Pular para o conteúdo

O que fazer em Caraíva? 5 praias imperdíveis + dicas de viagem

Avalie

Se você está organizando o seu roteiro e não sabe o que fazer em Caraíva, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer e quais as diversas praias e belezas naturais que a vila reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre Caraíva

Localizada em Porto Seguro no estado da Bahia, a vila de Cariava é uma comunidade litorânea e ribeirinha do Nordeste brasileiro. Ao contrário das cidades grandes, Caraiva ainda continua com suas estruturas antigas e com o aspecto de que “parou no tempo”.

Caraiva conta com suas ruas de areia nas quais os veículos não passam, são estruturas são antigas e é um ótimo destino para quem deseja fugir da vida acelerada que a cidade grande impõe.

Caraiva fica em meio ao rio e o mar, distante de Porto Seguro, a vila conta com belas praias e uma beleza natural exuberante, proporcionando paz e descanso para quem a visita.

A vila fica mais ao sul de Porto Seguro e sua região é totalmente dedicada ao turismo, boa parte de seus habitantes moram a uma vila separada, que se chama Nova Caraiva e contêm acesso para veículos por meio do Sul.

É um destino para quem não busca luxo, e sim um local para buscar a paz e tirar boas férias em frente ao mar.

Melhor período do ano para ir até Caraíva

Antes de planejar seu roteiro, é importante que você saiba quais os melhores meses do ano para ir até Caraíva para aproveitar seus dias da melhor forma.

É importante verificar quais o meses que não chovem em Caraíva, com chuva não há muito o que fazer na vila, as ruas de areia são em céu aberto e não há passagem de carro, outro motivo forte para analisar o clima para realizar seu roteiro.

O que fazer em Caraíva? Foto: Reprodução
O que fazer em Caraíva? Foto: Reprodução

Os meses indicados para realizar sua viagem são os de janeiro, fevereiro, março e agosto. Nestes meses a quantidade de chuva na região é menor e você pode aproveitar ótimos dias de sol.

Quantos dias ficar em Caraíva

Para conhecer tudo o que a região tem a oferecer, o período de uma semana é suficiente, nestes dias você pode ficar alternando entre as praias próximas e realizar os mais diversos passeios que a região oferta.

Gastronomia em Caraíva

A gastronomia baiana por si só já é um espetáculo, em Caraíva há alguns restaurantes na parte central de Caraíva e oferece um cardápio variado com comidas típicas da Bahia.

Ainda assim, a vila contém algumas lanchonetes, pizzarias e até restaurante vegetariano, agrada todos os gostos!

Afinal, o que fazer em Caraiva?

Sem o barulho constante de carros ou até mesmo sem a poluição que emanem deles, a vila de Caraiva é uma ótima opção para você que deseja se desconectar da vida corrida que a cidade grande impõe.

O local é perfeito para quem deseja renovar suas energia e descansar em meio a natureza, a vila proporciona muitas atrações naturais, veja o que fazer em Caraiva abaixo. Continue lendo!

Praias de Caraiva

A principal atração da região são suas belas praias e o ambiente de diversão e paz que elas proporcionam para os turistas. Confira algumas opções:

1 – Praia da Barra

A principal atração certamente é a Praia da Barra para você que está buscando o que fazer em Caraiva. O local conta com diversas barracas onde acontece a comercialização de comidas e bebidas e é onde acontece o encontro entre o rio e mar.

Praia da Barra
Imagem aérea sobre a Praia da Barra. Foto: Reprodução

O local é fascinante pelo motivo de poder virar sua cadeira ora para o mar ora para o rio, além do fenômeno natural que acontece e é visível para os turistas. O fenômeno acontece quando a maré está baixa e a água escura vindo através do mague invade o mar, quando a maré sobe, a água do mar se junta a água do rio e muda totalmente sua coloração. É possível visualizar este fenômeno a cada 6 horas.

A Praia da Barra é bem próxima ao centro da vila e conta com um pôr do sol maravilhoso.

2 – Praia de Caraiva

Para quem gosta da prática do Surf, a praia de Caraiva é localizada em meio a mar aberto e oferece algumas ondas grandes. A praia também oferece alguns restaurantes e quiosques além da comercialização de cadeiras de praia.

O local oferece um belo ambiente para o descanso em meio as sombras projetadas pelas árvores e possui ótimas opções de pousadas.

3 – Praia do Camarão

Localizada ao norte da Praia da Barra, a Praia do Camarão é uma praia deserta e possui sua vegetação nativa.

Vale se atentar a levar sua alimentação e bebidas, por se deserta, a praia pode não contar com serviços de restaurante ou bares.

4 – Praia do Satu

Sendo a praia mais distante da vila e por outro lado a melhor praia da região, o local conta com apenas um bar e possui algumas opções de cabanas para o comercio alimentício.

A Praia do Satu é repleta de corais aos seus arredores e quando está em maré baixa, oferece uma piscina natural para seus turistas.

Levado a distância da Praia do Satu, é possível chegar até a praia por meio da caminhada ou taxi e lancha, há vários serviços de transporte no local que façam essa intermediação entre uma praia e outra.

5 – Praia da Aldeia Barra Velha

Por se localizar em frente a uma aldeia indígena Pataxó, o local leva o nome de Praia Aldeia Barra Velha.

A praia oferece um ótimo lugar para o descanso e a realização de esportes praianos, assim como serviços de Buggy estão disponíveis no local. A praia também oferece uma piscina natural com águas calmas quando a maré está baixa.

Os nativos desta região vivem em casas de alvenaria e fazer a comercialização de bebidas e alimentos por meio de bares e restaurantes instalados na praia e também há a venda do artesanato no qual contêm muita variedade de opções.

6 – Prainha

Compreende uma pequena faixa de areia no Rio Caraiva, através dessa praia acontece o passeio por meio de boia. Traz um outro viés sobre o pôr do sol na região no qual é bastante procurada pelos turistas no fim da tarde.

7 – Praia do Espelho

Com um visual magnifico, a Praia do Espelho constitui diversos tons de azul em suas águas mornas, que já tornam o local um espetáculo e que não pode ficar de fora do seu roteiro.

O local conta com alguns restaurantes e quiosques na praia, você chegar até a praia de Buggy com saída todos os dias do centro de Caraiva.

Há algumas pousadas na Praia do Espelho, eleita uma das praias mais bonitas do Brasil.

Praia do Espelho
Vista exuberante da Praia do Espelho. Foto: Reprodução

 Rio Caraiva

Com encontro a Praia da Barra, o Rio Caraiva é outra opção de descanso e renovação de energias, o local é propicio para tomar o famoso “banho de rio” e ao seu redor, há diversos restaurantes que fazem a comercialização de peixes.

Você pode passear pelo rio através de stand up. Caiaque, barco ou até mesmo uma boia pela correnteza do rio.

Casa verde

Além das paisagens naturais que com certeza estarão em seu Instagram, outro local para turbinar seu aplicativo de fotos é a casa verde contendo o seguinte slogan:

Cartão postal de Caraíva
Cartão postal de Caraíva. Foto: Reprodução

“Sorria você está em Caraíva”

Fica localizada próximo a Praia da Barra e é uma parada obrigatório para registrar o momento, além disso, na casa verde há o comércio de roupas.

Passeios por Caraíva

Outra atração que você não pode perder em Caraíva são seus passeios pelos principais pontos turísticos da vila. Boa parte destes passeios acontecem em cum “bate-volta”, saindo na maioria das vezes do local contratado das 09h00 e retornando as 15h00.

Os passeios mais buscados são até as localidades da Ponta de Corumbau, Praia do Satu e Praia do Espelho. Você pode contratar estes serviços por meio de vendedores da rua beira-rio, tanto no período do dia quanto a noite.

Conheça abaixo, algumas opções de passeios.

Passeio até a Ponta de Corumbau

A Ponta do Corumbau é uma das praias mais lindas da região, com águas calmas e cristalinas, a faixa de areia pode se estender até aproximadamente 1km ao mar em maré baixa.

A Ponta do Corumbau é distante de Caraiva, fica a 12 km na região sul. É possível realizar o passeio de Buggy e através de barcos.

Para realizar o passeio por meio de Buggy, os contratantes do serviço levam os turistas fazendo o percurso por meio da beira mar até as proximidades da margem norte do Rio Corumbau.

Chegando na divisa de Porto Seguro e Prado, há serviços de canoas que fazem o transporte de passageiros com a cobrança de uma taxa mínima, após isso será necessário fazer uma caminhada de pouco mais de 1km até a vila da Ponta de Corumbau.

Ponta do Corumbau
Ponta do Corumbau. Foto: Reprodução

O passeio por barco oferece a viagem direta até a Ponta de Corumbau e também possibilita tanto na ida quanto na volta a parada para o mergulho em meio aos corais em alto mar. O trajeto costuma levar 1 hora e o valor costuma ser maior do que o passeio por Buggy.

Passeio pelo Rio Caraiva por meio de boia

Nesta aventura, o turista é deslocado até rio acima por meio de um barco a motor até chegar a Prainha, após isso, acontece o desembarque do barco e o turista ingressa na boia que desliza pelo rio em uma velocidade que pode variar de acordo com a força da maré. O passeio dura cerca de 1 hora e é bastante contemplativo e relaxante.

Gostou?

E aí, Conseguiu encontrar o que fazer em Caraíva por meio da leitura deste artigo? Se você gostou bem como deseja atribuir alguma informação sobre algum lugar que foi aqui mencionado ou até mesmo falar de outro lugar que não foi incluído no artigo, sinta-se à vontade abaixo e deixe seu feedback. Para mais conteúdos como este acompanhe nossa página principal do Agora Viagem!

Perguntas Frequentes

Quais os melhores meses do ano para ir até Caraiva?

O volume de chuvas é menor nos meses de janeiro, fevereiro, março e agosto.

Qual a praia mais próxima ao centro da vila?

A praia mais próxima ao centro de Caraiva é a Praia da Barra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *