Pular para o conteúdo

O que fazer em Lumiar, onde fica, quais os pontos turísticos e mais!

Hoje vamos conhecer uma cidadezinha do interior do Rio de Janeiro, venha com a gente descobrir o que fazer em Lumiar.

Onde fica Lumiar e quando ir?

Essa é uma pequena cidade localizada a 176km da cidade do Rio de Janeiro. Fica na serra do mar, e é distrito de Nova Fraiburgo.

Não existe um melhor momento para visitas, já que a cidade possui atrativos para qualquer momento do ano. No verão, é impossível não aproveitar as cachoeiras, no inverno, o mais legal é comer um fondue e aproveitar o frio das montanhas nas pousadas da cidade.

Veja também: O que fazer em Nova Friburgo?

Por que conhecer a cidade?

Este é um destino de viagem para quem é fã da vida no interior, ama o contato com a natureza e adora provar do turismo gastronômico. É uma cidadezinha tranquila, repleta de cachoeiras e restaurantes divinos.

O que fazer em Lumiar?

Vou te mostrar os melhores pontos turísticos e dar algumas ideias de roteiro para que você conheça e aproveite o melhor de Lumiar.

  1. Encontro dos rios;
  2. Cachoeira toca da onça;
  3. Cachoeira poço belo;
  4. Poço feio;
  5. Poço da giannini;
  6. Tour cervejeiro;
  7. Cachoeira indiana Jones;
  8. Sítio lumí;
  9. Centro;
  10. Trilha da pedra riscada.

Encontro dos Rios

Rio da cidade de Lumiar
Rio de Lumiar Foto: Reprodução Youtube

Local muito utilizado para a prática de rafting, e para quem não é tão radical, pode apreciar a vista e a beleza do local.

Aqui, tem o encontro dos Rios Bonito e Macaé

Veja também: Viagens baratas no Rio de Janeiro

Cachoeira toca da onça

Lugar maravilhoso para passar o dia com a família e amigos, a cachoeira é parecida com uma prainha, nela você pode encontrar também um restaurante, área para piquenique, camping e banheiros, além de ser um ótimo lugar para canoagem.

Fica a 10km o centro de Lumiar, e para chegar é necessário passar pela ponte do encontro dos rios.

Cachoeira poço belo

Cachoeiras de Lumiar
Cachoeira de Lumiar Foto: Reprodução Youtube

Esse é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro, já que é m dos lugares mais visitados da cidade.

Lá existe uma pequena queda d’água, que acaba formando um poço que é perfeito para um bom banho!

Uma dica válida é chegar um pouco mais cedo, porque por lá tem bastante movimento, o poço é tranquilo para crianças e não tem correnteza.

Poço feio

É considerado a “praia de Lumiar”, tem muita natureza ao seu redor e possui águas esverdeadas.

Lá você irá relaxar, nadar e se divertir com sua família, e as melhores partes são o restaurante, sauna e tirolesa que atravessa o poço.

Fica a 1km do centro, o acesso ao poço feio é pago, o estacionamento já está incluso.

Poço da Giannini

Esse poço não é um dos mais visitados, mas por ser tão pertinho do centro da cidade, vale a pena conhecer. Tem uma pequena queda, e aparenta mais ser um rio.

Tem bastante pedras e correnteza, então não é tão apropriado para banho.

Veja também: Quando ir para Rio de Janeiro? Confira os feriados

Tour Cervejeiro

Encontrado no centro, de frente para o lado fica a cervejaria Ranz Bier. Para quem ama provar cerveja artesanal, essa é uma boa parte da rota.

 A cervejaria conta com ingredientes um tanto quanto inesperados, utilizando mel, frutas, açúcar mascavo e capim limão em sua produção.

Cachoeira Indiana Jones

Quem for aventureiro, irá entender o motivo desse nome. Para chegar nessa cachoeira, existe um acesso mais difícil. Mas é um esforço que no final vale a pena.

Fica a 6km do centro de Lumiar, em alguns pontos do trajeto para chegar na cachoeira, é preciso se escorar nas pedras para conseguir chegar até o alto de uma rampa que parece mesmo ser um escorrega natural.

Sitio lumí

Para quem quer experimentar um pouco da gastronomia local, aqui está uma ótima opção. O sítio fica na toca da onça, a visitação é apenas com reserva.

Algumas das opções para provar por lá são Mostarda com Maracujá e Alho Negro, Geleia de Cebola Roxa com Cabernet Sauvignon e Alho Negro, Chutney de Abacaxi com Alho Negeo, entre outros.

Centro

Em busca do que fazer em Lumiar? Conheça o centro de Lumiar
Centro de Lumiar Foto: Reprodução Youtube

Por aqui você encontra a praça e o lago, que são o cartão-postal de Lumiar. Essa parte da cidade conta com bares e restaurantes com ótimas opções de gastronomia local. (uma super recomendação que damos é provar o fondue e a truta, que são dois principais pratos típicos de lá).

Tem também as incríveis lojinhas de artesanato, para voltar com várias lembrancinhas da cidade. Durante a noite alguns dias acontecem até shows ao vivo por lá.

Uma boa opção para conhecer aos finais de semana é o Espaço Nagib Pedro, é uma galeria com vários restaurantes que atendem a todos os gostos, o ugar também possui um pequeno palco para alguns shows que acontecem ali.

Trilha da Pedra Riscada

Alguém aqui também adora uma trilha? Essa é uma opção perfeita para quem procura o que fazer em Lumiar.

Essa trilha conta com 3km de extensão por dentro da mata nativa, com destino a pedra riscada. Além disso, você pode apreciar uma incrível de Lumiar, São Pedro da Serra e Boa Esperança, todos esses em meio à montanhas.

A trilha não é difícil e é bem aberta. Em alguns momentos existem pontos mais íngremes, mas nesses locais tem uma corda para ajudar na subida.

Uma curiosidade é que a pedra tem esse nome por causa do processo de erosão que acontece há milhões de anos, criando várias rachaduras na pedra.

Veja Também: Precisa de Transporte no Rio de Janeiro?

Onde ficar em Lumiar?

Pousadas em Lumiar
Pousadas em Lumiar Foto: Reprodução Youtube

 O distrito de Lumiar tem várias opções disponíveis, até mesmo acomodações 5 estrelas.

Elas estão distribuídas em dois tipos de lugares:

  • No centro, perto da praça e dos bares da cidade.
  • No interior, onde é mais rural, e bem próxima das cachoeiras.

Pelo centro, aqui estão algumas opções interessantes, em ordem de mais caro a mais em conta:

  • Pousada Verde & Rio Lumiar;
  • Nina-Flor Pousada Lumiar;
  • Pousada Portal de Lumiar.

Para quem tem preferência por um lugar aconchegante pertinho das montanhas e cachoeiras, essas são algumas opções de pousadas pelo interior, também na mesma ordem:

  • Parador Lumiar;
  • Eco Resort Hotel Villa São Romão;
  • Pousada Encontro dos Rios;
  • Espaço da Onça;
  • Pousada Ribeirão da Floresta.

Onde Comer em Lumiar?

Essa é uma ótima dica para quem quer apreciar a gastronomia local, que é riquíssima.

A maior parte dos restaurantes da cidade ficam pelo centro, são lugares sempre muito animados, e nos finais de semana, pode rolar alguns shows ao vivo por lá.

Aqui estão algumas indicações:

  • Ranz Bier;
  • Espaço Nagib Pedro;
  • Armazém da Terra;
  • Pizzaria Girassol da Terra;
  • Truta na Pedra;
  • Spaghetti.

Vale a pena conhecer Lumiar em uma passada rápida pelo Rio de Janeiro?

Lumiar é um distrito localizado na cidade de Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. É conhecido por suas belezas naturais, cachoeiras e um ambiente tranquilo, ideal para quem busca relaxar e estar em contato com a natureza. Aqui estão alguns pontos a considerar para decidir se vale a pena conhecer Lumiar durante uma passada rápida pelo Rio de Janeiro:

  1. Beleza Natural: Lumiar é famoso por suas cachoeiras, rios e trilhas. É um lugar ideal para quem gosta de ecoturismo e atividades ao ar livre.
  2. Tranquilidade: Ao contrário da agitação do Rio de Janeiro, Lumiar oferece um ambiente calmo e relaxante. É perfeito para uma pausa da cidade grande.
  3. Proximidade: Lumiar está a aproximadamente 160 km da cidade do Rio de Janeiro, o que torna possível fazer uma viagem de um dia, embora uma estadia mais longa seja recomendada para aproveitar melhor a região.
  4. Cultura Local: A cidade tem um charme rústico com pousadas aconchegantes, restaurantes que servem comida típica e um ambiente acolhedor.

Considerações

  1. Infraestrutura: Lumiar é uma vila pequena, então não espere a mesma infraestrutura de uma grande cidade. No entanto, a simplicidade é parte do seu charme.
  2. Planejamento: Se você só tem um dia, planeje bem as atividades para garantir que consiga aproveitar as principais atrações, como as cachoeiras de São José e Poço Feio, e a praça central com suas lojinhas e cafés.

Se você tem um tempo limitado no Rio de Janeiro e está interessado em ecoturismo e paisagens naturais, Lumiar pode ser uma ótima escolha para uma viagem rápida. No entanto, se o seu foco é explorar a cidade do Rio de Janeiro e suas atrações mais urbanas, talvez seja melhor deixar Lumiar para uma viagem futura, quando você tiver mais tempo para explorar a região serrana com calma.

Decida com base nas suas prioridades e no tempo disponível, mas saiba que Lumiar é um destino encantador que vale a pena conhecer quando possível.

E aí, gostou de conhecer Lumiar? Essa pequena cidadezinha tem muito a oferecer, que tal fazer uma visita? Me conta nos comentários o que achou das ideias e do turismo pela cidade. Imperdível, né? E acompanhe o Agora Viagem para saber das novidades!

Perguntas Frequentes

Qual a Diferença de Friburgo para Nova Friburgo?

Nova Friburgo é o nome da cidade, que fica no estado do Rio de Janeiro. Friburgo é uma forma de falar sobre a mesma.

Qual a Distância de Lumiar a Nova Friburgo?

Aproximadamente 32km. De carro, leva em torno de 30 minutos.

O que fazer em Lumiar a noite?

Pela cidade existem vários barzinhos, onde sempre tem música ao vivo e é uma ótima opção para quem está conhecendo a cidade.

O que tem em Lumiar?

A cidade conta com vários atrativos como cachoeiras, piscinas naturais, mirantes, trilhas e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *