Que tal conhecer uma cidade cheia de atrativos incríveis? Vamos te apresentar Mairiporã, cidade do estado de São Paulo que reserva muitas surpresas para você!
Venha conhecer essa cidade maravilhosa, te daremos dicas de o que fazer em Mairiporã, lugar que conta com um dos melhores hotéis do mundo, cachoeiras, um lugar para voltar no túnel do tempo, entre muitas outras coisas fascinantes que existem por lá.
Veja também: O que fazer em Guarulhos!
Onde fica a cidade Mairiporã?
Mairiporã é uma cidade que fica no estado de São Paulo, que tem em torno de 100 179 habitantes. Fica próxima da cidade de Francisco Morato, Rocha Caieiras e Franco da Rocha Caieiras.
Cidade | Distância (km) |
São Paulo | 39km |
Guarulhos | 17,04km |
Rio de Janeiro | 349km |
Curitiba | 360km |
Belo Horizonte | 476km |
Campinas | 67km |
Porto Alegre | 878km |
Gastronomia de Mairiporã
Não existe forma melhor de começar a falar sobre essa incrível cidade a não ser as comidas, não é?
Por aqui, cada restaurante da cidade tem um prato principal que é considerado sua especialidade. Mas claro, sem perder aquele gostinho da culinária típica.
Veja alguns dos deliciosos restaurantes em Mairiporã:
- Pizzaria Duana: te apresenta um sabor de pizza inédito chamado Pizza Duana- uma receita que tem os ingredientes um tanto quanto peculiares.
- Mercearia do Rosa: oferecem um incrível bolinho de arroz da roça, prato típico do Brasil, mas principalmente da cidade.
- Quinta da Canta: Fazem o Creme de Bacalhau com broa portuguesa, que é preparado especialmente na primavera.
- Fronteiriço: o ponto mais forte desse lugar com certeza é o churrasco. Por favor, não deixe de experimentar!
Conheça o que fazer em Mairiporã
- Represa Sete Quedas;
- O velhão;
- Cachoeira da Caceia;
- Pedreira do Dib;
- Pico do Olho D’água;
Veja também: Os 7 melhores destinos de viagem em São Paulo
Represa Sete Quedas
Uma deslumbrante paisagem com uma represa e quedas d’água. Os visitantes se impressionam com a força das águas e o lindo lago que é formado.
A criação desta represa foi em função de ajudar no fluxo da água porque o terreno possui um desnível, felizmente, o projeto criou uma cachoeira artificial e proporcionando uma linda vista para qualquer pessoa que passe por lá.
Não é cobrado nada para visitar o lugar, se achar interessante, você também pode aproveitar para se refrescar com um banho por lá, ou apenas aproveitar a vista e tirar fotos de recordação. Ela fica à 9km saindo da Praça do Pedágio.
O velhão
Esse é o tipo de lugar que você não pode perder de forma alguma!
É um complexo arquitetônico e gastronômico fundado em 1971. Tem como objetivo fazer as pessoas viajarem no túnel do tempo para um passado não tão longe de hoje.
O principal local do Velhão se chama As Véia, restaurante com um buffet completo tanto de café da manhã quanto de almoço.
No Velhão também se encontram lojinhas de artesanato local, serralherias, marcenarias e bares com bebidas divinas.
O Velhão se encontra a aproximadamente 25km do centro.
Cachoeira da Caceia
Para quem adorou a opção acima em relação a se refrescar um pouquinho por Mairiporã, também vai adorar conhecer a Cachoeira da Caceia, que fica apenas a 7km do centro.
O local é todo sinalizado, então fica fácil para encontrar o caminho. Também não tem a existência de nenhuma taxa para ter acesso à cachoeira, e é uma ótima opção para aproveitar o dia junto da família e amigos, não é?
Além disso, as trilhas e os poços que são formados lá são curtos.
Pedreira do Dib
Quem aí adora uma aventura? Aqui, é um dos melhores lugares para quem curte praticar Rapel, pois lá temos três paredões: o primeiro com 108 metros, o segundo com 70 metros e o último com 35 metros.
E caso você não seja tão fã assim de esportes radicais, a pedreira também é um lugar perfeito para tirar fotos e aproveitar a vista maravilhosa. O passeio é de graça.
Pico do Olho D’água
Um dos locais mais procurados por turistas para assistir o nascer e o pôr do sol, o pico pode ser acessado tanto a pé quando de carro. A entrada está perto da ponte do Rio Juqueri, demorando 30 minutos para chegar caso esteja de carro (o valor do estacionamento custa R$ 10,00.)
Caso escolha ir a pé, a trilha é um pouco difícil, tem 9km, mas vale a pena a visão no final.
Uma dica interessante é ir durante a semana, caso queira aproveitar com tranquilidade. Nos finais de semana geralmente é bem movimentada essa parte da cidade.
Onde Ficar em Mairiporã
Em questão de hotéis, estamos falando de uma das melhores cidades de São Paulo, já que Mairiporã tem o luxuosíssimo hotel Unique Garden, um dos melhores hotéis do estado.
Ele oferece uma experiencia diferenciada, possuindo mais de 300 mil metros quadrados, contando com três restaurantes, spa e estrutura de lazer.
Além dele, temos outras opções que também estão integradas à natureza, vamos citar alguns deles na lista abaixo.
- Ecoresort Refúgio Cheiro de Mato;
- Graal In Mairiporã;
- Hotel Refúgio Vista Serrana;
- Hotel da Mata;
E em relação a pousadas, podemos citar mais algumas ideias para você:
- Refúgio Pasárgada Guest House;
- Chácara Papagaios;
- Belas Águas Mairiporã;
- Pousada TOP;
- Pousada Oluap;
Outra opção é para quem prefere um chalé, Mairiporã tem o SuaCasita Jardins 5 Lagos, ele possui piscina e churrasqueira, são equipados com cozinha compacta e te deixam feliz com jardins em meio à natureza.
O que fazer em Mairiporã em um dia?
Apesar de Mairiporã oferecer diversos atrativos incríveis, em um final de semana é possível conhecer essa cidade maravilhosa. Caso não queira um fim de semana inteiro, também é possível conhecer a cidade em um dia apenas, mas claro, organizando um roteiro.
Precisa de ajuda para montar um roteiro? Podemos te ajudar também:
- Manhã– caso você esteja conhecendo a cidade em dias de semana, uma sugestão é tomar um delicioso café da manhã no Café Manacá, ele tem comidas boas e não é caro. Se for em um final de semana, a ideia seria começar uma ótima manhã tomando café da manhã no restaurante As Véia, que fica no O Velhão. Já aproveitando para dar uma passadinha nos bares e lojinhas que tem por ali.
- Tarde– É uma ótima opção começar a dar uma olhada pelo centro de Mairiporã, logo após visitar as cachoeiras, inicie pela cachoeira da Caceia, aproveitando para se banhar nas quedas d’água. Depois disso, no final da tarde, aproveite para conhecer o Pico do Olho D’água, por ali você vai ver um pôr do sol de tirar o fôlego.
- Noite– Para fechar o dia com chave de ouro, utilize a noite para aproveitar a cultura e a gastronomia local, o Madallena Pizza é um restaurante, bar e pizzaria, ótima sugestão. Mas se algum outro restaurante te chamar mais a atenção, fique à vontade para mudar o roteiro como quiser.
Quando ir para a acidade?
O clima de todo o estado de São Paulo é subtropical, no verão é bem quente e chuvoso, o mês mais quente do ano por lá é fevereiro. Em relação ao frio, a temperatura média do ano em Mairiporã é de 18 graus, mas o mês mais frio é julho.
Vale a pena conhecer Mairiporã em uma passada rápida por São Paulo?
Sim, vale a pena conhecer Mairiporã em uma passada rápida por São Paulo, especialmente se você aprecia a natureza e atividades ao ar livre. Mairiporã está localizada na Serra da Cantareira e oferece várias atrações naturais que podem ser visitadas em um dia. Aqui estão algumas razões para considerar uma visita:
- Represa Paiva Castro: Um belo local para apreciar a paisagem, fazer caminhadas e até mesmo piqueniques.
- Parque Estadual da Cantareira: Parte do parque está em Mairiporã e é um ótimo lugar para trilhas, com várias opções que levam a mirantes com vistas incríveis.
- Pedra Grande: Um dos pontos mais altos da região, oferece uma vista panorâmica da Grande São Paulo e é um ótimo lugar para quem gosta de escalada ou apenas para desfrutar da vista.
- Cachoeiras: Existem várias cachoeiras na região, como a Cachoeira do Elefante e a Cachoeira do Sagui, que são perfeitas para um mergulho refrescante.
- EcoTurismo e Aventura: A cidade oferece várias opções para quem gosta de esportes de aventura, como tirolesa, arvorismo e rapel.
Mairiporã é um refúgio tranquilo e natural, ideal para uma escapada rápida da agitação de São Paulo. Se você tem um dia livre, definitivamente vale a pena a visita.
E aí, gostou de conhecer essa cidade cheia de surpresas do estado de São Paulo? Comente aqui se gostou do conteúdo e se já conheceu Mairiporã. E não se esqueça de acompanhar o Agora Viagem no nosso site!
Perguntas Frequentes
É bom morar em Mairiporã?
Essa cidade é conhecida por ser uma ótima opção par morar, já que é o segundo lugar com o melhor clima do mundo. É a cidade perfeita para quem adora curtir a natureza!
Tem Uber em Mairiporã?
Tem sim, e caso queira, aqui está o contato da Rodoviária de São Paulo.
Mairiporã tem praia?
Não, apenas cachoeiras e piscinas naturais.
Quem nasce em Mairiporã é o que?
Os habitantes tem o nome de Mairiporenses.
O que significa a palavra Mairiporã?
Mairiporã é uma palavra de origem indígena, veio do tupi e significa “água bonita de Maíra”. Maíra é uma entidade mitológica tupi.
Em que zona fica Mairiporã?
Ela se encontra na Zona Norte na Região Metropolitana de São Paulo.