Pular para o conteúdo

11 Vinícolas que vale a pena conhecer no Brasil: conheça o melhor dos vinhos do país!

Avalie

No artigo de hoje iremos conhecer as melhores vinícolas do país.

Se você encontrou esse artigo, provavelmente você também é alguém que é apaixonado por vinhos deliciosos. Por isso, nossa equipe separou uma lista com as vinícolas que vale a pena conhecer no Brasil. Nelas você pode descobrir muito sobre como essas deliciosas bebidas são produzidas, ver incríveis paisagens entre outras milhares de coisas interessantes para serem descobertas.

E está muito enganado quem acredita que só existem regiões assim fora do Brasil, já que nele temos inúmeros passeios maravilhosos, as degustações de rótulos que foram premiados, museus e colheitas noturnas, entre outros atrativos que são com certeza bem interessantes.

O que são Vinícolas?

De forma mais simples e direta, uma vinícola é o local onde se produzem os vinhos. Elas tiveram origem há milhares de anos, onde utilizavam vários jarros com um grande volume, há mais ou menos 8 mil anos atrás, e por causa da grande produção de vinhos, surgiu o nome vinícola, parando de ser considerada somente uma produção em casa e passando a ser uma produção mais planejada.

Mas não se engane, os nomes vinícolas e vinhedos tem significados diferentes, vinhedo é apenas a plantação de videiras, e dentro de uma vinícola pode haver um ou mais vinhedos.

Mas afinal, o que fazer nas vinícolas? Bom, atualmente as vinícolas tem a opção de serem visitadas, algo que é perfeito para os amantes de vinhos, já que os locais oferecem a degustação de diferentes tipos de vinhos, incluindo os rótulos mais especiais, de edições e sabores limitados, além de muitos deles possuírem restaurantes e permitirem que os visitantes ajudem no processo de fabricação do vinho, além de serem uma boa opção para festas, casamentos, ciclismo e corridas, e surpreenda – se, algumas delas tem até SPA.

Não existe um número especifico de vinícolas no mundo, mas estima – se que existam mais de 1 milhão delas. Em 2018 o Brasil já tinha cerca de 1100 vinícolas. A maior Vinícola do mundo é a E & J Gallo, e do Brasil, a maior é a Aurora.

Vinícolas no Brasil

Vamos ver abaixo então as melhores vinícolas que realmente valem a pena conhecer no Brasil, que tem ótimos passeios e coisas para conhecer. Veja abaixo:

  1. Vinícola Abreu Garcia
  2. Vinícola Terranova
  3. Vinícola Luiz Argenta
  4. Vinícola Miolo
  5. Vinícola Casa Valduga
  6. Vinícola Família Salton
  7. Vinícola Lidio Carraro
  8. Vinícola Aurora
  9. Vinícola Casa Perini
  10. Vinícola Villa Francioni
  11. Vinícola Guatambu

Vinícola Abreu Garcia

Iniciamos nossa lisa com uma Vinícola localizada na cidade de Campo Belo do Sul, na serra catarinense. Eles em a especialidade de produzir vinhos de altitude nas regiões mais altas de todo o estado. O lugar já  teve mais de 11 premiações desde 2006, e em questão de passeios, são oferecidos 5 opções, almoço harmonizado- 195,00- degustação harmonizada- 75,00- degustação harmonizada gran gold- 95,00- visitação de vinhedos-30,00- e o piquenique na Vinícola que a partir de 100,00.

Os passeios devem ser agendados com antecedência pelo site da empresa, e no piquenique, é recebido uma cesta com o melhor dos alimentos por ali, além de ser uma ótima pedida para ficar ali e ver um pôr do sol deslumbrante.

Vinícola Terra Nova

Localizada na cidade de Vale do São Francisco, no estado a Bahia, que faz parte da Miolo Wine Group. Sendo o único lugar no planeta que consegue fazer mais de uma safra por ano, podendo até passar de 3, já que o clima bem calor é propício para a criação dele. Além disso, é a especialidade da casa também criar espumantes com as uvas.

Fora os vinhos que estão cada vez mais famosos pelo estado, como por exemplo o Shiraz, uma coisa que falam muito são sobre uma “segunda marca”, onde são produzidos os rótulos mais alegres, joviais e intensos de todo o Nordeste.

Vinícola Luiz Argenta

imagem da Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha
Conheça a Vinícola Luiz Argenta, em Flores da Cunha. Foto: Pinterest

Essa está localizada na cidade de Flores da Cunha, no estado do Rio Grande do Sul. O lugar conta com uma arquitetura diferente, com um wine bar, boutique e espaço de eventos. Com paisagens maravilhosas, foi criado no ano de 2009 por Neco e Dunir Argenta, ambos filhos de Luiz Argenta, por isso o nome da Vinícola.

Uma parte legal do lugar é a possibilidade de fazer uma visita guiada, aproveitando degustações dos vinhos e além de tudo isso, participar da colheita e poda das uvas e vinhas.  Outra dica legal é visitar o Clô Restaurante, que é um espaço conceitual onde você terá ótimos momentos com amigos e família e funciona de terça a domingo.

O resto dos passeios acontecem de segunda a sábado, que duram em torno de 1 hora, quem for maior de 18 anos paga o valor inteiro, 100 reais, enquanto os visitantes de 5 a 17 anos, são 20 reais. E para acontecer uma visita, é necessário de pelo menos duas pessoas, e no máximo 12. Esse é um dos melhores vinhos do Rio Grande do Sul.

Confira o site oficial da Vinícola, que mostram mais informações que podem ser importantes para você.

Vinícola do Miolo

Imagem da Vinícola do Miolo, na capital do vinho.
Conheça a Vinícola do Miolo, na capital do vinho. Foto: Pinterest

Localizado em Bento Gonçalves, também no estado do Rio Grande do Sul, fica no Vale dos Vinhedos, e visitando o lugar você irá conhecer os tanques, barricas e caves de espumantes que são usados na criação dos vinhos, além da degustação dos melhores rótulos, que também podem ser comprados na lojinha do lugar.

Essa é uma das melhores vinícolas do país, e a visita dura em torno de uma hora. Quem acompanha o passeio é um enólogo, ou um sommelier, que conta tudo sobre a história da empresa e as curiosidades. Por pessoa, cada visita é de 50 reais, e para poder comprar na loja, é necessário adquirir um voucher de 10 reais.

Vinícola Casa Valduga

Imagem da Vinícola Casa Valduga, localizada em Bento Gonçalves.
Conheça a Vinícola Casa Valduga, em Bento Gonçalves. Foto: Pinterest

Mais uma opção de vinícola no Rio Grande do Sul, é a Vinícola Casa Valduga, localizada na cidade e Bento Gonçalves. Foi o primeiro complexo enoturístico nacional, sendo aberto no ano de 1992. Com isso, o local tem um roteiro de visitas que passa pelas caves subterrâneas, e outra coisa interessante é o restaurante Maria Valduga.

Além das experiências com o Tour Sensações, Tour do Espumante Brasileiro, Caminhos da Colheita, Festa da Vindima, entre várias outras opões, além disso, é possível se hospedar lá, na Pousada Casa Valduga. Ela é uma pousada consciente, que pratica a redução de energia e água, e as visitas do lugar são feitas todos os dias, mas precisam ser agendadas com antecedência. Veja mais sobre o lugar no site oficial da Casa Valduga.

Vinícola Família Salton

Imagem da Vinícola Família Salton, no Rio Grande do Sul.
Conheça a Vinícola Família Salton, no Rio Grande do Sul. Foto: Pinterest

Outra Vinícola localizada em Bento Gonçalves, a Família Salton tem vários modos de visita e é perfeita para quem espera encontrar História e Tradição. Uma coisa incrível é que essa Vinícola foi criada a mais de 100 anos, e conta com os vinhos e espumantes mais vendidos de todo o país.

Para você que curte história, é interessante investir no Tour Intenso, já que lá eles explicam os processos de fermentação dos vinhos espumantes, engarrafamento dos exemplares, visita à galeria dos 100 anos e a ala histórica do lugar. E no tour Gerações são todas essas visitas citadas, e uma experiência enogastronômica na sala secreta, que fica nas caves subterrâneas do lugar, que estão os vinhos especais e edições que são limitadas.

Vinícola Lidio Carraro

Imagem da Vinícola Lidio Carraro, em Bento Gonçalves.
Conheça a Vinícola Lidio Carraro, em Bento Gonçalves. Foto: Pinterest

Como podemos perceber, a maior parte das vinícolas estão localizadas no estado do Rio Grande do Sul, e essa não seria diferente. Ela tem duas vinícolas no estado, em Bento Gonçalves e em Encruzilhada do Sul, que fez parte de um processo pioneiro no Brasil.

Por isso, até nos dias atuais a Vinícola conta com uma cartela de vinhos muito completa, que combina o velho com o novo mundo, que fazem um passeio muito aconchegante e bem família. Que mostra toda a história da empresa e todos os processos utilizados lá.

Uma coisa que é bem importante saber, é que a Vinícola tem muitos produtos que são edições limitadas, vinhos que são elaborados em ânforas ou que são feitos com métodos tradicionais que são muito difíceis de encontrar pelo país, o que é perfeito para quem está na intenção de apreciar. Além da opção de passeio, existe a loja para compra dos vinhos, e as visitas ocorrem em qualquer dia da semana, que devem ser agendadas com antecedência e precisam ter pelo menos 8 pessoas, com a opção de escolher o passeio de degustação essencial ou o passeio de degustação elevado.

Vinícola Aurora

logo da Vinícola Aurora, localizada na capital do vinho.
Conheça a logo da Vinícola Aurora, localizada na capital brasileira do vinho. Foto: Pinterest

Novamente, a capital brasileira do vinho não decepciona. A Vinícola Aurora está localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Essa é uma Vinícola que costuma receber muitos dos imigrantes da Itália, que foram as famílias fundadoras do lugar, depois de perceber as condições perfeitas para a plantação dos vinhedos.

O lugar engarrafa mais de 68 milhões de litros de vinho por ano, e é possível experienciar três tipos de passeios: O Aurora Città, Aurora Pinto Bandeira e Aurora Vale dos Vinhedos. Ambos com roteiros muito legais e interessantes, dá vontade de fazer cada um deles para ter uma experiência diferente em cada um!

Vinícola Casa Perini

A Vinícola Casa Perini, localizada em Caxias do Sul, foi criada na época do pioneiro Benildo Perini, onde seus vinhos desde lá são de produção própria. Ela está aberta todos os dias à disposição para venda e degustação de vinhos. Além de oferecer diversas experiências interessantes, é muito divertido pedalar ou fazer um piquenique no meio dos vinhedos, e pegar uma carona na Vino Kombi.

Normalmente, as visitas são feitas no mês de fevereiro, que é a época que podem ser feitas as colheitas de uvas, no estilo italiano. Outra dica é visitar o Restaurante Beatrice, que fica dentro da Vinícola e os chefes são Vicente e Arthur Perini. O restaurante conta com um grande cardápio de petiscos, com um delicioso almoço todos os dias da semana, além de uma incrível vista.

Vinícola Villa Francioni

Conheça a incrível Vinícola Villa Francioni, localizada na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina.
Conheça a incrível Vinícola Villa Francioni, na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina. Foto: Pinterest

Localizada em Santa Catarina, na cidade de São Joaquim, a Vinícola Villa Francioni foi criada por Manoel Dilor de Freitas, que tem o objetivo de enriquecer a “celebração da vida ao sabor de um elegante vinho elaborado com amor e arte”.

Por isso, o lugar tem uma galeria de arte exclusiva, com obras de Camille Claudel, Luciane Martins, etc.  Além é claro das  visitas com uma mistura entre as artes e os vinhos, que conta com um guia especialista e os estágios da fabricação dos vinhos. E no final, é possível fazer a degustação dos vinhos da casa.

Vinícola Guatambu

Imagem da Vinícola Guatambu, em Pampa, RS.
Conheça a Vinícola Guatambu, em Pampa, RS. Foto: Pinterest

Localizada no Rio Grande do Sul, na cidade de Pampa, está a Vinícola Guatambu, foi criada em 1970, e é a segunda maior região produtora de vinhos fino do Brasil. Tem vários lotes limitados e as garrafas são numeradas, e realiza o plantio de vários tipo de castas diferentes.

Desde 2016, o lugar conta com 600 painéis de energia solar, e a Vinícola foi a primeira do continente a ser completamente controlada por esse tipo de energia, o que ajuda muito na preservação do meio ambiente, além do paisagismo, que conta com plantas nativas do lugar. Além disso, a possibilidade de fazer a degustação dos vinhos premiados, piquenique, visita e os vinhos, claro.

E aí, o conteúdo foi útil para você? me conte aqui nos comentários qual a Vinícola que mais gostou, ou se pretende visitar alguma delas.

Não esqueça de conferir o Agora Viagem, para não ficar por fora de nenhuma novidade.

Perguntas Frequentes

O que é Vinícola?

De forma mais simples e direta, uma vinícola é o local onde se produzem os vinhos. Elas tiveram origem há milhares de anos, onde utilizavam vários jarros com um grande volume, há mais ou menos 8 mil anos atrás, e por causa da grande produção de vinhos, surgiu o nome vinícola, parando de ser considerada somente uma produção em casa e passando a ser uma produção mais planejada.

Qual a diferença de vinícola e vinhedo?

Mas não se engane, os nomes vinícolas e vinhedos tem significados diferentes, vinhedo é apenas a plantação de videiras, e dentro de uma vinícola pode haver um ou mais vinhedos.

O que fazer nas Vinícolas?

Mas afinal, o que fazer nas vinícolas? Bom, atualmente as vinícolas tem a opção de serem visitadas, algo que é perfeito para os amantes de vinhos, já que os locais oferecem a degustação de diferentes tipos de vinhos, incluindo os rótulos mais especiais, de edições e sabores limitados, além de muitos deles possuírem restaurantes e permitirem que os visitantes ajudem no processo de fabricação do vinho, além de serem uma boa opção para festas, casamentos, ciclismo e corridas, e surpreenda – se, algumas delas tem até SPA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *