Pular para o conteúdo

O que fazer em Nova Friburgo? Melhores passeios na região serrana do RJ!

Avalie

Se você procura o que fazer em Nova Friburgo, não pode perder esse artigo onde disponibilizaremos as melhores dicas para a sua viagem, bem como atrações turísticas e melhores passeios na cidade!

Nova Friburgo para quem ainda não conhece é um dos principais destinos da região serrana do Rio de Janeiro, e para quem procura o que fazer por lá, as novidades não poderiam ser melhores: há atrações para todos os gostos e todos os bolsos!

Por isso, Nova Friburgo é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens no estado do Rio de Janeiro! E para te ajudar, preparamos esse artigo com as melhores dicas sobre o destino!

Saiba mais sobre a cidade

O que fazer em Nova Friburgo
O que fazer em Nova Friburgo Foto: Pinterest

Nova Friburgo é considerada uma das principais cidades da Região serrana do Rio de Janeiro, é uma região rodeada por natureza e aquele incrível clima de cidade serrana! Esse é um destino de inverno perfeito, mas que também pode ser aproveitado durante o ano todo!

Esse destino é incrível, seja para viagens em família, entre amigos ou para um final de semana muito romântico a dois! Nova Friburgo foi fundada como uma colônia suíça no ano de 1819 por Dom João VI e por isso a região é conhecida como a Suíça Brasileira!

Hoje a cidade conta com uma população de aproximadamente 200 mil habitantes e é conhecida grandemente pelo seu polo de produção têxtil de moda íntima , eleita a Capital Nacional da Lingerie.

Além disso tudo, o turismo na região também é um grande responsável pela economia local, especialmente para quem adora um friozinho e lugares aconchegantes! Ficou interessado? Então continue acompanhando!

Como chegar em Nova Friburgo?

Uma questão muito importante na hora de planejar a sua viagem é saber se localizar e chegar até o local! Se você ainda não sabe onde fica a cidade, ela está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, a cerca de 155 km da capital fluminense.

Para quem já está no Rio de Janeiro e irá partir de carro, serão cerca de 3 horas de viagem e o caminho é iniciado pela BR-101 até Cachoeiras de Macacu, após isso pela RJ-116. Vale destacar que há 3 pedágios no caminho, Ponte Rio-Niterói, em Itaboraí e em Cachoeiras de Macacu.

Outra opção possível também é viajar de ônibus, partindo da Rodoviária Novo Rio! Há diversas saídas ao longo do dia por lá, por isso indicamos que compre as passagens antecipadamente! A viagem terá cerca de 3 horas também!

Veja também: Saiba tudo sobre como é morar no Rio de Janeiro com todos os detalhes!

Quando ir à Nova Friburgo?

Outro ponto muito importante a ser levado em consideração no planejamento da sua viagem é o clima da região e qual será a época mais adequada para você visitá-la! Nova Friburgo é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas com diferentes propostas!

Muitos dizem que a melhor época para visitar a cidade é no inverno, já que é a melhor época para aproveitar as atividades ao ar livre, com dias de céu limpo, favorecendo a prática de trilhas e montanhismo para os visitantes. Além disso, no inverno a cidade fica ainda mais romântica!

Mas para quem não gosta do frio, o verão também é uma boa opção! Os dias de verão em Nova Friburgo são bem quentes e a noite a temperatura fica mais amena! O calor é ideal para aproveitar as cachoeiras, mas é importante sempre estar atento, já que chove bastante!

Caso queira participar de algumas festividades, confira:

  • Festival da Truta em novembro;
  • Festival das Cerejeiras em junho;
  • Festival da imigração alemã em maio;

Mas afinal, o que fazer em Nova Friburgo?

Agora que você já conferiu alguns pontos importantes para planejar a sua viagem, chegou a hora de finalmente ficar por dentro de tudo que tem para fazer em Nova Friburgo! Com um ar bucólico e tranquilo, é um destino com muitas opções de lazer!

Se ficou interessado em saber quais os melhores passeios na região, é só continuar acompanhando esse artigo!

Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas
Praça Getúlio Vargas Foto: Flickr

Para começar seus passeios na cidade, que tal tirar um tempinho para conhecer a Praça Getúlio Vargas? A praça foi desenhada pelo paisagista e botânico francês Auguste Marie Glaziou, é a principal praça da cidade e uma das maiores da região serrana!

A Praça Getúlio Vargas foi tomada como Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional no ano de 1972, sendo um local muito histórico e repleto de monumentos importantes! Essa praça é muito agradável para caminhadas ou passeios em família.

Ela conta com um corredor cheio de eucaliptos grandiosos, um chafariz, um parquinho infantil para a criançada e um coreto para fotos! Nos finais de semana há barracas de doces e artesanato!

Veja também: Melhores destinos de viagens baratas para o Rio de Janeiro!

Teleférico e Praça do Suspiro

Teleférico
Teleférico Foto: Flickr

O teleférico de Nova Friburgo é um dos principais pontos turísticos da cidade, subindo até o Morro da Cruz e garantindo uma belíssima vista da cidade! O teleférico fica localizado na Praça do Suspiro, uma praça muito simpática com árvores, gramado e com a Capela de Santo Antônio, reconstruída após a tragédia de 2011!

Na praça você pode encontrar muitos pontos de lazer, como restaurantes, lojas de doces, choperias, monumentos e o famoso Teatro Municipal que vale a pena ser visitado!

Country Clube de Nova Friburgo

Country Clube de Nova Friburgo
Country Clube de Nova Friburgo Foto: Flickr

O Country Clube é um verdadeiro espetáculo de paisagens naturais, ele conta com uma área de mais de 180 mil metros quadrados de jardins para você visitar! O projeto do local também foi o francês Glaziou quem fez.

A entrada do clube se dá por um corredor de bambus, e ao decorrer do espaço você poderá ver diversas plantas raras, nativas e exóticas de vários lugares do mundo. Alguns exemplos são a Ginko Biloba, as cerejeiras japonesas, os bambus indianos, os credos libaneses entre outras!

Colégio Anchieta

Colégio Anchieta
Colégio Anchieta Foto: Flickr

O Colégio Anchieta foi fundado por padres e irmãos jesuítas da Itália, inaugurado no ano de 1886 e é uma influência muito grande no turismo local! O colégio conta com uma construção bastante antiga e colonial, parecendo um verdadeiro museus.

A visitação do colégio é permitida durante os finais de semana e você pode aproveitar para fazer um tour por dentro dele. Tanto a área externa quanto a área interna irão render belíssimas fotos! Para quem quiser aproveitar, nos domingos ocorre uma missa na capela interna!

Casa Suíça e Queijaria Escola

Casa Suíça
Casa Suíça Foto: Casa Suíça

Um clássico em Nova Friburgo é a Casa Suíça, um pequeno museu sobre a colonização que ocorreu na cidade e sobre as famílias de Canton Fribourg, da Europa! No museu você pode conferir tudo sobre s história da cidade em três etapas, através do Memorial da Colonização Suíça, pelo Museu de Taxidermia e pelo Galpão de Encanto e Arte.

No jardim há uma bela estátua de 3,09 metros de Guilherme Tell, que é um herói nacional suíço. No local também está a famosa Queijaria Escola, onde é possível encontrar deliciosos queijos, linguiças, chocolates, molhos, mel e geleias! Caso goste de cerveja, esse é o lugar certo para provar diversas cervejas artesanais também!

Rota Cervejeira

Rota Cervejeira
Rota Cervejeira Foto: Canva

A cidade de Nova Friburgo faz parte do Circuito Serra Verde Imperial, é o circuito turístico com maior concentração de fabricantes de cervejas do Brasil, incluindo grandes marcas de cervejas artesanais.

Por isso ao procurar passeios em Nova Friburgo, separe um tempinho da sua viagem para conhecer algumas das cervejarias da cidade, sendo uma indicação a Barão Bier, a cervejaria mais conhecida!

Durante a Rota Cervejeira aproveite também para conhecer as cervejarias Alpendorf e as alemãs Brâun e Bürgermeister, além da Ranz Bier!

Cachoeiras

Cachoeira da Feiticeira
Cachoeira da Feiticeira Foto: Pinterest

Com certeza as cachoeiras de Nova Friburgo não poderiam focar de fora dessa lista de passeios na cidade! As cachoeiras de lá são incríveis, e mais se parecem com piscinas naturais, muitas delas bem pertinho do centro da cidade! Confira algumas delas:

  • Cachoeira Véu da Noiva: Uma das mais clássicas, foi criada artificialmente para gerar eletricidade para uma usina existente no local. Não é possível tomar banho, mas a visita já vale a pena pela bela vista!
  • Cachoeira da Adutora: Essa cachoeira é um verdadeiro paraíso em meio a natureza, é o lugar ideal para apreciar a calmaria! Sua queda d’água de dois metros forma um poço entre as pedras;
  • Cachoeira da Feiticeira: Essa cachoeira é um dos lugares preferidos dos moradores da cidade, é ideal para relaxar e curtir a paisagem! Com sua queda d’água se forma uma piscina natural bem rasa, ideal para crianças e a paisagem do local é belíssima!

Veja também: Saiba as melhores formas de aproveitar o Rio de Janeiro no verão!

E aí, gostou?

Se gostou de acompanhar esse artigo que o Agora Viagem preparou para você viajante, deixe cum comentário abaixo nos contando! Aproveite também para nos contar o que achou de Nova Friburgo!

Acompanhe nosso site para receber mais dicas de viagens essenciais, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Nova Friburgo

Como é Nova Friburgo?

Nova Friburgo é considerada uma das principais cidades da Região serrana do Rio de Janeiro, é uma região rodeada por natureza e aquele incrível clima de cidade serrana! Esse é um destino de inverno perfeito, mas que também pode ser aproveitado durante o ano todo! Esse destino é incrível, seja para viagens em família, entre amigos ou para um final de semana muito romântico a dois! Nova Friburgo foi fundada como uma colônia suíça no ano de 1819 por Dom João VI e por isso a região é conhecida como a Suíça Brasileira!

Como chegar em Nova Friburgo?

Para quem já está no Rio de Janeiro e irá partir de carro, serão cerca de 3 horas de viagem e o caminho é iniciado pela BR-101 até Cachoeiras de Macacu, após isso pela RJ-116. Vale destacar que há 3 pedágios no caminho, Ponte Rio-Niterói, em Itaboraí e em Cachoeiras de Macacu. Outra opção também é viajar de ônibus, partindo da Rodoviária Novo Rio! Há diversas saídas ao longo do dia por lá, por isso indicamos que compre as passagens antecipadamente! A viagem terá cerca de 3 horas.

Quando ir à Nova Friburgo?

Nova Friburgo é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas com diferentes propostas! Muitos dizem que a melhor época para visitar a cidade é no inverno, já que é a melhor época para aproveitar as atividades ao ar livre, com dias de céu limpo. Mas para quem não gosta do frio, o verão também é uma boa opção! Os dias de verão em Nova Friburgo são bem quentes e a noite a temperatura fica mais amena! O calor é ideal para aproveitar as cachoeiras, mas é importante sempre estar atento, já que chove bastante!

O que fazer em Nova Friburgo?

Há muito o que fazer em Nova Friburgo, confira algumas opções que separamos para você:
·         Praça Getúlio Vargas;
·         Teleférico;
·         Praça do Suspiro;
·         Country Clube de Nova Friburgo;
·         Colégio Anchieta;
·         Casa Suíça;
·         Queijaria Escola;
·         Rota Cervejeira;
·         Cachoeiras;

Quais as cachoeiras de Nova Friburgo?

·         Cachoeira Véu da Noiva: Uma das mais clássicas, foi criada artificialmente para gerar eletricidade para uma usina existente no local. Não é possível tomar banho, mas a visita já vale a pena pela bela vista!
·         Cachoeira da Adutora: Essa cachoeira é um verdadeiro paraíso em meio a natureza, é o lugar ideal para apreciar a calmaria! Sua queda d’água de dois metros forma um poço entre as pedras;
·         Cachoeira da Feiticeira: Essa cachoeira é um dos lugares preferidos dos moradores da cidade, é ideal para relaxar e curtir a paisagem! Com sua queda d’água se forma uma piscina natural bem rasa, ideal para crianças e a paisagem do local é belíssima!
 

O que não pode deixar de conhecer na região?

A Rota Cervejeira! A cidade de Nova Friburgo faz parte do Circuito Serra Verde Imperial, é o circuito turístico com maior concentração de fabricantes de cervejas do Brasil, incluindo grandes marcas de cervejas artesanais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *