Pular para o conteúdo

Morro da Coroa e Trilha da Lagoinha do Leste: tudo que você deve saber sobre!

Avalie

No artigo de hoje iremos conhecer tudo sobre o Morro da Coroa e a Trilha da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, Santa Catarina.

Todos já sabemos que o Litoral catarinense tem algumas das melhores praias, mas em questão de trilhas, Florianópolis também se destaca bastante. Lagoinha do Leste, por exemplo, é uma trilha que não fica de fora dos melhores roteiros de forma alguma. E hoje, vamos conhecer um pouquinho mais sobre elas. Veja abaixo:

Morro da Coroa

Imagem da vista do Morro da Coroa, em Florianópolis.
Conheça a incrível vista do Morro da Coroa, em Florianópolis. Foto: Pinterest

O Morro da Coroa é com certeza o principal atrativo da Lagoinha do Leste, abriga uma pedra famosíssima chamada Pedra do Surfista, onde o desafio principal da trilha é chegar ao topo do morro, já que ele é bastante íngreme, além de o visitante já chegar até a praia da Lagoinha do Leste cansado, pois são duas trilhas com um nível não tão fácil.

Tem seus 210 metros de altura, e proporcionam lindíssimas fotos de recordação. Chegando a Praia da Lagoinha do Leste, ainda tem um grande caminho pela frente, um grande morro que parece realmente ser muito difícil, mas mesmo que seja um pouco cansativa, não é tão difícil quanto parece. O nome do morro se dá graças a um conjunto de pedras que estão ao redor do morro, como se fossem uma coroa. Uma das pedras do lugar é plana, então para quem for mais corajoso, pode chegar até a ponta dela e tirar mais fotos, mas por favor, cuidado.

 Apesar de nem todos saberem desse fato, nem que é possível chegar até o topo por uma trilha única, sem a necessidade de ir até a praia. Se sua intenção for apenas explorar e conhecer o Morro da Coroa, essa com certeza é uma dica de ouro para você. Para isso, só é necessário iniciar o percurso pela trilha no Pântano Sul, e no ponto mais alto, em vez de descer o caminho até a praia, pegar o caminho da direita, que inicia a subida para o Morro da Coroa.

Imagem da Pedra do Surfista, localizada no Morro da Coroa.
Conheça a Pedra do Surfista, localizada no Morro da Coroa. Foto: Pinterest

Trilha Lagoinha do Leste

Você sabia que a Praia da Lagoinha do Leste é uma das praias mais preservadas da ilha de Santa Catarina? Além disso, está na parte sul da ilha e não é tão movimentada quanto as mais famosas da cidade, como Jurerê, Ingleses ou Canasvieiras, mas por esse mesmo motivo a praia acaba sendo mais preservada e questão de meio ambiente. Outro ponto é que ela é virada para o Leste, ou seja, na direção do oceano. Com isso, o mar conta com um maior fluxo em suas águas, o que deixa a água ainda mais limpinha e dá uma visão maravilhosa principalmente para quem é como eu, que gosto de apreciar cada coisinha que a natureza nos oferece, inclusive a imensidão do mar. Não deixe de ver essas maravilhas dos mirantes, que tornam a visão ainda mais incrível.

Localizada no meio das praias do Matadeiro e Pântano Sul, tem seus dois principais acessos em cada uma das praias citadas.

Praia do Matadeiro

À 4 km da Lagoinha do Leste, o caminho inicia na Praia da Armação e passa pela Praia do Matadeiro,  e você vai levar mais ou menos duas horas para chegar até o destino. Claro que, essa é a opção de trilha é a mais demorada, mas com certeza vale a pena pela paisagem do caminho e do destino final. Consequentemente, renderá maravilhosas fotos de recordação, o caminho é feito pelo Costão Norte.

Veja Também: Praia de Canasvieiras

Pântano Sul

Essa trilha fica à apenas 2,3 km do destino, é a mais rápida e mais escolhida entre as trilhas. Leva aproximadamente uma hora para percorrer a trilha, se estiver em um ritmo mais calmo. A pequena diferença de tempo entre uma e outra é por motivo do desnível, já que essa é uma trilha que cruza o morro que separa uma praia da outra. Mas não se preocupe, existem vários pedaços de troncos que foram colocados em forma de escada que acabam facilitando a passagem.  De qualquer forma, é o mais rápido que te dá mais tempo para aproveitar o dia na praia ou até conhecer o Morro da Coroa.

Pântano Sul e Morro da Coroa

Com seus 3 km até a praia, não é a trilha mais recomendada para quem está conhecendo pela primeira vez ou não seja muito experiente em trilhas. Mas qual seria a diferença entre essa e as ouras trilhas? Bom, nessa trilha, o primeiro destino é o Morro da Coroa, e só depois terá uma descida para a praia da Lagoinha do Leste. Essa foi a trilha comentada no começo do artigo, no tópico sobre o Morro da Coroa.

Veja Também: Melhores destinos em Florianópolis!

A Praia Lagoinha do Leste

Como comentado acima, é uma das praias mais preservadas da ilha de Florianópolis, o nome é por causa de uma lagoa atrás das dunas, que é possível chegar através das dunas. Inclusive várias pessoas costumam acampar por ali já que é um lugar protegido do vento.

 Por ser virada para o mar, essa é uma praia com ondas bastante fortes, isso faz com que seja um ótimo lugar para a prática de surfe. Por causa do acesso, não é muito cheia, mas na parte do Morro da Coroa, talvez você precise esperar as pessoas que estão tirando fotos por lá, pois essa parte já é um pouco mais visitada.  Além disso, não será encontrado nenhum tipo de infraestrutura, nem bares, restaurantes e banheiros, por exemplo. Tem uma pequena chance de na alta temporada terem alguns vendedores por lá, mas não é garantido.

 Também é possível chegar até a praia de barco, caso encontre os pescadores pelas praias de acesso, existe uma variação nos valores, mas geralmente está em torno de 20 reais por pessoa.

Uma boa dica é que você leve um bom tênis de caminhada, água e os lanches de sua preferência, já que é melhor garantir caso não encontre nenhum vendedor por lá.

Veja Também: Praias Leste, Norte e Sul de Florianópolis!

E aí, você curtiu o conteúdo? Se ele foi útil, nos conte aqui nos comentários se você já visitou ou pretende visitar Lagoinha do Leste, no litoral de Santa Catarina, em Florianópolis.

Não esqueça de acompanhar o Agora Viagem, para não ficar por fora de nenhuma novidade!

Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura a Trilha Lagoinha do Leste?

Essa trilha fica à apenas 2,3 km do destino, é a mais rápida e mais escolhida entre as trilhas. Leva aproximadamente uma hora para percorrer a trilha, se estiver em um ritmo mais calmo. A pequena diferença de tempo entre uma e outra é por motivo do desnível, já que essa é uma trilha que cruza o morro que separa uma praia da outra.

Qual a Melhor Trilha da Lagoinha do Leste?

Pântano Sul, fica à apenas 2,3 km do destino, é a mais rápida e mais escolhida entre as trilhas. Já se o objetivo for a mais bonita, é a do Morro da Coroa, que proporciona uma das melhores paisagens do lugar.

Onde fica a Pedra do Surfista?

Fica no Morro da Coroa, em Florianópolis, Santa Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *