Pular para o conteúdo

O que fazer em Arraial d’Ajuda? Praias e passeios incríveis!

Está em busca do que fazer em Arraial d’Ajuda? Pois saiba que esse é um dos destinos mais encantadores do Brasil e que reserva muitas opções de lazer para os seus visitantes! Se você deseja saber as melhores opções de passeios por lá, acompanhe!

Arraial d’Ajuda é um destino localizado no sul da Bahia, podemos dizer que é um dos destinos mais encantadores não só do estado, mas como de todo o Brasil, parte da rota da Costa do Descobrimento e distrito de Porto Seguro!

A seguir no artigo, iremos te apresentar um pouco mais sobre o destino para você saber o que esperar e logo em seguida, mostraremos as melhores opções de passeios e pontos turísticos para conhecer por lá! Por isso não perca nenhum detalhe!

Mais sobre Arraial d’Ajuda

O que fazer em Arraial d’Ajuda? Saiba tudo!
O que fazer em Arraial d’Ajuda? Saiba tudo! Foto: Pinterest

Arraial d’Ajuda é um destino muito fácil de ser visitado, é ideal para os viajantes que procuram uma viagem mais rápida, com uns belos dias de descanso! O local é repleto de cenários e paisagens incríveis, por isso você vai sair de lá encantado, aproveite uns dias em Arraial d’Ajuda e recarregue suas energias!

Apesar de ser uma distrito, a região possui o seu próprio charme, sendo uma região super bem estruturada, praias lindíssimas, com opções que vão desde as mais movimentadas, as mais tranquilas para você curtir em família! Além disso, Arraial d’Ajuda tem uma vida noturna super animada, com muitos Beach Clubs e bares!

Por isso, Arraial d’Ajuda é o destino perfeito para quem quer viajar gastando menos e ao mesmo tempo aproveitar diversas opções bacanas de lazer, seja de dia ou de noite, desde os vários restaurantes, as praias ao centro histórico!

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar na Bahia!

Quando ir a Arraial d’Ajuda?

Para conseguir organizar a sua viagem da melhor forma possível, você também precisa levar em consideração alguns detalhes relacionados ao clima da região, por isso preste bastante atenção!

Arraial d’Ajuda pode ser visitada durante o ano todo, as chuvas se distribuem, ao longo dos meses e o sol está sempre presente, pois estamos falando da Bahia, um destino que não decepciona jamais!

Para quem deseja viajar e fugir das chuvas, a melhor época para ir a vila é nos meses entre junho, até setembro! Já para os que buscam preços mais baixos e dias tranquilos, o ideal é evitar a alta temporada de verão e feriados!

Uma dica, é visitar Arraial d’Ajuda quando o acontece a chamada “maré viva”, quando se formam as piscinas naturais no mar, especialmente em dias de lua nova ou lua cheia, é incrível!

  • Alta temporada: Dezembro a fevereiro, julho, além de feriados prolongados;
  • Meses mais chuvosos: Novembro, dezembro, março e abril;
  • Meses menos chuvosos: Junho, julho, agosto e setembro;
  • Melhor época para viajar: durante os períodos de luas novas e luas cheias;

Mas afinal, o que fazer em Arraial d’Ajuda?

Para quem está procurando um destino bastante diversificado, vai amar Arraial d’Ajuda, já que a vila possui atrações para todos os gostos, desde as praias deslumbrantes, restaurantes interessantes, lojinhas ao seu centro histórico preservado.

Para te ajudar, separamos uma lista com algumas opções de passeios para você fazer por lá, para encontrar mais detalhes é só continuar acompanhando!

Praias de Arraial d’Ajuda

Para começar, não poderia ser diferente, já que Arraial d’Ajuda é um destino com diversas praias encantadoras! A boa notícia é que é possível chegar a todas elas a pé, basta caminhar pela areia! Mas quem preferir, também pode ir de carro, van, táxi ou com agências!

A Praia de Mucugê é a mais famosa do centro de Arraial d’Ajuda, já que é a mais próxima de tudo e a partir dela, você pode visitar o lado norte da vila, com as praias dos Pescadores, Araçaípe, Apaga-fogo e Ponta do Apaga-fogo.

Ou seguir para o lado sul, conhecendo as praias do Parracho, Pitinga, Lagoa azul, Taípe ou Tartarugas, ambas partes possuem praias incríveis que com certeza você vai amar conhecer!

Praia do Mucugê

Praia do Mucugê
Praia do Mucugê Foto: Pinterest

Essa é a praia mais próxima da cidade, é super famosa por na maré baixa conter piscinas naturais belíssimas! Essa praia é a mais badalada de Arraial d’Ajuda, logo na entrada você já se depara com diversas barracas animadas, mesas, guarda sol e muitas cadeiras.

Vale ressaltar, que por lá existe um parque aquático, o Eco Parque, com atrações para toda a família, desde caiaque, tirolesa, boia cross, escalada, toboáguas a diversas piscinas para a alegria da criançada! Vale super a pena englobar os dois passeios!

Praia de Araçaípe

Praia de Araçaípe
Praia de Araçaípe Foto: Pinterest

Após caminhar a partir da Praia do Mucugê, ao avistar barracas Sting, Corujão e Estela del Mare, pode saber que chegou até a praia de Araçaípe, uma praia bem estruturada, é uma ótima opção para aproveitar os quiosques, banheiros, os estabelecimentos, as comidas e as bebidas!

Todas as barracas da praia oferecem estrutura interna com cobertura, por isso você encontrará mesas e muitas espreguiçadeiras na areia! É uma praia que vale super a pena conhecer!

Veja também: As melhores opções de destinos de viagens baratas na Bahia!

Praia do Apaga-Fogo e Ponta do Apaga-Fogo

Ponta do Apaga-Fogo
Ponta do Apaga-Fogo Foto: Pinterest

Partindo de Arraial d’Ajuda, em épocas de maré baixa, se é possível chegar a pé até a Ponta do Apaga-Fogo, para ver o famoso encontro do rio Buranhém com o mar, são cerca de 4 quilômetros até o começo da praia e 4,8 até a ponta!

Existe uma lenda sobre os pescadores da vila, que deixavam as lamparinas acessas ao sair para pescar, e se não apagassem, significava que eles não teriam voltado e precisavam de ajuda, surgindo o nome da praia! Interessante, não é mesmo?

Praia do Parracho

Praia do Parracho
Praia do Parracho Foto: Pinterest

A Praia do Parracho está a apenas 800 metros da Praia do Mucegê, a famosa praia central! Na alta temporada, a Praia do Parracho também se torna uma das mais movimentadas de Arraial d’Ajuda, muito se dá pelas suas barracas famosas, como a Uíki Parracho e a Cabana Grande, um sucesso entre os baladeiros!

O acesso a praia é muito simples e rápido, pode ser feito de carro, há várias placas sinalizando e inclusive, possui um estacionamento! Vale super a pena conhecê-la!

Centro de Arraial d’Ajuda

Centro de Arraial d’Ajuda
Centro de Arraial d’Ajuda Foto: Pinterest

É impossível viajar para Arraial d’Ajuda e não reservar um tempo para aproveitar o seu belo centro histórico! Por lá você encontrará muitas opções do que fazer, por isso indicamos que vá de dia e pelo menos uma vez a noite, assim aproveitará melhor o charme dos restaurantes, bares, e do forró super animado!

Pelo centrinho você encontrará uma boa oferta de comércio, com muitas opções de restaurantes, hospedagens e pousadas! Por isso há opções para todos os gostos e bolsos, com certeza você vai se apaixonar!

Veja também: Saiba tudo sobre o Acarajé, comida típica da Bahia!

Mas, o que visitar no centro de Arraial d’Ajuda?

Centro de Arraial d’Ajuda
Centro de Arraial d’Ajuda Foto: Reprodução/Pinterest

Para começar um roteiro pelo centro de Arraial d’Ajuda, conheça a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda no quadrado, de uma volta ao templo e veja o famoso mirante de fitas, que se localiza na parte de trás da igrejinha, aproveite que por lá sempre estão alguns fotógrafos oferecendo fotos!

Outra opção imperdível, caso ainda não tenha visto a famosa fonte, sua oportunidade é agora! Basta descer a escada ao lado da igreja e caminhar um pouco a direita, lá está a famosa Fonte Nossa Senhora d’Ajuda!

Após isso, volte pela escadaria e aproveite o quadrado de Arraial d’Ajuda, uma pracinha histórica nos arredores da igreja! Por lá você encontrará muitas lojas, locais para tomar café, restaurantes para um bom almoço e muitas outras coisas!

Outros pontos para conhecer por lá:

  • Broadway: a rua mais animada do centro da vila, é uma verdadeira torre de babel, com muitos restaurantes e lojinhas!
  • Praça São Jorge: essa praça é sempre cheia de jovens a noite, com várias barraquinhas de drinks, e outros estabelecimentos, vale super a pena visitar!
  • Rua Mucugê: é um local muito diversificado, com uma variedade enorme de lojas e restaurantes para você experimentar, além de pequenas galerias que reúne, vários estabelecimentos, há sorveterias, cervejarias, bares e muito mais;

E aí, gostou?

E aí, o que achou de ter um gostinho do que Arraial d’Ajuda pode oferecer aos seus visitantes? Com certeza esse é um destino para se apaixonar, e muito! Aproveite para deixar um comentário nos contando qual desses passeios mais lhe interessou!

Acompanhe o Agora Viagem para estar sempre ligadinhos nas nossas dicas de viagens, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Veja também: Saiba tudo o que fazer em Porto Seguro!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Arraial d’Ajuda

Por que ir à Arraial d’Ajuda?

Arraial d’Ajuda é um destino muito fácil de ser visitado, é ideal para os viajantes que procuram uma viagem mais rápida, com uns belos dias de descanso! O local é repleto de cenários e paisagens incríveis, por isso você vai sair de lá encantado, aproveite uns dias em Arraial d’Ajuda e recarregue suas energias!

Quando visitar Arraial d’Ajuda?

Arraial d’Ajuda pode ser visitada durante o ano todo, as chuvas se distribuem, ao longo dos meses e o sol está sempre presente, pois estamos falando da Bahia, um destino que não decepciona jamais! Uma dica, é visitar Arraial d’Ajuda quando o acontece a chamada “maré viva”, quando se formam as piscinas naturais no mar, especialmente em dias de lua nova ou lua cheia, é incrível!

O que fazer em Arraial d’Ajuda?

·         Praia dos Pescadores;
·         Praia do Araçaípe;
·         Praia do Apaga-Fogo;
·         Ponto do Apaga-Fogo;
·         Praia do Parracho;
·         Praia da Pitinga;
·         Praia da Lagoa Azul;
·         Praia da Taípe;
·         Praia das Tartarugas;
·         Igreja Nossa Senhora d’Ajuda;
·         Mirante das fitas;
·         Fonte Nossa Senhora d’Ajuda;
·         Quadrado de Arraial d’Ajuda;

O que fazer no Centro de Arraial d’Ajuda?

Por lá você encontrará uma boa oferta de comércio, com muitas opções de restaurantes, hospedagens e pousadas! Por isso há opções para todos os gostos e bolsos! Para começar um roteiro pelo centro de Arraial d’Ajuda, conheça a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda no quadrado, de uma volta ao templo e veja o famoso mirante de fitas, que se localiza na parte de trás da igrejinha, aproveite que por lá sempre estão alguns fotógrafos oferecendo fotos! Conheça também a Broadway, a Praça São Jorge e a Rua Mucugê!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *