Pular para o conteúdo

Campo Novo do Parecis: Confira o que fazer!

Avalie

Está pensando em realizar uma viagem e não sabe o que fazer em Campo Novo do Parecis? A equipe do Agora Viagem irá lhe prover os melhores destinos desta cidade. Confira!

Para assim prosseguir com o desenvolvimento do planejamento da viagem, é preciso buscar quais são os fazeres do local, buscar hotéis e montar o roteiro da melhor forma possível. Para isso, é de grande importância traçar alguns lugares de almejo, para tornar a viagem proveitosa.

Neste viés, o artigo de hoje é voltado para lhe informar acerca de alguns dos muitos lugares para conhecer em Campo Novo do Parecis. Acompanhe a seguir!

Campo Novo do Parecis: Conheça a cidade!

Campo Novo do Parecis é um município localizado no estado de Mato Grosso, no centro-oeste do território nacional, sua população está estimada em 35 mil habitantes e a cidade é conhecida pela sua forte economia agropecuária, com destaque para a produção de soja, milho e algodão.

Em sua base histórica, pode se dizer que a cidade teve um rápido crescimento a partir do ano de 1990, impulsionado principalmente pela expansão do agronegócio na região. A cidade conta com uma infraestrutura desenvolvida, com boas rodovias e aeroporto, além de um comércio e serviços variados.

Campo Novo do Parecis.
Campo Novo do Parecis. Foto: G1

Além da atividade agropecuária, o município também tem potencial turístico, com atrações como o Rio Verde, que possui cachoeiras e piscinas naturais, e a Serra Tapirapuã, um dos pontos mais altos do estado de Mato Grosso.

No geral, o municipio é considerado de médio porte, com qualidade de vida e baixos índices de violência. A cidade também é reconhecida pela sua produção de artesanato, como cerâmica e tecelagem, que são comercializados em feiras locais e regionais.

Quando viajar

Após conhecer um pouco mais da cidade, um dos pontos a se pensar antes de propriamente planejar o roteiro, é acerca de quando viajar, visto que a temperatura e o clima podem impactar diretamente nas atrações de um determinado local.

Deste modo, é válido evidenciar que a região tem um clima tropical, com duas estações bem definidas: uma estação seca e uma estação chuvosa. A estação seca vai de maio a setembro, com temperaturas mais amenas e baixa umidade do ar, já a estação chuvosa, vai de outubro a abril, com altas temperaturas e chuvas frequentes.

Se você prefere temperaturas mais tranquilas e com menor incidência de chuvas, o período de maio a setembro é o mais indicado para visitar a região. Essa época do ano também é ideal para atividades ao ar livre, como trilhas, cachoeiras e turismo rural.

Por outro lado, se você não se importa com as chuvas e prefere temperaturas mais altas, o período de outubro a abril é mais indicado. Nessa época, as paisagens ficam mais verdes e exuberantes, com rios e cachoeiras mais cheios, e há também os eventos culturais e festas populares da cidade.

O que fazer em Campo Novo do Parecis

Agora que você já tomou conhecimento sobre um pouco da cidade e de quando é o melhor momento para viajar de acordo com as suas preferências, é notório lembrar que Campo Novo do Parecis é uma cidade com muitas opções de lazer e turismo, especialmente para quem aprecia atividades ao ar livre e contato com a natureza.

Deste modo, logo abaixo irei fazer uma relação com os melhores lugares para se conhecer na cidade, acompanhe a seguir e descubra tudo que precisa saber!

Cachoeiras

Um dos grandes atrativos em meio ao turismo rural para quem visita a cidade, com certeza são as cachoeiras, que atribuem uma beleza natural incrível e proporcionam ótimos momentos de paz para quem busca refúgio da vida na cidade.

1 – Cachoeira Salto Utiariti

A cachoeira fica localiza um pouco afastada do centro da cidade, localizada em meio as terras indígenas e conta com uma beleza natural exuberante e se você gosta de cachoeiras, não pode ficar de fora dos eu roteiro.

Cachoeira Salto Utiariti.
Cachoeira Salto Utiariti. Foto: Reprodução

No mais, como já mencionado, ela fica situada a uma distância de 80 km de Campo Novo do Parecis e é uma das mais famosas da região, com uma queda d’água de aproximadamente 80 metros de altura. Vale informar que para acessá-la, será preciso percorrer uma trilha de aproximadamente 4km.

2 – Cachoeira Salto da Mulher

Com águas transparentes e uma paisagem de tirar o folego, a Cachoeira Salto da Mulher, fica localizada em meio a uma tribo indígena e requer um valor a ser pago para visitantes.

Para acessar a cachoeira, será preciso percorrer uma trilha de nível fácil por aproximadamente 600 metros, que é realizada em poucos minutos.

A cachoeira fica em uma tribo indígena, que são bastante receptivos e normalmente o cacique e os habitantes recebem os visitantes e apresentam a cachoeira e outros lugares interessantes juntamente com a história da tribo.

Serra Tapirapuã

Bem conhecida na região, a Serra Tapirapuã é uma cadeia de montanhas com uma altitude média de 900 metros, a serra é uma das principais atrações turísticas da região, oferecendo aos visitantes vistas panorâmicas impressionantes e uma rica diversidade de fauna e flora.

Serra Tapirapuã.
Serra Tapirapuã. Foto: Reprodução

A Serra é muito procurada por ecoturistas e aventureiros, que podem desfrutar de diversas atividades ao ar livre, como caminhadas, trilhas, escaladas e mountain bike. Além disso, a serra abriga diversos rios, cachoeiras e piscinas naturais.

Turismo Rural

Como já evidenciado ao longo deste artigo, o Turismo Rural tem grande força na cidade e é um dos principais motivos para conhecê-la, no que atribui a possibilidade de conhecer a vida no campo e desfrutar de atividades típicas do Mato Grosso.

No geral, Campo Novo do Parecis possui diversas opções de fazendas e propriedades rurais que oferecem aos visitantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano do campo, conhecer a cultura local e desfrutar de atividades típicas da região.

Entre as fazendas mais procuradas para o turismo rural na região de Campo Novo do Parecis estão a Fazenda Itapiranga, a Fazenda Nova Fronteira, a Fazenda São João e a Fazenda Estância Carvalho.

Ademais, a cidade é famosa pela produção de soja, milho e algodão, e os turistas podem visitar as propriedades para conhecer o processo de cultivo e colheita desses produtos.

Balneário Rio Verde

O Balneário do Rio Verde é um complexo turístico que é muito procurado para quem deseja desfrutar das belezas naturais da região e se refrescar no rio.

O Rio Verde possui águas cristalinas e tranquilas, além de ser cercado por uma exuberante vegetação típica da região de cerrado, o que torna a paisagem ainda mais encantadora.

Para quem desejar realizar uma visita, vale informar que deve ser informada de maneira prévia, mediante o pagamento do valor da entrada que é de R$15 por pessoa.

Gostou do artigo?

Teve tranquilidade em montar o seu roteiro de viagem após realizar a leitura do nosso artigo? De fato, Campo Novo do Parecis é repleta de atrações em meio a natureza, no se torna um destino perfeito para quem busca refúgio da vida agitada na cidade.

Se assim desejar, pode deixar uma dúvida, sugestão ou complementar alguma informação que ficou de fora do conteúdo proposto, no campo abaixo disposto!

Para mais conteúdos sobre viagens, acesse a página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes

Por que visitar a cidade?

No geral, a cidade é uma atração a parte para quem busca paz, visto que a mesma proporciona belas paisagens naturais, com cachoeiras, rios e serras, e pelo turismo rural bastante desenvolvido, com diversas opções de fazendas e propriedades rurais que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer a cultura local.

Por que conhecer o turismo rural da região?

O turismo rural da cidade proporciona uma chance de conhecer o cotidiano do campo, conhecer a cultura local e desfrutar de atividades típicas da região. Além disso, Campo Novo do Parecis é famosa pela produção de soja, milho e algodão, e quem a visita, pode visitar as propriedades para conhecer o processo de cultivo e colheita desses produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *