Pular para o conteúdo

O que fazer em Canoa Quebrada? 12 principais passeios do vilarejo cearense!

Avalie

Está planejando tudo o que fazer em Canoa Quebrada? Então não deixe de acompanhar esse artigo com as melhores dicas sobre o destino, bem como melhores passeios e atrações turísticas!

Muita gente pensa que visitar Canoa Quebrada serve apenas para um bate-volta de Fortaleza ou cidades dos arredores, mas a verdade é que há muito o que fazer por lá e a região irá te surpreender muito positivamente!

Por isso, é um destino que não pode faltar na sua lista de locais para conhecer no Ceará! E para te ajudar a montar um roteiro de passeios incrível pela região, preparamos esse artigo com diversas dicas imperdíveis, ficou interessado? É só continuar acompanhando!

Um pouco sobre Canoa Quebrada

O que fazer em Canoa Quebrada? Principais passeios
O que fazer em Canoa Quebrada? Principais passeios Foto: Pixabay

Para planejar uma viagem ideal, é necessário que você se informe um pouco sobre como funciona a região, para chegar lá já sabendo o que esperar e não ter imprevistos! Por isso, vamos te contar um pouco sobre como é Canoa Quebrada!

A beleza de Canoa Quebrada encanta a qualquer viajante, com um mar de cor esmeralda, impressionantes falésias e diversos barzinhos a beira da praia super divertidos. Canoa Quebrada é um vilarejo que vale super a pena ser visitado além de um rápido bate-volta!

Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas de todo o nordeste e também é uma das mais paradas da Rota das Falésias, sendo assim, pensando em te ajudar a montar o seu roteiro de passeios por lá, separamos algumas informações que irão facilitar muito a sua viagem, acompanhe!

História de Canoa Quebrada

Símbolo de Canoa Quebrada
Símbolo de Canoa Quebrada Foto: Pixabay

Antes de falarmos sobre mais detalhes da viagem, que tal conhecer um pouquinho sobre a história de Canoa Quebrada? O símbolo do vilarejo é uma lua e uma estrela, que surgiu de um casal estrangeiro que pediu para um artesão de Canoa Quebrada desenhar os símbolos em uma peça de artesanato.

O desenho da lua e da estrela estavam presentes na bandeira do país desses estrangeiros, que seriam da Argélia ou Paquistão. O artesão por sua vez, achou o símbolo perfeito para Canoa Quebrada e replicou em todas as suas obras.

A história do nome da sua rua principal chamada Broadway é uma homenagem a descendente de Canoa, quem liderou um movimento de greve dos jangadeiros e antecipou o fim da escravidão no estado.

Como ir à Canoa Quebrada?

Essa é uma dúvida muito comum entre os viajantes e vamos esclarecê-la para você! Canoa Quebrada está localizada no litoral leste do Ceará, na cidade de Aracati! A região também é conhecida como Rota das Falésias ou Rota das Cores.

Há 3 formas principais de ir conhecer o litoral leste do estado e uma das praias mais famosas de Ceará, a Canoa Quebrada! Você pode fazer um passeio bate-volta a partir da cidade de Fortaleza, que é a forma preferida dos viajantes, ficar uma noite ou duas hospedado pela região, que indicamos muito ou viajar de ônibus até Canoa Quebrada.

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas no estado do Ceará!

Quando ir à Canoa Quebrada?

Outra dúvida que os viajantes costumam ter é em relação ao tempo na cidade e qual a melhor época do ano para visitá-la, mas nós também iremos esclarecer isso para você! O legal do nordeste, é que não existe inverno ou verão, então todas as estações do ano terão calor.

A melhor época para visitar a cidade segundo viajantes, vai de julho a dezembro, quando ocorre a temporada da seca. Já os meses de março a abril são os que mais chovem, podendo atrapalhar os seus passeios por lá!

Enquanto isso, janeiro, fevereiro, maio e junho é a famosa meia estação, pode acontecer chuvas, mas geralmente é uma boa época para viajar! Claro que não podemos saber exatamente como será o clima, mas essa visão geral com certeza pode te ajudar!

Mas afinal, o que fazer em Canoa Quebrada?

Agora que você já conferiu algumas dicas essenciais para planejar a sua viagem para Canoa Quebrada, chegou a hora de saber tudo que há para fazer por lá, bem como melhores praias, passeios e atrações turísticas!

Morro Branco

Morro Branco
Morro Branco Foto: Flickr

Para começar sua lista do que fazer em Canoa Quebrada, que tal um passeio a bela praia do Morro Branco? Essa praia fica no caminho para Canoa Quebrada e merece muito sua atenção! O passeio das 3 Praias faz uma parada por lá para você conhecer e ver o Monumento Natural das Falésias de Beberibe.

Com certeza Morro Branco é uma das praias mais belas do Nordeste Brasileiro, o cenário das falésias e o mar esverdeado típico do Ceará é simplesmente encantador! E você ainda pode aproveitar para caminhar pelo Labirinto de Falésias, vale super a pena conhecer!

Monumento Natural das Falésias de Beberibe

Monumento Natural das Falésias de Beberibe
Monumento Natural das Falésias de Beberibe Foto: Flickr

Como citamos anteriormente o Monumento Natural das Falésias de Beberibe é um atração a parte em Morro Branco imperdível! Esse passeio você pode fazer por conta própria, mas ao chegar na entrada você irá encontrar alguns guias oferecendo passeio guiado para quem preferir!

No fim do caminho entre as falésias, finalmente você verá a praia e o mar, por lá você ainda pode aproveitar para fazer um divertido passeio de buggy até a Praia das Fontes, é imperdível!

Passeio de Buggy

Passeio de Buggy
Passeio de Buggy Foto: Pixabay

O passeio de Buggy em Canoa Quebrada é uma parada obrigatória para quem está conhecendo a região pela primeira vez! Esse passeio é perfeito pois passa por diversos pontos super legais, como a Gruta da Mãe d’Água, onde Carolina Dieckman gravou várias cenas da novela Tropicaliente.

Para quem estiver de carro é recomendado que deixe o veículo estacionado em frente à Associação dos Bugueiros, onde há várias barracas de praia! Do local você pode caminhar até o Labirinto pela praia.

Fortim e Praia Pontal de Maceió

Fortim
Fortim Foto: Flickr

Fortim está se tornando um dos destinos mais famosos do Ceará, mas ainda é um lugar pouco conhecido então, aproveite para fazer uma visita. A partir de Canoa Quebrada é possível chegar lá em 40 minutos de carro e o destino final é a Praia do Pontal de Maceió.

O ponto mais legal da praia é o Mirante do Pontal, onde você pode aproveitar uma vista panorâmica da praia e para Foz do Rio Jaguaribe. Próximo ao mirante há um balanço lindíssimo para tirar belas fotos, e de fundo uma enorme piscina natural de água cristalina!

Caminhe pelas falésias

Caminhe pelas falésias
Caminhe pelas falésias Foto: Flickr

Sem dúvidas um dos pontos mais imperdíveis em Canoa Quebrada para belas fotos era uma passarela erguida sobre as suas falésias, que hoje em dia é um mirante da praia e das falésias da região.

É muito bom que as praias tenham um ponte mais alto onde se é possível admirar suas belezas de cima. Em geral, o mar fica muito mais lindo e é muito bom para fotos! Vale super a pena fazer uma visita.

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no estado do Ceará!

Falésias e Símbolo de Canoa Quebrada

Símbolo de Canoa Quebrada
Símbolo de Canoa Quebrada Foto: Flickr

Existem diversas escadarias em Canoa Quebrada que ligam a areia da praia as  belíssimas falésias, permitindo que você aprecie o mar incrivelmente verde da região! Do alto das falésias, o visual é surpreendente.

Uma das escadarias está bem próxima à Rua Broadway, e descendo a escadaria e caminhando até a praia, você verá os famosos símbolos de Lua e Estrela em Canoa Quebrada, aqueles mesmos da história que contamos no início do artigo!

Duna do Pôr do Sol

Duna do Pôr do Sol
Duna do Pôr do Sol Foto: Flickr

Quem ai não gosta de apreciar uma bela vista? Você pode ficar feliz em saber que assim como em Jericoacoara, há uma duna em Canoa Quebrada onde se é possível admirar um pôr do sol incrível com vista para um vale e para a estrada!

Você pode completar um passeio de buggy em Canoa Quebrada passando pela Duna do Pôr do Sol, ou chegar de carro pela estrada, já que tem um estacionamento em frente à duna. Esse lugar é muito especial e a vista ampla da região é inesquecível!

Voo de Parapente

Voo de Parapente
Voo de Parapente Foto: Flickr

E aí, quem gosta de uma dose a mais de aventura em seus passeios? Se você é um desses, não perca de fazer um voo de parapente em Canoa Quebrada! Atualmente há diversos passeios e até existe uma Associação de Parapente por lá.

Para fechar os voos o ponto continua o mesmo, no fim da Rua Broadway, uma equipe coloca os equipamentos de segurança e quando você percebe o voo já acabou, aproveite as belíssimas paisagens! Inclusive você pode fechar um pacote de fotos e comprar separadamente depois!

Passeio de Jangada

Passeio de Jangada
Passeio de Jangada Foto: Flickr

Assim como o voo de parapente, os mais corajosos ainda vão encarar um passeio de jangada em Canoa Quebrada! Você pode fazer esse incrível passeio pelo mar cearense, apenas em dias calmos.

As jangadas e os jangadeiros foram objetos de interesse pelo diretor Orson Welles, que esteve no Brasil em 1942 para registrar o modo de vida de 4 jangadeiros que foram do Ceará ao Rio de Janeiro! Por isso é um passeio muito clássico por lá!

Caminhe pela Broadway

Broadway em Canoa Quebrada
Broadway em Canoa Quebrada Foto: Pixabay

Agora que você já aproveitou da melhor forma todas as belezas naturais de Canoa Quebrada, não deixe de caminhar pela Broadway, uma das ruas mais famosas! O local conta com música ao vivo, restaurantes e bares onde os moradores e turistas vão durante a noite.

Aproveite a região para escolher um bom restaurante e saborear os deliciosos pratos tradicionais da região, essa é a melhor opção para fazer pela rua!

Veja também: Saiba tudo o que fazer em Fortaleza no Ceará!

E aí, gostou?

E aí viajante, o que achou desse artigo que preparamos para você com as melhores dicas do que fazer em Canoa Quebrada? Aproveite para deixar um comentário nos contando se você já conhece a região ou pretende em breve.

Acompanhe o Agora Viagem para receber mais dicas de viagens como essa, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Canoa Quebrada

Como é Canoa Quebrada?

A beleza de Canoa Quebrada encanta a qualquer viajante, com um mar de cor esmeralda, impressionantes falésias e diversos barzinhos a beira da praia super divertidos. Canoa Quebrada é um vilarejo que vale super a pena ser visitado além de um rápido bate-volta! Canoa Quebrada é uma das praias mais famosas de todo o nordeste e também é uma das mais paradas da Rota das Falésias, sendo assim, pensando em te ajudar a montar o seu roteiro de passeios por lá.

Como é a história de Canoa Quebrada?

O símbolo do vilarejo é uma lua e uma estrela, que surgiu de um casal estrangeiro que pediu para um artesão de Canoa Quebrada desenhar os símbolos em uma peça de artesanato. O desenho da lua e da estrela estavam presentes na bandeira do país desses estrangeiros, que seriam da Argélia ou Paquistão. O artesão por sua vez, achou o símbolo perfeito para Canoa Quebrada e replicou em todas as suas obras. A história do nome da sua rua principal chamada Broadway é uma homenagem a descendente de Canoa, quem liderou um movimento de greve dos jangadeiros e antecipou o fim da escravidão no estado.

Quando ir à Canoa Quebrada?

O legal do nordeste, é que não existe inverno ou verão, então todas as estações do ano terão calor. A melhor época para visitar a cidade segundo viajantes, vai de julho a dezembro, quando ocorre a temporada da seca. Já os meses de março a abril são os que mais chovem, podendo atrapalhar os seus passeios por lá! Enquanto isso, janeiro, fevereiro, maio e junho é a famosa meia estação, pode acontecer chuvas, mas geralmente é uma boa época para viajar!

O que fazer em Canoa Quebrada?

Há muito o que fazer em Canoa Quebrada, se você ficou interessado no destino, veja algumas opções imperdíveis:
·         Morro Branco;
·         Monumento Natural das Falésias de Beberibe;
·         Passeio de Buggy;
·         Fortim e Praia Pontal de Maceió;
·         Caminhe pelas falésias;
·         Falésias e Símbolo de Canoa Quebrada;
·         Duna do Pôr do Sol;
·         Voo de Parapente;
·         Passeio de Jangada;
·         Caminhe pela Broadway;

Como ir à Canoa Quebrada?

Essa é uma dúvida muito comum entre os viajantes e vamos esclarecê-la para você! Canoa Quebrada está localizada no litoral leste do Ceará, na cidade de Aracati! A região também é conhecida como Rota das Falésias ou Rota das Cores. Há 3 formas principais de ir conhecer o litoral leste do estado e uma das praias mais famosas de Ceará, a Canoa Quebrada! Você pode fazer um passeio bate-volta a partir da cidade de Fortaleza, que é a forma preferida dos viajantes, ficar uma noite ou duas hospedado pela região, que indicamos muito ou viajar de ônibus até Canoa Quebrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *