Pular para o conteúdo

Blablacar é seguro? O que é? Como funciona? Saiba tudo sobre!

Avalie

Deseja adquirir os serviços da empresa, mas não tem certeza se Blablacar é seguro? Fique tranquilo, nesse artigo iremos tirar as suas principais dúvidas sobre a empresa de transportes!

Blablacar é um serviço de transporte que disponibiliza caronas de longes distancias, bem parecido com o próprio Uber! O objetivo da empresa é conectar pessoas com carro a pessoas que necessitam de carona!

Mas afinal, o que é Blablacar?

Logo da plataforma Blablacar
Blablacar Logo Foto: Reprodução

A Blablacar é uma plataforma de transporte, com a finalidade de ajudar pessoas que necessitam de carona a encontrar pessoas com carros, geralmente quando essas pessoas estão indo para o mesmo destino!

Dessa forma, ambas pessoas arcam com os custos da viagem, sem gerar nenhum tipo de lucro com esse método. A empresa foi fundada na França em 2006, mas logo passou a atuar no Brasil devido a tanto sucesso, atualmente a plataforma conta com mais de 60 milhões de membros em mais de 22 países!

Como funciona a Blablacar?

Como já deu para entender, o serviço é basicamente uma carona compartilhada, o app da Blablacar sugere a participação financeira dos passageiros, claro que estando de acordo com o trajeto realizado.

Para que as pessoas se sintam confiantes com a empresa, tanto motoristas, quanto passageiros necessitam de cadastro na plataforma, após realizado as informações pessoais passam por uma análise.

Quais as vantagens da Blablacar para o condutor?

Motorista Blablacar
Condutor Blablacar Foto: Canva

Existem algumas vantagens bem especificas que tornam a Blablacar um meio de transporte tão famoso atualmente, confira abaixo as vantagens para os condutores.

  • Economiza de até 75% nos custos da viagem;
  • Divisão de todas as despesas;
  • Companhia para o trajeto;
  • O condutor escolhe seus companheiros de viagem;

Quais as vantagens da Blablacar para o passageiro?

Assim como traz vantagens para o condutor, claro que a Blablacar também oferece vantagens aos passageiros, confira algumas abaixo.

Passageira da Blablacar
Passageira Blablacar Foto: Pixabay
  • Flexibilidade de horários;
  • Valores mais baixos do que passagens de ônibus;
  • Facilidade em viagens de última hora;
  • Economia de até 50% mais em conta;
  • Viagens mais curtas que de ônibus;

Veja também: Viagogo é confiável?

Como utilizar o App Blablacar?

O aplicativo da Blablacar serve tanto para você oferecer carona as pessoas, quanto para pegar caronas, das duas maneiras economizando bastante em sua viagem! Além disso é muito simples de utilizar a plataforma, confira abaixo um passo a passo simplificado.

  • Baixe o aplicativo da Blablacar em sua loja de aplicativos;
  • Preencha suas informações pessoais, coloque foto, nome, gênero, idade e mini descrição;
  • Informe seu e-mail e seu número de telefone, fazendo as verificações;
  • Preencha suas preferencias, indique se gosta de conversar, se pega caronas com fumantes, se possui problema em viajar com animais, se gosta de ouvir músicas entre outras coisas;
  • Após criar seu perfil basta procurar a carona que deseja e começar a utilizar os serviços!
  • Dica onde você quer ir, quanto e onde irá sair e depois é só escolher a carona!

Como me tornar um motorista na Blablacar?

O processo é basicamente o mesmo para se tornar passageiro, você preenche alguns dados pessoais, interesses entre outras coisas! Confira o passo a passo abaixo para te ajudar.

  • Já com o app da Blablacar baixo em seu celular clique na opção “oferecer carona” e siga o passo a passo que o app indica;
  • Diga onde você vai sair e para onde vai;
  • Coloque um local de fácil acesso que se localiza em seu caminho;
  • Adicione cidades ou locais que passam em seu trajeto e escolha a data, a hora e números;
  • Indique também valores e se a viagem é de ida e volta;
  • Adicione o máximo de informações possíveis e clique e “Oferecer carona” e pronto!

Blablacar é seguro?

Atualmente, esse serviço está sendo considerado muito seguro para os seus passageiros e motoristas, a empresa busca por alcançar a melhor reputação possível dos serviços, além da verificação de dados cadastrais que é muito importante, as atividades no app são moderadas!

O app é todo administrado por um time de atendimento especializado, com um sistema de avaliações com comentários reais de clientes e outros protocolos de segurança. Além disso, a empresa tem investido bastante na segurança das pessoas, incentivando as avaliações dos usuários!

Blablacar Só para elas

Blablacar é seguro? Opção só para elas (Mulheres)
Blablacar Só para elas Foto: Canva

Você é mulher e não se sente confortável em pegar carona com estranhos? Atualmente sabemos que essa situação muito triste é a realidade de muitas mulheres, principalmente pelas pessoas más intencionadas que estão nos aplicativos de transportes.

A Blablacar disponibiliza uma opção chamada “Só para elas” que é focada no publico feminino, nessa categoria somente mulheres viajam com mulheres, tornando a viagem mais segura e confiável!

Veja também: WhatsApp do 99 Uber e outros contatos!

Avaliações de usuários

Uma forma muito útil de avaliar os serviços prestados no aplicativo é conferir o que as pessoas estão comentando, através da própria plataforma existe um espaço destinado a avaliar como foi a sua viagem, como ocorreu e se você indica a empresa!

Sempre análise essas avaliações antes de garantir qualquer serviço, aproveite para conferir agora mesmo algumas avaliações que a Blablacar recebeu de seus usuários!

Blablacar no Reclame Aqui

Blablacar na plataforma Reclame aqui
Blablacar no Reclame Aqui Foto: Reprodução

A maior plataforma de reclamações do Brasil também é uma excelente forma de avaliar as empresas! Dentro da plataforma pessoas reais deixam seus comentários, relatando suas experiencias com a empresa.

Por isso é necessário que as empresas possuam boas avaliações no site, além disso, devem responder todos os seus clientes, buscando por resolver os possíveis problemas! A Blablacar possui uma excelente avaliação na plataforma!

Confira os dados no print abaixo que indicam como a reputação da empresa anda no Reclame aqui!

Dicas de segurança para o passageiro

Atualmente a plataforma garante viagens bastante seguras, mas ainda sim você pode tomar algumas medidas para que sua viagem se torne ainda mais segura e confiável. Confira abaixo algumas dicas para você que é passageiro!

  • Análise o perfil e a reputação do motorista;
  • Converse com o motorista antes mesmo da viagem;
  • Selecione motoristas que possuam documentação e fotos confirmadas;
  • Confira se é o veículo correto, verifique os pneus e outros quesitos importantes
  • Posicione sua bagagem adequadamente, evitando acidentes e outros problemas;

Como saber se uma empresa é confiável?

Para determinar se uma empresa é confiável, você pode considerar uma série de fatores e realizar algumas verificações:

  1. Reputação: Pesquise sobre a empresa online. Procure por avaliações de clientes, comentários em redes sociais, e verifique se há reclamações em sites especializados em consumidor, como o Reclame Aqui (no Brasil) ou o Trustpilot.
  2. Tempo de mercado: Empresas estabelecidas há mais tempo tendem a ter uma reputação mais sólida, embora isso não seja garantia absoluta.
  3. Informações legais: Verifique se a empresa possui CNPJ (no Brasil) ou outra forma de registro legal válido no seu país. Isso pode ser consultado em registros de órgãos governamentais.
  4. Site e presença online: Um site bem estruturado, com informações claras sobre produtos, serviços, política de privacidade, formas de contato, endereço físico (se aplicável), etc., é um bom indicativo de confiabilidade.
  5. Contato direto: Tente entrar em contato com a empresa através dos canais fornecidos (telefone, e-mail, chat online). Uma empresa confiável geralmente oferece várias formas de contato e responde prontamente às dúvidas dos clientes.
  6. Certificações e associações: Verifique se a empresa possui certificações relevantes para o setor em que atua. Associações a grupos empresariais ou comerciais também podem ser um bom indicativo.
  7. Política de privacidade e segurança: Certifique-se de que a empresa tem uma política de privacidade clara, que explique como são tratadas as informações dos clientes. Sites seguros geralmente exibem um cadeado na barra de endereço.
  8. Transparência financeira: Se possível, verifique a situação financeira da empresa através de relatórios financeiros públicos (caso seja uma empresa de capital aberto) ou outras fontes confiáveis.
  9. Experiência pessoal ou recomendação: Se você conhece alguém que já fez negócios com a empresa, pergunte sobre a experiência dessa pessoa.
  10. Instinto pessoal: Confie no seu instinto. Se algo parece suspeito ou se você sentir que algo não está certo, investigue mais ou considere buscar serviços ou produtos em outra empresa.

Avaliar a confiabilidade de uma empresa é um processo que envolve pesquisa e consideração cuidadosa. Utilize esses pontos como diretrizes para ajudar na sua decisão.

E aí, gostou?

Se a equipe do Agora Viagem conseguiu te ajudar com esse artigo aproveite para compartilhar e ajudar outras pessoas, para possíveis dúvidas deixe seu comentário abaixo e acompanhe nosso site para encontrar mais artigos informativos como este! Até a próxima.

Veja também: WhatsApp do 99 Táxis!

Perguntas frequentes sobre Blablacar é seguro?

O que é a Blablacar?

Blablacar é uma plataforma de caronas, geralmente de longas distancias, diferente do Uber, a plataforma conecta pessoas com carros a pessoas que necessitam de carona, com o objetivo de passar pelos mesmos destinos!

O que é a Blablacar Só para elas?

A Blablacar Só para elas é uma opção que a empresa criou na plataforma, nessa opção apenas mulheres pegam carona com mulheres, sentindo-se mais seguras para viajar sozinhas e com pessoas desconhecidas.

Blablacar é seguro?

Sim, a plataforma é considerada muito segura pois se preocupa em verificar todos os dados cadastrais das pessoas, possui atividades fiscalizadas, possui boa reputação e um sistema de avaliações na própria plataforma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *