Pular para o conteúdo

O que fazer no Bairro Liberdade SP: Conheça esse pedacinho do Japão no Brasil!

Avalie

No artigo de hoje, iremos conhecer o bairro liberdade, na cidade de São Paulo.

 Se você está procurando dicas sobre o que fazer em São Paulo, conhecer o bairro Liberdade é uma boa ideia. Sendo o maior reduto da comunidade japonesa na cidade de São Paulo, caminhar pelo bairro é como caminhar por dentro de uma parte do Japão, sem nem mesmo sair do Brasil. o lugar conta com lanterninhas, letreiros orientais entre outras diversas coisas que irão chamar atenção pelas ruas. O comercio do lugar faz com que o visitante viaje sem nem sair do país, e tudo isso será especificado para você no decorrer do artigo, veja o que fazer no Bairro Liberdade:

O que fazer no Bairro Liberdade

Podemos conhecer os principais atrativos do bairro percorrendo o lugar com uma caminhada, intercalando pequenas paradas para um prato típico oriental que você com certeza irá encontrar pelo caminho:

Feirinha da Liberdade

Lanterninhas no Bairro Liberdade
Lanterninhas no Bairro Liberdade Foto: Pinterest

Esse é com certeza o principal atrativo do lugar, e acontece sempre aos fins de semana, e acaba atraindo as pessoas que simpatizam com a cultura japonesa de qualquer que seja a idade. O lugar conta com mais de 200 barracas, que irão oferecer diversos artesanatos, que são produzidos pelos próprios vendedores, além de uma grande quantidade de barracas com comidas típicas tanto japonesas quanto chinesas, por exemplo o guiozá, bolinhos de polvo, yakissoba, takoyaki, entre outros. E claro, para quem for visitar, é melhor que não espere conforto. Pegue sua comida, escolha um cantinho e coma de pé mesmo.

Jardim Oriental

Sendo um cantinho para descanso e tranquilidade, é diferente do agito ao seu redor. O lugar conta com os jardins estilosos e orientais, e até mesmo com um lago de carpas. Não é um espaço muito grande, perfeito para dar uma pequena pausa, apreciando a natureza e continuando o seu passeio logo depois.

Veja Também: Onde tomar café em São Paulo

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Sendo uma riquíssima fonte de conhecimentos sobre a chegada da colônia japonesa ao Brasil, o lugar tem obras com mais de 97 mil objetos pertencentes aos imigrantes que fazem parte da nossa história.  O conjunto de itens utilizados no dia a dia das pessoas naquela época, diários que foram escritos durante o desbravamento, pinturas descrevendo a forma em que as pessoas viviam, entre outros achados.

Esse é o maior museu que fala de imigração japonesa no mundo. Ele foi inaugurado no ano de 1978, quando a imigração japonesa fez o aniversário de 70 anos. sem dúvidas, para quem ama essa cultura tão incrível e adora história, essa será uma viagem no tempo de tirar o fôlego!

O lugar cobra um ingresso de R$12,00, e quem for estudante e tiver carteirinha, idosos que tiverem mais de 60 anos e as crianças de 5 a 12 anos podem pagar meia entrada. De terça a domingo, das 13h30min até as 17h.

Templo Budista Busshinji

Se você seguir a Rua São Joaquim, onde fica o Museu citado acima, você irá encontrar o templo budista Busshinji. Principalmente para quem precisa se desconectar do caos da cidade e ficar bem tranquilo, é interessante visitá-lo em uma quarta ou um sábado, que é quando acontecem algumas sessões de meditação guiada para quem é iniciante, e lá você vai receber diversas orientações sobre sua postura, respiração e outros procedimentos. Você também pode visitar o site do templo para ver melhores instruções e informações.

No templo também podem acontecer algumas cerimonias abertas ao público, então você pode conferir as datas e horários novamente no site, aproveitando a oportunidade de fazer sua participação a essa lindíssima cultura.

Veja Também: O que fazer em São Paulo?

Palacete Conde de Sarzedas

Bairro Liberdade
Bairro Liberdade Foto: Pinterest

Esse é um pequeno castelinho que teve sua construção no séc. XIX, e faz contraste com o prédio espelhado do Tribunal de Justiça no fundo. Nesse palacete funciona o Museu e Centro Cultural do Tribunal de Justiça da cidade de São Paulo, e o prédio foi tombado no ano de 2002. Ele tem um objetivo, que é preservar e divulgar os elementos e materiais que tiverem relação a vida e a tradições do Poder Judiciário Paulista.

O que realmente chama a atenção nesse lugar, é a história por trás dessa construção é o nome que ela é conhecida como Castelinho do Amor, e ele conta com uma lenda. Segundo ela, ele seria erguido por um deputado chamado Luiz de Lorena Rodrigues Ferreira, que tinha na época 60 anos, e fez isso para poder viver com sua amada Marie Louise Belanger, ela era uma francesa que tinha 18 anos, ele se casou com ela, e por esse motivo teve o nome carinhoso.

Festivais Orientais

Conheça o Bairro Liberdade, São Paulo
Conheça o Bairro Liberdade, São Paulo. Foto: Pinterest

Todos os anos esse incrível bairro de São Paulo recebe diversas festas que acabam atraindo imigrantes que vivem na região, e também os turistas que sempre se encantam com todas as cores e tradições de muito tempo atrás, e que permanecem vivas até os dias de hoje.  Não deixe de anotar esses incríveis eventos em sua agenda e faça sua programação para visitar esse lindo lugar.

No mês de janeiro existe o Ano Novo Chinês, no mês de abril, o Festival das Flores que celebra o nascimento de Buda Xaquiamuni, no mês de julho, é o Tanabata Matsuri, chamado também de Festival das Estrelas, e no mês de dezembro acontece o Toyo Matsuri, que é o momento em que as ruas são decoradas com lindas bandeirinhas que tem as mais bonitinhas mensagens desejando boa sorte, além de várias apresentações típicas, e o Moti Tsuki, que acontece na passagem do ano e esse é o momento onde as famílias irão se reunir para fazer o bolinho de arroz, comida que irá representar a prosperidade.

Além dessa quantidade favorável para você visitar, é importante que você preste atenção durante sua caminhada nas lindas luminárias, nos faróis e na arquitetura dos prédios, que só pelo seu estilo já fazem com que você sinta que está viajando para o Japão, sem nem mesmo sair do Brasil.

Veja Também: Restaurantes coreanos em São Paulo

Onde comer no Bairro Liberdade

Sem dúvidas, o que não vai faltar nesse bairro são comidas saborosíssimas, principalmente se forem típicas. O lugar irá oferecer opções de comida chinesa, tailandesa e coreana, além de claro, os clássicos do Japão que não podem faltar.

Espaço Kazu

Nesse lugar você pode contar com uma incrível experiencia gastronômica, onde você pode escolher entre o Izakaya Kazu, que é um restaurante bastante moderno que conta com pratos típicos e opções inovadoras, e o Kazu Cake, que é uma cafeteria oriental que irá oferecer incríveis bolos, doces, cafés e outros. Aqui também está o Café Emporium, que é uma adega de saquê que conta com diversas marcas e categorias deles, além do Meu Udon, que obviamente, é uma casa especialista em Udon, cheia de massas fresquinhas e artesanais.

Restaurante Rong He

Sendo outro restaurante chinês que fica bem no centro do bairro. É um lugar bastante simples, mas as vezes pode contar com filas de espera, mas para compensar, o preço é bem amigável e os pratos são muito bem-feitos, e podem ser divididos. O cardápio também conta com bebidas e sobremesas bem típicas, e até com opções vegetarianas.

Tanka Restaurante

Pedacinho do Japão no Bairro Liberdade
Pedacinho do Japão no Bairro Liberdade. Foto: Pinterest

Esse é o restaurante em que o visitante conta com o melhor da gastronomia japonesa, tailandesa, chinesa e coreana, e pagando um preço fixo é possível se servir a vontade dos pratos disponíveis no lugar. Apenas as bebidas serão pagas a parte, servidas em um esquema de refil. Localizada na praça da Liberdade, tem uma localização privilegiada, e será uma viagem incrível pela gastronomia típica.

Além disso, bairro conta com outras opções interessantes de lugares para comer, eles serão citados em uma breve lista abaixo, veja:

  • Restaurante Chi Fu
  • Momo Lamen
  • Sushi Isao
  • Restaurante Yamaga
  • Choperia Liberdade
  • Samurai Karaokê
  • Tequila’s Karaokê
  • Izakaya Issa
  • Izakaya Kintaro
  • O Marquês Bar

Lojas no Bairro Liberdade

Em relação a comprinhas, o bairro Liberdade também não ficaria por baixo. No lugar existem muitas opções disponíveis, e por isso vamos falar um pouquinho sobre elas, já que será difícil encontrar os produtos vendidos lá em outros lugares.

Casa Bueno

Sendo um dos mais tradicionais, principalmente quando o assunto são compras no bairro. Esse é um mercado de produtos orientais que tem um pouquinho de tudo. Desde produtos para a preparação de pratos orientais, contando com temperos frutas e legumes, sendo os mais tradicionais até os mais exóticos, além de utensílios para sua cozinha, e por conta da grande diversidade de preços, é comum encontrar o lugar sempre cheio, principalmente aos finais de semana.

Towa Mercearia

Esse é o local em que você irá encontrar os ingredientes necessários para encontrar aquela receita japonesa deliciosa. O mercado é especialista em diversos produtos orientais, e existem nas prateleiras os legumes e verduras fresquinhos, pronto para serem comprados e preparados da melhor forma.

Empório Azuki

Liberdade, São Paulo
Liberdade São Paulo Foto: Pinterest

Aqui estão apenas os produtinhos importados que não são apenas do Japão, mas de várias partes do mundo. Nas prateleiras estão toda a variedade de produtos que você pode imaginar, e com essa variedade de produtos, será difícil encontrar um lugar que conte com tantas coisas, preços tão amigáveis, e com isso você não vai deixar de voltar para casa com a sacola cheia.

Veja Também: O que fazer no centro de São Paulo

Entre essas, ainda existem outras opções de lojas, que também serão citadas abaixo, veja:

  • Marukai
  • SoGo Plaza Shopping
  • O Segredo dos Doces
  • Tenman-ya
  • Fancy Goods
  • Audrey Make up Center
  • Ikesaki
  • Livraria Sol

Podemos perceber que não vai faltar o que fazer no Bairro Liberdade, e o melhor dessa linda cultura, está tudo por aqui. Por isso, você não pode deixar de visitar esse lindo lugar, descobrindo cada vez mais um pouquinho sobre essa história da cultura japonesa.

O conteúdo foi útil para você? se foi, me conte nos comentários qual foi sua parte preferida, e se você pretende visitar esse lindo lugar da cidade de São Paulo em algum dia.

Não esqueça de acompanhar o Agora Viagem, para não ficar por fora de nenhuma novidade!

Perguntas Frequentes

O que é o bairro Liberdade?

O bairro Liberdade em São Paulo, é como um bairro típico, que você visita e sente como se tivesse viajado para o Japão, e tudo isso nem mesmo sair do Brasil.
Se você está procurando dicas sobre o que fazer em São Paulo, conhecer o bairro Liberdade é uma boa ideia. Sendo o maior reduto da comunidade japonesa na cidade de São Paulo, caminhar pelo bairro é como caminhar por dentro de uma parte do Japão, sem nem mesmo sair do Brasil. o lugar conta com lanterninhas, letreiros orientais entre outras diversas coisas que irão chamar atenção pelas ruas. O comercio do lugar faz com que o visitante viaje sem nem sair do país.

Onde comer no bairro Liberdade?

Restaurante Chi Fu
Momo Lamen
Sushi Isao
Restaurante Yamaga
Choperia Liberdade
Samurai Karaokê
Tequila’s Karaokê
Izakaya Issa
Izakaya Kintaro
O Marquês Bar

Quais as Lojinhas do bairro Liberdade?

Marukai
SoGo Plaza Shopping
O Segredo dos Doces
Tenman-ya
Fancy Goods
Audrey Make up Center
Ikesaki
Livraria Sol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *