Pular para o conteúdo

Nome errado ou incompleto na passagem aérea: Como corrigir e direitos

Não sabe o que fazer quando seu nome está errado na passagem? Desenvolvemos este conteúdo para te auxiliar, caso esteja passando por esse problema. Aproveite!

Como corrigir o nome errado na passagem aérea?

Antes de tudo, entenda que é normal e aceitável acontecer esse tipo de erro, e podem ser desfeitos na maioria dos casos, se tratando de passagem aérea.

Com a facilidade da compra online por meio dos computadores e smartphones os passageiros podem se atrapalhar e cometerem pequenos erros de digitação no momento de finalização da compra.

Segundo a ANAC, toda as companhias aéreas devem corrigir o nome do passageiro sem cobrança de taxas adicionais.

Avião em um aeroporto com um por do sol alaranjado.
Decolagem atrasada por passageiro com o nome errado no sistema. Foto: Pixabay

Corrigir nome errado na passagem aérea da LATAM

A LATAM avisa seus clientes sobre a política de alteração de nome em passagens e orienta para que seja feita uma última conferência dos dados para evitar erros. A LATAM é muito exigente no controle de nomes de passageiros, não permitem qualquer tipo de alteração.

O passageiro pode alterar ou corrigir o nome na reserva só uma vez, ligando para a Central de Vendas e Serviços da companhia. Ligue para o número 0300 570 5700 de qualquer lugar do Brasil, para 4002 5700 de capitais brasileiras, e para 0800 055 5500 no caso de passageiros com problemas de audição ou de fala.

Corrigir nome errado na passagem aérea da Azul

Na Azul, os erros mais simples de digitalização de dados podem ser alterados sem o menor problema. É importante ressaltar que somente os problemas pequenos de digitalização, são corrigidos de forma gratuita e sem burocracia.

Há casos que exigem maior segurança, como a adição ou subtração de uma letra no nome, o que pode acabar mudando o gênero do passageiro. Caso ocorra esse tipo de problema, a empresa orienta ao passageiro entrar em contato com a equipe de suporte pelo site ou pelo telefone 0800 887 1118.

Nesse tipo de ocorrência, é fundamental entrar em contato com antecedência com a companhia aérea. A companhia aérea precisa assegurar que não se trata de uma fraude, sem comprometer o cronograma do voo.

Corrigir nome errado na passagem aérea da Gol

A Gol analisa caso a caso os pedidos de correção de nome na passagem aérea. Erros pessoais e de contato mais simples, como um CPF incorreto, número de telefone ou e-mail, devem ter sua correção solicitada pelo número de telefone 0800 704 0465.

É importante lembrar que a ANAC regulamenta os voos nacionais ou os que iniciam em nosso país. Para casos de fora do Brasil, é necessário consultar a regulamentação de cada país e empresa aérea para resolver o problema o mais rápido possível.

O que pode ser alterado na passagem?

É importante saber o que pode ser mudado na passagem, veja a seguir alguns tópicos mais comuns.

Pessoas dentro de um aeroporto.
Aeroporto. Foto: Pixabay.

Esquecer o nome do meio

Quando um passageiro informa só o primeiro e último nome na passagem, não é necessário a alteração. Isso acontece porque não ter o nome do meio não invalida a passagem, até na maioria dos casos, a companhia confirma o primeiro e último nome, além de um documento do passageiro.

Caso queira alterar, é necessário entrar em contato com a companhia aérea com o qual a passagem foi adquirida e fazer a solicitação.

Sobrenome como Neto, Júnior ou Filho

Esses tipos de sobrenomes é conhecidos como “agnome” e deve obrigatoriamente constar no bilhete de embarque. Isso é obrigatório porque a companhia aérea não pode confirmar qual pessoa que este tentando embarcar, se é a pessoa ou parente homenageado.

Caso o cliente perceba que esqueceu de constar essa informação, deverá entrar em contato com a companhia aérea, seja por telefone, site ou presencial, para garantir que não haja problemas na hora do embarque.

Correção completa no nome na passagem

Até o momento as companhias aéreas não permitem esse tipo de alteração. Se o passageiro precisa mesmo mudar o nome, a recomendação é que a passagem seja cancelada e o passageiro realize uma nova compra.

Telefone e e-mail

Normalmente todas as companhias aéreas permitem a alteração em dados de contato do passageiro e na maioria da vezes esses ajustes podem ser feitos online sem necessidade de contato telefônico.

Negação da companhia aérea para alterar nome na passagem

Mesmo com a legislação brasileira e a resolução da ANAC garantindo a alteração do nome na passagem aérea em casos específicos, algumas empresas podem cobrar taxas, e isso não é permitido.

Caso a companhia aérea não fazer a alteração, é indicado que você entre em contato om a ANAC, seja escritório da agência no aeroporto ou pelo telefone 0800 725 445. Se mesmo assim a situação não for resolvida, o próximo passo é procurar o Procon ou os Núcleos Regionais de Aviação Civil. Esses órgãos protegem o usuário de transporte aéreo e garantem que a empresa não cobre taxas sobre esse tipo de serviço.

Alguns motivos principais de nomes incompletos ou errados na passagem aérea

  1. Falta de atenção na hora da compra. As vezes o autocomplete do navegador substitui os dados, por isso fique atento e revise se possível duas vezes.
  2. Passagem comprada por terceiros. Esse é um fator mais comum, terceiros podem adquirir uma passagem para você e nesse momento digitarem alguma informação errada.
  3. Agnome como último sobrenome. No momento de finalizar uma compra, não coloque somente o agnome no último sobrenome, exemplo: “João Freitas Júnior”, o último sobrenome deverá ser “Freitas Júnior”, e não somente o “Júnior”, essa pequena diferença pode evitar situações de impossibilidade de embarque.
  4. Pressa na hora da compra. Em algumas promoções relâmpagos, os passageiros realizam a compra com pressa e acabam confundindo, errando letras e outros dados.

Resumo

Situações de nomes incompletos ou errados nas passagens aéreas são comuns, caso esteja nessa situação o primeiro passo é entrar em contato com as companhia aérea para realizar as devidas correções.

Se caso precisa mudar o nome completo, será um caso complicado, provavelmente você perdeu a passagem e a melhor coisa a se fazer é cancelar e adquiri outro bilhete.

Em algumas companhias aéreas, pode acontecer a negação da alteração do nome, a recomendação é acionar a justiça por danos morais e materiais apresentado todas as provas necessárias.

Verifique sempre!

Verificar sempre se os dados estão corretos na passagem aérea é muito importante para evitar problemas durante sua viagem. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para garantir que tudo esteja certo:

  1. Nome e sobrenome: Verifique se o nome na passagem aérea corresponde exatamente ao seu nome como está no seu documento de identidade.
  2. Datas e horários: Confira as datas e os horários de partida e chegada para garantir que correspondam aos seus planos de viagem. Verifique se estão no fuso horário correto.
  3. Aeroportos: Verifique os códigos dos aeroportos de partida e chegada para garantir que são os corretos. Às vezes, cidades diferentes podem ter aeroportos com nomes ou códigos semelhantes.
  4. Número do voo: Confira o número do voo para garantir que corresponda ao voo que você planeja pegar. Isso é especialmente importante se houver escalas ou conexões.
  5. Classe de serviço: Verifique se a classe de serviço (por exemplo, econômica, executiva) na passagem aérea corresponde à que você reservou.
  6. Bagagem: Verifique a política de bagagem para entender quantas malas você pode levar e quais são as restrições de peso e tamanho.
  7. Informações adicionais: Confira quaisquer informações adicionais, como refeições especiais solicitadas, preferências de assento ou requisitos médicos.

Se encontrar algum erro ou algo que não pareça correto, entre em contato imediatamente com a companhia aérea ou o agente de viagens para corrigir o problema antes da sua partida. É mais fácil resolver essas questões com antecedência do que durante o check-in ou no aeroporto.

Ficou mais tranquilo em saber dos seus direitos?

A Agora Viagem lhe ajuda no que for preciso, somos especialistas em auxiliar passageiros que teve seu voo atrasado ou cancelado, que perdeu sua conexão ou que foi vítima de bagagem extraviada. Ficou curioso(a)? acesse nosso site e venha saber tudo que precisa para ter uma boa viagem.

Perguntas frequentes

Pode abreviar sobrenome na passagem?

Enquanto no nome não couber, deve-se seguir abreviando a penúltima palavra, sempre deixando sua primeira letra. O último sobrenome e o primeiro nome nunca devem ser abreviados.

Por que o sobrenome vem antes do nome?

Os motivos originais para a ordem dos nomes são baseados na gramática. O nome e o sobrenome são como um emparelhamento de substantivos e adjetivos. Assim, línguas diferentes os trataram de maneira diferente. Entretanto, essa sequência nem sempre se mantém.

2 comentários em “Nome errado ou incompleto na passagem aérea: Como corrigir e direitos”

  1. Na compra da passagem meu último nome foi trocado. O correto é Thalya Araújo Silva e foi trocado por (Thalya Araújo Santos). Santos é o último nome da minha mãe. Ela comprou a passagem não percebeu que confundiu o meu nome com o dela. É possível fazer a correção do nome? Enviei todos os meus documentos, e enviei também os documentos da minha mãe (compramos a passagem juntas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *