Pular para o conteúdo

O que fazer em São João del Rei? 10 atrações e dicas de hotéis e pousadas

Avalie

Se você está procurando um lugar com toques da história brasileira, São João del Rei é um ótimo lugar! Neste artigo, nós da equipe Agora Viagem vamos mostrar o que fazer em São João del Rei e quais os pontos históricos que a cidade reserva para você. Acompanhe a seguir!

Sobre São João del Rei

Com cerca de 310 anos, localizada próxima a capital belo horizonte no interior do estado de Minas Gerais, a cidade de São João del-Rei é uma ótima opção para viagem. Entendida como uma cidade atemporal, São João del-Rei tem muitas características do Barroco e traz uma vasta gama arquitetônica por ter passado por diversos ciclos econômicos.

Para quem é apaixonado por história, certamente São João del-rei tem muita história e cultura para apresentar, a cidade vivenciou grandes períodos históricos da política no estado de Minas Gerais, como por exemplo a inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes, foi uma das maiores revoltas organizadas contra a coroa portuguesa durante o período colonial, neste período, São João del-Rei chegou a ser nomeada como sede da capitania de Minas Gerais.

A cidade contém um centro histórico e conta com muitos prédios tombados além de estarem presentes várias estruturas coloniais que foram construídas no século XVIII, datados da época em que Minas Gerais vivenciava o ciclo do ouro.

Como a cidade mantém seu centro histórico preservado, ao passear pela cidade é possível ver os casarões antigos, igrejas antigas além de ainda ouvir os seus sinos, no qual, era a principal forma de comunicação com a população na época.

Por que conhecer São João Del Rei?

Além do grande patrimônio histórico e cultural que a cidade possui, São João del-Rei traz muitas opções para restaurantes, lojas e museus e igrejas para conhecer, Além de proporcionar a noite, muita diversão através do samba em seus barzinhos. A cidade também fica próxima a capital de Minas Gerais e a outras cidades interessantes, como por exemplo Tiradentes.

A cidade possui cerca de 310 anos e possui um pouco mais de 84 mil habitantes. Proporciona uma ótima viagem e boas experiências em relação a história do Brasil.

O que fazer em São João del Rei
O que fazer em São João del Rei. Foto: Reprodução

Como se locomover em São João del Rei?

Por não ser um município grande, traz a opção de conhecer seus pontos turísticos a pé, sem a necessidade de gastar dinheiro com gasolina. Para conhecer as cidades vizinhas e a capital, um carro irá facilitar muito seu deslocamento.

São João del Rei está a 190 Km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. A cidade é vizinha das cidades de Tiradentes e Bichinho. Em relação a Tiradentes a cidade fica somente a 15 km de distância, e da cidade de Bichinho, fica a 23 km. A visita a estas cidades em sua passagem por São João del Rei também é uma ótima opção para conhecer melhor o estado de Minas gerais e incluir em seu roteiro.

Hotéis e pousadas disponíveis em São João del Rei

Um pouco afastado do centro histórico, mas com um ótimo preço, irei disponibilizar alguns hotéis que são ótimos para manter estadia em sua passagem pela cidade. Acompanhe a seguir!

Villa Bello Hospedaria

Um pouco afastado, O Hotel Bello Hospedaria fará com que você visite os pontos turístico de carro, mas em compensação, oferece um ótimo preço. O Hotel fica a 1.6 km do Teatro Municipal, o trajeto irá levar alguns minutinhos de carro até os locais.

O hotel disponibiliza de forma gratuita, o estacionamento e a internet por meio de rede Wifi no local.

Você pode garantir a sua reserva no Hotel Bello aqui.

Pousada Villa Magnóla

Um pouco mais próximo da vasta gama arquitetônica da cidade, a pousa Villa Magnólia se localiza ao lado da suntuosa Igreja de São Francisco de Assis e fica próxima a outras estruturas históricas d cidade, além de conter alguns bares e restaurantes próximos a pousada.

Você pode garantir a sua reserva na Villa Magnóla aqui.            

Vicenza Apart Hotel 

Localizado em bairro nobre e residencial, o Vicenza Apart Hotel traz um moderno e confortável estilo de se hospedar e se localiza em frente ao complexo ferroviário, pelo qual passa o Trem Maria Fumaça.

Você pode garantir a sua reserva no Vicenza Apart Hotel aqui.

Meios para chegar em São João del Rei

Por não possuir aeroportos próximos, se você vem de outro estado terá que escolher entre os aeroportos de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, logo após, terá que alugar um carro ou se locomover através de ônibus para a cidade.

Afinal, o que fazer em São João del Rei?

Após conhecer um pouco da histórica e cultural cidade de São João del Rei além de algumas dicas de hotel e pousadas, vamos apresentar algumas opções de pontos turístico imperdíveis que você precisa colocar em seu roteiro. Acompanhe a seguir!

Com certeza, o centro histórico é o maior destaque para quem deseja viajar para São João del Rei, o centro histórica da cidade conta com mais de 700 prédios tombados, incluindo igrejas, casarões, museus e demais monumentos e ouras estruturas históricas.

Centro Histórico São João del Rei
Centro Histórico São João del Rei. Foto: Reprodução

Além de ser um local totalmente Instagramavel para você realizar suas fotos, a cidade não é muito grande e permite realizar o roteiro visitando suas principais atrações em um final de semana.

1 – As históricas igrejas de São João del Rei

Para começar, a visitas nas históricas e culturais Igrejas é parada obrigatório para quem visita São João del Rei.

Algumas igrejas contam com mais de 300 anos e ainda possuem suas áreas externas e internas preservadas, trazendo toda a arte sacra que a época colonial nos proporcionou.

Igreja São Francisco de Assis

Próxima a pousada menciona acima, com certeza, a Igreja São Francisco de Assis é uma das estruturas históricas mais bonitas da cidade.

Fundada no ano de 1749, a Igreja em seus fundos abriga o tumulo do ex-presidente Tancredo Neve. Ainda em sua parte externa, a igreja traz um lindo jardim e na parte interna, possui seus altares construídos por meio de aleijadinho contendo belos detalhes.

A Igreja São Francisco de Assis fica localiza na Praça Frei Orlando.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Contendo uma arquitetura mais simples, a Igreja Nossa Senhora do Rosário possui uma das estruturas mais antigas da cidade, sua criação foi no ano de 1706. É uma ótima opção para incluir no seu roteiro sobre o que fazer em São João del Rei.

A Igreja fica localizada logo no início do centro histórico, na rua Getúlio Vargas.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Possuindo uma fachada grandiosa, a catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, contém uma rica decoração em talha dourada que ainda é preservada nos dias de hoje além de pinturas e estátuas. A Estrutura foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sua construção teve início no ano de 1721, como a primeira capelinha da padroeira na cidade. A Igreja se localiza na Rua Monsenhor Gustavo.

2 – Rua das casas tortas

Rua das casas tortas
Rua das casas tortas. Foto: Reprodução

Sendo o antigo caminho dos bandeirantes durante o ciclo do ouro, a rua possui algumas casas bem antigas em um formato curvo. E é um lugar que você não pode deixar de fora do seu roteiro, a Rua das Casas Tortas fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

3 – Memorial Tancredo Neves

Construído em homenagem ao Ex-governador de Minas gerais e eleito presidente da república no ano de 1985, Getúlio Vargas. O seu memorial é outro ponto turístico histórico cultural importantíssimo para se colocar no seu roteiro.

museu Tancredo Neves
Museu Tancredo Neves. Foto: Reprodução

Getúlio Vargas foi 33º ministro do brasil, se tornando o primeiro do período republicano. Tancredo neves foi eleito presidente da república, porém não chegou a empossar o cargo devido a seus problemas relacionados a saúde e acabou morrendo logo depois, ao seus 75 anos.

4 – Solar dos Neves

Quer conhecer mais sobre a história de Tancredo Neves? Não deixe de fora do roteiro a casa em que ele viveu!

Contendo uma arquitetura residencial do século XIX, o solado pertencente a família Neves traz uma bela fachada e atrai diversos turistas, além de ser um dos cartões postais da cidade.

O casarão fica próximo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

5 – Museu Regional

Construído em 1859, o museu é uma importante estrutura histórica e artística, construída durante o ciclo do ouro, o museu conta com elementos arquitetônicos do barroco e do neoclassicismo. O prédio acabou sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no ano de 1946.

A estrutura se trata de uma casa antiga contendo três andares, dentro do museu está as suas mobílias, pinturas, instrumentos musicais e outras coisas utilizadas no século XVIII e XIX.

6 – Teatro Municipal

Construído no ano de 1893, o teatro se trata de um palco que envolve a cultura regional e oferece uma grande programação, contendo atrações de forma gratuita e algumas pagas

Fica localizado próximo à Estação Ferroviária e ao Memorial de Tancredo Neves.

7 – Passeio através da Maria Fumaça

Se você tem o interesse de viajar de trem e ainda nunca viajou e deseja conhecer, São João del Rei oferece a viagem através da Maria Fumaça.

Inaugurada por Dom Pedro II no ano de 1881, a estrada de ferro liga as cidades de São João del Rei e Tiradentes, até então, é o trecho ferroviário mais antigo em funcionamento no Brasil. Seu interior é bastante preservado e leva toda uma estrutura imperial.

Maria Fumaça
Maria Fumaça. Foto: Reprodução

O interessante é comprar as entradas de maneira prévia, visto que a Maria Fumaça é um dos pontos mais visitados em finais de semana e feriados, vale ressaltar que a passagem para estudantes e professores têm desconto, assim como idosos e crianças.

O passeio conta com a duração de 45 minutos e percorre um trajeto de 12 km pelas cidades próximas.

8 – Museu ferroviário

Ao realizar o passeio coma Maria Fumaça, você terá acesso a Estação Ferroviária de São João del Rei, que contêm o museus ferroviário.

Vários itens presentes no acervo contam a história do transporte ferroviário na cidade, como: relógios, sinalização e objetos para realizar a manutenção dos trilhos além de alguns trens antigos que foram utilizados pela corte real no Brasil.

A visita no museu ferroviário é totalmente gratuito e não pode estar fora do seu roteiro!

A empresa que opera a Maria Fumaça é a mesma que administra o museu, portanto, vale se atendar ao horário de funcionamento. O horário de funcionamento é entre quarta a domingo, das 8h30 até as 17h00.

9 – Museu da Força Expedicionária Brasileira (FEB)

O acervo é dedicado a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, são expostos no museu os principais itens utilizados pelos brasileiros na guerra, como: armas, fardas, bandeiras, algumas fotos e outros itens.

Através de uma visita guiada, você terá acesso a toda a história por traz do item e toda a história vivenciada no momento pelos brasileiros na guerra. A atuação dos pracinhas ocorreu na Itália, entre 1944 e 1945, a visita ao acervo é muito interessante de se colocar no seu roteiro sobre o que fazer em São João del Rei.

O museu conta com seu atendimento de Segunda a sexta, das 08h00 às 17h00; Sábado das 08h00 às 12h00. Vale ressaltar que para visitar o museus dos Ex-combatentes da FEB, é preciso fazer um agendamento prévio, é muito importante você se atentar a este detalhe para se organizar antes de realizar a viagem para manter incluído este ponto turístico em seu roteiro.

10 – Memorial Cardeal Dom Lucas Moreira Neves

Localizado na Rua Getúlio Vargas, o memorial traz a finalidade de proporcionar um espaço de lazer para seus visitantes.  O lugar atribui um grande acervo de livros, quadros e diversas obras históricas.

O memorial contém uma área exclusiva para a exposição dos quadros e artigos do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves. O memorial tem uma biblioteca inclusa com cerca de 21 mil títulos.

Gostou?

E aí, Curtiu as dicas sobre o que fazer em São João del Rei? Conseguiu incluir alguma das dicas aqui disponibilizadas no seu roteiro? Se você quiser atribuir alguma informação sobre algum ponto turístico aqui mencionado ou sobre algum que ficou de fora, deixe seu feedback abaixo. Para mais informações como essa, acesse a Página principal do Agora Viagem e acompanhe nossos conteúdo!

Perguntas Frequentes

Qual o horário de atendimento da Maria Fumaça?

O passeio de trem pode ser realizado de quarta a domingo, funciona entre as 8h30 até as 17h00. Se atente para comprar as entradas de maneira prévia para evitar complicações no dia de sua visita!

É preciso agendar para visitar o acervo da FEB?

Sim, pelo grande número de turistas que o museu recebe, é necessário realizar o agendamento prévio para conhecer um pouco mais da história dos pracinhas. Se atente ao horário de funcionamento do museu para realizar o agendamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *