Pular para o conteúdo

O que fazer em Pindamonhangaba: Cidade cheia de lugares históricos!

Hoje vamos conhecer essa linda cidade do estado de São Paulo, que conta com vários pontos turísticos, monumentos históricos e belas paisagens.

Se você já ouviu falar de Pindamonhangaba, sabe que é um lugar que vale muito a pena conhecer. A cidade com certeza vai te encantar de todas as formas possíveis, sendo uma cidade quase completamente histórica, vem com a gente descobrir O que fazer em Pindamonhangaba.

Onde fica Pindamonhangaba

A cidade fica na região leste do Estado de São Paulo, é cortada pela estrada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro. Pindamonhangaba está localizada à 140 quilômetros da capital, e à 260 quilômetros do Rio de Janeiro. Está mais perto do estado de Minas Gerais. Segundo o IBGE em 2017, a cidade possui aproximadamente 165 mil habitantes. Se precisa visitar a cidade de Ônibus, podemos te ajudar. Veja algumas das agências de turismo.

Veja também: Viação São Cristóvão

Breve História sobre a Cidade

Imagem do Letreiro Em Pindamonhangaba
Um dos Letreiros de Pindamonhangaba Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

 Com certeza Pindamonhangaba é um lugar repleto de curiosidades e coisas interessantes de se descobrirem. Iniciamos nosso artigo comentando uma dessas curiosidades: Você sabia que, em Tupi, Pindamonhangaba significa “lugar onde se fazem anzóis”? O nome foi dado por motivos da existência de um tipo de palmeira, o seu espinho era usado para fazer os pindás (anzol, em Tupi). Por isso houve a junção “pindás” (anzol) + monhang (fazer) + aba (lugar). Interessante, né?

A cidade “surgiu” no final do séc. XVI, pois era parada para os viajantes que estavam conquistando o Vale do Paraíba. A formação inicial de um povoado na cidade se deu por volta do ano de 1689/90 onde houve a construção de uma igrejinha e o inicio da comercialização, a igreja se chamava Nossa Senhora do Bom Sucesso, e foi criada pelo Padre João de Faria Fialho, chamado de Padre Faria.

O documento mais antigo que a cidade tem é o ano de 1649, quando João do Prado Martins,  o capitão, conseguiu a concessão de uma sesmaria.  Por volta do séc. XI a cultura do café sustentou um grande tempo de sucesso, foi nessa época que houve a construção de muitos dos casarões e palacetes da cidade, era onde os proprietários mais nobres, donos de grandes fazendas, moravam. A data que comemoram o aniversário da cidade é o dia da emancipação política, dia 10 de julho.

Veja também: Viação Vale do Tietê

 Quando ir para Pindamonhangaba

O melhor momento para fazer uma boa viagem até a cidade, é baseado no índice de turismo. A melhor época do ano para poder aproveitar as atividades com um clima quente é do meio de abril ao fim de setembro.

O verão em Pindamonhangaba é bastante abafado e o inverno curto e agradável, a temperatura do ano no geral varia entre 12°C a 31°C.

O que fazer em Pindamonhangaba

Agora que você já conhece um pouco da historia e do clima da cidade, o que acha de conhecer as possibilidades de descobrir todo o turismo da cidade, obtendo ideias que vão te ajudar muito na hora de escolher o próximo passo pela cidade?

Veja a seguir a lista de lugares que você não pode deixar de visitar:

  1. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso
  2. Bosque da Princesa
  3. Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
  4. Praça Monsenhor Marcondes
  5. Happy Kids
  6. Fazenda Nova Gokula
  7. Palacete 10 de Julho
  8. Pico do Itapeva
  9. Parque Natural Municipal do Trabiju

Veja também: Melhores destinos de viagens em São Paulo!

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Com certeza o destino Pindamonhangaba vai atrair pessoas que são amantes de história! Vamos conhecer a Igreja Matriz da cidade.

O que fazer em Pindamonhangaba: Imagem da Igreja Matriz da Cidade
O que fazer em Pindamonhangaba: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, Divirta-se! Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

Antigamente, nos períodos de colonização, o ponto que dava início a uma cidade era a construção de uma igreja, para a invocação de um santo padroeiro. Inicialmente foi construída uma igreja em outro lugar, invocando São José, mas passando seus 30 anos, ficou pequena para receber os fiéis, foi onde houve a construção da igreja matriz da cidade.

A construção dela aconteceu no dia 26 de julho de 1707, com invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso, por João de Faria Fialho, o “Padre Faria”. No ano de 1853 foi reinaugurada, depois de uma reedificação.

No final do século XIX, teve uma nova reforma, agora em seu interior, e em 1909 houve a segunda reforma. Logo em 1926 teve um novo projeto, do arquiteto Francisco D’Arace, o prebistério da igreja foi reedificado.

A fachada da igreja possui estilo neoclássico, e suas três portas representam Fé, Esperança e Caridade.

Para quem ama história, vale conhecer a igreja, que está localizada no centro da cidade. Por lá você encontra mais sobre a história dela.

Bosque da Princesa

O bosque foi criado no ano de 1868 no local que ficava o antigo Largo do Porto. Lá tem espécies nativas e exóticas, que foram trazidas por Dom Pedro II.

Imagem do Bosque Da Princesa
Entrada do Bosque da Princesa em Pindamonhangaba Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

No ano de 1970 foram construídas todas as outras coisas do bosque, como banheiros, lados, brinquedos, etc. Além da existência de uma das melhores bibliotecas de todo o estado.

Algumas curiosidades é que o bosque já abrigou um cemitério de escravos, e serviu de cenário para várias históricas trágicas e comoventes, como a história de um casal de namorados, que se suicidaram com um frasco de veneno em baixo de um ipê amarelo, que depois disso também morreu.

Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina

Esse é um dos principais pontos turísticos de Pindamonhangaba, a criação dele foi no dia 10/12/57, sendo colocado em uma das salas do palacete Visconde da Palmeira, lá também funcionava uma escola. No ano de 1973 o palacete passou por uma reforma, nessa época só era possível visitar o lugar agendando sua visita, mas em 2008 foi aberto ficando disponível para visitação pública, tendo em média 16000 visitas por ano.

Imagem do Museu de Pindamonhangaba
Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

O museu tem o completo objetivo de mostrar os testemunhos da história da cidade, tendo em torno de 9 mil peças para exposição.

O palacete que abriga o museu conta com mais de 30 cômodos, divididos em três pavimentos, seu morados da época, Antônio Salgado Silva, foi um visconde importantíssimo para a cidade, fazendo ela ser um exemplo na produção de café.

Praça Monsenhor Marcondes

Imagem de cima da Praça de Monsenhor Marcondes
Praça Monsenhor Marcondes Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

A “praça da cascata”, um aconchegante ponto de lazer da cidade. É um grande espaço com bancos, uma linda fonte redonda e a gruta com cascata. O primeiro nome foi Praça Formosa, mas em 1863 o nome foi mudado para o que está hoje. Já foi um local de bastante manifestações, muito antigamente, e hoje em dia abriga algumas lojinhas de artesanato por lá.

Happy Kids

Parque recreativo e aquático para as crianças, o valor para adultos é de R$30,00 e crianças de até 7 anos não pagam. Não é um parque muito grande, mas garante a diversão das crianças. Tem um bom custo-benefício.

Está localizado na Estrada Municipal do Goiabal, caso precise entrar em contato, o e-mail é happykidsclube@gmail.com.

Fazenda Nova Gokula

A maior comunidade Hare Krishna da América Latina, possui um templo incrível e fica em um local de proteção ambiental. Foi criada no ano de 1978, com objetivo de reunir os devotos e os monges da religião indiana.  Já abrigou 200 famílias por lá.

Imagem da Fazenda Nova Gokula
Fazenda Nova Gokula Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

Na fazenda são encontradas casas de devotos, restaurantes, pousadas, lanchonetes, chalés, camping, lojas e dois templos, as cerimônias são abertas a partir das 4:30.

Lá você pode participar de trilhas e visitas ao templo, gastronomia local nos restaurantes e ervas medicinais, roupas indianas e artesanato nas lojas, os turistas que visitam geralmente vão com intenção de encontrar paz, equilíbrio e retiros espirituais.

Fica da Rua Bhakti Marga, Estrada do Ribeirão Grande.

Palacete 10 de Julho

Na época do séc. XIX que era a época da expansão da economia por causa do café, a construção das ferrovias estava ligada às influências inglesas. Enquanto isso, as francesas influenciaram em toda a arquitetura da elite em muitos dos casarões da região. Por isso, o palacete 10 de Julho tem esse aspecto.

Imagem do Palacete 10 de Julho
Palacete 10 de Julho Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

Projetado pelo arquiteto francês Charles Peyrouton, teve como seu primeiro dono o barão de Itapeva, Inácio Bicudo de Siqueira Salgado. Outro lugar completamente histórico para ser visitado, essa cidade é realmente uma visita perfeita para quem ama história!

Pico do Itapeva

Para sair um pouco de visitas históricas, temos um passeio agora para amante da natureza! O Pico do Itapeva tem uma das visões mais bonitas da Serra da Mantiqueira.

O pico está a 2030 metros de altitude, e lá de cima você consegue ver 15 cidades diferentes, além de também abrigar um dos lagos mais altos do país, o lago do pico do Itapeva.

Imagem do Pico do Itapeva
Pico do Itapeva Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

Antigamente era possível encontrar lojinhas e lanchonetes pela região, mas por se tratar de um local de preservação, todas foram demolidas.

O lugar conta com várias trilhas e quem curte esportes pode pedalar, andar de quadriciclos, motocross, caminhadas ou cavalgadas. A entrada é gratuita.

Parque Natural do Trabiju

Importante fragmento da mata Atlântica, o parque tem fins de preservar importantes nascentes e espécies nativas tanto de plantas quanto de animais, além de atividades de pesquisas científicas acadêmicas e de educação ambiental. Para quem adora observar a natureza e os pássaros é um local perfeito.

Imagem do Parque do Trabiju
Parque do Trabiju em Limeira Foto: Prefeitura de Pindamonhangaba

O local possui em torno de 370 espécies de aves catalogadas. Também conta com 600 hectares, ótimo para quem quer iniciar o turismo ecológico na cidade. O local é muito bem-sinalizado nas trilhas e muito bem cuidado. Existem 5 trilhas abertas, 4 delas são para atividades de visitação e fiscalização.

  • Trilha do eucalipto (10 minutos, dedicada a educação ambiental)
  • Trilha da cachoeira e trilha da Ponte Pênsil (20 minutos)
  • Trilha das Ruínas (circuito, 30 minutos)
  • Trilha da Caixa D’Água (1 hora)

Todas com nível entre médio e baixo de dificuldade.

Os grupos de turistas são atendidos por guardas ambientais ou voluntários, para visitar basta agendar seu passeio com um grupo de no mínimo duas e no máximo 20 pessoas. O parque está aberto de segunda a sábado. Entre em contato pelo e-mail: parquedotrabiju@pindamonhangaba.sp.gov.br

Onde ficar em Pindamonhangaba

Agora que você já conheceu a cidade, sabemos que é importante ter um ugar para dormir quando for visitar. Pensando nisso, separamos uma lista com carinho para você com lugares para ficar em Pindamonhangaba. Veja abaixo:

  • Pousada Serra da Mantiqueira
  • Casa de Retiro e Pousada Amor Divino
  • Recanto Leão de Judá
  • Espaço Raji
  • Pousada Champêtre
  • Hotel Avenida
  • Hotel Central
  • Domum hotel
  • Pousada do Vale Pinda
  • Pousada Perlla’s
  • Hotel São Benedito
  • Hotel Renascer
  • Pinda Place Hotel
  • Polis Hotel
  • Carioca Palace Hotel
  • Pousada 4 Milhas
  • Summit Suites Pindamonhangaba
  • Pousada Santa Cecilia
  • Hotel Intericity Patio Pinda
  • Espaço Himalaya
  • Pousada Carioca
  • Pousada Liberdade
  • Hotel Fazenda Pé da Serra
  • Pousada São Cristovão
  • Hotel Brasil
  • Pousada Nova Gokula
  • Hotel Colonial Plaza
  • Vale Hostel
  • Avenida Plaza Hotel
  • Pousada 2 Irmãos
  • Pousada e Centro de Espiritualidade Sagrados Corações.

Onde comer em Pindamonhangaba

Depois de conhecer tantas opções de turismo pela cidade e achar onde dormir na cidade, é super importante saber onde comer em Pindamonhangaba, não tem como passear por toda a cidade se estiver com fome, não é?

Pensando nisso, nós não íamos deixar de separar uma lista completinha com vários lugares interessantes para comer em Pindamonhangaba. Veja abaixo as opções:

  • Restaurante Armazém da Fazenda
  • Café e Boteco Caipira Mvillela
  • Restaurante do Edmundo
  • Burguer King
  • Kib Kid Restaurante
  • Dona Mariquita Café & Doces
  • Yazu Sushi
  • Terra Brasil Café & Restaurante
  • Pizzaria Granleo
  • Restaurante Chopanna
  • Restaurante Alemão Mami’s Kuche
  • Pizzamonhangaba
  • Restaurante Come-se Bem
  • Serve Quente Fast-Food
  • Casa da Esfiha
  • Jeitão Caipira Restaurante / Café Caipira
  • Subway
  • Espaço Cultural e Restaurante Confraria Vegana
  • Toasted Potato (Shopping)
  • Restaurante Dois Irmãos – Bom Sucesso
  • Pesqueiro e Restaurante Pesque Truta
  • Restaurante Arte & Sabor
  • Restaurante Cantinhos dos Amigos
  • Café Perrier
  • Café & Flores
  • Inspirato Café e Doces
  • Danidan Sushi Delivery
  • Nalu Poke
  • Outbeco Santana
  • Go-iti Restaurante (shopping)
  • Restaurante Barril do Choppão
  • Restaurante Rancho Feliz
  • Restaurante São Marcos
  • Bagatela Pizzaria
  • Minuano (shopping)
  • Costelaria Gaúcha
  • Mais1 Café
  • Sabor Família
  • Restaurante Colonial Plaza
  • Querência Pizza
  • Trento Restaurante Grill
  • Patroni Pizza (shopping)
  • Bom Gosto Caseiro
  • Duckbill
  • Brazero Café
  • Lindi Petiscaria Japonesa

Vale a pena conhecer Pindamonhangaba em uma passada rápida por São Paulo?

Vale a pena considerar uma visita rápida a Pindamonhangaba se você estiver procurando explorar uma cidade histórica e culturalmente rica no estado de São Paulo. Pindamonhangaba possui alguns atrativos interessantes que podem enriquecer sua viagem:

  1. História e Cultura: A cidade tem um centro histórico bem preservado, com casarões antigos e igrejas centenárias, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Explorar esses locais pode oferecer insights sobre a história da região.
  2. Natureza e Paisagem: Pindamonhangaba está localizada em uma região cercada por belas paisagens naturais. Há parques e áreas de preservação ambiental nas proximidades que podem ser agradáveis para passeios e relaxamento.
  3. Gastronomia: Como boa parte das cidades do interior paulista, Pindamonhangaba oferece opções de gastronomia típica e regional, que podem proporcionar uma experiência gastronômica interessante.

No entanto, é importante ressaltar que Pindamonhangaba pode não ser tão conhecida como outros destinos turísticos próximos, como Campos do Jordão ou Aparecida do Norte. Portanto, se o tempo for limitado e você estiver priorizando destinos mais conhecidos, pode ser que Pindamonhangaba não seja a escolha ideal para uma visita rápida.

Se você tiver interesse particular em história local, cultura regional ou desejar explorar um lado mais autêntico do interior de São Paulo, Pindamonhangaba pode ser uma excelente escolha para uma breve parada durante sua passagem pela região.

Essas são apenas algumas das opções disponíveis pela cidade, já deu para perceber que comida é o que não falta por lá, né?

Caso não se agrade com nenhuma das opções, você pode conferir o Site de Turismo de Pindamonhangaba, que é um site bem completo mesmo. Lá você encontra um mapa lindo e animado para os turistas que querem visitar a cidade. Aproveite o passeio!

E aí, curtiu o artigo? É mesmo uma cidade maravilhosa, não é mesmo? Me conta nos comentários o que achou da cidade, qual seu lugar preferido e se já visitou Pindamonhangaba!

Ah! E não se esqueça de ficar de olho no site Agora Viagem, para não ficar por fora de nenhuma novidade!

Perguntas Frequentes

O que significa Pindamonhangaba?

Você sabia que, em Tupi, Pindamonhangaba significa “lugar onde se fazem anzóis”? O nome foi dado por motivos da existência de um tipo de palmeira, o seu espinho era usado para fazer os pindás (anzol, em Tupi). Por isso houve a junção “pindás” (anzol) + monhang (fazer) + aba (lugar). Interessante, né?

Quando ir para Pindamonhangaba?

O melhor momento para fazer uma boa viagem até a cidade, é baseado no índice de turismo. A melhor época do ano para poder aproveitar as atividades com um clima quente é do meio de abril ao fim de setembro.

O que fazer em Pindamonhangaba?

Veja a seguir a lista de lugares que você não pode deixar de visitar:
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso
Bosque da Princesa
Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
Praça Monsenhor Marcondes
Happy Kids
Fazenda Nova Gokula
Palacete 10 de Julho
Pico do Itapeva
Parque Natural Municipal do Trabiju

É bom morar em Pindamonhangaba?

É bom, sim. O lugar tem um custo de vida em acessível. É uma cidade receptiva a todos.
Além disso, tem várias opções de condomínios e casas de luxo, que proporcionam uma infraestrutura completa e segura para viver bem.

O.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *