiração do local? Isso mesmo: Jim Morrison.

Já é um clássico entre os fãs do rock, e enquanto esperam os shows, podem apreciar a comida e bebida gelada. Esses shows são sempre do estilo comentado, e o lugar mais confortável é o primeiro andar, que conta com telões e mesas para acompanhar os shows.

Quitandinha

Incialmente, o lugar parece ser um tradicional barzinho do bairro, mas não se engane, no andar de cima é uma balada. Com um clima de bar, é normal encontrar boas cervejas e porções para distrair de um dia complicado. Mas se estiver disposto a uma baladinha, não deixe de conferir o andar de cima, que inicia a balada as 23h.

High Line Bar

O bar e balada foi inspirado em um parque suspenso que tem o mesmo nome na cidade de Nova York, por isso tem maravilhosos pratos, petiscos e coquetéis. E com certeza ele chama bastante atenção por lá, já que ele tem uma parede com a arte de Eduardo Kobra, que faz referência a um álbum dos Beatles. Além disso, conta com 4 ambientes diferentes, todos bem modernos, e aos fins de semana os Djs que fazem o som da festa.

Veja Também: O que saber para viajar até São Paulo?

Restaurantes

Mesmo depois de conhecer tantos bares e baladas, as vezes a vontade é só ir a um bom restaurante, né? Nós entendemos, e por isso preparamos outra lista, com alguns dos melhores restaurantes do lugar. Veja abaixo:

  • Banana Verde
  • Pé de Manga
  • Vito
  • Olívio Bar
  • Saj Restaurante Árabe
  • Salve Jorge
  • Bullguer
  • São Cristóvão Bar e Restaurante
  • São Conrado Bar
  • Ícone
  • Johnny Rockets
  • Avoca Toast
  • Buco
  • Jacaré Grill
  • Busguer
  • Ms Cheesecake Sanwich Deli
  • High Line Bar
  • Pasquim Bar e Prosa
  • Bar Filial
  • Bar do Seu Zé
  • Galinheiro Grill
  • Hirá Ramen Izakaya
  • Kônxa Bar e Restaurante
  • Martín Fierro
  • Q’Chicha
  • Raw Burguer N Bar
  • Tanuki

E aí, curtiu o conteúdo? Se ele foi útil para você não esqueça de deixar um comentário aqui em baixo, nos conte se já visitou algum deles ou pretende visitar a Vila Madalena em São Paulo, e qual mais gostou!

Ah! E dê uma conferida no site Agora Viagem, para ficar por dentro de todas as novidades!

Perguntas Frequentes

O que fazer na Vila Madalena?

Beco do Batman
Praça Benedito Calixto
Escadaria do Patápio
Armazém da Cidade
Mural Igreja do Calvário

Bares em Vila Madalena?

Bar Astor
Boteco São Bento
O Pasquim Bar e Prosa
Boteco Todos os Santos
Vila Seu Justino

Restaurantes em Vila Madalena?

Saj Restaurante Árabe
Salve Jorge
Bullguer
São Cristóvão Bar e Restaurante
São Conrado Bar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *