Pular para o conteúdo

O que fazer em Extrema? 5 rotas turísticas e atrações imperdíveis

Avalie

Se você está examinando a possibilidade de conhecer extrema e não sabe quais atividades pode colocar em seu roteiro para realizar na viagem, neste artigo, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer em Extrema e quais os pontos turísticos e demais atividades que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre a cidade de Extrema

Localizada ao sul de Minas Gerais, o município de Extrema leva esse nome por ser a região mais ao sul do estado levando a uma distância de 492 km da capital, Belo horizonte. Por outro lado, a cidade de Extrema é bem próxima as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

O município conta com um pouco mais de 34 mil habitantes e é coberto pela biodiversidade vinda da Floreta Atlântica, apresenta muitas montanhas com altitudes que variam de 880 a 1725 metros. A região é propicia para quem busca ter um contato com a natureza bem como realizar trilhas, visitar cachoeiras e outros meios que a natureza proporciona.

Por que viajar para Extrema?

Se você é apaixonado pela natureza e busca uma viagem para ter um maior contato com ela, Extrema é definitivamente o lugar certo para você viajar!

Como mencionado acima, o município é repleto da diversidade da Floresta Atlântica e traz consigo grandes montanhas, cachoeiras, rios e nascentes. Grande parte dos turistas da região optam por visitá-la pelo contato com natureza, assim como renovar sua paz após uma semana de estresse, no qual seu animo é renovado pela paz vindo através do silêncio das montanhas sob os cantos das águas para reposicionar seu espírito. Além das belezas naturais, Extrema é uma região bastante propicia a prática de esportes.

Acerca disso, Extrema traz 5 Rotas turísticas que proporcionam uma ótima experiência para quem deseja praticar atividades ao ar livre e ao mesmo tempo, contemplar as belezas naturais presentes na região. Venha conhecer, vamos falar um pouquinho sobre as rotas abaixo!

O que fazer em Extrema?

O que fazer em Extrema
O que fazer em Extrema. Foto: Reprodução

Abaixo, vamos informar você sobre as principais atrações da cidade de Extrema. Acompanhe!

Rotas turísticas

Se você está buscando o que fazer em Extrema, para começar, você pode incluir as 5 rotas que Extrema oferece a quem deseja visitá-la, as rotas são:

  1. Rota dos ventos;
  2. Rotas das Pedras;
  3. Rota das Rosas;
  4. Rota do Sol;
  5. Rota das águas.

1 – Rota dos ventos

Se você tem o desejo de praticar a escalada pelas montanhas que a região de Extrema proporciona, além de contemplar as suas belezas naturais, a Rota dos Ventos será de bom proveito para você. Com a altitude que varia entre 880m e 1.725m, você terá acesso a uma aventura radical através da escalada a rapel além de extar exposto ao um belo pôr do sol ao fim do dia.

2 – Rota das Pedras

Se você deseja ter um momento de conexão coma a natureza, a rota perfeita para você é a rota das pedras, através dela você terá ótimos momentos para contemplar a beleza da natureza e poder descansar no alto da serra.

Além do contato com a natureza, a área traz o comercio de cerveja artesanal e a possibilidade de escalar por meios das pedras para quem deseja aventura. Desta forma, a rota das Pedras traz uma experiencia única para quem queira visitá-la.

3 – Rota das Rosas

Nesta rota está localizado o Santuário de Santa Rica de Cássia, na qual, dentro do santuário, abriga a imagem da padroeira de Extrema, o local ainda traz alguns trabalhos do renomado, mosaicista e pintor italiano Alfredo Mucci, que ao longo da sua vida, viveu um período na cidade de Extrema.

4 – Rota do Sol

A rota do sul permite aventuras por meio da utilização de motos, bicicletas e veículos 4×4 pela estrada da Serra da Anhumas. A rota é propicia para a prática de esportes com contato da natureza, além disso, a rota oferece pousadas, comida típica mineira e a venda e degustação de cachaças.

5 – Rota das Águas

O Rio Jaguari presente na região possibilita atividades como saltos e proporciona algumas cachoeiras que possibilitam atividades como o rafting e a canoagem. A rota das águas traz uma farta gastronomia mineira, além da venda e degustação de cachaças.

O Projeto Conservador das Águas e o Parque Municipal da Cachoeira do salto funcionam por meio desta rota e ainda há o Pico do Lobo Guará no qual possibilita a realização de saltos de paraglider.

Trilhas

Por meio da sua vasta natureza, as trilhas se tornam muito atrativas na cidade de Extrema e com certeza é uma atividade que não pode faltar no seu roteiro!

Acompanhe abaixo algumas opções de trilhas disponíveis em Extrema. Continue lendo!

Parque Ecológico Pico dos Cabritos

Situada na Serra da Mantiqueira, o Pico dos Cabritos fica a exatos 1.470 metros de altitude, por meio do pico, e possível deslumbrar a vista de toda a cidade de Extrema além das montanhas e de toda a biodiversidade da Floresta Atlântica.

Através desse pico são possíveis realizara atividades de Voo livre por meio de uma rampa natural que o próprio pico oferece além da descida utilizando o rapel e muitas trilhas que contêm acesso a Pedra Sacerdotisa e a Trilha do Pinheirinho.

Através do Pico, também é possível dar andamento a quem deseja realizar o meio de tratamento por meio da medicina natural chamada de Naturopatia, na qual atrai muitos visitantes por este método.

Pico dos Cabritos
Pico dos Cabritos. Foto: Reprodução

O parque oferece pousadas, spa e restaurantes para quem deseja visitá-lo. Vale ressaltar que a entrada ao parque é paga, por isso é importante se atentar para poder comprar as entradas de forma prévia para assim, evitar filas no dia de sua visita.

Se você foi viajar em uma data comemorativa e deseja levar a família para comemorar em um local apropriado, o Parque ainda oferece uma área para eventos. Por meio de uma arquitetura Hexagonal a área proporciona um ambiente harmônico com a natureza além de comportar até 100 pessoas.

É importante ficar atento ao horário de funcionamento do parque, que se estende de terça feria a domingo das 08h às 17h.

Pedra Cume

Com uma visão de 360º, a uma altura de 1700 com mais de 600 metros de elevação, a Pedra Cume, segundo dados do IBGE, é o ponto mais alto na serra do Lopo e traz uma visão maravilhosa sobre a cidade de Extrema.

É importante mencionar que para acessar esta trilha é cobrada uma taxa a ser paga para a manutenção, o acesso a trilha se condiz por um nível médio de dificuldade, vale a pena pensar em procurar um guia para ajudá-los nesta aventura.

Pedra das Flores

Uma ótima opção para realizar uma caminhada ao ar livre e contemplar a beleza natural da região é através da trilha para a Pedra das Flores. Totalmente sinalizada, a trilha até a pedra das flores oferece um visual fantástico.

A trilha para a Pedra das Flores se localiza em meio a Serra do Lopo, no qual a cidade de Extrema se localiza ao lado norte da serra. É aconselhável seguir a trilha por meio das instruções de um guia no qual você terá acessível uma experiencia única em meio a natureza.

Serra das Anhumas

Se você busca por atividades mais tranquilas e um ótimo lugar para proporcionar fotos para o seu Instagram, a Serra das Anhumas pode te oferecer isso e muito mais!

Localizada na Rota do Sol, a trilha é muito atrativa para os turistas que desejam vivenciar suas aventuras por meio de suas motos, bicicletas e jipes. Ao alto da Serra da Anhumas é possível ter uma visão deslumbrante propicia a tirar muitas fotografias e desfrutar de toda a gastronomia mineira, que está presente em alguns estabelecimentos ao longo da serra, além de pousadas e a prática do artesanato em tear.

Pico do Lobo Guará

Através do seu incrível visual panorâmico e rochoso, o Pico do Lobo Guará proporciona uma visão 260º deslumbrante de suas serras vizinhas. O pico é muito procurado para quem deseja realizar o voo livre além das práticas de salto paraglider.

Pico do Lobo Guará
Pico do Lobo Guará. Foto: Reprodução

Porém, as estradas que dão acesso ao pico não são pavimentadas e são bastante precárias, para quem deseja acessar o pico de carro, é recomendável que opte por um veículo tracionado.

Trilha do Pinheirinho

A uma altura de 1600 metros, da qual é possível contemplar a vista direta para a Fauna e a Flora através da grande biodiversidade da Mata Atlântica por onde, já torna essa viagem alvejada por muitos. Além da vista para as belezas naturais da região, a trilha do Pinheirinho traz a visão panorâmica da cidade de Extrema.

A trilha conta com um grau de acesso difícil, um carro com tração 4×4 pode lhe ajudar muito se for possível. A visita pode ser feita por meio de um guia local ou se preferir por uma agência receptiva.

Passeio de Mountain Bike

Pelo fato de Extrema ser em meio a muitas serras que se conectam, o Mountain Bike é um esporte muito atrativo para muitos turistas que visitam a cidade. A região propicia montanhas oferece uma infinidade de trilhares e paisagens deslumbrantes a quem deseja realizar o esporte.

Veja abaixo algumas trilhas em que você pode realizar um passeio de Mountain Bike.

Parque Municipal Cachoeira do Jaguari

Se você busca um local onde a natureza reúne tudo que tem de mais fabuloso, este local certamente é o Parque Municipal Cachoeira do Jaguari.

As trilhas para a realização do trajeto via Mountain Bike ou caminhada ficam dispostas a margem do rio Jaguari. Por ter uma correnteza muito forte, não é permitido tomar banho no rio Jaguari, por outro lado, o local disponibiliza o comercio de cervejaria artesanal além de aparelhos para ginastica e outras opções para se entreter.

Parque Cachoeira do Jaguari
Parque Cachoeira do Jaguari. Foto: Reprodução

O parque por si só não permite a entrada com alimentos e bebidas, tudo que será consumido precisa ser adquirido no local.

Parque Municipal Cachoeira do Salto

Da mesma forma que na cachoeira do rio Jaguari, o banho na cachoeira do salto não é permitido por questões de inapropriação. Mas em compensação é um ótimo lugar para passar um tempo em família e apreciar todas as belezas naturais que envolvem o lugar. O parque também disponibiliza meios que conduzem a atividade física além do devido espaço ao longo do rio para a prática do Mountain Bike e da caminhada.

De certa forma, o parque também proíbe a entrada de alimentos e bebidas que não sejam adquiridos por meio dos estabelecimento do parque, em meio a isso vale se atentar antes de se deslocar ao local.

Prainha do Juncal

Diferente dos parques acima mencionados, a prainha do juncal oferece uma ótima opção para banho em meio a natureza, constantemente animais como esquilos recebem as pessoas no parque e permanecem em suas presenças. O local oferece um ótimo ambiente para descanso e contemplação, o local possui estacionamento próprio. O deslocamento por Mountain bike se dá pelas margens do ribeirão.

Lugares para visitar em família

Além dos parques, trilhas e cachoeiras, a cidade de Extrema abrange muitas opções para atividades em família.

Acompanhe algumas das opções abaixo!

Retiro Tao Tien

O Retiro conta com ótimas atividades para se realizar em família, além do acolhimento para as pessoas que buscam o crescimento e desenvolvimento espiritual, o local oferece ambientes de simplicidade, harmonia, silêncio e muitas risadas. É um local que não pode faltar no roteiro para quem busca o que fazer em Extrema!

Retiro Tao Tien
Retiro Tao Tien. Foto: Reprodução

O Retiro Tao Tien atende as pessoas mediante aviso prévio, bem como para se hospedar no retiro é necessário consultar o agendamento por meio de aviso prévio.

Atelier de Arte Yabyum

Esta estrutura fica dento do Retiro Tao Tien e é um espaço idealizado para a aprendizagem bem como a preservação da arte sacra tibetana e outras artes do Oriente.

Para fazer uma visita, vale se atentar as informações dispostas do local anterior mencionado, por fazer parte do Retiro Tao Tien, o Atelier de Arte Yabyum atende pelos mesmos requisitos de agendamento prévio para atendimento.

Vale a pena conhecer Extrema em uma passada rápida por Minas?

Sim, vale a pena conhecer Extrema em uma passada rápida por Minas Gerais. Extrema é uma cidade charmosa localizada no sul do estado, conhecida por suas belezas naturais, atividades de ecoturismo e clima agradável. Aqui estão alguns pontos que podem tornar a visita a Extrema interessante, mesmo em uma rápida passagem:

  1. Parque Municipal Cachoeira do Salto: Um local ideal para um passeio tranquilo, onde você pode apreciar uma bela cachoeira e caminhar pelas trilhas ao redor.
  2. Pico do Lobo Guará: Um dos pontos mais altos da região, oferece uma vista panorâmica incrível. É uma ótima opção para quem gosta de fazer trilhas e curtir a natureza.
  3. Pedra das Flores: Um ótimo lugar para fazer trilhas e escaladas, oferecendo vistas espetaculares da região.
  4. Pico dos Cabritos: Outro ponto alto que proporciona belas vistas, sendo um lugar popular para trilhas e observação da natureza.
  5. Cervejarias Artesanais: Extrema tem algumas cervejarias locais que valem a visita, onde você pode experimentar cervejas artesanais produzidas na região.
  6. Gastronomia Local: Aproveite para experimentar a culinária mineira em um dos restaurantes locais. A comida mineira é famosa por sua saborosa simplicidade e ingredientes frescos.
  7. Centro da Cidade: Passear pelo centro de Extrema pode ser uma boa experiência para conhecer um pouco da cultura local e visitar algumas lojinhas e praças.

Mesmo em uma visita rápida, esses pontos podem proporcionar uma boa amostra do que Extrema tem a oferecer. Se você gosta de natureza, trilhas e um ambiente tranquilo, certamente vai achar a visita gratificante.

Gostou?

E aí, Curtiu as dicas sobre o que fazer em Extrema? Conseguiu incluir alguma das dicas sobre o que fazer em Extrema no seu roteiro? Se você quiser atribuir alguma informação sobre algum local aqui mencionado ou sobre algum que ficou de fora, deixe seu comentário abaixo. Para mais dicas de viagens como essa, acesse a Página principal do Agora Viagem e acompanhe nosso conteúdo!

Perguntas Frequentes

Qual o Pico mais alto em Extrema?

Localizado na serra do Lopo, a Pedra Cume contém a maior altura na região, são 1.700 metros de altura.

Qual o horário de funcionamento do Pico dos Cabritos?

O local funciona de terça feria a domingo das 08h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *