Pular para o conteúdo

O que fazer em Caxias do Sul? Melhores passeios e pontos turísticos!

Avalie

Vai viajar e está em busca do que fazer em Caxias do Sul? Então esse artigo será o seu melhor guia de tudo o que fazer na região, acompanhe e fique por dentro dos melhores passeios e pontos turísticos por lá!

Caxias do Sul é uma cidade localizado no coração da famosa Serra Gaúcha, mais especificamente na região turística da Uva e do Vinho, sendo a segunda maior cidade de todo o estado! Por isso é uma região repleta de atrações urbanas e rurais!

Conhecer Caxias do Sul, pode ser incrível, por isso não abra mão de planejar uma viagem para lá, e pensando em te ajudar, preparamos esse artigo com diversas dicas sobre a cidade, por isso acompanhe!

Mais sobre Caxias do Sul

O que fazer em Caxias do Sul? Saiba tudo!
O que fazer em Caxias do Sul? Saiba tudo! Foto: Pinterest

Conhecer o munícipio de Caxias do Sul, faz com que você tenha certeza de que realmente a Serra Gaúcha é um destino mágico e encantador! Por isso, a região vai muito além de belas paisagens!

Em Caxias do Sul é possível visitar vinícolas, cachoeiras, castelos, rios, santuários, grutas, cânions, museus e claro, o melhor da tradição gaúcha e italiana, sem contar as belas paisagens e a excelente culinária local.

A verdade é que há muito o que fazer em Caxias do Sul, a cidade é um importante polo industrial metal mecânico e muitas características italianas, muitas cantinas e parreiras de uvas, vale super a pena conhecer!

Onde fica Caxias do Sul?

Para se planejar da melhor maneira para a sua viagem, é importante que você saiba onde a cidade fica e qual será a melhor maneira de chegar até ela, por isso vamos esclarecer alguns pontos agora!

Ao contrário do que você pode estar pensando, Caxias do Sul não fica tão longe da capital gaúcha, mas existem dois caminhos bem básicos para chegar até lá! O mais tradicional é ir de avião, embarcando rumo a Porto Alegre e indo de carro, ou vá diretamente de São Paulo ou Campinas ao destino!

Caso queira alugar um carro, você pode ir de Porto Alegre a Caxias do Sul de maneira bem simples, pela BR 116km, serão apenas 130 k de paisagens belíssimas pelo caminho.  Tem quem goste de fazer a viagem por Santa Catarina, já que há muitas atrações e um litoral belíssimo!

Não se esqueça de conferir as informações também com o Aeroporto de Caxias do Sul e com a Rodoviária da cidade!

Quando ir a Caxias do Sul

Caxias do Sul é um destino que pode ser visitado durante o ano todo, dependendo dos passeios que você deseja fazer por lá, é claro! Vale ressaltar, que as chuvas são bem distribuídas e com pouca diferença nas épocas do ano.

No inverno, quando os dias ficam mais frios, as temperaturas podem chegar a zero graus e no verão, as temperaturas aumentam, mas não fica, tão quentes assim! A neblina por lá está quase sempre presente, já que está na Serra Gaúcha!

Viajando no verão, no final de janeiro a início de fevereiro, você encontrará as videiras carregadas de uva, se for na segunda metade de fevereiro, poderá aproveitar bastante e curtir a Festa Nacional da Uva!

Mas afinal, o que fazer em Caxias do Sul?

Agora que você já sabe algumas informações bastante importantes sobre o destino, já deu para imaginar tudo que tem para fazer por lá, não é mesmo? Por isso, veja a seguir as melhores opções de passeios e pontos turísticos para conhecer em Caxias do Sul!

Vale Trentino

Vale Trentino - Parreira de uva
Vale Trentino Foto: Pixabay

Para começar o seu roteiro de passeios em Caxias do Sul, que tal um dia aproveitando o Vale Trentino? O vale é um roteiro com diversas parreiras, vinícolas e cantinas, com diversos costumes italianos bem preservados!

Com isso, você poderá apreciar todas as vinícolas e cantinas da região, como a famosa Cantina Tonet! Aproveite para degustar vinhos, sucos, e sem falta, a gastronomia local, que é muito saborosa!

Criúva

Criúva - Mirante
Criúva Foto: Prefeitura

No distrito de Criúva, em Caxias do sul, você irá aprender muito sobre a rota que os tropeiros faziam naquela região, já que essa é a rota que os tropeiros utilizavam em suas passagens! Por lá você pode aproveitar a visitação a uma área com muitas belezas naturais, contando com cachoeiras, cânions e rios!

No local, você ainda pode aproveitar para provar a gastronomia típica de Criúva, que é com certeza imperdível, além de praticar alguns esportes de aventura e trilhas ecológicas. Aliás, foi na Criúva que nasceu a famosa dupla dos irmãos Bertussi! Vale a pena conhecer!

Estrada do Imigrante

Estrada do Imigrante - Portal
Estrada do Imigrante Foto: Minube

A Estrada do Imigrante foi o caminho dos primeiros italianos do munícipio de Caxias do Sul, é um destino que une belezas naturais serranas, com muita história e religiosidade, com certeza é um passeio incrível!

Um dos grandes destaques do local, é a Gruta da Terceira Légua, onde está uma pequena capela e o povoado de São Pedro! Dessa forma, a Estrada do Imigrante é um dos passeios mais interessantes de Caxias do Sul!

Ana Rech

Ana Rech
Ana Rech Foto: Prefeitura

Ana Rech é um famoso bairro de Caxias do Sul, e merece um pouquinho da sua atenção! O local fica um pouco mais afastado da cidade, conta com belíssimos pinheiros centenários, belas casas e ruas super enfeitadas com flores, com muitas características dos costumes italianos.

No mês de dezembro, a tradicional Vila dos Presépios atrai muitos visitantes, movimentando toda a comunidade, vale super a pena visitar o local nessa época do ano e curtir a magia do Natal!

Veja também: Saiba tudo sobre morar no estado do Rio Grande do Sul!

Caminhos da Colônia

Caminhos da Colônia
Caminhos da Colônia Foto: Flickr

Caso você goste de uma atração que tenha roteiro, vai amar os Caminhos da Colônia, com a ideia de percorrer a distância entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, onde a colonização foi realizada de fato!

Se engana quem pensa que com isso só irá aprender história, por lá você vai aprender muito, conhecer a cultura local, atrações naturais e belíssimas paisagens que o local possui! Ah, e aproveite para comprar uns produtos coloniais para degustar!

Caminhos do Interior

No mesmo segmento que a atração anterior, os Caminhos do Interior contam com mais de 18 atrações, várias delas relacionadas a religiosidade, a gastronomia, a hospedagens, a eventos e muito lazer!

Esse é outro passeio indispensável para você fazer em família em Caxias do Sul, é muito interessante para conhecer mais sobre a história da cidade! Possui a cara do imigrante europeu e por lá você irá conhecer a Vila Oliva, as fazendas e a Santa Lúcia do Piaí.

Catedral Diocesana de Caxias do Sul

Catedral Diocesana de Caxias do Sul
Catedral Diocesana de Caxias do Sul Foto: Wikipédia

Como Caxias do Sul é uma cidade que possui muitos atrativos culturais, históricos e religiosos, você não pode deixar de conhecer pelo menos uma igreja de lá! Por isso faça uma visita a Catedral Diocesana de Caxias do Sul, localizada no centro da cidade, em frente a Praça Dante Alighieri.

Em Caxias do Sul não falta, igrejas para você visitar, como a de São Pelegrino e a de Nossa Senhora de Lourdes, aproveite para conhecer todas se estiver com tempo!

Festa da Uva

Festa da Uva
Festa da Uva Foto: Prefeitura

Esse é um dos eventos mais característicos da região de Caxias do Sul, com repercussão não só na Serra Gaúcha como em toda a região sul do Brasil, é um evento gigantesco! Além de conceituada, é uma importante festa para a divulgação dos produtos e dos serviços relacionado a fruta pelos imigrantes!

A festa é realizada a cada dois anos, em um parque próprio, onde estão expostos os produtos e maquinários relacionados, possui desfiles, degustações e vendas! Se você tiver na cidade na época, não deixe de dar um passeio pela tradicional Festa da Uva!

Gruta da Terceira Légua

Gruta da Terceira Légua
Gruta da Terceira Légua Foto: Maps

A Gruta da Terceira Légua é um local muito interessante e religioso, sem contar que é totalmente ligado a natureza! Para chegar lá existe uma escadaria de 150 degraus, que te levará até uma capela dentro de uma gruta, embaixo de um penhasco!

No local ocorrem missas e aos domingos tem almoço e venda de produtos coloniais! É um verdadeiro museu a céu aberto! Vale super a pena a visita pela gruta!

Veja também: Conheça os melhores fondues em Gramado Serra Gaúcha!

E aí, gostou?

E aí, qual desses passeios em Caxias do Sul você mais se interessou? Já está preparando a sua lista de passeios por lá? Deixe um comentário nos contando tudo isso, adoraríamos saber! E estamos sempre de olho nos comentários.

Acompanhe o Agora Viagem para conhecer mais destinos incríveis e dicas de viagens, deixe suas estrelinhas para nos ajudar e até a próxima!

Perguntas frequentes sobre o que fazer em Caxias do Sul

Por que viajar para Caxias do Sul?

Conhecer o munícipio de Caxias do Sul, faz com que você tenha certeza de que realmente a Serra Gaúcha é um destino mágico e encantador! Por isso, a região vai muito além de belas paisagens! Em Caxias do Sul é possível visitar vinícolas, cachoeiras, castelos, rios, santuários, grutas, cânions, museus e claro, o melhor da tradição gaúcha e italiana, sem contar as belas paisagens e a excelente culinária local.

Onde fica Caxias do Sul?

Ao contrário do que você pode estar pensando, Caxias do Sul não fica tão longe da capital gaúcha, mas existem dois caminhos bem básicos para chegar até lá! O mais tradicional é ir de avião, embarcando rumo a Porto Alegre e indo de carro, ou vá diretamente de São Paulo ou Campinas ao destino! Caso queira alugar um carro, você pode ir de Porto Alegre a Caxias do Sul de maneira bem simples, pela BR 116km, serão apenas 130 k de paisagens belíssimas pelo caminho.

Quando ir a Caxias do Sul?

Caxias do Sul é um destino que pode ser visitado durante o ano todo, dependendo dos passeios que você deseja fazer por lá, é claro! Vale ressaltar, que as chuvas são bem distribuídas e com pouca diferença nas épocas do ano. Viajando no verão, no final de janeiro a início de fevereiro, você encontrará as videiras carregadas de uva, se for na segunda metade de fevereiro, poderá aproveitar bastante e curtir a Festa Nacional da Uva!

O que fazer em Caxias do Sul?

Há muito o que fazer em Caxias do Sul, confira algumas opções:
·         Vale Trentino;
·         Criúva;
·         Estrada do Imigrante;
·         Ana Rech;
·         Caminhos da Colônia;
·         Caminhos do Interior;
·         Catedral Diocesana de Caxias do Sul;
·         Festa da Uva;
·         Gruta da Terceira Légua;

O que é a Festa da Uva em Caxias do Sul?

A Festa da Uva, em Caxias do Sul, é uma feira, e uma festa comunitária brasileira realizada atualmente a cada dois anos em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, comemorando a história, a cultura e a produção da fruta da cidade e da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *